Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
@Helton Fagner
Consegui inserir o projeto no Blynk através do QR CODE
Quando pressiono PLAY o aplicativo mostra a temperatura porém não muda o estado lógico das portas D1 e D2 deslizando a barra de temperatura na parte inferior do aplicativo
Dá uma olhada nesse post onde tem o esquema eletrico alterado para a adição do display.

Os reles para acionamento do aquecimento e refrigeração foram alterados conforme mencionado. Mas se já está lendo a temp. no Blynk então já está 90% do caminho andado. 😃

Eutenio neto

Well-Known Member
Afiliado
14/11/19
@Helton Fagner
Muito obrigado pela atenção, agora funcionou...
Só uma dúvida, notei no vídeo um buzzer e no diagrama ele não aparece...
O firmware já está configurado para utilização do buzzer, qual seria a porta ?

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
@Helton Fagner
Muito obrigado pela atenção, agora funcionou...
Só uma dúvida, notei no vídeo um buzzer e no diagrama ele não aparece...
O firmware já está configurado para utilização do buzzer, qual seria a porta ?
Que bom que já está com o sistema em funcionamento ahi!! Quanto ao buzzer coloquei na minha porque não vou usar display, no firmware publicado ele não está ativo pois provavelmente vamos usar os pinos disponíveis com recursos mais interessantes. Logo teremos atualizações. 🤓

FabricioFLS

Member
Afiliado
18/5/20
Que bom que já está com o sistema em funcionamento ahi!! Quanto ao buzzer coloquei na minha porque não vou usar display, no firmware publicado ele não está ativo pois provavelmente vamos usar os pinos disponíveis com recursos mais interessantes. Logo teremos atualizações. 🤓
Helton existe alguma integração com o craftbeerpi?

perlporter

Well-Known Member
Afiliado
4/4/16
Criei um projeto para controle mais refinado da temperatura de minha geladeira que uso para fermentação e serviço. Alguns colegas que viram gostaram da ideia e pediram para ajudar montar na sua geladeira. Então decidi gravar em vídeo o passo a passo, incluindo a parte eletrônica. O projeto tem baixo custo, os componentes podem ser facilmente encontrados no mercado por algo em torno de R$ 50,00 nos dias de hoje. (06/2020)

O projeto contempla o seguinte:

- Controle para resfriamento
- Controle para aquecimento
- Controle para o cooler interno garantindo temperatura uniforme dentro da geladeira
- Até 3 sensores de temperatura para monitorar setores diferentes
- Controle total via aplicativo
- Acesso remoto de qualquer lugar (desde que tenha disponibilidade de internet, rsrs)
- Controle de histerese inteligente para evitar/minimizar a inércia termica
- Atualização de firmware via browser

Espero que esse projeto seja útil para você também!

Forte abraço galera.

Parabéns pela iniciativa.. já estou sou assinante do canal :)

Afiliado
6/6/17
Tenho uma sugestão de melhoria para uma próxima atualização. Quando o modulo não reconhece uma rede Wi-fi, ou ate mesmo quando a internet cai durante a fermentação. Me parece que fica em loop reiniciando ate encontrar uma rede autenticada de 3 em 3 minutos, escolhendo uma histerese maior que 3 minutos a geladeira não trabalhara nunca. Se "deus o livre" ficar sem fornecimento de internet ou algo acontecem com o modem, pode dar uma correria inesperada na tentativa de salvar a fermentação.
Talvez um modo Off-line. Enquanto não encontra uma conexão, ela continua controlar com base nas ultimas configurações escolhidas.
Essas falhas só costumam acontecer em momentos inesperados.. rsrs

Parabenizo novamente pela iniciativa e excelentes dicas e aulas que esta passando em seus videos para os cervejeiros caseiros..

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Tenho uma sugestão de melhoria para uma próxima atualização. Quando o modulo não reconhece uma rede Wi-fi, ou ate mesmo quando a internet cai durante a fermentação. Me parece que fica em loop reiniciando ate encontrar uma rede autenticada de 3 em 3 minutos, escolhendo uma histerese maior que 3 minutos a geladeira não trabalhara nunca. Se "deus o livre" ficar sem fornecimento de internet ou algo acontecem com o modem, pode dar uma correria inesperada na tentativa de salvar a fermentação.
Talvez um modo Off-line. Enquanto não encontra uma conexão, ela continua controlar com base nas ultimas configurações escolhidas.
Essas falhas só costumam acontecer em momentos inesperados.. rsrs

Parabenizo novamente pela iniciativa e excelentes dicas e aulas que esta passando em seus videos para os cervejeiros caseiros..
Vlw pelo report amigo. Na versão atual ele trabalha dessa forma, tenta reconectar 3x seguida com o servidor do Blynk (com intervalos de 2min. entre cada tentativa) em seguida espera quinze minutos para reiniciar o ciclo de tentativas.

Estou validando a próxima versão com ajustes nessa rotina e adionalmente um recurso que vc pode determinar o tempo maximo em que o motor fica ligado e em seguida o tempo de descanso para ele religar, isso é especialmente interessante quando vc quer baixar para o cold e não quer que sua geladeira fique ligada 10 horas seguidas para atingir 0ºC. Também é útil para evitar congelamento por conta da inércia, pois a temperatura ira baixar gradativamente. Quanto a questão dele trabalhar offline, nessa versão que estou finalizando os testes, ele não mais irá reiniciar para tentar a reconexão 3x a cada 15min, será somente 1x depois de 120min caso não seja restabelecida. Agradeço pelas sugestões, são muito bem vindas, espero chegar num equipamento ideal, especifico para nós cervejeiros e melhor ainda Brazuca!!!

Eutenio neto

Well-Known Member
Afiliado
14/11/19
@Helton Fagner bom dia
O display que vc usa no projeto é o:
128x64 de 0,96 polegadas
Será que dá para usar o display 128x64 1,3 polegadas com chip de controle SSH1106 sem precisar alterar nada no código ?

Última edição:

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
@Helton Fagner bom dia
O display que vc usa no projeto é o:
128x64 de 0,96 polegadas
Será que dá para usar o display 128x64 1,3 polegadas com chip de controle SSH1106 sem precisar alterar nada no código ?
Olá amigo, não recomendo pois o chip display de 0,96 é o ssd1306, podem haver diferenças no endereçamento de memória, o que causaria bugs na tela.