Harvest Ale - do Rizoma ao copo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Persevalli

Well-Known Member
Joined
Jan 21, 2017
Messages
508
Reaction score
397
Os rizomas chegaram de Santa Catarina em Agosto/20.
Para esta receita, a nossa Harvest Ale, focamos em Chinook e Cascade.

Tudo começou com os rizomas...
 

Attachments

  • 00-Rizomas.jpg
    00-Rizomas.jpg
    123.9 KB · Views: 34
Last edited:
Os rizomas foram plantados inicialmente em pequenos vasos para ganhar força, antes de irem para os canteiros.
 

Attachments

  • 01-Cultivo.jpg
    01-Cultivo.jpg
    143.7 KB · Views: 21
  • 02-Brotacao.jpg
    02-Brotacao.jpg
    93.6 KB · Views: 22
Em pouco tempo puderam ir para o jardim. O crescimento foi espantosamente rápido.
 

Attachments

  • 03-Crescimento.jpg
    03-Crescimento.jpg
    71.7 KB · Views: 55
  • 04-Crescimento.jpg
    04-Crescimento.jpg
    59 KB · Views: 55
Cresceram e em poucos meses já havia floração.
 

Attachments

  • 05-Crescimento.jpg
    05-Crescimento.jpg
    64.1 KB · Views: 47
  • 06-Floração.jpg
    06-Floração.jpg
    112.5 KB · Views: 48
No 1o ano, apenas 7/8 meses após o plantio, colhemos aproximadamente 250g por planta.
 

Attachments

  • 07-Colheita.jpg
    07-Colheita.jpg
    65.9 KB · Views: 53
  • 08-Colheita.jpg
    08-Colheita.jpg
    36.9 KB · Views: 56
  • 09-Colheita.jpg
    09-Colheita.jpg
    138.1 KB · Views: 57
  • 10-Colheita.jpg
    10-Colheita.jpg
    117.3 KB · Views: 57
Para que a característica dos lúpulos fosse a mais perceptível possível, optei por uma receita de Pale Ale simples.

80% malte Pale Ale
20% malte Pilsner
170g Chinook 60 min
50g Cascade 10 min
50g Chinook 10 min
50g Cascade 5 min
60g Cascade 0 min
80g Chinook - whirlpool 20 min - iniciando a 80c
50g Cascade - whirlpool 20 min - iniciando a 80c
50g Cascade - Dry Hop - 5 dias @ 20c

OG 1.050
FG 1.009
IBU 38
EBC 10.13
 

Attachments

  • 11-Receita.jpg
    11-Receita.jpg
    90.2 KB · Views: 39
  • 12-Receita.jpg
    12-Receita.jpg
    52.1 KB · Views: 39
  • 13-Brassagem.jpg
    13-Brassagem.jpg
    60.9 KB · Views: 47
  • 14-Brassagem.jpg
    14-Brassagem.jpg
    88.3 KB · Views: 49
  • 15-Brassagem.jpg
    15-Brassagem.jpg
    70.2 KB · Views: 51
  • 16-Brassagem.jpg
    16-Brassagem.jpg
    56 KB · Views: 47
Last edited:
Esta é a Haverst Ale pronta.

Ficou muito leve.
Baixo amargor (provavelmente alpha acidos mais baixos do que as colheiras comercias). Muito gostosa, alto drinkability.

Poderia ter amargor mais alto.
Sabor de lúpulo presente, porém baixo aroma. Para melhorar na próxima colheita, percebi que a lupulina foi pouco absorvida durante o Dry Hop. Técnica será alterada na próxima leva...

É isso, espero que gostem. Com certeza valeu a experiência.

Abs
 

Attachments

  • 19-Harvest Ale - pronta.jpg
    19-Harvest Ale - pronta.jpg
    41.3 KB · Views: 28
Last edited:
Então.
Também plantei os rizomas em setembro do ano passado e foram colhidos em fevereiro deste ano.
Fiz uma Cream Ale pq queria ver qual era a pegada dos lúpulos.
Ficou uma merda.
intragável.
Parecia um chá de folhas de qualquer coisa.
Joguei quatro maracujás dentro do post mix e virou um suco, mas o certo mesmo era jogar no ralo.
Vamos aguardar a próxima leva.
 
Esta é a Haverst Ale pronta.

