Garrafas explodindo!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulopriori

Active Member
Joined
Apr 22, 2015
Messages
32
Reaction score
1
Pessoal, nunca havia tido problema de pressão alta nas garras, mas minha primeira leva de IPA que fiz recentemente começou a explodir violentamente. Acordei no meio da noite achando que era uma bomba no meu quarto.

Como adicionei açúcar na mesma quantidade das outras cervejas, não sei o que aconteceu pra pressão ficar tão alta. A única mudança que fiz em relação as anteriores foi usar 2 pacotes de levedura ao invés de 1.

Alguém tem alguma ideia das causas que levam ao aumento da pressão além da quantidade de açúcar do primming?

Algumas informações da cerveja:
- 2 pacotes de levedura para 18L.
- 4 semanas no fermentador.
- 5g/l de açúcar diluído em água fervente.
- No segundo dia depois do envase o manometro já marcava uma pressão de 2.
- Não baixei a temperatura à 1º grau no fermentador.
- No momento da explosão as cervejas estavam a temperatura ambiente 28ºC.
 
Se a fermentação foi completa (vc viu a OG e a FG?) então só pode ser contaminação. Percebeu gosto ruim ou alguma coisa anormal na cerveja? É comum estourar garrafa eventualmente pois pode estar com defeito mas isso muito eventualmente.
 
Além disso, como mediu os litros da cerveja? talvez se perdeu na conta e não deu realmente 5 gramas por litro.
 
Boa noite,
Amigo, só vc vai consegui responder essa pergunta...
Vc fez o primming no balde ou em cada garrafa? Se pôs o açúcar no balde, misturou bem? Se não misturou algumas vão explodir e outras vão ficar sem gás e algumas ainda podem ficar boas...
Como foi a fermentação? Temperatura controlada? Acha que tem alguma chance de ter passado algum tempo com temperatura baixa? Se a fermentação foi incompleta também explica o ocorrido...
Quanto ao fermento, desencana... Isso não deve ter atrapalhado...
 
@cleber
Não medi a gravidade durante a processo de fermentação, apenas antes e depois para saber o teor alcoólico. Mas pelo tempo que deixei ela no freezer (mais de 1 mês), não acho que seja esse o problema. A cerveja não está contaminada, está com um gosto bom, porém fazendo gás demais pra uma IPA.

@Fagner
A quantidade de litro foi só um pouco abaixo do esperado, não acho que explica tanto gás na garrafa.

@LisboaPrates
A cerveja foi feita em temperatura controlada, termostato isolado com isopor colocado no balde de fermentação. Deixei ela 1 semana a 18,5graus, depois subi pra 22 por alguns dias e deixei mais algumas semanas a 18 graus. Não fiz o primming individualmente, diluí o açúcar em água fervente e misturei na panela.
 
@cleber
Não medi a gravidade durante a processo de fermentação, apenas antes e depois para saber o teor alcoólico. Mas pelo tempo que deixei ela no freezer (mais de 1 mês), não acho que seja esse o problema. A cerveja não está contaminada, está com um gosto bom, porém fazendo gás demais pra uma IPA.

@Fagner
A quantidade de litro foi só um pouco abaixo do esperado, não acho que explica tanto gás na garrafa.

@LisboaPrates
A cerveja foi feita em temperatura controlada, termostato isolado com isopor colocado no balde de fermentação. Deixei ela 1 semana a 18,5graus, depois subi pra 22 por alguns dias e deixei mais algumas semanas a 18 graus. Não fiz o primming individualmente, diluí o açúcar em água fervente e misturei na panela.

Qual foi a OG e qual foi a FG?
Como mediu a quantidade de cerveja?
Como foi o seu processo de primming? Não entendi o uso da panela
 
Eu nunca vi isso, mas já li que quando mais baixa a temperatura que se engarrafa a cerveja mais CO2 vai incorporado ao líquido, portanto, se engarrafarmos a temperaturas muito baixas, tipo dois graus, com por exemplo 6 gramas de açúcar por litro, as garrafas vão virar bombas.
 
Quando leio esse tipo de post me da um arrepio. É por isso que sempre deixo minhas cervejas carbonatando dentro de algum lugar que não represente risco se estourar, embora eu nunca tenha tido esse problema.
 
@cleber

Não medi a gravidade durante a processo de fermentação, apenas antes e depois para saber o teor alcoólico. Mas pelo tempo que deixei ela no freezer (mais de 1 mês), não acho que seja esse o problema. A cerveja não está contaminada, está com um gosto bom, porém fazendo gás demais pra uma IPA.



