gosto metálico - post-mix

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tiago

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
3,043
Reaction score
1,327
Ae pessoal,

Estou tendo agora pela segunda vez um problema de off-flavour metálico, gosto/aroma de ferro na minha cerveja. Uso postmix a algum tempo e nao tinha esse problema. com priming tambem nao.
alguém pode ter idéia do que pode ser?
Um me disse que poderia ser oxidação da cerveja durante a transferência.
Faço transferencia fechada empurrando a cerveja com co2, daqueles fermentadores de plastico cubicos.
Não uso a parte verde da esponja pra limpar por dentro. eventualmente uso soda, com enxague a quente.
na primeira o gosto apareceu depois de 2 semanas no barril e a segunda 1 mes mais ou menos
 
Cara, difícil saber, só inspecionando o post-mix.

De qualquer maneira, eu cheguei a ter 22 post-mix em casa, comprados em tudo que é lugar diferente, e diferentes partes do Brasil, e nunca tive problema com nenhum.

Abraço!
 
Hum... e Guenther, algum deles tinha alguma solda? esse meu ultimo tem uma no corpo, que tinha um buraco e mandei fechar, mas foi feito com material próprio pra inox304 e eu limpei bem ali...
eu consultei alguma literatura quanto a off-flavour metálico e não encontrei nada relacionado a oxidação... posso eliminar essa possibilidade?
 
Se tiver solda pode ser esse o problema, já que O2 esta descartado.

o pessoal de equipamentos de inox para tanques (fermentadores/maturadores) que contém solda, pedem para fazer passivação do equipamento antes de ser utilizado ( algumas empresas já fazem antes de enviar ao cliente).
Talvez a sua limpeza não tenha sido eficiente ou a solda por mais que seja de inox não ficou perfeita, soltando alguma coisa de ferrugem.

Uma Passivação decente requer produtos químicos controlados, se você tiver disponibilidade segue abaixo receita enviada pelo Victor da Acerva Paulista.

1) Ácido nítrico, 10% de diluição. Recircule por 3 horas. Água fria
2) Enxague com água corrente 2 vezes
3) Detergente álcalino, com 50% de soda. 10% de diluição. Recircule por 3 horas. Água a 78ºC.
4) Enxague 2 vezes com água corrente.
5) Ácido peracético, diluição em 0,2%. 20 minutos de recirculação.

Obs: é só uma hipótese.

Att.

Diogo Natale
 
Se tiver solda pode ser esse o problema, já que O2 esta descartado.

o pessoal de equipamentos de inox para tanques (fermentadores/maturadores) que contém solda, pedem para fazer passivação do equipamento antes de ser utilizado ( algumas empresas já fazem antes de enviar ao cliente).
Talvez a sua limpeza não tenha sido eficiente ou a solda por mais que seja de inox não ficou perfeita, soltando alguma coisa de ferrugem.

Uma Passivação decente requer produtos químicos controlados, se você tiver disponibilidade segue abaixo receita enviada pelo Victor da Acerva Paulista.

1) Ácido nítrico, 10% de diluição. Recircule por 3 horas. Água fria
2) Enxague com água corrente 2 vezes
3) Detergente álcalino, com 50% de soda. 10% de diluição. Recircule por 3 horas. Água a 78ºC.
4) Enxague 2 vezes com água corrente.
5) Ácido peracético, diluição em 0,2%. 20 minutos de recirculação.

Obs: é só uma hipótese.

Att.

Diogo Natale

quando voce diz recirculação, o que voce quer dizer ja que estamos falando de postmix?
tipo bomba conectada nas entrada e saida?
 
Não precisa recircular se tiver um ponto de ferrugem, isso é no caso de passivação de tanques em cervejarias, pra cobrir toda a superficie.

Eu resolvi esse meu problema deixando a parte oxidada de molho no ácido fosforico a +- 50% por umas 12 horas e resolveu.

