Geladeira não gela pra cold crash

Discussão em 'Fermentação' iniciado por eduaroeira, 20/4/17.

1. 20/4/17 #1

eduaroeira

eduaroeira

eduaroeira

Active Member

Afiliado:
    17/11/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    Fala galera!

Eu comprei uma geladeira Consul Slim usada pra fermentar cerveja na minha casa (antes ficava na casa dos meus pais) e ter mais controle. A fermentação rolou muito bem, mas quando tentei fazer cold crash, vi que ela chega a no máximo 6 graus (não abaixa disso). Junto a essa geladeira, eu uso um termostato modelo Ageon G101, onde faço os ajustes de temperatura que quero atingir. O sensor do termostato ta dentro do poço de um dos baldes fermentadores.

Minhas dúvidas:
    1) Essa temperatura é suficiente pro cold crash? Se não, o que devo fazer pra ter um efeito semelhante?
    2) Existe alguma coisa que eu possa fazer pra geladeira diminuir mais essa temperatura? O termostato da geladeira ta ajustado no máximo, mas depois de um tempo ela desliga o motor, não passando nunca de 5,7ºC (o mínimo que atingi).

2. 20/4/17 #2

matozo

matozo

matozo

Well-Known Member

Afiliado:
    24/4/16
    Curtidas Recebidas:
    86
    Se teu objetivo for clarificação você pode substituir por gelatina sem sabor e manter nos 6°C.

Ou então fuçar na geladeira. Jumpear o termostato, por exemplo. Dobrar o congelador, se for o caso...

3. 20/4/17 #3

AntonioMartins

AntonioMartins

AntonioMartins

Well-Known Member

Afiliado:
    5/5/14
    Curtidas Recebidas:
    217
    Essa geladeira é de uma porta ou duas?

Por duas portas entenda o congelador separado, com porta própria.

4. 20/4/17 #4

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    429
    Se for uma porta só e, dependendo de como é o sistema do congelador, você pode abrir a chapa do congelador e colocar ela mais para baixo da geladeira.

Tipo essa imagem: https://www.google.com.br/search?q=...UIBygC&biw=1680&bih=871#imgrc=QiOlxVA0_sRIFM:

5. 20/4/17 #5

eduaroeira

eduaroeira

eduaroeira

Active Member

Afiliado:
    17/11/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    É uma porta só, e a geladeira não tem congelador.

6. 20/4/17 #6

eduaroeira

eduaroeira

eduaroeira

Active Member

Afiliado:
    17/11/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    Segue foto da geladeira...

Arquivos Anexados:

7. 20/4/17 #7

AntonioMartins

AntonioMartins

AntonioMartins

Well-Known Member

Afiliado:
    5/5/14
    Curtidas Recebidas:
    217
    Sendo assim, na configuração original da geladeira, a temperatura não vai baixar mais não.

No meu entendimento, você tem as seguintes opções:

1) Desabilitar o termostato da geladeira (chame um técnico para fazer isso). Assim vai conseguir temperaturas mais baixas.

2) Deixar mais tempo em cold crash. Esta temperatura de 5ºC ou 6ºC é razoável para auxiliar na decantação, creio que só deve demorar um pouco mais do que se fosse a 0ºC.

3) Deixar pouco tempo em cold crash, só para baixar a temperatura mesmo, e usar gelatina.

jeanpaullopes curtiu isso.
  8. 20/4/17 #8

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    356
    Dá conta do recado com esta temperatura, só tem que esperar mais.

Faça um teste. Tire um copo da cerveja a clarificar com o fermento em suspensão (uns 100 a 150 ml). feche o copo com um filme pvc e deixe dentro da geladeira por 3 a 5 dias. Acompanhe como ela vai clarificando e sedimentando o fermento no fundo. Terás uma boa ideia do que ela será capaz.

9. 20/4/17 #9

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,016
    Cold Crash não é necessariamente chegar a zero, a 3, ou a 6... cold crash é um termo utilizado para expressar "baixar a temperatura de uma vez só"...

10. 20/4/17 #10

matozo

matozo

matozo

Well-Known Member

Afiliado:
    24/4/16
    Curtidas Recebidas:
    86
    De fato, porém pra ter um resultado mais rápido eu recomendo temperaturas mais baixas.

Lembro de no podcast do Beersmith o Dr. Charles Bamforth ter comentado sobre um cold crash de 2 dias à - 1°C ser equivalente a 30 dias a 1°C.

Pra efeito de clarificação.

11. 21/4/17 #11

GuilhermeCunha

GuilhermeCunha

GuilhermeCunha

Well-Known Member

Afiliado:
    31/7/15
    Curtidas Recebidas:
    43
    Eu tenho uma geladeira igual a essa, e na minha opinião, dois baldes ela não comporta. Para minhas levas com um balde consigo chegar a 1,5C.

Sugiro ter apenas um balde por vez nela.

12. 23/4/17 #12

HudsonMonteiro

HudsonMonteiro

HudsonMonteiro

Member

Afiliado:
    29/10/16
    Curtidas Recebidas:
    3
    Ache o termostato dela e isola ele com uma rolha ou isopor... A geladeira vai parar de fazer a leitura de 5 graus e não vai desligar

13. 23/4/17 #13

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,253
    Sim, procure onde está localizado o sensor do termostato. Ele provavelmente está encostado na placa de resfriamento em algum ponto, tente desencostá-lo.

