Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

danillocezar

Well-Known Member
Afiliado
3/10/20

rdinallo

Well-Known Member
Afiliado
8/9/16
Helton boa tarde, estou querendo montar um controlador desse, porem o topico está um pouco grande, onde encontro a lista de materiais, tambem gostaria de pedir já os materias do controlador de pressão

guidpereira

Active Member
Afiliado
10/5/20
@Helton Fagner, tudo bem?
Consegui fazer todas as conexões entre Blynk, iSpindel, etc...
O problema que estou enfrentando agora é que apesar de o app estar mostrando corretamente a temperatura do sensor, ele não está disparando o relê do compressor.
Como você pode ver nas imagens abaixo, tanto poço termométrico (1) e iSpindel aparecem na aba Geladeira, e no Setup, coloquei o alvo para 16 graus, histerese de 0,5, mas nem sinal de vida nos relês.
Fiz as conexões entre esp e módulo exatamente como colocado anteriormente no tópico (também vou deixar a referência pra vc conseguir ver e na configuração já tentei setar o relay pra 0 e 1 e nada.

Tem ideia do que pode ser?

Attachments

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Helton boa tarde, estou querendo montar um controlador desse, porem o topico está um pouco grande, onde encontro a lista de materiais, tambem gostaria de pedir já os materias do controlador de pressão
Fala amigo bom dia!

1 - ESP8266 NODEMCU V3 (US $1.94 19% OFF|Wireless Module CH340/CP2102 NodeMcu V3 V2 Lua WIFI Internet of Things Develop Board based ESP8266 ESP 12E with PCB Antenna|Integrated Circuits| - AliExpress)
1 - Display 0.96" I2C 4 Pinos (US $1.6 19% OFF|Original 0.96)
1 - modulo rele 5V com pinos de 10A com 2 reles para controlar o compressor e o cooler (atenção ao consumo de sua geladeira, não pode passar de 10A) USAR MÓDULO DE RELE COM ACOPLADOR ÓPTICO (US $0.77 |5/12/24V 1/2/4/6/8/16 relay module 8 channels, with optocoupler relay output 1 2 4 6 relay module 8 channels|Relays| - AliExpress)
1 - Cooler 5V (Caso use cooler de 12V será necessário fonte adicional de 12V)
1 - fonte hilink 5V (pode ser fonte de celular tbm se tiver na sucata)
3 - Sensores ds18b20 (US $0.59 11% OFF|DS18B20 DS18S20 NTC Thermistor Temperature Sensor Waterproof Probe Cable Stainless steel package 10K 1% 3950 Digital temp sensor| | - AliExpress)
1 - resistor 4k7
1 - Tomadas
1 - Sensor de pressão analógico 0-10bar 0.5-4.5V (US $14.27 22% OFF|DC 5V 1/4 NPT Pressure Transducer Transmitter Sensor Stainless Steel Oil Air Water 10/20/30 Bar My12 20 Dropship|Pressure Transmitters| - AliExpress)
1 - NTC 10K
2 - Transistores BC548
1 - Transistor BC558
1 - Resistor de 180K x 1/4 ou 1/8w
4 - Resistores de 10K x 1/4 ou 1/8w
2 - Diodos 1N4007
Fios para as conexões.

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
@Helton Fagner, tudo bem?
Consegui fazer todas as conexões entre Blynk, iSpindel, etc...
O problema que estou enfrentando agora é que apesar de o app estar mostrando corretamente a temperatura do sensor, ele não está disparando o relê do compressor.
Como você pode ver nas imagens abaixo, tanto poço termométrico (1) e iSpindel aparecem na aba Geladeira, e no Setup, coloquei o alvo para 16 graus, histerese de 0,5, mas nem sinal de vida nos relês.
Fiz as conexões entre esp e módulo exatamente como colocado anteriormente no tópico (também vou deixar a referência pra vc conseguir ver e na configuração já tentei setar o relay pra 0 e 1 e nada.

Tem ideia do que pode ser?
Olá amigo. Pelas fotos dá para ver que a lógica está funcionando normal. O LED azul do lado do botão ON indica que o controlador está enviando sinal para ativar o relé. Me envia foto do seu módulo de relé e das conexões dele tanto do lado do ESP quando da saída. Abraço!

guidpereira

Active Member
Afiliado
10/5/20
Olá amigo. Pelas fotos dá para ver que a lógica está funcionando normal. O LED azul do lado do botão ON indica que o controlador está enviando sinal para ativar o relé. Me envia foto do seu módulo de relé e das conexões dele tanto do lado do ESP quando da saída. Abraço!
Cara, desencana. Eu que fiz besteira aqui e tinha errado a conexão do negativo do módulo na placa. Agora tá funcionando.

Dúvida: o módulo 3, que vai ser direcionado pro cooler, qual é a lógica de ligação dele? Li em mensagens anteriores que seria quando a diferença entre 2 sensores de temperatura >0. No meu caso aqui, se houver diferença de temperatura entre o iSpindel e o Sensor, ele dispara?