Abraço
 
quando voce diz recirculação, o que voce quer dizer ja que estamos falando de postmix?
tipo bomba conectada nas entrada e saida?

Isso mesmo que o Tiago falou.
Só deixar de molho.
 
Também tive experiências ruins com post mix. Tenho dois de 9 litros. A partir do 3º uso, um gosto/cheiro bem ruim começou a surgir na cerveja, coisa que não se repetia nas garrafas da mesma leva.
Estou até pensando em voltar para as garrafas de nov, pois isso está estragando minha vontade de fazer cerveja.
Faço a carbonatação forçada de acordo com o manual, tiro o oxigênio, etc.
A limpeza eu faço assim: quando esvazia de cerveja, dou umas enxaguadas com água. Quando vou colocar nova cerveja, dou mais uma enxaguadas, desmonto as peças, coloco tudo no iodofor por 2 minutos, tiro o iodofor com o CO2, dou só mais uns lances de álcool 70 para tirar a espuma que ainda fica e pronto: coloco a cerveja.
Será que tenho que dar umas esfregadas a mais? Usar detergente? Ou deixar de um dia para outro com uma solução de água e vanish, depois fazer os enxagues (como eu faço com minhas garrafas)?
 
Também tive experiências ruins com post mix. Tenho dois de 9 litros. A partir do 3º uso, um gosto/cheiro bem ruim começou a surgir na cerveja, coisa que não se repetia nas garrafas da mesma leva.
Estou até pensando em voltar para as garrafas de nov, pois isso está estragando minha vontade de fazer cerveja.
Faço a carbonatação forçada de acordo com o manual, tiro o oxigênio, etc.
A limpeza eu faço assim: quando esvazia de cerveja, dou umas enxaguadas com água. Quando vou colocar nova cerveja, dou mais uma enxaguadas, desmonto as peças, coloco tudo no iodofor por 2 minutos, tiro o iodofor com o CO2, dou só mais uns lances de álcool 70 para tirar a espuma que ainda fica e pronto: coloco a cerveja.
Será que tenho que dar umas esfregadas a mais? Usar detergente? Ou deixar de um dia para outro com uma solução de água e vanish, depois fazer os enxagues (como eu faço com minhas garrafas)?
Como você descreveria esse gosto ruim?
É muito estranho. De qualquer maneira, banho com vanish branco é sempre bem vindo!
 
Há umas 3 levas estou com esse problema, mas trabalho apenas com garrafas, não estou utilizando o kegerator.
Primeira hipótese que pensei foi que pudessem ser as tampinhas, mesmo com a parte que tem de plástico pensei que pudesse ser, parei de borrifar o álcool pensando que pudesse ajudar nesse processo e passei a utilizar o biofor para sanitizar as tampinhas, e não resolveu.
Além das tampinhas, única parte que tem contato com parte de metal é o chiller de placas (além das panelas de alumínio), então cheguei a conclusão de que pode ser o meu chiller que está trazendo o gosto metálico, sempre após utilizar eu passava uma água fervendo e sanitizava, esperava secar e guardava.
Ainda não limpei com uma solução de soda, vou fazer antes da próxima brassagem e acredito que vai resolver meu problema. Estou levantando essa hipótese porque, por exclusão, acredito que seja o MEU problema e ninguém mencionou essa possibilidade. Por mais que você limpe o chiller, mesmo sendo de inox, acredito que pode ocorrer alguns pontos de oxidação/ferrugem por ficar um pouco de água acumulada em algum ponto dentro do chiller.
 
