Geladeira não gela pra cold crash

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eduaroeira1

Active Member
Joined
Nov 17, 2016
Messages
28
Reaction score
5
Fala galera!

Eu comprei uma geladeira Consul Slim usada pra fermentar cerveja na minha casa (antes ficava na casa dos meus pais) e ter mais controle. A fermentação rolou muito bem, mas quando tentei fazer cold crash, vi que ela chega a no máximo 6 graus (não abaixa disso). Junto a essa geladeira, eu uso um termostato modelo Ageon G101, onde faço os ajustes de temperatura que quero atingir. O sensor do termostato ta dentro do poço de um dos baldes fermentadores.

Minhas dúvidas:
1) Essa temperatura é suficiente pro cold crash? Se não, o que devo fazer pra ter um efeito semelhante?
2) Existe alguma coisa que eu possa fazer pra geladeira diminuir mais essa temperatura? O termostato da geladeira ta ajustado no máximo, mas depois de um tempo ela desliga o motor, não passando nunca de 5,7ºC (o mínimo que atingi).
 
Fala galera!

Eu comprei uma geladeira Consul Slim usada pra fermentar cerveja na minha casa (antes ficava na casa dos meus pais) e ter mais controle. A fermentação rolou muito bem, mas quando tentei fazer cold crash, vi que ela chega a no máximo 6 graus (não abaixa disso). Junto a essa geladeira, eu uso um termostato modelo Ageon G101, onde faço os ajustes de temperatura que quero atingir. O sensor do termostato ta dentro do poço de um dos baldes fermentadores.

Minhas dúvidas:
1) Essa temperatura é suficiente pro cold crash? Se não, o que devo fazer pra ter um efeito semelhante?
2) Existe alguma coisa que eu possa fazer pra geladeira diminuir mais essa temperatura? O termostato da geladeira ta ajustado no máximo, mas depois de um tempo ela desliga o motor, não passando nunca de 5,7ºC (o mínimo que atingi).
Se teu objetivo for clarificação você pode substituir por gelatina sem sabor e manter nos 6°C.

Ou então fuçar na geladeira. Jumpear o termostato, por exemplo. Dobrar o congelador, se for o caso...
 
Fala galera!

Eu comprei uma geladeira Consul Slim usada pra fermentar cerveja na minha casa (antes ficava na casa dos meus pais) e ter mais controle. A fermentação rolou muito bem, mas quando tentei fazer cold crash, vi que ela chega a no máximo 6 graus (não abaixa disso). Junto a essa geladeira, eu uso um termostato modelo Ageon G101, onde faço os ajustes de temperatura que quero atingir. O sensor do termostato ta dentro do poço de um dos baldes fermentadores.

Minhas dúvidas:
1) Essa temperatura é suficiente pro cold crash? Se não, o que devo fazer pra ter um efeito semelhante?
2) Existe alguma coisa que eu possa fazer pra geladeira diminuir mais essa temperatura? O termostato da geladeira ta ajustado no máximo, mas depois de um tempo ela desliga o motor, não passando nunca de 5,7ºC (o mínimo que atingi).

Se for uma porta só e, dependendo de como é o sistema do congelador, você pode abrir a chapa do congelador e colocar ela mais para baixo da geladeira.

Tipo essa imagem: https://www.google.com.br/search?q=...UIBygC&biw=1680&bih=871#imgrc=QiOlxVA0_sRIFM:
 
Segue foto da geladeira...
 

Attachments

  • IMG-20170419-WA0157.jpg
    IMG-20170419-WA0157.jpg
    106.4 KB · Views: 289
É uma porta só, e a geladeira não tem congelador.

Sendo assim, na configuração original da geladeira, a temperatura não vai baixar mais não.

No meu entendimento, você tem as seguintes opções:

1) Desabilitar o termostato da geladeira (chame um técnico para fazer isso). Assim vai conseguir temperaturas mais baixas.

2) Deixar mais tempo em cold crash. Esta temperatura de 5ºC ou 6ºC é razoável para auxiliar na decantação, creio que só deve demorar um pouco mais do que se fosse a 0ºC.

3) Deixar pouco tempo em cold crash, só para baixar a temperatura mesmo, e usar gelatina.
 
Dá conta do recado com esta temperatura, só tem que esperar mais.