Abs!

Última edição:

Paulo Machado

Member
Afiliado
9/9/18
Criei um projeto para controle mais refinado da temperatura de minha geladeira que uso para fermentação e serviço. Alguns colegas que viram gostaram da ideia e pediram para ajudar montar na sua geladeira. Então decidi gravar em vídeo o passo a passo, incluindo a parte eletrônica. O projeto tem baixo custo, os componentes podem ser facilmente encontrados no mercado por algo em torno de R$ 50,00 nos dias de hoje. (06/2020)

O projeto contempla o seguinte:

- Controle para resfriamento
- Controle para aquecimento
- Controle para o cooler interno garantindo temperatura uniforme dentro da geladeira
- Até 3 sensores de temperatura para monitorar setores diferentes
- Controle total via aplicativo
- Acesso remoto de qualquer lugar (desde que tenha disponibilidade de internet, rsrs)
- Controle de histerese inteligente para evitar/minimizar a inércia termica
- Atualização de firmware via browser

Espero que esse projeto seja útil para você também!

Forte abraço galera.

Boa noite,

Parabéns pelo projeto!

Se abrir o congelador não seria mais eficiente?

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Cara, desencana. Eu que fiz besteira aqui e tinha errado a conexão do negativo do módulo na placa. Agora tá funcionando.

Dúvida: o módulo 3, que vai ser direcionado pro cooler, qual é a lógica de ligação dele? Li em mensagens anteriores que seria quando a diferença entre 2 sensores de temperatura >0. No meu caso aqui, se houver diferença de temperatura entre o iSpindel e o Sensor, ele dispara?

Abs!
Olá amigo, o acionamento do cooler está hoje condicionado aos sensores 2 e 3, havendo diferença >0 entre eles. Estou pensando em mudar essa lógica, especialmente para ser possível o uso do cooler com apenas um sensor, talvez colocando o acionamento tbm, de forma opcional junto com o compressor e ou aquecedor.

guidpereira

Active Member
Afiliado
10/5/20
Olá amigo, o acionamento do cooler está hoje condicionado aos sensores 2 e 3, havendo diferença >0 entre eles. Estou pensando em mudar essa lógica, especialmente para ser possível o uso do cooler com apenas um sensor, talvez colocando o acionamento tbm, de forma opcional junto com o compressor e ou aquecedor.
Obrigado pela explicação.

É, eu ia dar exatamente essa sugestão: dar flexibilidade no acionamento do cooler por botão no app e também condicionado a apenas 1 sensor.
Posso estar falando besteira, mas pra acionar o cooler com o compresor, eu basicamente alimentaria os 2 pelo mesmo relê

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Obrigado pela explicação.

É, eu ia dar exatamente essa sugestão: dar flexibilidade no acionamento do cooler por botão no app e também condicionado a apenas 1 sensor.
Posso estar falando besteira, mas pra acionar o cooler com o compresor, eu basicamente alimentaria os 2 pelo mesmo relê
Por botão não sei se seria uma boa opção, já que a ideia que ele funcione para manter o equilbrio automaticamente. Se estiver usando somente o compressor pode ser sim acionado junto no rele do compressor. Mas se estiver usando o aquecimento tbm daí já não fica legal, pois ele não atuaria no equilibrio quando estivesse aquecendo.

poseidonata

Well-Known Member
Afiliado
23/4/14
Boa noite Helton, gostaria de saber quando vai liberar o video de montagem do controlador com controle de pressão?
E gostaria de fazer um sugestão, poderia ter um campo para colocarmos a pressão máxima e caso ultrapasse o aplicativo avisa - tipo o aviso de fg atingida. Acredito que seria uma segurança a mais para fermentar sob pressão.

Humbertofcf

Member
Afiliado
31/1/20
Interessante está opção, tendo em vista que tenho utilizado dois fermentadores na geladeira. Logo ficam 2 sensores nos fermentadores e apenas um monitorando a temperatura da geladeira.

jcbandoli

Active Member
Afiliado
27/10/19
Helton, no app do blynk não está calculando a gravidade, como posso resolver?
Coloquei o tilt da água, o tilt e a OG, tá mudando o tilt conforme fermenta, mas não está calculando a gravidade.
Outra coisa, quando sai a versão com o sensor de pressão?
Estou usando o firmware 4.4.4, é o mais recente?
Qual o app do blynk mais recente?

Attachments

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Helton, no app do blynk não está calculando a gravidade, como posso resolver?
Coloquei o tilt da água, o tilt e a OG, tá mudando o tilt conforme fermenta, mas não está calculando a gravidade.
Outra coisa, quando sai a versão com o sensor de pressão?
Estou usando o firmware 4.4.4, é o mais recente?
Qual o app do blynk mais recente?
Na aba receita, coloque a OG sem o ponto. Exemplo use 1050 ao invés de 1.050
Se quiser atualizar ahi para a versão com controle de pressão te envio já. Validada com sucesso.