Guenther [vídeo] - O equip. que venho construindo há 3 anos.. :)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Parabéns, Gunther. Excelente!

Nunca tinha ouvido/lido sobre esses aneis de contenção do Trub.

Você poderia falar um pouco sobre eles?

Abraços!
 
Teus sensores de nível são de inox?
Qual marca?
Comprou aqui mesmo ou lá fora?

Eu ainda to preso em sensores de plástico que me impedem de fazer qualquer coisa com o mosto quente. :)
 
Teus sensores de nível são de inox?
Qual marca?
Comprou aqui mesmo ou lá fora?

Eu ainda to preso em sensores de plástico que me impedem de fazer qualquer coisa com o mosto quente. :)

Alexandre,

não sei se são exatamente os do Guenther, mas comprei uns bem parecidos com os dele no Aliexpress

Segue link

Abraços!
 
Teus sensores de nível são de inox?
Qual marca?
Comprou aqui mesmo ou lá fora?

Eu ainda to preso em sensores de plástico que me impedem de fazer qualquer coisa com o mosto quente. :)
Comprei no eBay na época, mas hoje já tem pra vender em várias lojas aqui no Brasil... só colocar no Google "sensor de nível inox".

Abraço,
 
Parabéns, Gunther. Excelente!

Nunca tinha ouvido/lido sobre esses aneis de contenção do Trub.

Você poderia falar um pouco sobre eles?

Abraços!
Cara... nem sei o que falar porque a idéia é muito simples... são só anéis com alguns cm de altura que eu coloco no fundo para represar o trub.
 
Guenter, boa tarde.

Como comentei no YouTube, sensacional o equipamento. É o mais bonito e funcional que já vi. Não consegui ver no vídeo, mas tem algum sensor de nível

para evitar que a água desça demais nas resistências e elas queimem? Caso não, como é esse controle na HLT e num possível entupimento na MT?

Abraço,
Mario
 
Guenter, boa tarde.

Como comentei no YouTube, sensacional o equipamento. É o mais bonito e funcional que já vi. Não consegui ver no vídeo, mas tem algum sensor de nível

para evitar que a água desça demais nas resistências e elas queimem? Caso não, como é esse controle na HLT e num possível entupimento na MT?

Abraço,
Mario
Sempre quando eu começo a drenar qualquer panela, eu desligo a resistência, logo, é impossível dar problema de pane seca no automático.... a única maneira de isso acontecer é se eu controlá-lo no manual. Mesmo que o MLT entupa, isso não significa que a resistência vai ficar seca, e sim que vai ferver.

Abraço,
 
Sempre quando eu começo a drenar qualquer panela, eu desligo a resistência, logo, é impossível dar problema de pane seca no automático.... a única maneira de isso acontecer é se eu controlá-lo no manual. Mesmo que o MLT entupa, isso não significa que a resistência vai ficar seca, e sim que vai ferver.

Abraço,


Entendi. Obrigado pela resposta.

Pretendo montar um equipamento assim quando dominar o meu manual. Deve demorar bastante, mas já estou estudando a respeito.
 
Cara... nem sei o que falar porque a idéia é muito simples... são só anéis com alguns cm de altura que eu coloco no fundo para represar o trub.

Beleza, Gunther.

Só mais duas perguntas: (1) esses anéis são abertos para escoar o líquido? (2) Eles ficam soltos na panela?
 
Muito legal... parabéns ... as vezes tenho a sensação de que fazer o equipamento é mais legal do que fazer a cerveja... kkk .... o importante é o conhecimento que se adquire... de elétrica...mecânica... química... ou seja... cerveja é uma arte multidisciplinar...

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk
 
Guenther, demais teu projeto! Parabéns pelo esforço e por todo o trabalho.
Estou melhorando meu equipamento e passando do sistema de 1 fogareiro para o de 3, onde a panela de lavagem ficará acima das demais e as de fervura e mostura no mesmo nível, pois usarei a bomba. Queria saber se existe alguma razão técnica para a panela de água ficar no meio das demais (como vi no teu vídeo e em muitos outros projetos) ou se é apenas uma questão estética que vai da preferência de cada cervejeiro.
Desde já muito obrigado pela ajuda!!
 
