Geladeira na Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leandro Gregolin

Well-Known Member
Joined
Aug 7, 2019
Messages
74
Reaction score
30
Location
São Paulo
Olá pessoal.
Tô numa sinuca de bico q cada vez tenho menos alternativas...
Tinha uma geladeira em casa meio q parada, e comecei a usá-la para a fermentação... era uma duplex, então bem mais difícil manter a temperatura estável...
Troquei para uma mais simples de uma porta só com o congelador dentro, as mais comuns que o pessoal usa por aí... porém para a minha surpresa, a variação de temperatura melhorou muito pouco, e ainda tenho variações durante o dia que outras pessoas não tem pelo o que tenho conversado, e ainda não sei exatamente o que pode estar causando isso.
Utilizo poço termométrico e um termostato da Inkbird (308), que lendo o BrewTalk gringo, muita gente ama (um cara chegou a dizer que tem 5 deles). O que estou suspeitando no momento é que a histerese do termostato é no mínimo 0.3, ou seja, se defino a temperatura para 19 graus, ele só libera energia para o compressor da geladeira qdo bate 19.3... até aí tudo bem, mas o problema é que ela trabalha para baixar de novo para 19C, mas qdo bate 19C no sensor dentro do poço e a geladeira desliga, a temperatura ambiente dentro da geladeira e a inércia faz com que continue baixando a temperatura e as vezes ela chega até 18C... e nessa eu tenho por 5 ou 6 vezes ao dia uma variação de quase 1.5C, o que não é bom para a cerveja (sim, tem gente q faz sem controle algum, mas se eu tenho todo o equipamento adequado para controlar isso, não faz sentido eu aceitar essa variação como normal).
Alguém já passou por isso? Tem alguma sugestão? Partir para um termostato com histerese menor (talvez mesmo 0.1C) seria a solução mais adequada?
Abs e obrigado.
 
Last edited:
Acho q todos os caseiros passam por isso!! Fica tranquilo q essa variação de 1.5 sai cerveja igual! Sempre buscamos qualidade! Mas sendo caseiros temos q entender os limites do nosso equipamento!! Relaxa e beba feliz!!
 
Eu uso esse da China, variação de 0,1, fácil de configurar, eu que montei a fiação e não sei nada de eletrônica/elétrica
 

Attachments

  • 15830664884436396330753176343803.jpg
    15830664884436396330753176343803.jpg
    34.5 KB · Views: 41
Acho q todos os caseiros passam por isso!! Fica tranquilo q essa variação de 1.5 sai cerveja igual! Sempre buscamos qualidade! Mas sendo caseiros temos q entender os limites do nosso equipamento!! Relaxa e beba feliz!!
Pois é, mas nesse caso não é limitação do equipamento... pelo contrário, o equipamento disponível aí é para não ter essa variação, e algum ajuste ainda é necessário... e é isso q to tentando buscar :)
Cerveja (quase) sempre sai, eheheheh... mas esses detalhes é q começam a fazer a diferença no ajuste fino e uma cerveja boa para excelente, e 1.5~1.6C é realmente alto (numa das vezes chegou a 1.9C).
Abs e obrigado.
 
Eu uso esse da China, variação de 0,1, fácil de configurar, eu que montei a fiação e não sei nada de eletrônica/elétrica
Vc usa histerese de 0,1? Tem uma mínima ideia de como fica o liga/desliga do compressor? Fica aceitável ou algo insano de ligar muitas vezes ao dia?
Abs.
 
Olá pessoal.
Tô numa sinuca de bico q cada vez tenho menos alternativas...
Tinha uma geladeira em casa meio q parada, e comecei a usá-la para a fermentação... era uma duplex, então bem mais difícil manter a temperatura estável...
Troquei para uma mais simples de uma porta só com o congelador dentro, as mais comuns que o pessoal usa por aí... porém para a minha surpresa, a variação de temperatura melhorou muito pouco, e ainda tenho variações durante o dia que outras pessoas não tem pelo o que tenho conversado, e ainda não sei exatamente o que pode estar causando isso.
Utilizo poço termométrico e um termostato da Inkbird (308), que lendo o BrewTalk gringo, muita gente ama (um cara chegou a dizer que tem 5 deles). O que estou suspeitando no momento é que a histerese do termostato é no mínimo 0.3, ou seja, se defino a temperatura para 19 graus, ele só libera energia para o compressor da geladeira qdo bate 19.3... até aí tudo bem, mas o problema é que ela trabalha para baixar de novo para 19C, mas qdo bate 19C no sensor dentro do poço e a geladeira desliga, a temperatura ambiente dentro da geladeira e a inércia faz com que continue baixando a temperatura e as vezes ela chega até 18C... e nessa eu tenho por 5 ou 6 vezes ao dia uma variação de quase 1.5C, o que não é bom para a cerveja (sim, tem gente q faz sem controle algum, mas se eu tenho todo o equipamento adequado para controlar isso, não faz sentido eu aceitar essa variação como normal).
Alguém já passou por isso? Tem alguma sugestão? Partir para um termostato com histerese menor (talvez mesmo 0.1C) seria a solução mais adequada?
Abs e obrigado.