@Fagner

A quantidade de litro foi só um pouco abaixo do esperado, não acho que explica tanto gás na garrafa.



@LisboaPrates

A cerveja foi feita em temperatura controlada, termostato isolado com isopor colocado no balde de fermentação. Deixei ela 1 semana a 18,5graus, depois subi pra 22 por alguns dias e deixei mais algumas semanas a 18 graus. Não fiz o primming individualmente, diluí o açúcar em água fervente e misturei na panela.


Deixar no freezer um mes nao quer dizer que a fermentacao foi completa. Se eu tivesse que apostar, apostaria em stuck fermentation, levando a uma fermentacao incompleta, ou em contaminacao.
 
Se, como você disse, ficou algumas semanas a 18 graus, acho pouco provável a fermentação imcompleta. Mas mesmo assim é uma boa prática e medição e verificação do fim da fermentação por pelo menos 3 dias consecutivos.

Assumindo que sua fermantação foi completa, 5g/l de primming é relativamente baixo, mesmo que de um pouco menos de cerveja e um pouco de erro pra cima, não seria suficiente para explofir garrafas. Isso ai é contaminação com certeza, pois tive o mesmo problema ano passado quase inteiro. Existem diversos contaminantes (como foram os meus e provavelmente é o seu) que não alteram quase nada o perfil de sabor e aroma da cerveja a curto prazo, mas conseguem metabolizar dextrinas que a levedura cervejeira não conseguem. Ai o que acontece? Gera mais gás dentro da garrafa e explode.

Abraço
 
Como você fez o priming? No balde ou individual? Homogeneizou bem a solução?
De qualquer modo, coloque essas garrafas na geladeira para evitar o aumento da pressão.

Abraço!
 
Fiz o primming transferindo do fermentador pra panela, fervendo a água, diluindo a solução e misturando bem na panela. Fiz da mesma forma que havia feito antes sem problemas.

Realmente não acho que a fermentação foi incompleta. A cerveja passou muito tempo na temperatura certinha. Contaminação pode até ser, mas só se foi uma contaminação que não gerou sabor porque o gosto tava legal.

O mais estranho pra mim foi logo no dia após o envase a pressão no manometro já tava quase no valor esperado pra tomar. Foi muito rápido a subida de pressão.
 
Fiz o primming transferindo do fermentador pra panela, fervendo a água, diluindo a solução e misturando bem na panela. Fiz da mesma forma que havia feito antes sem problemas.

Realmente não acho que a fermentação foi incompleta. A cerveja passou muito tempo na temperatura certinha. Contaminação pode até ser, mas só se foi uma contaminação que não gerou sabor porque o gosto tava legal.

O mais estranho pra mim foi logo no dia após o envase a pressão no manometro já tava quase no valor esperado pra tomar. Foi muito rápido a subida de pressão.

Bom, se foi rápida assim, deve ter sido que sua fermentação estava travada mesmo. Existem diversos fatores que podem fazer sua fermentação travar, pitching rate inadequado, viabilidade da levedura utilizada, variação brusca de temperatura, falta de nutrientes...

Qual foi sua OG e FG? Já perguntaram e não vi você respondendo.

Contaminação, na experiência que tenho, demora mais para aparecer, a pressão aumenta algumas semanas depois, pois a fermentação das leveduras selvagens, ou bactérias, é mais lenta e com aqueles açúcares que não foram fermentados pela levedura.

Abraço!
 
Bom, se foi rápida assim, deve ter sido que sua fermentação estava travada mesmo. Existem diversos fatores que podem fazer sua fermentação travar, pitching rate inadequado, viabilidade da levedura utilizada, variação brusca de temperatura, falta de nutrientes...

Qual foi sua OG e FG? Já perguntaram e não vi você respondendo.

Contaminação, na experiência que tenho, demora mais para aparecer, a pressão aumenta algumas semanas depois, pois a fermentação das leveduras selvagens, ou bactérias, é mais lenta e com aqueles açúcares que não foram fermentados pela levedura.

Abraço!

Isso é verdade, as minhas também demoraram pra aparecer, as de FG mais alta demoraram uns 15 dias e o mais extremo foi uma Saison de FG 1002, que deu gushing e supercarbonatação nas (poucas) garrafas com 3 meses de idade.
 
pra mim excesso de fermento para pouca quantidade de cerveja

você diz os dois pacotes para 18 litros?