Ficou muito leve.
Baixo amargor (provavelmente alpha acidos mais baixos do que as colheiras comercias). Muito gostosa, alto drinkability.

Poderia ter amargor mais alto.
Sabor de lúpulo presente, porém baixo aroma. Para melhorar na próxima colheita, percebi que a lupulina foi pouco absorvida durante o Dry Hop. Técnica será alterada na próxima leva...

É isso, espero que gostem. Com certeza valeu a experiência.

Abs

Que da hora Persevalli! Isso é que podemos chamar de um cervejeiro raiz!! ;-D
Sensacional!!!
 
pergunta de leigo, tem q fazer algum processo nso lupulos colhidos (secagem, etc), ou pode ir direto da planta para a panela??
 
pergunta de leigo, tem q fazer algum processo nso lupulos colhidos (secagem, etc), ou pode ir direto da planta para a panela??

Se você não for utilizar em até 48 horas após a colheita, a boa prática é secá-los e armazenar a vácuo.
No meu caso, organizei a brassagem de forma a poder usá-los no dia da colheita.

Abs
 
Então.
Também plantei os rizomas em setembro do ano passado e foram colhidos em fevereiro deste ano.
Fiz uma Cream Ale pq queria ver qual era a pegada dos lúpulos.
Ficou uma merda.
intragável.
Parecia um chá de folhas de qualquer coisa.
Joguei quatro maracujás dentro do post mix e virou um suco, mas o certo mesmo era jogar no ralo.
Vamos aguardar a próxima leva.
Interessante, Carlos.
Qual/quais variedades?
Será que pode ter sido o ponto de colheita? Perdi um pouco da minha colheita (flores já ressecadas) por ter que esperar bastante tempo para colher o máximo possível em condição de uso (pontas amareladas com camadas se soltando, lupulina sem cheiro de alho, textura de papel seco sendo amassado ao apertar a flor).
 
Lega seu relato @Persevalli! Parabéns!
Também plantei alguns lúpulos nesse ano de pandemia e já fiz duas cervejas com eles, mas somente para aroma. Como usei no dh, congelei eles para eliminar o máximo possível os microrganismos indesejados.
O amargor, como vc mesmo disse, segundo o pessoal das gringas é muito difícil de estimar, principalmente nas primeiras 3 colheitas, depois o pé se estabiliza e fica mais fácil estimar.
Enfim, acho que consigo mais uma breja, estou colhendo aos poucos e secando. Aqui na minha região foi uma floração espalhada, o que resultou em colheitas parciais e permanentes.
Espero que ano que vem consiga uma colheita mais uniforme.
Valeu pelo relato!
Abraços e boas brejas!
 
Lega seu relato @Persevalli! Parabéns!
Também plantei alguns lúpulos nesse ano de pandemia e já fiz duas cervejas com eles, mas somente para aroma. Como usei no dh, congelei eles para eliminar o máximo possível os microrganismos indesejados.
O amargor, como vc mesmo disse, segundo o pessoal das gringas é muito difícil de estimar, principalmente nas primeiras 3 colheitas, depois o pé se estabiliza e fica mais fácil estimar.
Enfim, acho que consigo mais uma breja, estou colhendo aos poucos e secando. Aqui na minha região foi uma floração espalhada, o que resultou em colheitas parciais e permanentes.
Espero que ano que vem consiga uma colheita mais uniforme.
Valeu pelo relato!
Abraços e boas brejas!

Valeu, Carlos!
Legal seu relato. A floração espalhada foi minha maior dificuldade aqui também. Pode ser impressão minha, mas notei que as plantas com melhor exposição ao sol sofreram menos com essa situação.

Qual sua impressão do uso para o Aroma, foi perceptível? Caso tenha comparado com a mesma variedado comercial, o que achou?

Abs!
 
Valeu, Carlos!
Legal seu relato. A floração espalhada foi minha maior dificuldade aqui também. Pode ser impressão minha, mas notei que as plantas com melhor exposição ao sol sofreram menos com essa situação.

Qual sua impressão do uso para o Aroma, foi perceptível? Caso tenha comparado com a mesma variedado comercial, o que achou?

