Gaseificação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guilhermefighera

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
54
Reaction score
12
Pessoal,
Tenho notado que a carbonatacao forcada nao produz uma cerveja tão gaseificada quanto o primming com açúcar.
Acredito que isto possa ter alguma influencia no saber.
Alguém saberia me dizer se isto esta correto ou se eu estou utilizando a carbonatacao forcada corretamente?
 
Guilherme, a princípio a carbonatação forçada tem capacidade de fazer uma cerveja tão ou ainda mais gaseificada do que com primming. Acredito que você possa estar fazendo algo diferente do recomendado ou talvez você esteja com algum vazamento.

Seria interessante você explicar como você está fazendo a carbonatação forçada, qual seu equipamento, etc.

Abraços!
 
Eduardo,
Faço carbonatação forçada no keg de 30 ou 50l. Deixo o mesmo a 1º por dois dias e após isso carbonato a 1,7kgf/cm2 até estabilizar a pressão do barril.
Acho que é isso...
 
1,7kgf/cm2 a 1°C deveria produzir uma cerveja EXTREMAMENTE carbonatada.

Quando você diz "até estabilizar a pressão do barril", normalmente a quanto tempo está se referindo?

Se a resposta for diferente de "alguns dias", então aí está o problema.
 
Paulo,
Sim, a resposta é diferrnte de alguns dias...hehehe
Vou observar mais de perto ao conectar o barril. Teoricamente ele deve apontar menor pressão do que aquela que eu carbonatei pois o liquido absorveu o co2, certo?
 
De fato, 1,70 kgf/cm2 numa temperatura do líquido de 1°C vai fazer uma espuma danada!
Para 2,50 litros de CO2/litro de cerveja eu carbonato a 0,40 kgf/cm2 numa temperatura do líquido de 2°C. Engato o CO2, viro o postmix de cabeça pra baixo e chacoalho até não escutar mais nenhuma borbulha no barril (cerca de 10 minutos). Nesse ponto, já dá pra beber, só que sem o ácido carbônico ter se formado. Mas já fica com boa espuma e bastante bolhas de gás coladas ao copo.
Guardo o postmix a 2°C e completo a carbonatação no dia seguinte, normalmente 1 minuto de movimentação já equaliza a pressão interna. Daí já sirvo a cerveja. Se deixar mais um dia a 2°C fica ainda mais espetacular, e geralmente a pressão não varia mais dentro do barril.

Abraços!

Léo
 
Paulo,
Fiz diversas vezes este processo. Deitado e chacoalhando, até estabilizar. Vamos ver neste final de semana como estará a pressão.
Acham que poderia ser um problema eu manter o barril após a carbonatação em tempo ambiente? Se sim, o que vocês diriam como tempo máximo para armazenar sem que estrague?
Pergunto isto pois não tenho espaço físico para refrigerar meus dois barris.
 
Na verdade a diferença está na forma que o CO2 se desprende do líquido, o primming traz bolhas maiores (ou sei la como definir) que a carbonatação forçada, dando um efeito mais frisante. Há de se salientar que existem diferentes formas e torneiras pra extrair a cerveja do barril, com diferentes efeitos na formação de espuma e dissipação do CO2, ao menos é o que me parece na prática.

Alguns estilos a parte, pra maioria eu sou mais o primming, embora demore mais e de mais trabalho.
 
Boa tarde pessoal.

Aproveitando para falar sobre quanto tempo dura a cerveja.

Quanto tempo em media posso deixar a cerveja em temperatura ambiente depois do priming?

Se for barril imagino que a carbonatação deva sempre ser por Co2, e deva ter que ficar na gelada, mas na garrafa pode ficar a temperatura ambiente.

Por favor, me corrijam.

Grande abraço.
 
Back
Top