1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Gaseificação

Discussão em 'Envase' iniciado por guilhermefighera, 16/6/13.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 16/6/13 #1

guilhermefighera

guilhermefighera

guilhermefighera

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Pessoal,
    Tenho notado que a carbonatacao forcada nao produz uma cerveja tão gaseificada quanto o primming com açúcar.
    Acredito que isto possa ter alguma influencia no saber.
    Alguém saberia me dizer se isto esta correto ou se eu estou utilizando a carbonatacao forcada corretamente?

2. 17/6/13 #2

Eduardo

Eduardo

Eduardo

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    21
    Guilherme, a princípio a carbonatação forçada tem capacidade de fazer uma cerveja tão ou ainda mais gaseificada do que com primming. Acredito que você possa estar fazendo algo diferente do recomendado ou talvez você esteja com algum vazamento.

Seria interessante você explicar como você está fazendo a carbonatação forçada, qual seu equipamento, etc.

Abraços!

guilhermefighera curtiu isso.
  3. 17/6/13 #3

guilhermefighera

guilhermefighera

guilhermefighera

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Eduardo,
    Faço carbonatação forçada no keg de 30 ou 50l. Deixo o mesmo a 1º por dois dias e após isso carbonato a 1,7kgf/cm2 até estabilizar a pressão do barril.
    Acho que é isso...

4. 17/6/13 #4

paulo

paulo

paulo

Moderador Supporter

Afiliado:
    9/5/13
    Curtidas Recebidas:
    356
    1,7kgf/cm2 a 1°C deveria produzir uma cerveja EXTREMAMENTE carbonatada.

Quando você diz "até estabilizar a pressão do barril", normalmente a quanto tempo está se referindo?

Se a resposta for diferente de "alguns dias", então aí está o problema.

5. 18/6/13 #5

guilhermefighera

guilhermefighera

guilhermefighera

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Paulo,
    Sim, a resposta é diferrnte de alguns dias...hehehe
    Vou observar mais de perto ao conectar o barril. Teoricamente ele deve apontar menor pressão do que aquela que eu carbonatei pois o liquido absorveu o co2, certo?

6. 18/6/13 #6

paulo

paulo

paulo

Moderador Supporter

Afiliado:
    9/5/13
    Curtidas Recebidas:
    356
  7. 18/6/13 #7

Leonesio

Leonesio

Leonesio

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    90
    De fato, 1,70 kgf/cm2 numa temperatura do líquido de 1°C vai fazer uma espuma danada!
    Para 2,50 litros de CO2/litro de cerveja eu carbonato a 0,40 kgf/cm2 numa temperatura do líquido de 2°C. Engato o CO2, viro o postmix de cabeça pra baixo e chacoalho até não escutar mais nenhuma borbulha no barril (cerca de 10 minutos). Nesse ponto, já dá pra beber, só que sem o ácido carbônico ter se formado. Mas já fica com boa espuma e bastante bolhas de gás coladas ao copo.
    Guardo o postmix a 2°C e completo a carbonatação no dia seguinte, normalmente 1 minuto de movimentação já equaliza a pressão interna. Daí já sirvo a cerveja. Se deixar mais um dia a 2°C fica ainda mais espetacular, e geralmente a pressão não varia mais dentro do barril.

Abraços!

Léo

zerosa e guilhermefighera curtiram isso.
  8. 18/6/13 #8

guilhermefighera

guilhermefighera

guilhermefighera

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Paulo,
    Fiz diversas vezes este processo. Deitado e chacoalhando, até estabilizar. Vamos ver neste final de semana como estará a pressão.
    Acham que poderia ser um problema eu manter o barril após a carbonatação em tempo ambiente? Se sim, o que vocês diriam como tempo máximo para armazenar sem que estrague?
    Pergunto isto pois não tenho espaço físico para refrigerar meus dois barris.

9. 18/6/13 #9

Kurt

Kurt

Kurt

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    192
    Eu guardo os barris em temperatura ambiente, dura tanto quanto na garrafa.

10. 19/6/13 #10

guilhermefighera

guilhermefighera

guilhermefighera

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Show de bola!

Valeu pessoal...

11. 28/6/13 #11

cassiofb

cassiofb

cassiofb

Active Member

Afiliado:
    12/6/13
    Curtidas Recebidas:
    3
    Na verdade a diferença está na forma que o CO2 se desprende do líquido, o primming traz bolhas maiores (ou sei la como definir) que a carbonatação forçada, dando um efeito mais frisante. Há de se salientar que existem diferentes formas e torneiras pra extrair a cerveja do barril, com diferentes efeitos na formação de espuma e dissipação do CO2, ao menos é o que me parece na prática.

Alguns estilos a parte, pra maioria eu sou mais o primming, embora demore mais e de mais trabalho.

12. 28/6/13 #12

rfilippus

rfilippus

rfilippus

Well-Known Member

Afiliado:
    13/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Boa tarde pessoal.

Aproveitando para falar sobre quanto tempo dura a cerveja.

Quanto tempo em media posso deixar a cerveja em temperatura ambiente depois do priming?

Se for barril imagino que a carbonatação deva sempre ser por Co2, e deva ter que ficar na gelada, mas na garrafa pode ficar a temperatura ambiente.

Por favor, me corrijam.

Grande abraço.

Compartilhe esta Página