Geleia de Goiaba

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alex cegan

Well-Known Member
Joined
Aug 19, 2019
Messages
76
Reaction score
57
Location
lapa Paraná
Boa tarde confrades, estou para brassar uma Session Ipa esse final de semana, porém meio que com um catadão de tudo que tenho aqui em casa ainda e nesse embolo quero experimentar uma geleia de goiaba e nesse caso, a mesma é de fabricação própria. Alguém já fez testes próximos a este, com utilização de geleia no final de fervura? Não tenho interesse de usar na fermentação, devido a comodidade de usar na parte quente. Quanto ao DH, vou usar Sorachi Ace e Cascade em blend, já na parte quente irei utilizar o columbus, mirando num BU/GU médio, pensando que, o floco de milho e o açúcar da geleia podem baixar a fg e o residual ser baixo. Alguém tem ideias?
1621534337608.png
 
Tive esse medo, porém a geleia eu mesmo faço, é 200g de goiaba com 100g de açucar, então não é nada estrambólico, se a FG chegar a 1.007 - 1008, com 25 - 30 IBU vai casar legal, porque terá 5% de ALC
 
Como você sabe exatamente a composição de açúcar da geleia, eu lançaria somente isso no Brewfather, como se fosse adjunto.
Quanto ao açúcar da fruta em si, geralmente o pessoal que faz sour desconsidera isso nos cálculos.
Eu mesmo tenho pouca experiência em usar frutas... mas imagino que o sabor do morango será bem perdido se inserir na parte quente. Aproveita que vai fazer DH e já manda a geleia no fermentador junto!
 
Ajustei o perfil e irei usar a geleia no fundo do fermentador quando for transferir da panela para o balde. Consegui poupa e vou utilizar no terceiro dia de fermentação, irei usar cerca de 1KG, quero um perfil bem puxado. Usarei junto 10g de raspas de limão siciliano para complementar o DH de Sorachi. Queria trazer até uma cor rosada, mas isso não é bem a principal vontade.
 
Aproveitando o inciso, alguém já Fez DH com Sorachi Ace?
Já utilizei 2 vezes e o que percebi foi um gosto fortíssimo de casca de limão, artificial. Não gostei nem puro e nem combinado com outros lúpulos..
Não acho que combine em nada com a goiaba. Talvez o citra ou o mosaic combine melhor.
 
Então vou usar na parte quente para amargor e fazer um hop stand, para diminuir estes efeitos. O cascade e o Columbus eu tenho aqui a algum tempo, porém bem armazenado, vou usamos mesmo não tendo como principal característica o frutado. Seja o que Deus quiser
 
Bom dia!!
Deu certo a cerveja pessoal, com geleia na fervura e suco integral no final de fermentação. Ficou bem frutada, secou legal e com uma boa drinkabilidade, eu aprovei, mas usaria mais mosaic no DH. Da receita que postei, só troquei o DH, tirei o Columbus e usei em mosaic.
WhatsApp Image 2021-06-09 at 10.54.09 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-06-09 at 10.54.09.jpeg
 
Back
Top