Há umas 3 levas estou com esse problema, mas trabalho apenas com garrafas, não estou utilizando o kegerator.
Primeira hipótese que pensei foi que pudessem ser as tampinhas, mesmo com a parte que tem de plástico pensei que pudesse ser, parei de borrifar o álcool pensando que pudesse ajudar nesse processo e passei a utilizar o biofor para sanitizar as tampinhas, e não resolveu.
Além das tampinhas, única parte que tem contato com parte de metal é o chiller de placas (além das panelas de alumínio), então cheguei a conclusão de que pode ser o meu chiller que está trazendo o gosto metálico, sempre após utilizar eu passava uma água fervendo e sanitizava, esperava secar e guardava.
Ainda não limpei com uma solução de soda, vou fazer antes da próxima brassagem e acredito que vai resolver meu problema. Estou levantando essa hipótese porque, por exclusão, acredito que seja o MEU problema e ninguém mencionou essa possibilidade. Por mais que você limpe o chiller, mesmo sendo de inox, acredito que pode ocorrer alguns pontos de oxidação/ferrugem por ficar um pouco de água acumulada em algum ponto dentro do chiller.

Pode ser oxidação. Também traz gosto metálico as vezes.
 
A limpeza eu faço assim: quando esvazia de cerveja, dou umas enxaguadas com água. Quando vou colocar nova cerveja, dou mais uma enxaguadas, desmonto as peças, coloco tudo no iodofor por 2 minutos, tiro o iodofor com o CO2, dou só mais uns lances de álcool 70 para tirar a espuma que ainda fica e pronto: coloco a cerveja.
Será que tenho que dar umas esfregadas a mais? Usar detergente? Ou deixar de um dia para outro com uma solução de água e vanish, depois fazer os enxagues (como eu faço com minhas garrafas)?

Lamento informar, mas você não está limpando seu equipamento, está enxaguando e só. O iodofor não vai limpar, vai sanitizar. Pensa numa panela de ferro dessas antigas que tu fez uma feijoada. Deixa ela lá no fogão e a galera vai se servindo. Na borda o feijão vai deixando camadas secas, vai ficando resto de gordura, etc... Daí quando acaba, tu pega e passa uma água (enxágua) e depois coloca um iodo... Se tu não tirar TODA a casca de feijão e gordura que ficou nas paredes, não tá limpo e não adianta colocar esse iodo... pq quando essa casca sair, ele vai expor matéria orgânica e pode ser que ainda esteja com vida nela.

Uma boa esponja macia e detergente vai limpar bem e onde não puder alcançar com a esponja... SODA. infalível. Pega uns 5 litros e 100g de soda (2%), atira pra dentro do postmix e da uma boa agitada. Depois deixa ele uns 30 minuto de pé, 30 de um lado, gira uma pouco, mais um tempo, gira mais um pouco, mais um tempo até completar uma volta., depois deixa mais uns minutos de ponta cabeça. 100% limpo. Ahhh se a água for quente (40~50°) melhor ainda.
depois desmonto tudo e jogo as peças lá dentro e deixo de molho. Se quiser guardar a solução de soda por uns dias, ainda pode usar pra outras limpezas.
Depois tira as peças, enxágua bem e daí sanitiza.

GOSTO METÁLICO:
Passivação SEMPRE. Solução de um ácido forte e água e deixa o postmix sofrer.
Eu faço a passivação de tempo em tempos. Me programo e passivo uns 5 postmix por vez. Tenho um video mostrando a ação da passivação, mas tá osso de fazer upload
 
Lamento informar, mas você não está limpando seu equipamento, está enxaguando e só. O iodofor não vai limpar, vai sanitizar. Pensa numa panela de ferro dessas antigas que tu fez uma feijoada. Deixa ela lá no fogão e a galera vai se servindo. Na borda o feijão vai deixando camadas secas, vai ficando resto de gordura, etc... Daí quando acaba, tu pega e passa uma água (enxágua) e depois coloca um iodo... Se tu não tirar TODA a casca de feijão e gordura que ficou nas paredes, não tá limpo e não adianta colocar esse iodo... pq quando essa casca sair, ele vai expor matéria orgânica e pode ser que ainda esteja com vida nela.