Faça um teste. Tire um copo da cerveja a clarificar com o fermento em suspensão (uns 100 a 150 ml). feche o copo com um filme pvc e deixe dentro da geladeira por 3 a 5 dias. Acompanhe como ela vai clarificando e sedimentando o fermento no fundo. Terás uma boa ideia do que ela será capaz.
 
Fala galera!

Eu comprei uma geladeira Consul Slim usada pra fermentar cerveja na minha casa (antes ficava na casa dos meus pais) e ter mais controle. A fermentação rolou muito bem, mas quando tentei fazer cold crash, vi que ela chega a no máximo 6 graus (não abaixa disso). Junto a essa geladeira, eu uso um termostato modelo Ageon G101, onde faço os ajustes de temperatura que quero atingir. O sensor do termostato ta dentro do poço de um dos baldes fermentadores.

Minhas dúvidas:
1) Essa temperatura é suficiente pro cold crash? Se não, o que devo fazer pra ter um efeito semelhante?
2) Existe alguma coisa que eu possa fazer pra geladeira diminuir mais essa temperatura? O termostato da geladeira ta ajustado no máximo, mas depois de um tempo ela desliga o motor, não passando nunca de 5,7ºC (o mínimo que atingi).
Cold Crash não é necessariamente chegar a zero, a 3, ou a 6... cold crash é um termo utilizado para expressar "baixar a temperatura de uma vez só"...
 
Cold Crash não é necessariamente chegar a zero, a 3, ou a 6... cold crash é um termo utilizado para expressar "baixar a temperatura de uma vez só"...
De fato, porém pra ter um resultado mais rápido eu recomendo temperaturas mais baixas.

Lembro de no podcast do Beersmith o Dr. Charles Bamforth ter comentado sobre um cold crash de 2 dias à - 1°C ser equivalente a 30 dias a 1°C.

Pra efeito de clarificação.
 
Eu tenho uma geladeira igual a essa, e na minha opinião, dois baldes ela não comporta. Para minhas levas com um balde consigo chegar a 1,5C.

Sugiro ter apenas um balde por vez nela.
 
Ache o termostato dela e isola ele com uma rolha ou isopor... A geladeira vai parar de fazer a leitura de 5 graus e não vai desligar
 
2) Existe alguma coisa que eu possa fazer pra geladeira diminuir mais essa temperatura? O termostato da geladeira ta ajustado no máximo, mas depois de um tempo ela desliga o motor, não passando nunca de 5,7ºC (o mínimo que atingi).

Sim, procure onde está localizado o sensor do termostato. Ele provavelmente está encostado na placa de resfriamento em algum ponto, tente desencostá-lo.

Eu tinha uma geladeira nova consul em que o sensor estava fixado à placa somente por uma pecinha de plástico com um parafuso. Bastou desparafusar ele e deixar o sensor desencostado da placa, pra que a geladeira não desligasse mais nessas temperaturas.

Abraço
 
Sendo assim, na configuração original da geladeira, a temperatura não vai baixar mais não.

No meu entendimento, você tem as seguintes opções:

1) Desabilitar o termostato da geladeira (chame um técnico para fazer isso). Assim vai conseguir temperaturas mais baixas.

2) Deixar mais tempo em cold crash. Esta temperatura de 5ºC ou 6ºC é razoável para auxiliar na decantação, creio que só deve demorar um pouco mais do que se fosse a 0ºC.

3) Deixar pouco tempo em cold crash, só para baixar a temperatura mesmo, e usar gelatina.


Faça o que foi sugerido... chame um técnico e isole o termostato original e deixe apenas no controlador eletrônico... este tipo de geladeira é a melhor, tem a placa de congelamento na parede do fundo... chega facinho a temperaturas negativas... abraço
 
Você está retirando a tampa e a parte plástica abaixo do congelador, a pingadeira? Minha geladeira, com ela, só chega a 6 graus, sem ela, chega a 1 grau. Só deixo essa pingadeira na fermentação e maturação, para evitar a bagunça. Mas no cold, devido à temperatura próxima de zero, o congelador não pinga!
 
De fato, porém pra ter um resultado mais rápido eu recomendo temperaturas mais baixas.

Lembro de no podcast do Beersmith o Dr. Charles Bamforth ter comentado sobre um cold crash de 2 dias à - 1°C ser equivalente a 30 dias a 1°C.

Pra efeito de clarificação.
Certo, mas aí vc está generalizando algo cuja explicação é mais complexa:

"2 dias à - 1°C ser equivalente a 30 dias a 1°C"

Isso fez vc concluir que "mais baixo vai sempre fazer uma GRANDE diferença".... e ponto final. Não.