Abs!
Bom, quanto ao sol, minhas plantas tem quase o mesmo tempo de exposição por dia, mas notei que uma fica numa parte mais alta do terreno e ela floresceu bem menos do que as outras, mesmo com regas regulares, o que me leva a crer que elas precisam de muita água e sol de pelo menos metade do dia.
Quanto ao aroma foi perceptível sim!
Segundo pesquisei, lúpulo em flores deve ser adicionado 4x em massa no lugar do lúpulo peletizado. Coloquei +ou- 260g de flores já secas em 25l de bera, misturando chinook e cascade. Confesso que esperava mais, pois as flores quando colhidas e espremidas entre os dedos liberavam aroma considerável, mas parecia lúpulo "cansado". Ele tá lá, mas não como gostaríamos.
Enfim, segundo o povo das gringas que usam isso rotineiramente, depois de 3 anos os pés se estabilizam e ficam mais consistentes com os aromas e sabores dos peletizados que estamos acostumados.
Mas eu posso dizer com certeza que estou animado em fazer umas 2 ou 3 brejas com as colheitas por ano.
Creio conseguir melhorar na próxima colheita e isso vai dar um parâmetro melhor para análise. De qualquer forma, depois da poda e crescimento no final desse ano vou fixar eles no pergolado sobre a piscina! Deve ficar muito maneiro para os amantes da arte.....
Se eu lembrar vou postar aqui a breja da última colheita (ainda tem algumas flores no pé para serem colhidas).
Abraços!
 
Interessante, Carlos.
Qual/quais variedades?
Será que pode ter sido o ponto de colheita? Perdi um pouco da minha colheita (flores já ressecadas) por ter que esperar bastante tempo para colher o máximo possível em condição de uso (pontas amareladas com camadas se soltando, lupulina sem cheiro de alho, textura de papel seco sendo amassado ao apertar a flor).
Eu usei Centennial e Cascade, mas analisando depois, acredito que possa de fato ser algo relacionado a colheita tardia mesmo.
Eu plantei no sítio dos meus pais e minha mãe que realizou a colheita para mim e posteriormente os congelou.
Eu usei cerca de um mês após a colheita.
Vou tentar fazer diferente na próxima, mas como eu só consigo ir a cada dois ou três messes para o sítio, é difícil.
 
Para que a característica dos lúpulos fosse a mais perceptível possível, optei por uma receita de Pale Ale simples.

80% malte Pale Ale
20% malte Pilsner
170g Chinook 60 min
50g Cascade 10 min
50g Chinook 10 min
50g Cascade 5 min
60g Cascade 0 min
80g Chinook - whirlpool 20 min - iniciando a 80c
50g Cascade - whirlpool 20 min - iniciando a 80c
50g Cascade - Dry Hop - 5 dias @ 20c

OG 1.050
FG 1.009
IBU 38
EBC 10.13
Bacana a experiência, quero fazer também, Cascade se adaptou muito bem aqui. Só uma dúvida, colocando o lúpulo em flor no final da fervura, mesmo retirando o excesso, não ouve entupimento da torneira com as folhas soltas?
 
Bacana a experiência, quero fazer também, Cascade se adaptou muito bem aqui. Só uma dúvida, colocando o lúpulo em flor no final da fervura, mesmo retirando o excesso, não ouve entupimento da torneira com as folhas soltas?

Houve, foi o que os gringos chamam de PITA....hehehe
Hop bag /Hop Spider aqui já ajudaria bastante, ou mesmo mecanismo que panelas como SS Brewtech usam para reduzir trub com certeza resolveria.
 
Houve, foi o que os gringos chamam de PITA....hehehe
Hop bag /Hop Spider aqui já ajudaria bastante, ou mesmo mecanismo que panelas como SS Brewtech usam para reduzir trub com certeza resolveria.
Show de bola, tinha pensado em colocar em um hop bag mesmo, então vou usar, obrigado.
 
Eu usei um hop bag no dh também!
Fiquei com medo das flores se desmancharem e entupirem a saída.....
 
26 litros finais.
IBU real é uma incognita, estimei ~85% dos alpha ácidos regulares destas variedades, logo o Brewers Friend estimou em 38. Sensorialmente eu diria que não passou dos 20.
Pra uma nova estimativa então seria mais ou menos 50% dos alpha ácido regulares... Não manjo nada de cultivo de lúpulo, mas não imaginava q as linhagens comerciais fossem tão mais "concentradas"....
 
