GELATINA X ESPUMA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

WandersonFaelo

Active Member
Joined
Oct 14, 2020
Messages
27
Reaction score
5
Location
Patos de Minas
Bom dia pessoal.
Nas minhas últimas cervejas, comecei a usar gelatina para clarificação.
Com isso diminui meu tempo de cold (fazia de 5 a 7 dias e agora vão 3)
Uma mesma receita, notei que com o uso da gelatina a espuma some muito rápido no copo, fiz outra adicionando malte trigo e também ficou com esse “probleminha”.
Poderia ser causa da gelatina? Ou talvez o tempo a menos do cold ou nada haver com isso? Rs
 
Olá, bom dia Wanderson!
Curioso. Eu nunca percebi isso nas minhas cervejas, usando gelatina ou não, a espuma persiste igual. Mas pode ser a quantidade de gelatina, de repente? Você usa quanto?
 
Olá, bom dia Wanderson!
Curioso. Eu nunca percebi isso nas minhas cervejas, usando gelatina ou não, a espuma persiste igual. Mas pode ser a quantidade de gelatina, de repente? Você usa quanto?
Cara então, aqui tenho usado cerca de 0,3g por litro de cerveja.
Então pra 20 litros uso 6 gramas em 100ml de água.
Talvez possa até estar usando de alguma forma errada.
Faço o processo de fermentação normal, coloco pro cold e deixo 24 horas, daí preparo a gelatina e deixo mais 48 horas e envaso.
Coloco a gelatina na água e de 15 em 15 segundos no microondas até ela dissolver bem, deixo uns 10 minutos descansando só pra não ir tão quente e jogo no balde.
 
Eu utilizo um pacote de gelatina sem sabor para cada 20 litros, com a cerveja já no final da maturação com a temperatura em aproximadamente 5 graus. Dissolvo a gelatina no microondas, aqueço 100 ml de água já com o pó misturado, vou de 10 em 10 segundos, mexo e deixo esfriar.
Repito o processo até a gelatina ficar transparente e totalmente dissolvida. Aguardo até esfriar chegando em temperatura ambiente depois pego a escumadeira e vou despejando como se fosse um chuveiro na cerveja. Aguardo de 1 à 2 dias. Sempre tive ótimos resultados. Talvez o seu problema não tenha haver com a gelatina. Eu particularmente cuido muito para a cerveja não baixar mais do que os 5 graus, para beber na maioria das vezes prefiro elas em temperatura ambiente para poder perceber melhor os defeitos e qualidades. Sou totalmente contra tomar cerveja congelando, qualquer coisa congelando fica sem gosto, dá até para tomar água de bateria ou ácido sulfúrico se estiver bem gelado, kkkk.
 
Realmente, acho que a gelatina não é um problema no seu processo. Pode ser na carbonatação, na mostura..
 
Dá uma olhada no post do Guinther, como o Luminos sugeriu.
Acredito que não seja pela gelatina, mas tem relação com a carbonatação que você faz.
Você coloca açúcar na garrafa?
Faço carbonatação forçada em post mix amigo.
Geralmente tento estabilizar em 1 a 1.1 de pressão e extraio na mesma pressão.
Líquido com temperatura média de 4 graus.
 
Back
Top