• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Viborg

Member
Afiliado
15/6/16
Nos pinos do NODEMCU vc vai encontrar 3.3V, por isso os módulos de rele precisam ter acopladores ópticos. O VCC do módulo de reles vc liga no VU se estiver usando fonte de celular, ou VIN se estiver usando módulo hilink. Para identificar se o seu módulo tem o acoplador, procure por um componente como esse marcado na imagem abaixo.

Ver anexo 124556
Ver anexo 124557

A balança usei essa que cabe direitinho um postmix de 19l sobrando uma pequena borda. Mas pode usar qualquer uma com 4 sensores (quatro pontos de apoio)

Ver anexo 124558
Blz Helton,
É, então eu fiz cagada! kkk Comprei relês comuns, não optoacoplado, mas blz.
Estou utilizando fonte de celular sim, mas ficou uma dúvida sobre o VU, minha placa não está escrito VU e G como esta neste modelo abaixo.
1599142754233.png
A minha é desta, e está escrito RSV (Reservado)!
1599143008504.png

Acha que daria certo alimentar os relês por fora com um módulo regulador de tensão LM2596 DC-DC Step Down? Aí poderia já alimentar o NodeMCU também.

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Blz Helton,
É, então eu fiz cagada! kkk Comprei relês comuns, não optoacoplado, mas blz.
Estou utilizando fonte de celular sim, mas ficou uma dúvida sobre o VU, minha placa não está escrito VU e G como esta neste modelo abaixo.
Ver anexo 124559
A minha é desta, e está escrito RSV (Reservado)!
Ver anexo 124560

Acha que daria certo alimentar os relês por fora com um módulo regulador de tensão LM2596 DC-DC Step Down? Aí poderia já alimentar o NodeMCU também.
Puxa vida, mas não é perdido tem bastante projeto legal ahi por vir. No segundo vídeo da série da geladeira tem os detalhes dos componentes. Inclusive esse seu ESP8266 NODEMCU é V2 somente na V3 tem o VU (VUSB). E sim vc pode usar o Step Down para alimentar o ESP e o módulo de reles. (Mas esteja atendo a setar os 5V no trimpot, não custa falar né. 😅). Se quiser usar seus reles comuns poderá usar um BC548 com um resistor de 10k e um diodo 1n4148. Se não souber como montar me fala que faço um rascunho aki. Da um trabalhinho a mais ahi pra vc masss, pelo menos vc não precisa comprar outros reles.

Se for montar o kegScale compra o NODEMCU V3 para o projeto. Vlw Abraço!

Viborg

Member
Afiliado
15/6/16
Puxa vida, mas não é perdido tem bastante projeto legal ahi por vir. No segundo vídeo da série da geladeira tem os detalhes dos componentes. Inclusive esse seu ESP8266 NODEMCU é V2 somente na V3 tem o VU (VUSB). E sim vc pode usar o Step Down para alimentar o ESP e o módulo de reles. (Mas esteja atendo a setar os 5V no trimpot, não custa falar né. 😅). Se quiser usar seus reles comuns poderá usar um BC548 com um resistor de 10k e um diodo 1n4148. Se não souber como montar me fala que faço um rascunho aki. Da um trabalhinho a mais ahi pra vc masss, pelo menos vc não precisa comprar outros reles.

Se for montar o kegScale compra o NODEMCU V3 para o projeto. Vlw Abraço!
Opa, obrigado Helton, se não for pedir muito eu quero o rascunho sim, por favor. Tenho um conhecimento médio de eletrônica, mas consigo seguir e montar.
Se ver que vai complicar eu guardo esses para outros projetos e compro o outro.
Já tenho um outro NodeMCU que comprei recentemente, vou dar uma olhada se ele é V3!

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Opa, obrigado Helton, se não for pedir muito eu quero o rascunho sim, por favor. Tenho um conhecimento médio de eletrônica, mas consigo seguir e montar.
Se ver que vai complicar eu guardo esses para outros projetos e compro o outro.
Já tenho um outro NodeMCU que comprei recentemente, vou dar uma olhada se ele é V3!
Segue o circuito, ahi vc vai precisar de um desse para cada rele. Decidi colocar o BC337 pois ele suporta uma corrente maior, não sei qual a corrente do rele que vc comprou então usa o BC337 que é mais garantido.

Então vc vai precisar de:
1 BC337
1 Diodo 1n4148
1 Resistor de 1k 1/4W (marrom/preto/vermelho)
1 rele simples de 5V

O esquema dos pinos do transistor é esse:
BC337.jpg

Esquema para cada rele simples:

esquema.jpeg

+5V vc liga no Vin do ESP
GND no GND do ESP

É isso ahi, qualquer coisa me dá um toque. Vlw

Viborg

Member
Afiliado
15/6/16
Segue o circuito, ahi vc vai precisar de um desse para cada rele. Decidi colocar o BC337 pois ele suporta uma corrente maior, não sei qual a corrente do rele que vc comprou então usa o BC337 que é mais garantido.

Então vc vai precisar de:
1 BC337
1 Diodo 1n4148
1 Resistor de 1k 1/4W (marrom/preto/vermelho)
1 rele simples de 5V

O esquema dos pinos do transistor é esse:
Ver anexo 124561

Esquema para cada rele simples:

Ver anexo 124563

+5V vc liga no Vin do ESP
GND no GND do ESP

É isso ahi, qualquer coisa me dá um toque. Vlw
Valeu! Obrigado.
Só para finalizar, o meu relê é deste modelo abaixo.
1599159239450.png

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Valeu! Obrigado.
Só para finalizar, o meu relê é deste modelo abaixo.
Ver anexo 124564
Mano pensei que estava falando do componente relê, sem placa sem nada, neste caso o circuito é mais simples. Faz um teste ahi, coloca o VCC no 5V e o GND no negativo. Depois coloca o 5V no IN para ver se ele arma, se não armar coloca o GND no IN. Fico no aguardo aki para seguir com as conexões.

