Guia de malteação de milho e outros cereais

Discussão em 'Cerveja sem glúten' iniciado por dcylab, 16/12/13.

1. 25/11/14 #21

Erick

Erick

Erick

Active Member

Afiliado:
    22/9/14
    Curtidas Recebidas:
    2
    Olá, aproveitando o tópico, pelo que eu entendi o que interessa no grão para cerveja é a quantidade/qualidade de amido que ele dispõe para virar açúcar, alguém tem informação ,ou sabe onde encontrar, se da para fermentar um malte de feijão por exemplo

2. 25/11/14 #22

Luccasm

Luccasm

Luccasm

Well-Known Member

Afiliado:
    29/1/14
    Curtidas Recebidas:
    73
    hahahahahaha, já ate imaginei a cerveja de feijoada.. arroz, feijão e um pouco de malte smoked ale..

Cara, sinceramente não sei.. mas também fiquei curioso agora.

3. 26/11/14 #23

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,253
    Não só isso, interessa também as enzimas. Sem elas o amido não vira açucar. Esse é o motivo de ter maltado o milho. A alternativa a isso seria usar o grão não maltado em conjunto com um malte comprado (de cevada, por ex.) ou enzima pura (muito dificil de se conseguir por aqui).

Sobre a qualidade do amido dos grãos, eu acho que sim, mas nao tenho certeza.
    A experiência que eu tenho com grãos mais duros, especificamente o pinhão, é que ele não converte direito mesmo gelatinizando o amido e usando uma boa quantidade de malte de cevada em conjunto (pra disponibilizar as enzimas). Eu acho que isso pode ter a ver com o tamanho da cadeia do amido, que penso que possa ser maior que o normal nesses grãos que cozinham por bastante tempo...

4. 26/11/14 #24

paulo

paulo

paulo

Moderador Moderador

Afiliado:
    9/5/13
    Curtidas Recebidas:
    347
    Uma coisa que me ocorre é que o feijão é rico em ferro, o que pode trazer um gosto metálico à cerveja (isso é apenas suposição, não tenho dados empíricos).

5. 26/11/14 #25

Erick

Erick

Erick

Active Member

Afiliado:
    22/9/14
    Curtidas Recebidas:
    2
    E eu dei uma olhada aqui, a quantidade de ferro no feijão é de menos de 1 mg para cada 100g de feijão, não é muita coisa, é mais fácil pegar gosto da panela que do feijão.

6. 26/11/14 #26

paulo

paulo

paulo

Moderador Moderador

Afiliado:
    9/5/13
    Curtidas Recebidas:
    347
    Isso pode ser bastante coisa! Pra alguns compostos a nossa sensibilidade é da ordem de partes por bilhão, ou seja, 0,001mg por litro.

Edit: Segundo a referência abaixo, com 0,004mg de ferro por litro já dá pra sentir sabor metálico na água.
    http://www.water-research.net/index.php/water-treatment/tools/drinking-water-smells-taste-and-odors

Tiago curtiu isso.
  7. 26/11/14 #27

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,253
    :eek: nossa... é realmente baixo o limite.

além disso acho que ele poderia contribuir com oxidação da cerveja, já que ele tem grande potencial de carregar o oxigênio pra cá e pra lá....

8. 10/12/14 #28

Locha_RS

Locha_RS

Locha_RS

Active Member

Afiliado:
    27/1/14
    Curtidas Recebidas:
    0
    Bom, como o Tiago falou, precisa também de enizmas. Mas dai uma técnica para isso, moer os grãos/maltes na boca e cuspir. Terão assim as enzimas necessárias pela saliva.

Pode parecer doidera, mas a Dogfish tem uma ceva feita assim, onde o Sam Calagione colocou seu funcionários para ficarem mastigando e cuspindo...

