• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Criei um projeto para controle mais refinado da temperatura de minha geladeira que uso para fermentação e serviço. Alguns colegas que viram gostaram da ideia e pediram para ajudar montar na sua geladeira. Então decidi gravar em vídeo o passo a passo, incluindo a parte eletrônica. O projeto tem baixo custo, os componentes podem ser facilmente encontrados no mercado por algo em torno de R$ 50,00 nos dias de hoje. (06/2020)

O projeto contempla o seguinte:

- Controle para resfriamento
- Controle para aquecimento
- Controle para o cooler interno garantindo temperatura uniforme dentro da geladeira
- Até 3 sensores de temperatura para monitorar setores diferentes
- Controle total via aplicativo
- Acesso remoto de qualquer lugar (desde que tenha disponibilidade de internet, rsrs)
- Controle de histerese inteligente para evitar/minimizar a inércia termica
- Atualização de firmware via browser

Espero que esse projeto seja útil para você também!

Forte abraço galera.

ataraujo

Member
Afiliado
31/5/20
Estou estudando para iniciar a fabricação de minhas cervejas, já faz mais de ano que pretendo isso, mas agora é que estou me dedicando a pesquisar tudo. E seu projeto me agradou muito, eu tenho uma geladeira no Deck que gela bem o congelador, mas em baixo quase não esfria, não sei qual o problema. Ela é de uma porta, mas o congelado tem um tampa que veda, tipo uma caixa mesmo, bem diferente da sua. Pensei eu fazer uns furos na parte de baixo, um para o cooler e outros para circulação, mas o medo de furar um cano ou algo é grande. Vocês teriam alguma sugestão?

Ver imagens.

Outra coisa, por que não acrescenta os visores de temperatura no projeto?

Attachments

ataraujo

Member
Afiliado
31/5/20
E parabéns pelo compartilhamento de informações e dicas. Já me inscrevi e ativei o sininho para não perder nada.

Espero encontrar os matérias aqui no Juazeiro do Norte/CE. 😌

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Estou estudando para iniciar a fabricação de minhas cervejas, já faz mais de ano que pretendo isso, mas agora é que estou me dedicando a pesquisar tudo. E seu projeto me agradou muito, eu tenho uma geladeira no Deck que gela bem o congelador, mas em baixo quase não esfria, não sei qual o problema. Ela é de uma porta, mas o congelado tem um tampa que veda, tipo uma caixa mesmo, bem diferente da sua. Pensei eu fazer uns furos na parte de baixo, um para o cooler e outros para circulação, mas o medo de furar um cano ou algo é grande. Vocês teriam alguma sugestão?

Ver imagens.

Outra coisa, por que não acrescenta os visores de temperatura no projeto?
No seu caso é legal ver o modelo direitinho antes de furar, mas no geral o pessoal fura na parte de baixo do freezer mesmo. Sugestão é anotar o modelo e verificar com algum técnico de refrigeração se esse modelo tem a evaporadora ahi na parte de baixo do freezer.

Quanto aos visores, para o meu projeto pessoal vou estilizar a geladeira e o display que vou usar é do tipo retro, vou usar as valvulas tipo nixie por isso não adicionei o display. 200px-ZM1210-operating.jpg

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
E parabéns pelo compartilhamento de informações e dicas. Já me inscrevi e ativei o sininho para não perder nada.

Espero encontrar os matérias aqui no Juazeiro do Norte/CE. 😌
Quanto aos componentes são todos comuns e vc encontra no Mercado Livre. Qualquer dúvida só dar um toque ahi.

ataraujo

Member
Afiliado
31/5/20
No seu caso é legal ver o modelo direitinho antes de furar, mas no geral o pessoal fura na parte de baixo do freezer mesmo. Sugestão é anotar o modelo e verificar com algum técnico de refrigeração se esse modelo tem a evaporadora ahi na parte de baixo do freezer.

Quanto aos visores, para o meu projeto pessoal vou estilizar a geladeira e o display que vou usar é do tipo retro, vou usar as valvulas tipo nixie por isso não adicionei o display. Ver anexo 123705
Vai ficar muito lindo esse visor retro. Parabéns!

Obrigado pelo retorno, vou ver se alguém conhece essa geladeira, pois é bem antiga, mas gela bem em cima, vou ver só o gás para a eficiência melhorar baixo e ver essa possibilidade da furação se não pega em nada.

Abraços

jcbandoli

Member
Afiliado
27/10/19
Tenho uma expositora esmaltec que chega a -7ºc, ela funciona com uma serpentina na parte superior e um ventilador que faz circular o ar gelado, gostaria de dividi-la ao meio com uma placa de isopor, para ter duas zonas com temperaturas diferentes, a parte inferior seria uma caixa térmica, minha idéia seria colocar um cooler pegando o ar mais gelado da parte superior e jogando para a parte inferior, que teria uma temperatura mais elevada, com isso poderia ao mesmo tempo fermentar na parte inferior e fazer um cold na parte superior ou fermentar ao mesmo tempo uma lager e uma ale, com temperaturas distintas, seria possivel adapter esse seu projeto para controlar as duas temperaturas?