Guenther, demais teu projeto! Parabéns pelo esforço e por todo o trabalho.
Estou melhorando meu equipamento e passando do sistema de 1 fogareiro para o de 3, onde a panela de lavagem ficará acima das demais e as de fervura e mostura no mesmo nível, pois usarei a bomba. Queria saber se existe alguma razão técnica para a panela de água ficar no meio das demais (como vi no teu vídeo e em muitos outros projetos) ou se é apenas uma questão estética que vai da preferência de cada cervejeiro.
Desde já muito obrigado pela ajuda!!

Com a panela de água em um nível acima é possível utilizá-la tanto para lavagem, quanto para complementar o volume de pré-fervura ou de repente pós-fervura.
 
Guenther, demais teu projeto! Parabéns pelo esforço e por todo o trabalho.
Estou melhorando meu equipamento e passando do sistema de 1 fogareiro para o de 3, onde a panela de lavagem ficará acima das demais e as de fervura e mostura no mesmo nível, pois usarei a bomba. Queria saber se existe alguma razão técnica para a panela de água ficar no meio das demais (como vi no teu vídeo e em muitos outros projetos) ou se é apenas uma questão estética que vai da preferência de cada cervejeiro.
Desde já muito obrigado pela ajuda!!
O fato de ficar em cima é pra usar a gravidade.

O fato de ficar no meio... é estética.

Eu tenho um leve TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), bem leve, com coisas simétricas. Então... não é nada que tire o meu sono, mas quando eu posso fazer algo simétrico, ou alinhado....... parece algo mais "sexy" pro meu cérebro... hehehe.
 
Com a panela de água em um nível acima é possível utilizá-la tanto para lavagem, quanto para complementar o volume de pré-fervura ou de repente pós-fervura.

Obrigado! Não tinha pensado na possibilidade de completar o nível de volume na fervura (pré/pós) pois nunca o fiz, com a panela no meio facilita um pouco mais pra isso.
 
Obrigado! Não tinha pensado na possibilidade de completar o nível de volume na fervura (pré/pós) pois nunca o fiz, com a panela no meio facilita um pouco mais pra isso.

Seria uma possibilidade a mais, mas como você, também nunca alterei meu volume final adicionando mais água...

Como uso o Beersmith, prefiro seguir com a receita, ver o que saiu fora de script e ajustar os parâmetros do software e/ou corrigir meus processos.
 
Tenho uma dúvida na limpeza.
Como retira o malte do MLT? desconecta a tubulação?

Abs
 
Tenho uma dúvida na limpeza.
Como retira o malte do MLT? desconecta a tubulação?

Abs
Não... retiro o malte por cima com uma jarra, depois retiro o fundo falso, os poucos grãos que sobram colados nas paredes vão para o ralo através da válvula manual embaixo da panela, que vai direto pro ralo.

Eu lado o equipamento no lugar, sem mexer em nada.

Abraço,

Guenther
 
Cara... nem sei o que falar porque a idéia é muito simples... são só anéis com alguns cm de altura que eu coloco no fundo para represar o trub.
ideia bacana!
me ocorreu uma coisa... será que uma espiral nao ficaria legal tb? hum.....
vai puxando pro centro:)

Enviado de meu LG-D625 usando Tapatalk
 
ideia bacana!
me ocorreu uma coisa... será que uma espiral nao ficaria legal tb? hum.....
vai puxando pro centro:)

Enviado de meu LG-D625 usando Tapatalk
Não vejo por que não.... eu só tendo a manter as coisas o mais simples possível.
 
Guenther, fico curioso com a parte do resfriamento do seu mosto. O que usa, o que faz pra resfria-lo??
 
Guenther, fico curioso com a parte do resfriamento do seu mosto. O que usa, o que faz pra resfria-lo??

