Gravidade pré-fervura e OG não fazem sentido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marco_SP

Well-Known Member
Joined
Feb 15, 2018
Messages
51
Reaction score
5
Salve Cervejeiros

Não é a 1a vez q isso acontece comigo: a SG pré-fervura dá um valor X (leitura no refratômetro), mas a gravidade pós-fervura não bate com o cálculo após a evaporação + perda do trub

Os dados dessa brassagem foram:

SG pré-fervura: 1.041
volume pré-fervura: 49 L (quente)

Evaporação: 11 L
Perda do trub: 4,5 L
Resfriamento: 4% (1,5 L)

Ou seja, o volume final esperado era 32 L, e a OG (49 * 41) / 32 = 1.063

O volume final bateu, porém a OG medida com o refratômetro foi de 1.047 (mosto frio, sobra do trub, confirmada numa amostra da torneira do fermentador)

Confesso q estou ficando maluco tentando entender como se deu essa variação tão grande... alguma idéia?
 
Salve! Acredito que o densímetro e a tabela de conversão para temperatura de leitura seriam uma ótima opção para essa medição.
 
Salve! Acredito que o densímetro e a tabela de conversão para temperatura de leitura seriam uma ótima opção para essa medição.

pois é cara, eu sei q o refratômetro mede o total de sólidos dissolvidos, e não exatamente a densidade... fico imaginando se a diferença não teria à ver com a decantação dos sólidos pós whirlpool (já q a medição pré-fervura ainda está com tudo em suspensão)

agora neste caso, não sei se o densímetro faria diferença... o teste com certeza seria válido, mas estou tentando evitar comprar um eqpto q posso não utilizar nunca mais...
 
Muitos fatores podem influenciar....


Qual a SG pré-fervura que era prevista na receita? 1.041? não era mais que isso???



Sua fervura está potente o suficiente? mesmo assim essa diferença de 1.047 para 1.063 é muito grande....

Seu refratômetro está calibrado?

Está usando o beerSmith nesses cálculos ??? A taxa de evaporação por hora que está cadastrada no beerSmith está certa???
 
Muitos fatores podem influenciar....


Qual a SG pré-fervura que era prevista na receita? 1.041? não era mais que isso???



Sua fervura está potente o suficiente? mesmo assim essa diferença de 1.047 para 1.063 é muito grande....

Seu refratômetro está calibrado?

Está usando o beerSmith nesses cálculos ??? A taxa de evaporação por hora que está cadastrada no beerSmith está certa???

eu meço os volumes antes e depois da fervura, portanto a evaporação está dentro do previsto

refratômetro calibrado

todas as receitas usando BeerSmith, equipment profile ajustado e confirmado

---------------------------

a hipótese que me parece mais provável é a questão dos sólidos em suspensão antes do whirlpool distorcendo a medição

eu meio que já me convenci que pra medir a SG pré-fervura, é preciso coletar pelo menos uns 50 ml e deixar decantar, depois coletar com a pipeta da superfície pra pôr no refratômetro
 
Back
Top