Gelatina com 24h de contato com a cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Wagnner Machado

New Member
Joined
Aug 4, 2019
Messages
2
Reaction score
0
Location
Herval
Boa noite, pessoal. Sou novo aqui e na arte cervejeira. Hoje fiz o envase da minha segunda (witbier) e terceira (IPA) produção. Usei gelatina pra clarificar as duas, onde a primeira ficou 48h em contato e a outra somente 24h. Resultado: a que ficou um dia só criou muita borra, aproximadamente 1 dedo no fundo das garrafas e está com partículas em suspensão, isso em menos de 3h pós envase. A que ficou 48h ficou cristalina e sem esse problema. Minha dúvida é: coloco tudo de volta no balde pra decantar por mais um dia ou dois, ou deixo assim? Fiz priming na garrafa (5g/L).
 
Olá Wagnner,

Eu deixaria assim.
Acho que o risco de você ter efeitos negativos de oxidação e problemas de carbonatação, visto que o líquido não estará sob pressão no balde e tende a desprender o CO2 já incorporado após o Priming é maior que as vantagens em termos de clarificação.

Deixei na garrafa , em pé , a frio, tome cuidado na hora de servir e seja feliz.

Abs

Persevalli
 
o problema parece ser muito mais de clarificação por decantação do que a gelatina em si. 24h a mais no frio dá muita diferença na decantação da levedura e trub. Entenda que a gelatina tem a função de aumentar a aglutinação das leveduras, que vai aumentar o volume delas e facilitar a decantação.

Quanto a clarificação alguns fatores são importantes: a química da água (Ca- ajuda a decantar melhor) e o tipo de levedura - leveduras altamente floculantes como a S-04 se ligam melhor umas as outras do que outras cepas.

Uma fermentação completa bem feita, aliada com um bom (e longo) cold crash garantem excelentes clarificações.

Há também muitos outros fatores pré-fermentação que influenciam decisivamente para uma bom clarificação, mas o teu relato parece ser mesmo excesso de levedura após o primming.
 
Boa tarde, pessoal. Não aguentei ver as garrafas com aproximadamente dois dedos de borra ( com menos 3h de envase) e coloquei de volta no balde. Sanitizei o máximo que pude e deixei mais dois dias a 0°c. Resolveu o problema, pois decantou bem depois disso. Pelo que vi, era gelatina em suspensão (posso estar errado). Meu maior medo era contaminação, mas como botei álcool 70% em tudo que tinha na volta, acredito que reduzi esse risco. Agora é esperar pra ver o resultado! Obrigado pelas dicas. Estou na minha terceira brassagem, então estou aprendendo os processos
 
Não esqueça o cuidado na hora da transfega irmão! Pra não levantar os sedimentos sabe... Eu não gosto nem de falar alto perto da cerveja nessa hora.
 
Back
Top