Se for essa quantidade do primeiro post, com certeza não é motivo para explodir garrafa.
 
pra mim excesso de fermento para pouca quantidade de cerveja

além da taxa de inoculação estar correta, o fermento sozinho não gera CO².. tem que ter comida

ou havia uma quantidade considerável de CO² residual, ou uma quantidade considerável de açucares fermentáveis, ou houve problema no priming

outros fatores menos prováveis:

garrafa com defeito
contaminação
ou mesmo a combinação de mais de um desses problemas, em menor escala, que no fim resultou em supercarbonatação
 
@gabrielcalo
OG 1065
FG 1010

É meu amigo... parece tudo normal, de repente foi a soma de alguns fatores, tipo, garrafas mais fracas, CO2 residual e a temperatura alta nas quais as garrafas foram armazenadas.

Sugestão: abra uma garrafa, separe 250mL, deixe o CO2 sair e meça a densidade, se tiver abaixo de 1.010 já sabe seu problema: ou a fermentação não tinha terminado ou você está com uma contaminação.

Abraço.
 
@gabrielcalo
Boa ideia vou fazer o teste. Ontem abri uma que deixei a 1 grau e tá fazendo tanto gás na boca que parece refrigerante.
 
@gabrielcalo
Boa ideia vou fazer o teste. Ontem abri uma que deixei a 1 grau e tá fazendo tanto gás na boca que parece refrigerante.

Desculpe Paulo, mas minha sugestão tem um erro, o açúcar que você adiciona pro priming altera a densidade final por gerar mais álcool. Teria que considerar essa adição... mas se a densidade estiver muito mais abaixo de 1.010, aí sim está identificado o problema, se não, é apenas a redução devido o priming.
 
Quando leio esse tipo de post me da um arrepio. É por isso que sempre deixo minhas cervejas carbonatando dentro de algum lugar que não represente risco se estourar, embora eu nunca tenha tido esse problema.
Então... Esse final de semana tive um acidente com garrafas explosivas...

Fiz todo processo igual a sempre, primming na garrafa e etc... Explodiram algumas garrafas nos meus pés e o acidente me gerou alguns pontos na perna em pleno carnaval. Imagino ser contaminação na garrafa e aí que entra minha dúvida.

Apenas algumas garrafas explodiram e o processo foi controlado, de forma que não foi fermentação trancada.... A cerveja estava deliciosa e e todas com gás.... Explodiram apenas duas. A única razão que vejo para isso é contaminação NA GARRAFA.... e aí que entra a dúvida; Mesmo fervendo todas tive esse problema. Alguém sabe o que pode ser??

Um abraço e cuidado galera! Por pouco não tive cortes no rosto e braços...
 
Gabriel,

Considerando seu cuidado com limpeza e sanitização, não poderia ser o caso de 2 garrafas já frágeis por pequenas quedas/impactos? Já aconteceu comigo.

Abs
 
Gabriel, além do ponto levantado pelo Persevalli, fale mais sobre a sua sanitização das garrafas. Você "só" ferve elas ou também passa algum sanitizante? E depois de fervida, onde vc coloca elas para secar? Esse local para secar esta sanitizado?

Em casa eu não fervo elas. Eu lavo todas as garrafas com escovinha dessas de mamadeira numa solução de iodofor e coloco elas penduradas nessas árvores de garrafas tb sanitizada. Após secarem eu ainda passo alcool 70 dentro delas com aquele lavador q esguicha dentro e volto para árvore de garrafas e envaso na sequência.
 
Vejo o Rodrigo do Canal do Chopp no Youtube utilizar praticamente sempre o mesmo procedimento. Ferver 100 ml de água com 100 g de açúcar e jogar 5 ml dessa mistura fervida por garrafa de 600ml.

Teoricamente pelos vídeos sempre fica boa.


Sei que com 100ml haverá evaporação durante a rápida fervura então o primming fica um pouco mais concentrado, dá pra saber a quantidade exata de açucar num primming desses e não errar a mão.

Afinal, essa quantidade parece razoável?
 
Vi alguém comentando sobre a temperatura para envase! Qual é o mãos recomendado?

As minhas tenho feito direto do cold, não medi mas deve ser uns 5C!
 
Vejo o Rodrigo do Canal do Chopp no Youtube utilizar praticamente sempre o mesmo procedimento. Ferver 100 ml de água com 100 g de açúcar e jogar 5 ml dessa mistura fervida por garrafa de 600ml.

Teoricamente pelos vídeos sempre fica boa.


Sei que com 100ml haverá evaporação durante a rápida fervura então o primming fica um pouco mais concentrado, dá pra saber a quantidade exata de açucar num primming desses e não errar a mão.

Afinal, essa quantidade parece razoável?