Conhecendo as explicações do Bamforth ele deve ter explicado no podcast o que segue, até porque isso consta em vários livros mais voltados a cervejarias, mas vamos lá...

A temperatura negativa é tão efetiva porque com temperaturas congelantes formam-se micro-cristais que carregam sólidos juntos. Essa é uma técnica citada em vários livros, sobretudo os voltados a cervejaria, assim como outras como borbulhar CO2, etc. Nesse ponto, cervejarias diferentes conduzem de formas diferentes, algumas deixam assim, e outras já drenam a cerveja uma fez que se formam cristais na superfície.

Bom, o fato é.... comparar temperatura não-congelante, com outra temperatura não-congelante, é uma coisa, e faz pouca diferença..... ou seja, espere muito pouca diferença entre clarificar a 5, e 3 graus.

Agora, comparar clarificação com temperatura não-congelante para temperatura congelante... aí é outra coisa, são quase técnicas diferentes já que na primeira é simples decantação normal, e na segunda é decantação por congelamento.

Cold-crash não quer dizer necessariamente baixar em temperatura negativa. Cold-crash é o ato de baixar de uma vez só.

E se baixar a 3, a 1, a 5... podem testar, não fará milagre.

Deixar a -1 seria ótimo? Sim, o problema é ter controle preciso sobre isso, pois há que se considerar potência da geladeira, freezer, etc. No geral, eu particularmente fico em 0,5 a 1 grau pra não correr o risco de congelar.

Abraço,
 
Certo, mas aí vc está generalizando algo cuja explicação é mais complexa:

"2 dias à - 1°C ser equivalente a 30 dias a 1°C"

Isso fez vc concluir que "mais baixo vai sempre fazer uma GRANDE diferença".... e ponto final. Não.

Conhecendo as explicações do Bamforth ele deve ter explicado no podcast o que segue, até porque isso consta em vários livros mais voltados a cervejarias, mas vamos lá...

A temperatura negativa é tão efetiva porque com temperaturas congelantes formam-se micro-cristais que carregam sólidos juntos. Essa é uma técnica citada em vários livros, sobretudo os voltados a cervejaria, assim como outras como borbulhar CO2, etc. Nesse ponto, cervejarias diferentes conduzem de formas diferentes, algumas deixam assim, e outras já drenam a cerveja uma fez que se formam cristais na superfície.

Bom, o fato é.... comparar temperatura não-congelante, com outra temperatura não-congelante, é uma coisa, e faz pouca diferença..... ou seja, espere muito pouca diferença entre clarificar a 5, e 3 graus.

Agora, comparar clarificação com temperatura não-congelante para temperatura congelante... aí é outra coisa, são quase técnicas diferentes já que na primeira é simples decantação normal, e na segunda é decantação por congelamento.

Cold-crash não quer dizer necessariamente baixar em temperatura negativa. Cold-crash é o ato de baixar de uma vez só.

E se baixar a 3, a 1, a 5... podem testar, não fará milagre.

Deixar a -1 seria ótimo? Sim, o problema é ter controle preciso sobre isso, pois há que se considerar potência da geladeira, freezer, etc. No geral, eu particularmente fico em 0,5 a 1 grau pra não correr o risco de congelar.

Abraço,
No meu caso particular usando brewpi eu tenho um controle bem preciso, variações mínimas (0.1°C).

Meu frigobar com freezer dobrado chega em temperaturas congelantes sem muito esforço.

E pra não correr o risco de congelar basta fazer uma conta simples, considerando o teor alcoólico da cerveja. Pra simplificar eu costumo deixar a - 1°C pra cervejas com teor alcoólico de 4 à 5.5% ABV e a - 2°C para ABV acima disso.

Tenho tido resultados excelentes e por isso a recomendação. Sei que pode não ser o caso de todos, mas pode ajudar alguém que tenha as mesmas capacidades e não sabia dessa diferença enorme entre cold crash à -1 e cold crash em temperaturas acima de 1°C.
 
Obrigado a todos pelo retorno. Vou buscar um técnico para avaliar a possibilidade de desativar o termostato, igual falaram, para poder fazer o controle pelo termostato externo.
Para essa leva, acabei levando os baldes para a geladeira que usava antes e fazendo o cold crash pra acelerar a decantação.
Abs
 
Eu uso um frigobar consul de 120L e faço o cold crash a 3 graus. Se deixar uma semana, a cerveja fica bem limpida. Se deixar 2 semanas, fica literalmente cristalina. Não vejo necessidade de baixar mais do que isso, sinceramente.
 
