Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Help! Problemas na OG

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Eloysousa

New Member
Afiliado
9/12/19
Boa noite,
Já fiz algumas brassagens com esse densímetro e não tive problemas mas a pouco tempo ao trocar de equipamento comecei a notar uma anomalia,
Ao medir a densidade pré fervura costumo ter medições perto da faixa de objetivo, faço fervuras de normalmente 60 min e após ferver a cerveja sai menos densa do que antes,
Minha última dry stout mediu 1.054 pré fervura e após ferver por uma hora bateu og de 1.044?!?
Isso aconteceu já com outras duas brassagens minhas não consigo entender a razão disso...
Tô fazendo as medições a quente com correção e na temperatura indicada pelo densímetro e elas batem dessa mesma maneira.
Help

dimigobbo

Well-Known Member
Afiliado
12/12/14
Corrigiu a temperatura? Nas duas medições?

Se mediu, por exemplo, 1054 a 80 graus, isso dá quase 1080. Se mediu a 50 graus, dá 1064.
O mesmo vale para a medição da gravidade (essa sim pode ser chamada OG) depois de ferver.

Abcs

Eloysousa

New Member
Afiliado
9/12/19
Corrigiu a temperatura? Nas duas medições?

Se mediu, por exemplo, 1054 a 80 graus, isso dá quase 1080. Se mediu a 50 graus, dá 1064.
O mesmo vale para a medição da gravidade (essa sim pode ser chamada OG) depois de ferver.

Abcs
Sim sim quando eu faço as medições antes de resfriar eu faço as correções através do app do brewfather, costuma ser "preciso" pq depois de resfriar a amostra as medições batem.

dimigobbo

Well-Known Member
Afiliado
12/12/14
E essa medição da gravidade pré fervura, vc faz em qual momento?
Você faz lavagem dos grãos? Usa grain bag? Usa single vessel?
Explica pra nós aí como é seu processo.

Falo isso pq na última brassagem eu tava recirculando o mosto da lavagem pra dar uma clarificada e fui medir o que estava na panela de fervura. Deu 1074. Aí assustei. Depois lembrei que ia diluir ainda com o mosto secundário.

Abcs

Sidneyjr

Active Member
Afiliado
30/1/19
E essa medição da gravidade pré fervura, vc faz em qual momento?
Você faz lavagem dos grãos? Usa grain bag? Usa single vessel?
Explica pra nós aí como é seu processo.
Isso de saber mais como é o processo é importante, uma coisa que eu vejo que pode causar isso é, como você tira a amostra pra medir? Pela torneira da panela? O mosto não fica totalmente homogêneo se não for agitado e misturado, a parte de baixo fica o líquido mais denso, e por isso pode estar medindo errado, mesmo corrigindo pela temperatura.
Eu tive uma experiência parecida, mas como uso refratômetro, tiro a amostra por cima. No começo ficava apavorado, pq a densidade pré fervura dava coisa de 1020~1025, mas isso na verdade é praticamente a densidade da lavagem que eu faço com o cesto do biab suspenso sobre a panela.
Sempre tem que misturar bem antes de tirar amostra, seja por cima pro refratômetro, ou pela torneira pro densímetro.

marcelo_r_a

Well-Known Member
Afiliado
7/2/17
Boa noite,
Já fiz algumas brassagens com esse densímetro e não tive problemas mas a pouco tempo ao trocar de equipamento comecei a notar uma anomalia,
Ao medir a densidade pré fervura costumo ter medições perto da faixa de objetivo, faço fervuras de normalmente 60 min e após ferver a cerveja sai menos densa do que antes,
Minha última dry stout mediu 1.054 pré fervura e após ferver por uma hora bateu og de 1.044?!?
Isso aconteceu já com outras duas brassagens minhas não consigo entender a razão disso...
Tô fazendo as medições a quente com correção e na temperatura indicada pelo densímetro e elas batem dessa mesma maneira.
Help
Boa tarde! O mais provável é que o mosto não estivesse homogêneo na hora que vc colheu a amostra, mesmo...