• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

GELATINA X ESPUMA

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

WandersonFaelo

Active Member
Afiliado
14/10/20
Bom dia pessoal.
Nas minhas últimas cervejas, comecei a usar gelatina para clarificação.
Com isso diminui meu tempo de cold (fazia de 5 a 7 dias e agora vão 3)
Uma mesma receita, notei que com o uso da gelatina a espuma some muito rápido no copo, fiz outra adicionando malte trigo e também ficou com esse “probleminha”.
Poderia ser causa da gelatina? Ou talvez o tempo a menos do cold ou nada haver com isso? Rs

Alan Pats

Well-Known Member
Afiliado
15/9/20
Olá, bom dia Wanderson!
Curioso. Eu nunca percebi isso nas minhas cervejas, usando gelatina ou não, a espuma persiste igual. Mas pode ser a quantidade de gelatina, de repente? Você usa quanto?

WandersonFaelo

Active Member
Afiliado
14/10/20
Olá, bom dia Wanderson!
Curioso. Eu nunca percebi isso nas minhas cervejas, usando gelatina ou não, a espuma persiste igual. Mas pode ser a quantidade de gelatina, de repente? Você usa quanto?
Cara então, aqui tenho usado cerca de 0,3g por litro de cerveja.
Então pra 20 litros uso 6 gramas em 100ml de água.
Talvez possa até estar usando de alguma forma errada.
Faço o processo de fermentação normal, coloco pro cold e deixo 24 horas, daí preparo a gelatina e deixo mais 48 horas e envaso.
Coloco a gelatina na água e de 15 em 15 segundos no microondas até ela dissolver bem, deixo uns 10 minutos descansando só pra não ir tão quente e jogo no balde.

Luminos

Well-Known Member
Afiliado
1/4/20
Minha sugestão é dar uma olhada neste post do Guenther:

RODRIGO CAMARGO

New Member
Afiliado
3/3/21
Eu utilizo um pacote de gelatina sem sabor para cada 20 litros, com a cerveja já no final da maturação com a temperatura em aproximadamente 5 graus. Dissolvo a gelatina no microondas, aqueço 100 ml de água já com o pó misturado, vou de 10 em 10 segundos, mexo e deixo esfriar.
Repito o processo até a gelatina ficar transparente e totalmente dissolvida. Aguardo até esfriar chegando em temperatura ambiente depois pego a escumadeira e vou despejando como se fosse um chuveiro na cerveja. Aguardo de 1 à 2 dias. Sempre tive ótimos resultados. Talvez o seu problema não tenha haver com a gelatina. Eu particularmente cuido muito para a cerveja não baixar mais do que os 5 graus, para beber na maioria das vezes prefiro elas em temperatura ambiente para poder perceber melhor os defeitos e qualidades. Sou totalmente contra tomar cerveja congelando, qualquer coisa congelando fica sem gosto, dá até para tomar água de bateria ou ácido sulfúrico se estiver bem gelado, kkkk.

Guaraci Mello

Member
Afiliado
6/11/19
Dá uma olhada no post do Guinther, como o Luminos sugeriu.
Acredito que não seja pela gelatina, mas tem relação com a carbonatação que você faz.
Você coloca açúcar na garrafa?

WandersonFaelo

Active Member
Afiliado
14/10/20
Dá uma olhada no post do Guinther, como o Luminos sugeriu.
Acredito que não seja pela gelatina, mas tem relação com a carbonatação que você faz.
Você coloca açúcar na garrafa?
Faço carbonatação forçada em post mix amigo.
Geralmente tento estabilizar em 1 a 1.1 de pressão e extraio na mesma pressão.
Líquido com temperatura média de 4 graus.