Eu uso um frigobar consul de 120L e faço o cold crash a 3 graus. Se deixar uma semana, a cerveja fica bem limpida. Se deixar 2 semanas, fica literalmente cristalina. Não vejo necessidade de baixar mais do que isso, sinceramente.
Duas semanas é um tempo considerável. Deixo à -1° por dois dias e tenho cerveja cristalina também.

Vai da tua paciência. E bolso, né, porque a conta de luz vai subir.
 
Eu uso um frigobar consul de 120L e faço o cold crash a 3 graus. Se deixar uma semana, a cerveja fica bem limpida. Se deixar 2 semanas, fica literalmente cristalina. Não vejo necessidade de baixar mais do que isso, sinceramente.
Vc consegue chegar a 3 graus com o frigobar original? Ou vc fez algum alteração no equipamento. Não consigo baixar de 7-8 graus no meu frigobar.
 
Vc consegue chegar a 3 graus com o frigobar original? Ou vc fez algum alteração no equipamento. Não consigo baixar de 7-8 graus no meu frigobar.

Eu uso um consul 120 litros também. A única coisa que fiz foi desprender um sensor que fica em cima do congelador e deixá-lo solto dentro do frigobar. Faço cold crash a 1° de boa.
 
Olá, pessoal! Começando agora e tendo esse problema do cold crash. Comprei geladeira sem congelador, com placa de resfriamento no fundo. Estou chegando só a 9ºC a noite e durante o dia vai a 12ºC. Já ví que tem opções para melhorar isso, nas postagens, mas minha dúvida é: a variação de temperatura no coldcrash pode ser prejudicial à qualidade da cerveja?
 
Olá, pessoal! Começando agora e tendo esse problema do cold crash. Comprei geladeira sem congelador, com placa de resfriamento no fundo. Estou chegando só a 9ºC a noite e durante o dia vai a 12ºC. Já ví que tem opções para melhorar isso, nas postagens, mas minha dúvida é: a variação de temperatura no coldcrash pode ser prejudicial à qualidade da cerveja?

Amigo ao meu ver coldcrash serve apenas para clarificar talvez manter aroma do lupulo tb, mas de qualquer forma nao vai prejudicar a sua cerveja por nao conseguir chegar a 0°c, EU gosto de maturar a uns 15°c so no final da maturaçao baixo para zero apenas para clarificar, para baixar mais a temperatura vc pode deixar algumas garrafas pet congelada dentro da geladeira talvez ajude.
 
Amigos, tenho uma geladeira velha, antiga mesmo, lá de 1990 por aí...
Não tenho termostato nem nada nela, ta originalzinha.
Ela chega a 5 graus, quando regulada no máximo dela.
Eu utilizo garrafas PET de gelo, umas duas ou três, e consigo chegar a 0º tranquilo dentro. Quando necessário vou trocando elas, sempre com uma ou duas reserva no congelador da outra geladeira principal aqui de casa.

Abraços!
 
Amigos, tenho uma geladeira velha, antiga mesmo, lá de 1990 por aí...
Não tenho termostato nem nada nela, ta originalzinha.
Ela chega a 5 graus, quando regulada no máximo dela.
Eu utilizo garrafas PET de gelo, umas duas ou três, e consigo chegar a 0º tranquilo dentro. Quando necessário vou trocando elas, sempre com uma ou duas reserva no congelador da outra geladeira principal aqui de casa.

Abraços!

Em último caso você pode "dobrar" (ou baixar) o congelador dela, só toma cuidado pra não destruir a geladeira.
 
Bom dia.

Isto de dobrar o congelador, é fácil ? Eu Comprei uma Consul D28, perguntei pro técnico que me vendeu se dava pra tirar o congelador, ele disse que não dava. Eu comprei pra usar um fermentador de 75L, aí ví que não dá por causa do congelador.

Emílio Ávila
 
Bom dia.

Isto de dobrar o congelador, é fácil ? Eu Comprei uma Consul D28, perguntei pro técnico que me vendeu se dava pra tirar o congelador, ele disse que não dava. Eu comprei pra usar um fermentador de 75L, aí ví que não dá por causa do congelador.