Uma boa esponja macia e detergente vai limpar bem e onde não puder alcançar com a esponja... SODA. infalível. Pega uns 5 litros e 100g de soda (2%), atira pra dentro do postmix e da uma boa agitada. Depois deixa ele uns 30 minuto de pé, 30 de um lado, gira uma pouco, mais um tempo, gira mais um pouco, mais um tempo até completar uma volta., depois deixa mais uns minutos de ponta cabeça. 100% limpo. Ahhh se a água for quente (40~50°) melhor ainda.
depois desmonto tudo e jogo as peças lá dentro e deixo de molho. Se quiser guardar a solução de soda por uns dias, ainda pode usar pra outras limpezas.
Depois tira as peças, enxágua bem e daí sanitiza.

GOSTO METÁLICO:
Passivação SEMPRE. Solução de um ácido forte e água e deixa o postmix sofrer.
Eu faço a passivação de tempo em tempos. Me programo e passivo uns 5 postmix por vez. Tenho um video mostrando a ação da passivação, mas tá osso de fazer upload
Teu vídeo seria muito bem vindo. boas cevas..
 
Olá, pessoal. Obrigado pelas respostas!
Sobre a passivação, a informação que recebi da fábrica é que os post mix já vieram passivados.
Mas eu desconhecia a informação de que temos de passivar frequentemente. Isso procede mesmo?
Realmente, o gosto das minhas últimas levas é bem metálico. O cheiro também.
Posso ter errado na carbonatação (esqueci de tirar o oxigênio antes, mas o head space era minimo, e eu já cometi esse erro antes, mas o gosto nem ficou ruim...)
Fiz uma limpeza no meu post mix hoje, com detergente, água quente, etc. O cheiro metálico do post sumiu bastante, mas ainda manteve-se um pouco. Vou deixar de molho no vanish, antes de usar de novo (nos dias 05 e 06/07/2019).
Percebi que, apesar de o equipamento ser novo, alguma gotas secas pequenas, parecidas com ferrugem, começaram a surgir, principalmente do meio para cima, no interior. Ou é sujeira mais grossa (que sairá no vanish) ou pode ser indício de ferrugem mesmo. Seria estranho, pois não guardo o post molhado, e, como disse, o equipamento é inox novo.
Vou ver se a limpeza bem feita dá jeito. Minha próxima leva acontecerá no dia 06/07/2019. Coloco as observações aqui.
Tomara que não seja a tal falta de passivação. A princípio, fazer isso frequentemente dá um trabalhinho, não é?
Se for a passivação, qual a frequência ideal para fazê-la?
 
Só acrescentando: o que acham da informação, abaixo, que peguei na internet?

"O Removil é um detergente alcalino se não me engano a base de soda. Eles servem para retirar sujeiras orgânicas (resto de refrigerante,....).
Os detergentes ácidos servem para remover sujeiras inorgânicas (encrostamento de sais, tartaro,...).
Então o correto é usar o alcalino e depois o ácido e por último o desinfetante (bactérias, microrganismos,....).
Se não tiver o Removil compra no Supermercado, Soda em Escamas, joga umas 100 gramas no postmix, enche de água e esquece por uns 4 dias. Coloca o pescador e todas as outras peças dentro, inclusive pode aproveitar para limpar outras peças de inox.
Depois usa o ácido, eu preferiria o bom e velho vinagre, tipo uns 100 ml por post, enche de água e mais 4 dias.
Após isto lava tudo com esponja e sabão, cuidado com os cantinhos, enxagua bem.
No final iodo ou periacético para esterilizar e cerveja neles."
 
Túlio...
Em equipamentos de inox a limpeza com soda deve ser feita periodicamente. O intervalo entre uma limpeza e outra depende do uso. Eu faço a cada 3 meses. Uso a mesma solução para limpar todos os equipamentos. Minhas panelas são de 95 litros e quando vou fazer a limpeza encho as duas e coloco la dentro todos os utensílios e ferramentas de inox, inclusive meus postmix de 10lt....
 
