• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Harvest Ale - do Rizoma ao copo

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
21/10/19
Interessante, Carlos.
Qual/quais variedades?
Será que pode ter sido o ponto de colheita? Perdi um pouco da minha colheita (flores já ressecadas) por ter que esperar bastante tempo para colher o máximo possível em condição de uso (pontas amareladas com camadas se soltando, lupulina sem cheiro de alho, textura de papel seco sendo amassado ao apertar a flor).
Eu usei Centennial e Cascade, mas analisando depois, acredito que possa de fato ser algo relacionado a colheita tardia mesmo.
Eu plantei no sítio dos meus pais e minha mãe que realizou a colheita para mim e posteriormente os congelou.
Eu usei cerca de um mês após a colheita.
Vou tentar fazer diferente na próxima, mas como eu só consigo ir a cada dois ou três messes para o sítio, é difícil.

Thiago Zardo

Member
Afiliado
16/8/20
Para que a característica dos lúpulos fosse a mais perceptível possível, optei por uma receita de Pale Ale simples.

80% malte Pale Ale
20% malte Pilsner
170g Chinook 60 min
50g Cascade 10 min
50g Chinook 10 min
50g Cascade 5 min
60g Cascade 0 min
80g Chinook - whirlpool 20 min - iniciando a 80c
50g Cascade - whirlpool 20 min - iniciando a 80c
50g Cascade - Dry Hop - 5 dias @ 20c

OG 1.050
FG 1.009
IBU 38
EBC 10.13
Bacana a experiência, quero fazer também, Cascade se adaptou muito bem aqui. Só uma dúvida, colocando o lúpulo em flor no final da fervura, mesmo retirando o excesso, não ouve entupimento da torneira com as folhas soltas?

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Bacana a experiência, quero fazer também, Cascade se adaptou muito bem aqui. Só uma dúvida, colocando o lúpulo em flor no final da fervura, mesmo retirando o excesso, não ouve entupimento da torneira com as folhas soltas?
Houve, foi o que os gringos chamam de PITA....hehehe
Hop bag /Hop Spider aqui já ajudaria bastante, ou mesmo mecanismo que panelas como SS Brewtech usam para reduzir trub com certeza resolveria.

Thiago Zardo

Member
Afiliado
16/8/20
Houve, foi o que os gringos chamam de PITA....hehehe
Hop bag /Hop Spider aqui já ajudaria bastante, ou mesmo mecanismo que panelas como SS Brewtech usam para reduzir trub com certeza resolveria.
Show de bola, tinha pensado em colocar em um hop bag mesmo, então vou usar, obrigado.

Tiburcio Jobs

Member
Afiliado
6/6/18
26 litros finais.
IBU real é uma incognita, estimei ~85% dos alpha ácidos regulares destas variedades, logo o Brewers Friend estimou em 38. Sensorialmente eu diria que não passou dos 20.
Pra uma nova estimativa então seria mais ou menos 50% dos alpha ácido regulares... Não manjo nada de cultivo de lúpulo, mas não imaginava q as linhagens comerciais fossem tão mais "concentradas"....

Buck

Active Member
Afiliado
14/3/17
Uma coisa que alguns fazer é triturar os cones antes de adicionar

Buck

Active Member
Afiliado
14/3/17
Tem gente que tritura os cones antes de adicionar, isso aumenta a extração.
Outra coisa, usar para amargor pode dar muita variação porque os teores de alfa variam bastante

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Tem gente que tritura os cones antes de adicionar, isso aumenta a extração.
Outra coisa, usar para amargor pode dar muita variação porque os teores de alfa variam bastante
Olá Buck, você se refere ao DH especificamente? Ou todas adições?

Obrigado.

Persevalli

AntonioMartins

Well-Known Member
Afiliado
5/5/14
Saudações Cervejeiros!!

Os relatos que ví neste tópico batem muito com a experiência que já tive com lúpulos cultivados no Brasil.