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Tenho uma expositora esmaltec que chega a -7ºc, ela funciona com uma serpentina na parte superior e um ventilador que faz circular o ar gelado, gostaria de dividi-la ao meio com uma placa de isopor, para ter duas zonas com temperaturas diferentes, a parte inferior seria uma caixa térmica, minha idéia seria colocar um cooler pegando o ar mais gelado da parte superior e jogando para a parte inferior, que teria uma temperatura mais elevada, com isso poderia ao mesmo tempo fermentar na parte inferior e fazer um cold na parte superior ou fermentar ao mesmo tempo uma lager e uma ale, com temperaturas distintas, seria possivel adapter esse seu projeto para controlar as duas temperaturas?
Olá amigo, penso que dá sim para adaptar. Se vc montar hoje sem nenhuma alteração no software o sistema funcionará da seguinte forma:

- um dos sensores mede a temperatura do mosto, esse comanda o compressor e o sistema de aquecimento.
- dois outros sensores medem a diferença de temperatura em partes diferentes da geladeira, quando essa diferença for maior que 1°C ele liga o cooler.

Poderá adaptar da seguinte forma para atender sua necessidade. (Considerando que mantera o controle do seu sistema como está, e adicionará esse)

Monte a versão mais simples do meu projeto como mostra o esquema apresentado no segundo vídeo (parte 2), daí vc controla com o rele o cooler que colocará na caixa térmica. E o sensor vc coloca no mosto a fermentar dentro da caixa. Assim quando precisar baixar a temp. o sistema ativará o cooler. Porém, neste caso vc não tera controle remoto de seu cold que estará sendo realizado na parte de cima do refrigerador.

Não sei se consegui ser claro, qualquer coisa pergunta ahi.

jcbandoli

Member
Afiliado
27/10/19
Olá amigo, penso que dá sim para adaptar. Se vc montar hoje sem nenhuma alteração no software o sistema funcionará da seguinte forma:

- um dos sensores mede a temperatura do mosto, esse comanda o compressor e o sistema de aquecimento.
- dois outros sensores medem a diferença de temperatura em partes diferentes da geladeira, quando essa diferença for maior que 1°C ele liga o cooler.

Poderá adaptar da seguinte forma para atender sua necessidade. (Considerando que mantera o controle do seu sistema como está, e adicionará esse)

Monte a versão mais simples do meu projeto como mostra o esquema apresentado no segundo vídeo (parte 2), daí vc controla com o rele o cooler que colocará na caixa térmica. E o sensor vc coloca no mosto a fermentar dentro da caixa. Assim quando precisar baixar a temp. o sistema ativará o cooler. Porém, neste caso vc não tera controle remoto de seu cold que estará sendo realizado na parte de cima do refrigerador.

Não sei se consegui ser claro, qualquer coisa pergunta ahi.
Tenho um controlador coel na geladeira, vou continuar usando ele para controlar a temperatura da parte superior, mais baixa e usar o seu sistema para controlar a temperatura da caixa térmica inferior através da ativação do cooler, posso usar os outros sensores somente para fazer o monitoramento remoto da temperatura superior.

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Tenho um controlador coel na geladeira, vou continuar usando ele para controlar a temperatura da parte superior, mais baixa e usar o seu sistema para controlar a temperatura da caixa térmica inferior através da ativação do cooler, posso usar os outros sensores somente para fazer o monitoramento remoto da temperatura superior.
Legal amigo, qualquer coisa me dá um toque ahi.

Hoje terminei de fazer o código do iSpindel modificado para integrar ao sistema. Vou testar e logo lanço o vídeo no canal. Agora é possível acompanhar a atenuação do mosto na mesma tela de controle da geladeira. Também a temperatura lida pelo iSpindel dentro do fermentador.

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Camaradas fiz alguns updates no sistema.

- Adicionado Display
- Integrado ao iSpindel
- Integrado ao BrewFather
- Possibilidade de selecionar o sensor que controlará o aquecimento/resfriamento
- Sensor do iSpindel pode ser usado para controlar o aquecimento/resfriamento e sensor com fio fica sendo backup no caso do iSpindel ficar sem bateria.
- Previsão de ABV % no APP

Geladeira Completa_bb.png

ataraujo

Member
Afiliado
31/5/20
Show amigo, já fiz até umas perguntinhas lá no canal. Esse seu projeto já era muito bom, e agora então... Nem se fala. Já estou ansioso para novas atualizações.

Um grande abraço.

Afiliado
4/2/20
Camaradas fiz alguns updates no sistema.

- Adicionado Display
- Integrado ao iSpindel
- Integrado ao BrewFather
- Possibilidade de selecionar o sensor que controlará o aquecimento/resfriamento
- Sensor do iSpindel pode ser usado para controlar o aquecimento/resfriamento e sensor com fio fica sendo backup no caso do iSpindel ficar sem bateria.
- Previsão de ABV % no APP

Ver anexo 123938
Parabéns eu sigo seu canal muito bem explicado, quem sabe uma dica para tema do seu canal panela cervejeira com esp8266, valeu!

2

Latest posts