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=QSXpLjewfMo&feature=player_embedded[/ame]

9. 11/12/14 #29

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,253
    @Locha_RS, legal né, é uma técnica tradicional de se fazer a chicha... Se não me engano chamam essa de Chicha de Muko, enquanto que a que se faz com o malte do milho chamam de Chicha de Jora.

10. 12/12/14 #30

dcylab

dcylab

dcylab

Well-Known Member

Afiliado:
    31/8/13
    Curtidas Recebidas:
    44
    Eu imagino que qualquer grão ou semente que contém amido também tem que ter alguma enzima para consumi-la. Se não, qual vantagem levaria a planta por ter amido em sua semente?

Nunca vi muito sobre malteação de feijões. Agora estou um pouco curioso para experimentar com isso. Não deve ficar bom, mas seria interessante.

O mais fora do normal que encontrei até hoje é malte de semente de girassol:

http://coloradomaltingcompany.com/Our_Products.html
    http://www.alesoftheriverwards.com/2013/12/helianthus-malted-sunflower-saison.html

Tiago curtiu isso.
  11. 12/12/14 #31

dcylab

dcylab

dcylab

Well-Known Member

Afiliado:
    31/8/13
    Curtidas Recebidas:
    44
  12. 1/1/15 #32

sbencke

sbencke

sbencke

Member

Afiliado:
    5/9/13
    Curtidas Recebidas:
    3
    Comprou? Presta?

13. 1/1/15 #33

dcylab

dcylab

dcylab

Well-Known Member

Afiliado:
    31/8/13
    Curtidas Recebidas:
    44
    Aínda não. Tenho muito malte de milho caseiro sobrando.

14. 29/10/15 #34

dazoho

dazoho

dazoho

Member

Afiliado:
    20/10/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Algum motivo em especial para a escolha de milho de pipoca e não do milho "normal"?

15. 29/10/15 #35

FernandoAugusto

FernandoAugusto

FernandoAugusto

Well-Known Member

Afiliado:
    10/5/15
    Curtidas Recebidas:
    74
    Cara imagina um malte de milho crioulo com a variedade de cores de sementes que tem na espiga... Iria ficar show

16. 30/10/15 #36

dazoho

dazoho

dazoho

Member

Afiliado:
    20/10/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Pois é, os peruanos usam (ou usavam) os milhos deles, geralmente roxos, para fazer a cerveja de milho deles, a tal chicha.

17. 2/11/15 #37

dcylab

dcylab

dcylab

Well-Known Member

Afiliado:
    31/8/13
    Curtidas Recebidas:
    44
    Na época foi o que eu consegui comprar. Só depois eu achei um vendedor com milho "normal" a granel.

O milho de pipoca é obviamente bem mais difícil de moer. Por outro lado isso significa que tem mais grãos inteiros e que é mais fácil de limpar.

E também não tenho certeza, mas parece que é mais fácil converter o amido duro do milho de pipoca. Pode ser.

dazoho curtiu isso.
  18. 24/8/16 #38

bargod

bargod

bargod

New Member

Afiliado:
    24/8/16
    Curtidas Recebidas:
    2
    Muito obrigado pelo tutorial, foi muito útil. Já fez qual receita com esse malte?

Usei seu tutorial para fazer meu primeiro malte de milho, fiz uma traquitana com sarrafo de madeira e tela de mosqueteiro (plastica para não deixar cheiro no milho). Acho que funcionou muito bem, fiz de 1 metro quadrado e deu pra maltar 5KG de milho tranquilamente, acho que cabia até mais.

Arquivos Anexados:

mord4z e Tiago curtiram isso.
  19. 29/1/17 #39

RanTao

RanTao

RanTao

Well-Known Member

Afiliado:
    10/3/16
    Curtidas Recebidas:
    14
    Acho que isso pode te interessarwww.brewmarket.com.br/extrato-de-sorgo-briess-cbw-sem-gluten?utm_source=BenchmarkEmail&utm_campaign=Briess2&utm_medium=email

Compartilhe esta Página