Já pensou que a oxidação pode ocorrer por causa do CO2 não ser alimentício?
É bom averiguar a pureza do CO2.
Esta pode ser uma outra causa da oxidação.
 
Pessoal, minha nova leva ficou pronta. Engarrafei parte em pet, parte em garragas normais e parte no post mix. O gosto na pet (carbonatada com carbonator) ficou excelente. Nas garrafas ainda falta uma semana pro primming se completar. Mas no barril, depois da carbonatação forçada, o gosto metálico tomou conta de novo. Não foi oxidação, pois fiz direitinho dessa vez (expurguei o oxigênio 4 vezes), e também não foi a higienização/sanitização, pois também fiz tudo certo (kavei com detergente neutro, depois molho com vanish, depois enxágue e iodofor). Acho que é o tal do aço inox mesmo que está passando o gosto pra cerveja. Seria o caso de passivação? Mas eu acho meio perigoso... Será que mexer com barril pet não seria melhor? Ora, ter que passivar o aço inox de 3 em 3 meses é uma mão-de-obra, sem considerar o perigo dos produtos utilizados...
 
Lamento informar, mas você não está limpando seu equipamento, está enxaguando e só. O iodofor não vai limpar, vai sanitizar. Pensa numa panela de ferro dessas antigas que tu fez uma feijoada. Deixa ela lá no fogão e a galera vai se servindo. Na borda o feijão vai deixando camadas secas, vai ficando resto de gordura, etc... Daí quando acaba, tu pega e passa uma água (enxágua) e depois coloca um iodo... Se tu não tirar TODA a casca de feijão e gordura que ficou nas paredes, não tá limpo e não adianta colocar esse iodo... pq quando essa casca sair, ele vai expor matéria orgânica e pode ser que ainda esteja com vida nela.

Uma boa esponja macia e detergente vai limpar bem e onde não puder alcançar com a esponja... SODA. infalível. Pega uns 5 litros e 100g de soda (2%), atira pra dentro do postmix e da uma boa agitada. Depois deixa ele uns 30 minuto de pé, 30 de um lado, gira uma pouco, mais um tempo, gira mais um pouco, mais um tempo até completar uma volta., depois deixa mais uns minutos de ponta cabeça. 100% limpo. Ahhh se a água for quente (40~50°) melhor ainda.
depois desmonto tudo e jogo as peças lá dentro e deixo de molho. Se quiser guardar a solução de soda por uns dias, ainda pode usar pra outras limpezas.
Depois tira as peças, enxágua bem e daí sanitiza.

GOSTO METÁLICO:
Passivação SEMPRE. Solução de um ácido forte e água e deixa o postmix sofrer.
Eu faço a passivação de tempo em tempos. Me programo e passivo uns 5 postmix por vez. Tenho um video mostrando a ação da passivação, mas tá osso de fazer upload

Poxa, nos mande o vídeo. Coloque no youtube e disponibilize pra gente! Valeu!
Concluí que o meu problema está na passivação do inox, mesmo.
 
Pessoal, minha nova leva ficou pronta. Engarrafei parte em pet, parte em garragas normais e parte no post mix. O gosto na pet (carbonatada com carbonator) ficou excelente. Nas garrafas ainda falta uma semana pro primming se completar. Mas no barril, depois da carbonatação forçada, o gosto metálico tomou conta de novo. Não foi oxidação, pois fiz direitinho dessa vez (expurguei o oxigênio 4 vezes), e também não foi a higienização/sanitização, pois também fiz tudo certo (kavei com detergente neutro, depois molho com vanish, depois enxágue e iodofor). Acho que é o tal do aço inox mesmo que está passando o gosto pra cerveja. Seria o caso de passivação? Mas eu acho meio perigoso... Será que mexer com barril pet não seria melhor? Ora, ter que passivar o aço inox de 3 em 3 meses é uma mão-de-obra, sem considerar o perigo dos produtos utilizados...