Como falaram, é um tanto normal ter alguma variação.

A minha geladeira faço o controle com um ageon desses mais em conta e deixo a histerese em 0.2c.
Também ocorre variação em função da inércia térmica, mas fica quase sempre dentro da faixa de 1c entre a máxima e a mínima. Depende muito também do vigor da fermentação e o quanto que a geladeira tem que "brigar" para baixar a temperatura.

Se você não consegue diminuir a histerese e não está satisfeito com seus resultados, o que acho que você pode fazer é o seguinte:

1-coloque pasta térmica dentro do poço térmico ou veja outra forma de isolar o ambiente do sensor dentro do poço... pois a variação de temperatura também pode ter a ver com a falta de isolamento do sensor no poço. A pasta térmica melhora consideravelmente o contato entre o sensor, o poço e o líquido.

2-pesquise se existe um sensor mais apurado compatível com o seu controlador. Às vezes o problema pode estar no sensor e não no conjunto.

Se nenhuma dessas duas opções ajudar, pode também tentar testar outro controlador, usando um que te permita reduzir o máximo a histerese.

Espero ter ajudado. Abs.
 
Como falaram, é um tanto normal ter alguma variação.

A minha geladeira faço o controle com um ageon desses mais em conta e deixo a histerese em 0.2c.
Também ocorre variação em função da inércia térmica, mas fica quase sempre dentro da faixa de 1c entre a máxima e a mínima. Depende muito também do vigor da fermentação e o quanto que a geladeira tem que "brigar" para baixar a temperatura.

Se você não consegue diminuir a histerese e não está satisfeito com seus resultados, o que acho que você pode fazer é o seguinte:

1-coloque pasta térmica dentro do poço térmico ou veja outra forma de isolar o ambiente do sensor dentro do poço... pois a variação de temperatura também pode ter a ver com a falta de isolamento do sensor no poço. A pasta térmica melhora consideravelmente o contato entre o sensor, o poço e o líquido.

2-pesquise se existe um sensor mais apurado compatível com o seu controlador. Às vezes o problema pode estar no sensor e não no conjunto.

Se nenhuma dessas duas opções ajudar, pode também tentar testar outro controlador, usando um que te permita reduzir o máximo a histerese.

Espero ter ajudado. Abs.
Pelo o q tenho lido e conversado, normalmente as pessoas ficam em torno de 05.C de variação, 1.0C em casos extremos. O que está me incomodando é 1.6C, 1.9C... é muita coisa... considerando q estou fermentando a 19C, estamos falando de 10% :)
A pasta térmica é uma opção sim... na troca de geladeira eu pensei q resolveria, então nem comprei... mas como mudou muito pouco, acho q vou partir para a pasta e ver o que dá... como o valor é baixo para teste, vamos nessa :)
Já sobre o sensor, não rola pq ele é fixo desse controlador.
ITC-308wifi3-01.jpg

Valeu!
 
Vc usa histerese de 0,1? Tem uma mínima ideia de como fica o liga/desliga do compressor? Fica aceitável ou algo insano de ligar muitas vezes ao dia?
Abs.
Desculpa a demora pra responder, verifiquei meu tic, deixei em 0,2 pra ligar/desligar, dessa forma não fica aquele liga e desliga do compressor, não sei se causa dano, mas na dúvida...
 
Opa, boa tarde,

Vou utilizar uma geladeira do tipo cervejeira para fermentar cerveja.

A geladeira tem uma serpentina na parte superior com um ventilador que força o ar por essa serpentina para transferir o frio da serpentina para a parte interna da geladeira.

Para ligar um controlador de temperatura vou excluir o controlador da própria geladeira.

Minha dúvida é se eu devo ligar em paralelo o compressor junto com o ventilador. Se alguém puder ajudar eu agradeço.
 
Pelo que aprendi no meu equipamento da Klima ( enferrujante por cinal, se for investir invista em gelopar duma vez rss) mas com um dos melhores controladores é que a histerese é configurável mas diminui a vida útil do compressor se ficar liga e desliga...mas para minha surpresa com posso term. isso é bem espaçado.... to com o pessoal ai que talvez esse teu sensor seja o problema...já configurou certinho? O meu verifico o posso e a temp no mercurio do termômetro dentro de água no vidro de conserva.... tudo ta calibrado desse jeito rss
 
Last edited:
Salve galera,

Esse é o meu primeiro post no forum, então me desculpem se vou escrever besteira. Sou cervejeiro há dois meses, to ainda aprendendo.

Minha sugestão sobre o assunto, acho que o que pode mais ajudar nesse caso é colocar ventilação forcada dentro da geladeira para o ar frio circular. Isso deve diminuir bastante a inércia térmica. Na minha geladeira tenho O ventilador interno ligado em paralelo com o compressor. Sempre que liga o compressor o ventilador liga junto. Tenho uma cervejeira venax que tem o mesmo esquema de ligação do ventilador interno e funciona perfeito. A inércia térmica fica entre 0.1 e 0.2C.

Espero ter ajudado.
 
Back
Top