Guardei a levedura na geladeira a 01°c.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

João Batista Jr

New Member
Joined
Sep 1, 2018
Messages
2
Reaction score
0
Location
Rio de Janeiro
Assim que cheguei do brewshop pus a levedura na geladeira a 1°.
Hidratei a levedura a 22° e inoculei aerando bem o balde fermentadot, passados 12hs não está borbulhando o airlock... será que matei a levedura a 01° c?
Leveduras s04 e s05
 
Last edited:
Acredito que não, eu mesmo coloquei levedura no congelador e elas funcionaram direitinho. O fato do airlock não estar borbulhando pode ser que você fechou mal o fermentador. Meça a densidade, se estiver a mesma da OG, espere alguns dias, se medir novamente e ficar na mesma, há algum problema no fermento, caso contrário é somente fechar melhor o fermentador.

O que de fato vai dizer se está fermentando e a diminuição da densidade do mosto, que significa que as leveduras estão convertendo açucar em álcool.

Abraço.
 
Em se tratando de fermento seco possivelmente não há problemas. Quando liquido existe um risco maior devido a dilatação romper as membranas da Levedura.

Creio não haver problemas. Importante tentar inocular a uma temperatura próxima a do mosto dentro do patamar mínimo de temperatura ao qual a levedura trabalha.

Outra coisa... 12 horas ainda não é tempo de preocupação. Fique calmo e aguarde mais tempo. Verifique também a vedação correta de seu fermentador.

Abraço.
 
Back
Top