Quando você vai servir a cerveja, vc deixa o cilindro de CO2 sempre plugado no PM ou serve com o CO2 do head space e do PM depois coloca novamente o CO2 com o cilindro?
 
Tulio, Não acho necessário fazer o processo de passivação com tanta frequência. Acho 2 vezes ao ano já está de bom tamanho. Tenho dois PM's e só passivei eles uma vez até hoje. Já tenho eles a um ano e meio... Verifique também seu equipamento de extração.... pode ser que o problema esteja ali....
 
Quando você vai servir a cerveja, vc deixa o cilindro de CO2 sempre plugado no PM ou serve com o CO2 do head space e do PM depois coloca novamente o CO2 com o cilindro?

Olá! Sempre deixo plugado.

Troquei também minha torneirinha, mangueira e conectores ball lock.

Mas como disse, na garrafa pet a cerveja ficou muito boa, sem nenhum gosto metálico. É algo com o post mix mesmo...
Só para constar, a marca dos post mix é KEGLAND. Parece que é boa...

Resolvi passivar os POST MIX. Comprei o Kayclean C 272 e ácido cítrico anidro. Vou até filmar o processo e postar no meu canal do youtube: BeerTulhão, para até servir de prova, pois o dono da empresa que comprei já concordou em fazer a devolução do dinheiro ou troca por outro produto. Mas vou primeiro tentar resolver as coisas por aqui mesmo. Afinal, se o problema se repetir em outros barris, não vai adiantar nada eu trocar alho por bugalho...
 
Tulio, aguardo o resultado do seu teste... Tava pra comprar um post dessa marca por falar que seria premium... mas mesmo ela pode ter problemas... vou aguardar... grato kkk

Olá! Sempre deixo plugado.

Troquei também minha torneirinha, mangueira e conectores ball lock.

Mas como disse, na garrafa pet a cerveja ficou muito boa, sem nenhum gosto metálico. É algo com o post mix mesmo...
Só para constar, a marca dos post mix é KEGLAND. Parece que é boa...

Resolvi passivar os POST MIX. Comprei o Kayclean C 272 e ácido cítrico anidro. Vou até filmar o processo e postar no meu canal do youtube: BeerTulhão, para até servir de prova, pois o dono da empresa que comprei já concordou em fazer a devolução do dinheiro ou troca por outro produto. Mas vou primeiro tentar resolver as coisas por aqui mesmo. Afinal, se o problema se repetir em outros barris, não vai adiantar nada eu trocar alho por bugalho...
 
Olá! Sempre deixo plugado.

Troquei também minha torneirinha, mangueira e conectores ball lock.

Mas como disse, na garrafa pet a cerveja ficou muito boa, sem nenhum gosto metálico. É algo com o post mix mesmo...
Só para constar, a marca dos post mix é KEGLAND. Parece que é boa...

Resolvi passivar os POST MIX. Comprei o Kayclean C 272 e ácido cítrico anidro. Vou até filmar o processo e postar no meu canal do youtube: BeerTulhão, para até servir de prova, pois o dono da empresa que comprei já concordou em fazer a devolução do dinheiro ou troca por outro produto. Mas vou primeiro tentar resolver as coisas por aqui mesmo. Afinal, se o problema se repetir em outros barris, não vai adiantar nada eu trocar alho por bugalho...

Poste o resultado, assim você poderá ajudar outras pessoas.
 
Tulio, aguardo o resultado do seu teste... Tava pra comprar um post dessa marca por falar que seria premium... mas mesmo ela pode ter problemas... vou aguardar... grato kkk

Acabei comprando o Postmix kegland.... vou ter que testar por mim mesmo....kkkk chega na proxima semana so n sei se vou ter cerva suficiente pra encher... talvez so na proxima leva... abs
 
Back
Top