Tem gente que tritura os cones antes de adicionar, isso aumenta a extração.
Outra coisa, usar para amargor pode dar muita variação porque os teores de alfa variam bastante
 
Tem gente que tritura os cones antes de adicionar, isso aumenta a extração.
Outra coisa, usar para amargor pode dar muita variação porque os teores de alfa variam bastante
Olá Buck, você se refere ao DH especificamente? Ou todas adições?

Obrigado.

Persevalli
 
Saudações Cervejeiros!!

Os relatos que ví neste tópico batem muito com a experiência que já tive com lúpulos cultivados no Brasil.

Na minha cidade tem um cultivo de lúpulos relativamente bem estabelecido e disseminado, e a galera faz bastante cerveja com os lúpulos locais.

Os resultados são bastante consistentes com os relatos aqui, pouco amargor e pouco aroma...

Já fizeram análise dos lúpulos e os resultados foram bem promissores, altos níveis de ácidos e alta produtividade em termos de peso por planta. Mas... ainda não chega no que a gente espera na cerveja pronta.

Para o amargor, o pessoal faz tipo um extrato de lúpulo, fervendo as flores pa panela de pressão, que extrai muito amargor, mas para o aroma ainda não teve um resultado muito satisfatório.
 
Olá Buck, você se refere ao DH especificamente? Ou todas adições?

Obrigado.

Persevalli

A todas as adições, pq triturando aumenta a eficiência de extração.
Não sei como vc usou, mas tem aquela questão de usar uma porcentagem a mais quando se usa flor e pensando em flor fresca ainda tem que considerar a umidade.
Suas plantas produziram pouco e provavelmente a qualidade foi baixa também. Dizem que melhora no 2o e 3o ano e talvez tenha que usar uma iluminação para ela crescer mais.
A temperatura alta tb afeta muito a qualidade aromática.
Ou seja, tem muitas variáveis para serem avaliadas e contornadas.
 
Eu continuo na busca de uma planta masculina para fazer cruzamentos. Se alguém tiver e poder passar uma muda agradeço l.
 
A todas as adições, pq triturando aumenta a eficiência de extração.
Não sei como vc usou, mas tem aquela questão de usar uma porcentagem a mais quando se usa flor e pensando em flor fresca ainda tem que considerar a umidade.
Suas plantas produziram pouco e provavelmente a qualidade foi baixa também. Dizem que melhora no 2o e 3o ano e talvez tenha que usar uma iluminação para ela crescer mais.
A temperatura alta tb afeta muito a qualidade aromática.
Ou seja, tem muitas variáveis para serem avaliadas e contornadas.

Obrigado.
De fato, no DH ficou bem claro, restava muito pó de lupulina intacto ao retirar, certamente trituturado a extração seria melhor, aprendizado pra próxima. Sobre qtd, sim, usei 5/6 vezes mais do que tipicamente usaria em Pellet nas mesmas variedades.

A temperatura eu näo acredito ter afetado negativamente de forma clara, a plantação está em um lugar relativamente frio se comparado à região (moro próximo a uma serra), mas claramente as plantas que receberam mais luz solar direta produziram melhor, isso foi tão nítido que foi perceptível mesmo sem qualquer medição mais "profissional".

E sim, por tudo que li, também considero melhora a partir do 2o/3o ano, as plantas ainda são bem jovens, algo como 8 meses quando fiz a 1a colheita.

abs e obrigado
 
No 1o ano, apenas 7/8 meses após o plantio, colhemos aproximadamente 250g por planta.

Que massa meu camarada!
Eu plantei minhas mudas da mesma formas que vc, tirando uma que foi totalmente vertical, e ao meu ver, será o que irá produzir mais cones. Ainda não fiz a colheita, acredito que em dois meses, ja estaram no ponto! Parabéns pela cerva e pelas plantas. Abs.
 
Que massa meu camarada!
Eu plantei minhas mudas da mesma formas que vc, tirando uma que foi totalmente vertical, e ao meu ver, será o que irá produzir mais cones. Ainda não fiz a colheita, acredito que em dois meses, ja estaram no ponto! Parabéns pela cerva e pelas plantas. Abs.
Legal, Kbludo, valeu. Depois nos conte se os seus evoluiram bem e deram bons cones.
Por aqui já está bastante frio (pro padrão BR), então estou deixando "hibernarem". Vou deixar crescerem em Agosto, onde as temperaturas já são mais altas e a região onde estão plantados pega mais luz. Ansioso pelo 2o ano.
Abs
 
Back
Top