Eu tinha uma geladeira nova consul em que o sensor estava fixado à placa somente por uma pecinha de plástico com um parafuso. Bastou desparafusar ele e deixar o sensor desencostado da placa, pra que a geladeira não desligasse mais nessas temperaturas.

Abraço

14. 23/4/17 #14

Sidneienf

Sidneienf

Sidneienf

Active Member

Afiliado:
    13/4/16
    Curtidas Recebidas:
    4

Faça o que foi sugerido... chame um técnico e isole o termostato original e deixe apenas no controlador eletrônico... este tipo de geladeira é a melhor, tem a placa de congelamento na parede do fundo... chega facinho a temperaturas negativas... abraço

15. 23/4/17 #15

guaxi17

guaxi17

guaxi17

Well-Known Member

Afiliado:
    15/2/16
    Curtidas Recebidas:
    13
    Você está retirando a tampa e a parte plástica abaixo do congelador, a pingadeira? Minha geladeira, com ela, só chega a 6 graus, sem ela, chega a 1 grau. Só deixo essa pingadeira na fermentação e maturação, para evitar a bagunça. Mas no cold, devido à temperatura próxima de zero, o congelador não pinga!

16. 24/4/17 #16

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,016
    Certo, mas aí vc está generalizando algo cuja explicação é mais complexa:

"2 dias à - 1°C ser equivalente a 30 dias a 1°C"

Isso fez vc concluir que "mais baixo vai sempre fazer uma GRANDE diferença".... e ponto final. Não.

Conhecendo as explicações do Bamforth ele deve ter explicado no podcast o que segue, até porque isso consta em vários livros mais voltados a cervejarias, mas vamos lá...

A temperatura negativa é tão efetiva porque com temperaturas congelantes formam-se micro-cristais que carregam sólidos juntos. Essa é uma técnica citada em vários livros, sobretudo os voltados a cervejaria, assim como outras como borbulhar CO2, etc. Nesse ponto, cervejarias diferentes conduzem de formas diferentes, algumas deixam assim, e outras já drenam a cerveja uma fez que se formam cristais na superfície.

Bom, o fato é.... comparar temperatura não-congelante, com outra temperatura não-congelante, é uma coisa, e faz pouca diferença..... ou seja, espere muito pouca diferença entre clarificar a 5, e 3 graus.

Agora, comparar clarificação com temperatura não-congelante para temperatura congelante... aí é outra coisa, são quase técnicas diferentes já que na primeira é simples decantação normal, e na segunda é decantação por congelamento.

Cold-crash não quer dizer necessariamente baixar em temperatura negativa. Cold-crash é o ato de baixar de uma vez só.

E se baixar a 3, a 1, a 5... podem testar, não fará milagre.

Deixar a -1 seria ótimo? Sim, o problema é ter controle preciso sobre isso, pois há que se considerar potência da geladeira, freezer, etc. No geral, eu particularmente fico em 0,5 a 1 grau pra não correr o risco de congelar.

Abraço,

RamiroNetto curtiu isso.
  17. 24/4/17 #17

matozo

matozo

matozo

Well-Known Member

Afiliado:
    24/4/16
    Curtidas Recebidas:
    86
    No meu caso particular usando brewpi eu tenho um controle bem preciso, variações mínimas (0.1°C).

Meu frigobar com freezer dobrado chega em temperaturas congelantes sem muito esforço.

E pra não correr o risco de congelar basta fazer uma conta simples, considerando o teor alcoólico da cerveja. Pra simplificar eu costumo deixar a - 1°C pra cervejas com teor alcoólico de 4 à 5.5% ABV e a - 2°C para ABV acima disso.

Tenho tido resultados excelentes e por isso a recomendação. Sei que pode não ser o caso de todos, mas pode ajudar alguém que tenha as mesmas capacidades e não sabia dessa diferença enorme entre cold crash à -1 e cold crash em temperaturas acima de 1°C.

18. 24/4/17 #18

eduaroeira

eduaroeira

eduaroeira

Active Member

Afiliado:
    17/11/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    Obrigado a todos pelo retorno. Vou buscar um técnico para avaliar a possibilidade de desativar o termostato, igual falaram, para poder fazer o controle pelo termostato externo.
    Para essa leva, acabei levando os baldes para a geladeira que usava antes e fazendo o cold crash pra acelerar a decantação.
    Abs

19. 27/4/17 #19

brunojws

brunojws

brunojws

Well-Known Member

Afiliado:
    2/5/16
    Curtidas Recebidas:
    22
    Eu uso um frigobar consul de 120L e faço o cold crash a 3 graus. Se deixar uma semana, a cerveja fica bem limpida. Se deixar 2 semanas, fica literalmente cristalina. Não vejo necessidade de baixar mais do que isso, sinceramente.

20. 27/4/17 #20

matozo

matozo

matozo

Well-Known Member

Afiliado:
    24/4/16
    Curtidas Recebidas:
    86
    Duas semanas é um tempo considerável. Deixo à -1° por dois dias e tenho cerveja cristalina também.

Vai da tua paciência. E bolso, né, porque a conta de luz vai subir.

Compartilhe esta Página