Ele menciona um chiller de placas blichmann terminator no vídeo, não?

Ou eu to confundindo com outro vídeo?
 
Foi o que entendi também. 1 chiller de placas blichmann!!
 
Foi o que entendi também. 1 chiller de placas blichmann.
Apenas reafirmando o que o colega Jefferson Alexandre escreveu.
 
Não... retiro o malte por cima com uma jarra, depois retiro o fundo falso, os poucos grãos que sobram colados nas paredes vão para o ralo através da válvula manual embaixo da panela, que vai direto pro ralo.

Eu lado o equipamento no lugar, sem mexer em nada.

Abraço,

Guenther
Guenther , parabens!
Tenho um herms construído com barris tb. Não chega perto do seu mas é como um filho pra mim hehehe. Uma das coisas q mais me dá raiva e trabalho é limpeza, tento fazer a limpeza no local mais sempre tiro os barris da bancada pra enxaguar e limpar direito, e faço o maior aguaceiro no local. Se os pedidos de novos vídeos já estiverem abertos seria muito legal vê um vídeo de como vc limpa seu material e como funciona esse ralo q vc instalou nos barris... Já tô pensando em comprar três válvulas de 3/4 pra instalar no fundo dos barris. Parabéns denovo e aguardo os novos videos, se for o sobre CIP seria ótimo, assim como é feita limpeza das bombas e chillers. :)
 
Parabéns pelo equipamento! Como chama esses tonéis que utiliza? Quantos litros eles suportam?
 
Parabéns pelo equipamento! Como chama esses tonéis que utiliza? Quantos litros eles suportam?

São barris de chopp de 50l transformados em panelas. Se quiser, tenho alguns prontos (destravados, furados, com resistências e conexões) para negócio pois troquei meu equipamento e eles estão "sobrando".

Se quiser mando fotos.

Abs,
Marcelo.
 
Guenther,

Percebi que tanto neste equipamento quanto naquele seu menor, tua medição/sensor de temperatura fica no centro da MLT, correto? Tem conseguido uma precisão satisfatória assim?

A outra pergunta (me desculpe se já falou disso em algum outro tópico) é sobre o risco de caramelização com a resistência embaixo do fundo falso. Recirculando sempre que estiver ligada e usando baixa densidade, dá pra ficar tranquilo com relação a isso?

Abraço
Cláudio
 
Guenther,

Percebi que tanto neste equipamento quanto naquele seu menor, tua medição/sensor de temperatura fica no centro da MLT, correto? Tem conseguido uma precisão satisfatória assim?

A outra pergunta (me desculpe se já falou disso em algum outro tópico) é sobre o risco de caramelização com a resistência embaixo do fundo falso. Recirculando sempre que estiver ligada e usando baixa densidade, dá pra ficar tranquilo com relação a isso?

Abraço
Cláudio
Não não... naquele de 10 litros é no meio, pois a panela é ridiculamente pequena, então não faz diferença alguma.

Neste equipamento tenho 2 sensores na panela de mosturação, 1 no retorno no mosto, outro no meio dos grãos.

Abraço,

Guenther
 
@Guenther, a lavagem completa do equipamento você faz somente com água quente ou utiliza algum sanitizante ou soda?
 
@Guenther, a lavagem completa do equipamento você faz somente com água quente ou utiliza algum sanitizante ou soda?

Água quente. Soda só de tempos em tempos.

Sanitização faço sempre.. mas isso não tem nada a ver com a lavagem.

Abraço,
 
Água quente. Soda só de tempos em tempos.

Sanitização faço sempre.. mas isso não tem nada a ver com a lavagem.

Abraço,
Como é feita a lavagem dos grãos e transferência para a panela de fervura? Gravidade e bomba?

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk
 
Como é feita a lavagem dos grãos e transferência para a panela de fervura? Gravidade e bomba?

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk
Lavagem, gravidade, já que a panela de água quente está em cima.

Filtragem, bomba.
 
Back
Top