Na minha cidade tem um cultivo de lúpulos relativamente bem estabelecido e disseminado, e a galera faz bastante cerveja com os lúpulos locais.

Os resultados são bastante consistentes com os relatos aqui, pouco amargor e pouco aroma...

Já fizeram análise dos lúpulos e os resultados foram bem promissores, altos níveis de ácidos e alta produtividade em termos de peso por planta. Mas... ainda não chega no que a gente espera na cerveja pronta.

Para o amargor, o pessoal faz tipo um extrato de lúpulo, fervendo as flores pa panela de pressão, que extrai muito amargor, mas para o aroma ainda não teve um resultado muito satisfatório.

Buck

Active Member
Afiliado
14/3/17
Olá Buck, você se refere ao DH especificamente? Ou todas adições?

Obrigado.

Persevalli
A todas as adições, pq triturando aumenta a eficiência de extração.
Não sei como vc usou, mas tem aquela questão de usar uma porcentagem a mais quando se usa flor e pensando em flor fresca ainda tem que considerar a umidade.
Suas plantas produziram pouco e provavelmente a qualidade foi baixa também. Dizem que melhora no 2o e 3o ano e talvez tenha que usar uma iluminação para ela crescer mais.
A temperatura alta tb afeta muito a qualidade aromática.
Ou seja, tem muitas variáveis para serem avaliadas e contornadas.

Buck

Active Member
Afiliado
14/3/17
Eu continuo na busca de uma planta masculina para fazer cruzamentos. Se alguém tiver e poder passar uma muda agradeço l.

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
A todas as adições, pq triturando aumenta a eficiência de extração.
Não sei como vc usou, mas tem aquela questão de usar uma porcentagem a mais quando se usa flor e pensando em flor fresca ainda tem que considerar a umidade.
Suas plantas produziram pouco e provavelmente a qualidade foi baixa também. Dizem que melhora no 2o e 3o ano e talvez tenha que usar uma iluminação para ela crescer mais.
A temperatura alta tb afeta muito a qualidade aromática.
Ou seja, tem muitas variáveis para serem avaliadas e contornadas.
Obrigado.
De fato, no DH ficou bem claro, restava muito pó de lupulina intacto ao retirar, certamente trituturado a extração seria melhor, aprendizado pra próxima. Sobre qtd, sim, usei 5/6 vezes mais do que tipicamente usaria em Pellet nas mesmas variedades.

A temperatura eu näo acredito ter afetado negativamente de forma clara, a plantação está em um lugar relativamente frio se comparado à região (moro próximo a uma serra), mas claramente as plantas que receberam mais luz solar direta produziram melhor, isso foi tão nítido que foi perceptível mesmo sem qualquer medição mais "profissional".

E sim, por tudo que li, também considero melhora a partir do 2o/3o ano, as plantas ainda são bem jovens, algo como 8 meses quando fiz a 1a colheita.

abs e obrigado

kbludo

Well-Known Member
Afiliado
20/3/15
No 1o ano, apenas 7/8 meses após o plantio, colhemos aproximadamente 250g por planta.
Que massa meu camarada!
Eu plantei minhas mudas da mesma formas que vc, tirando uma que foi totalmente vertical, e ao meu ver, será o que irá produzir mais cones. Ainda não fiz a colheita, acredito que em dois meses, ja estaram no ponto! Parabéns pela cerva e pelas plantas. Abs.

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Que massa meu camarada!
Eu plantei minhas mudas da mesma formas que vc, tirando uma que foi totalmente vertical, e ao meu ver, será o que irá produzir mais cones. Ainda não fiz a colheita, acredito que em dois meses, ja estaram no ponto! Parabéns pela cerva e pelas plantas. Abs.
Legal, Kbludo, valeu. Depois nos conte se os seus evoluiram bem e deram bons cones.
Por aqui já está bastante frio (pro padrão BR), então estou deixando "hibernarem". Vou deixar crescerem em Agosto, onde as temperaturas já são mais altas e a região onde estão plantados pega mais luz. Ansioso pelo 2o ano.
Abs

Latest posts