Help! Problemas na OG

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eloysousa

New Member
Joined
Dec 9, 2019
Messages
4
Reaction score
2
Location
Rio de janeiro
Boa noite,
Já fiz algumas brassagens com esse densímetro e não tive problemas mas a pouco tempo ao trocar de equipamento comecei a notar uma anomalia,
Ao medir a densidade pré fervura costumo ter medições perto da faixa de objetivo, faço fervuras de normalmente 60 min e após ferver a cerveja sai menos densa do que antes,
Minha última dry stout mediu 1.054 pré fervura e após ferver por uma hora bateu og de 1.044?!?
Isso aconteceu já com outras duas brassagens minhas não consigo entender a razão disso...
Tô fazendo as medições a quente com correção e na temperatura indicada pelo densímetro e elas batem dessa mesma maneira.
Help
 
Corrigiu a temperatura? Nas duas medições?

Se mediu, por exemplo, 1054 a 80 graus, isso dá quase 1080. Se mediu a 50 graus, dá 1064.
O mesmo vale para a medição da gravidade (essa sim pode ser chamada OG) depois de ferver.

Abcs
 
Corrigiu a temperatura? Nas duas medições?

Se mediu, por exemplo, 1054 a 80 graus, isso dá quase 1080. Se mediu a 50 graus, dá 1064.
O mesmo vale para a medição da gravidade (essa sim pode ser chamada OG) depois de ferver.

Abcs
Sim sim quando eu faço as medições antes de resfriar eu faço as correções através do app do brewfather, costuma ser "preciso" pq depois de resfriar a amostra as medições batem.
 
E essa medição da gravidade pré fervura, vc faz em qual momento?
Você faz lavagem dos grãos? Usa grain bag? Usa single vessel?
Explica pra nós aí como é seu processo.

Falo isso pq na última brassagem eu tava recirculando o mosto da lavagem pra dar uma clarificada e fui medir o que estava na panela de fervura. Deu 1074. Aí assustei. Depois lembrei que ia diluir ainda com o mosto secundário.

Abcs
 
E essa medição da gravidade pré fervura, vc faz em qual momento?
Você faz lavagem dos grãos? Usa grain bag? Usa single vessel?
Explica pra nós aí como é seu processo.
Isso de saber mais como é o processo é importante, uma coisa que eu vejo que pode causar isso é, como você tira a amostra pra medir? Pela torneira da panela? O mosto não fica totalmente homogêneo se não for agitado e misturado, a parte de baixo fica o líquido mais denso, e por isso pode estar medindo errado, mesmo corrigindo pela temperatura.
Eu tive uma experiência parecida, mas como uso refratômetro, tiro a amostra por cima. No começo ficava apavorado, pq a densidade pré fervura dava coisa de 1020~1025, mas isso na verdade é praticamente a densidade da lavagem que eu faço com o cesto do biab suspenso sobre a panela.
Sempre tem que misturar bem antes de tirar amostra, seja por cima pro refratômetro, ou pela torneira pro densímetro.
 
Boa noite,
Já fiz algumas brassagens com esse densímetro e não tive problemas mas a pouco tempo ao trocar de equipamento comecei a notar uma anomalia,
Ao medir a densidade pré fervura costumo ter medições perto da faixa de objetivo, faço fervuras de normalmente 60 min e após ferver a cerveja sai menos densa do que antes,
Minha última dry stout mediu 1.054 pré fervura e após ferver por uma hora bateu og de 1.044?!?
Isso aconteceu já com outras duas brassagens minhas não consigo entender a razão disso...
Tô fazendo as medições a quente com correção e na temperatura indicada pelo densímetro e elas batem dessa mesma maneira.
Help
Boa tarde! O mais provável é que o mosto não estivesse homogêneo na hora que vc colheu a amostra, mesmo...
 
E essa medição da gravidade pré fervura, vc faz em qual momento?
Você faz lavagem dos grãos? Usa grain bag? Usa single vessel?
Explica pra nós aí como é seu processo.

Falo isso pq na última brassagem eu tava recirculando o mosto da lavagem pra dar uma clarificada e fui medir o que estava na panela de fervura. Deu 1074. Aí assustei. Depois lembrei que ia diluir ainda com o mosto secundário.

Abcs

Estou fazendo um Biab com cesto, faço "lavagem" é mais um recompletamento de agua atravessando os grãos mesmo. já tentei fazer com agua quente e fria o resultado foi o mesmo... uma melhora pouco sensivel de eficiencia, mas essas medições eu costumo fazer depois de escorrida toda a agua do cesto e tirando pela torneira
 
Isso de saber mais como é o processo é importante, uma coisa que eu vejo que pode causar isso é, como você tira a amostra pra medir? Pela torneira da panela? O mosto não fica totalmente homogêneo se não for agitado e misturado, a parte de baixo fica o líquido mais denso, e por isso pode estar medindo errado, mesmo corrigindo pela temperatura.
Eu tive uma experiência parecida, mas como uso refratômetro, tiro a amostra por cima. No começo ficava apavorado, pq a densidade pré fervura dava coisa de 1020~1025, mas isso na verdade é praticamente a densidade da lavagem que eu faço com o cesto do biab suspenso sobre a panela.
Sempre tem que misturar bem antes de tirar amostra, seja por cima pro refratômetro, ou pela torneira pro densímetro.
numa proxima experiencia eu vou testar remexer bem o mosto antes da aferição
 
Na minha primeira e segunda brasagem aconteceu o mesmo. Pensei que pudesse ser como foi dito a cima, que o mosto pre fervura não estava homogêneo, mas na segunda brassagem mexi bastante com a colher e aconteceu a mesma coisa.
Medi a OG já no fermentador, sem o trub. Acho que é assim que se mede ela, mas não tenho certeza. Quero testa medir logo após a fervura. TB faço BIAB, com bag. Em qual momento exato vocês fazem as medidas?
 
É logicamente impossível que a SG (stage gravity) pré-fervura (isto é, depois de lavados os grãos) seja menor que a OG, a não ser que haja essa anomalia de não homogeneidade, como os colegas já bem esclareceram acima.
Pensem comigo: toda vez que adiciono água a uma solução saturada, ela fica mais diluída (portanto, tem menor densidade); toda vez que retiro água dessa solução, ela fica menos diluída, portanto, mais concentrada (logo, maior densidade).
Outra coisa a se levar em consideração em relações às aferições é a temperatura. Se você tirar duas amostras do mesmo líquido em temperaturas diferentes, a aferição será poderá apresentar valores diferentes. Mesmo utilizando o refratômetro com fator de correção de temperatura, a fervura é muito próxima de 100º C, ele não vai conseguir medir com precisão. Aqui nas minhas experiências, uso um vasilhame qualquer de vidro: pingo as gotas no vidro limpo e seco, mexo um pouco, depois pego de novo e coloco no refratômetro. Nunca tive problemas. Caso esteja utilizando o densímetro, a temperatura ideal é a mais próxima de 20º C.
 
Back
Top