Valmir.Santos

Well-Known Member
Afiliado
20/8/18
Valeu! Obrigado.
Só para finalizar, o meu relê é deste
Cara, tô tendo dificuldade com esses caras, comprei como tendo acoplador e o vendedor enviou sem, montei um acoplador externo com o 2n25, mas mesmo assum ainda tá travando meu arduino nano de outro projeto.
Na minha geladeira tenho o brewpiless xom um relé dyplo e acoplamento, mas tá bugando o display, na interface funciona normal, mas o display depois de alguns acionamentos fica com caracteres bagunçados.

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Cara, tô tendo dificuldade com esses caras, comprei como tendo acoplador e o vendedor enviou sem, montei um acoplador externo com o 2n25, mas mesmo assum ainda tá travando meu arduino nano de outro projeto.
Na minha geladeira tenho o brewpiless xom um relé dyplo e acoplamento, mas tá bugando o display, na interface funciona normal, mas o display depois de alguns acionamentos fica com caracteres bagunçados.
Embora não saiba de qual projeto está falando, considerando o que vc disse tem tudo pra ser problema da sua fonte, alguma coisa relacionada a filtro. Tenta trocar de fonte para ver se resolve os bugs.

Valmir.Santos

Well-Known Member
Afiliado
20/8/18
Pensei
Embora não saiba de qual projeto está falando, considerando o que vc disse tem tudo pra ser problema da sua fonte, alguma coisa relacionada a filtro. Tenta trocar de fonte para ver se resolve os bugs.
Fala Helton, é um hidrometro q peguei na net pra usar no engarrafamento (não sei nada de programação então pego o código tento entender e faço alterações básicas para meu uso), quando aciona a solenoide trava o nano, já troquei a fonte, liguei diretamente em uma fonte de bancada q tenho e trava. Vou tentar usar doidos ou um regulador só pra isolar a alimentação do nano e do relé e solenoide e ver se resolve. Grato pela dica e seus projetos são excelentes, estou acompanhando pelo canal, o kegerator ficou muito bonito, parabéns pra patroa e pra vc.

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Pensei

Fala Helton, é um hidrometro q peguei na net pra usar no engarrafamento (não sei nada de programação então pego o código tento entender e faço alterações básicas para meu uso), quando aciona a solenoide trava o nano, já troquei a fonte, liguei diretamente em uma fonte de bancada q tenho e trava. Vou tentar usar doidos ou um regulador só pra isolar a alimentação do nano e do relé e solenoide e ver se resolve. Grato pela dica e seus projetos são excelentes, estou acompanhando pelo canal, o kegerator ficou muito bonito, parabéns pra patroa e pra vc.
Como vc tem acesso ao código tenta comentar alguns trechos a medida que ele executa cada função, assim vc consegue ver no código em que momento trava, vai que ele está entrando num loop infinito. Vc pode pensar que é alguma coisa eletronica e na vdd pode ser o código. Outra coisa a solenoide é 110/220 ou 12V? Se ela for 110/220 pode ser ruido na linha quando arma o rele, daí vc pode colocar um filtro RC entre os contatos comum (COM) e normalmente fechado (NC) do rele. O filtro vc pode montar com um capacitor 330nF 400V em serie com um resistor de 100 ohms 1/4. Vlw pelo feedback do canal. Abraço!

Valmir.Santos

Well-Known Member
Afiliado
20/8/18
Como vc tem acesso ao código tenta comentar alguns trechos a medida que ele executa cada função, assim vc consegue ver no código em que momento trava, vai que ele está entrando num loop infinito. Vc pode pensar que é alguma coisa eletronica e na vdd pode ser o código. Outra coisa a solenoide é 110/220 ou 12V? Se ela for 110/220 pode ser ruido na linha quando arma o rele, daí vc pode colocar um filtro RC entre os contatos comum (COM) e normalmente fechado (NC) do rele. O filtro vc pode montar com um capacitor 330nF 400V em serie com um resistor de 100 ohms 1/4. Vlw pelo feedback do canal. Abraço!
A solenoide é 12v, acho q o código tá ok pq testei no proteus, mas pode ser uma tentativa, vlw.

Viborg

Member
Afiliado
15/6/16
Mano pensei que estava falando do componente relê, sem placa sem nada, neste caso o circuito é mais simples. Faz um teste ahi, coloca o VCC no 5V e o GND no negativo. Depois coloca o 5V no IN para ver se ele arma, se não armar coloca o GND no IN. Fico no aguardo aki para seguir com as conexões.
Blz! Vou testar e amanhã ti falo.
A propósito, meu outro NodeMCU que comprei esta semana também é V2, infelizmente!

jcbandoli

Active Member
Afiliado
27/10/19

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
bom dia @Helton Fagner
Gostaria de trocar a rede que configurei inicialmente, preciso instalar tudo novamente ou tem outra forma mais fácil de trocar a rede ?
Segura o botão flash por 10 segundos e aparecerá uma rede chamada IOTBREW a senha é 1122334455667
Daí vc acessa o ip 192.168.4.1 e entra com os novos dados de acesso.

Abraço!

Viborg

Member
Afiliado
15/6/16
Helton,
Fiz o teste que pediu, o relê arma com o GND.