Emílio Ávila

Isso vai de geladeira pra geladeira, algumas basta você cortar a lateral do congelador e dobrar ele pra baixo. Outras isso é impossível de fazer. Mas já aviso que não sei como isso afeta a vida útil do motor dela. No caso dessa Consul eu procurei agora no google e não achei o modelo, então não sei te dizer se dá. Tem foto dela aí?
 
Tem alguns exemplos no youtube... eu dobrei a minha brastemp clean 340... esta sua aí parece ser pela lateral... meu congelador abriu pelo fundo.... nos casos que vão pelo fundo como o meu não acho que compense serrar as laterais dos suportes de gaveta como alguns videos mostram pois depois tem que reparar com massa plastica e talz.... melhor amassar o congelador para que ele passe mas sempre tomando cuidado com os canais do liquido refrigerante..... mas meça antes se fazendo isso vai abrir espaço suficiente pra seu fermentador... o meu é 75l indupropil e a geladeira 340l e tem aquele degrau do motor embaixo e já foi bem a conta.... a sua é 280l mas parece n ter esse degrau e deve ficar até melhor.... avalie bem primeiro antes de fazer.... IMPORTANTE faça com a geladeira desliga e em temperatura ambiente pq assim os tubos ficam mais flexiveis....
 
Pessoal, já abri minha frost-free algumas vezes para limpeza e percebi que existem três sensores: dois na sempertina do evaporador (equivale à placa do congelador), sendo um no início e um no final, além de um terceiro na área interna da geladeira.
Os dois primeiros, na sempertina, 'devem' servir para controlar o compressor para o congelamento (resfriar) e descongelamento da sempertina (impedir a formação do gelo). As geladeiras de placas devem possuir sensores com as funções similares - necessário procurar.
A idéia de afastar o sensor da placa achei uma boa.
Caso vá abrir a placa do congelador, faça aos poucos. sugiro o uso de um tubo circular ou rolo de massas, protegendo o lado oposto para não amassar os dutos internos.
Se a placa for inteiriça, sem emendas, deve procurar um setor onde os dutos internos não cruzem e cortar com cuidado, pois se passar próximo de um dutos pode ter vazamento e perda da unidade...
É preciso coragem, cuidado e ousadia para esse feito... ;):D:D:D !!!!
Outra dica é retirar a porta do congelador e adaptar uma ventoinha para circular o ar e aumentar a troca de calor (beeem mais simples, mas um pouco menos eficaz).
Pode adaptar a ventoinha também nas geladeiras que abrir o congelador (evaporador), aumentando a eficiência.
 
Pessoal, uma dúvida!
Comprei um frigobar Cônsul 120l CRC 12A e ele gelava até o mínimo de 3,5 graus. Nem com reza brava baixava disso. E eu cismei de mexer no termostato dele, desligando-o do congelador e deixando solto dentro do gabinete. No primeiro teste a temperatura já baixou para menos de zero grau, mas percebo que o controlador (MT 512E-2HP) agora liga e desliga com uma frequência muito alta, diferente de antes, que demorava um pouco para acionar o relé. Como a minha histerese estava a 0,7 rapidamente a temperatura alcançava esta marca.
Minha questão é: sem o termostato ligado o liga/desliga constante pode acelerar algum defeito no frigobar? Ou não preciso me preocupar e deixar rolar?
Vocês têm alguma dica pra mim, irmãos cervejeiros?
 
Pessoal, uma dúvida!
Comprei um frigobar Cônsul 120l CRC 12A e ele gelava até o mínimo de 3,5 graus. Nem com reza brava baixava disso. E eu cismei de mexer no termostato dele, desligando-o do congelador e deixando solto dentro do gabinete. No primeiro teste a temperatura já baixou para menos de zero grau, mas percebo que o controlador (MT 512E-2HP) agora liga e desliga com uma frequência muito alta, diferente de antes, que demorava um pouco para acionar o relé. Como a minha histerese estava a 0,7 rapidamente a temperatura alcançava esta marca.
Minha questão é: sem o termostato ligado o liga/desliga constante pode acelerar algum defeito no frigobar? Ou não preciso me preocupar e deixar rolar?
Vocês têm alguma dica pra mim, irmãos cervejeiros?


A dica é não deixar o sensor solto na geladeira. Sempre no poço termométrico ou pelo menos colado e bem isolado no balde.
 
Como estou fazendo o teste sem qualquer balde fermentador, vou isolar o sensor do controlador. Vai que dará certo. Obrigado pela dica.
 
Back
Top