Então, teoricamente funciona sim e ele já faz cerveja faz tempo, o ponto é que vc nunca saberá qual foi a carbonatação da sua cerveja pq cada fogão vai evaporar mais ou menos água e cada um vai adicionar uma quantidade diferente de açúcar na sua cerveja! Como falei funciona, mas eu particularmente prefiro ter um controle maior. O que eu faço é depois de ferver a água com açúcar eu adiciono mais água fervida de outro recipiente para chegar de novo no 100 ml, com isso vc tem certeza de quanto açúcar por ml tem no seu priming. Daí vc adiciona 5 / 6 / 9 gramas, o que você quiser, é legal para vc testar o que fica melhor, o que te agrada mais! Dá um trabalho, confesso, mas é o jeito q eu me adaptei melhor.
 
Então, teoricamente funciona sim e ele já faz cerveja faz tempo, o ponto é que vc nunca saberá qual foi a carbonatação da sua cerveja pq cada fogão vai evaporar mais ou menos água e cada um vai adicionar uma quantidade diferente de açúcar na sua cerveja! Como falei funciona, mas eu particularmente prefiro ter um controle maior. O que eu faço é depois de ferver a água com açúcar eu adiciono mais água fervida de outro recipiente para chegar de novo no 100 ml, com isso vc tem certeza de quanto açúcar por ml tem no seu priming. Daí vc adiciona 5 / 6 / 9 gramas, o que você quiser, é legal para vc testar o que fica melhor, o que te agrada mais! Dá um trabalho, confesso, mas é o jeito q eu me adaptei melhor.

Sabe sim. A fervura é por 5 minutinhos, e não é intensa, não evapora nada de água. Eu vejo a carbonatação residual da fermentação, calculo a quantidade de açúcar para chegar na carbonatação do estilo que quero, e sempre dá certo. Eu coloco com seringa em cada garrafa, ficam todas iguais, independente do volume (tenho garrafas de 600, 500 e 300). Nunca deu errado.

Dá uma olhada nesse link aí, nele estão as tabelas, só não tem a fórmula (que está no livro que ele vende - recomendo, vale o preço).

http://www.condadodacerveja.com.br/...tesanal/?utm_source=maisumgole&utm_medium=rss
 
Gabriel,

Considerando seu cuidado com limpeza e sanitização, não poderia ser o caso de 2 garrafas já frágeis por pequenas quedas/impactos? Já aconteceu comigo.

Abs
Opa, boa tarde

Então cara, foi tão estranho terem explodido apenas duas, e praticamente ao mesmo tempo, que não descarto essa possibilidade não... Comigo já havia acontecido de rachar uma ou outra garrafa, mas nunca pulverizar dessa forma...

Existe alguma forma de fazer esse double check com as garrafas, caso trincadas?

abs!
 
Gabriel, além do ponto levantado pelo Persevalli, fale mais sobre a sua sanitização das garrafas. Você "só" ferve elas ou também passa algum sanitizante? E depois de fervida, onde vc coloca elas para secar? Esse local para secar esta sanitizado?

Em casa eu não fervo elas. Eu lavo todas as garrafas com escovinha dessas de mamadeira numa solução de iodofor e coloco elas penduradas nessas árvores de garrafas tb sanitizada. Após secarem eu ainda passo alcool 70 dentro delas com aquele lavador q esguicha dentro e volto para árvore de garrafas e envaso na sequência.

Fala Lucassa

Poisé, uma das possibilidades que eu imagino ser mais possivel é eu ter descuidado com a sanitização de alguma das garrafas, que explodiu e causou fissura nas outras...Mas não tenho certeza...

Após a fervura sempre dou uma borrifada de alcool 70 e já coloco a tampinha (também sanitizada) em cima da boca da garrafa. Raramente deixo garrafas pós-fervidas guardadas em um armário escuro e com um papel alumínio tampando a boca... será que pode ter entrado algum contaminante nesse caso? Outra possibilidade é alguma craca/borra no fundo que não tenha saído totalmente.

Nas minhas últimas levas tenho deixado as garrafas mergulhadas no ácido peracético por uns 40-60 minutos ao invés de ferver.

abs!
 
Fala Lucassa

Poisé, uma das possibilidades que eu imagino ser mais possivel é eu ter descuidado com a sanitização de alguma das garrafas, que explodiu e causou fissura nas outras...Mas não tenho certeza...

Após a fervura sempre dou uma borrifada de alcool 70 e já coloco a tampinha (também sanitizada) em cima da boca da garrafa. Raramente deixo garrafas pós-fervidas guardadas em um armário escuro e com um papel alumínio tampando a boca... será que pode ter entrado algum contaminante nesse caso? Outra possibilidade é alguma craca/borra no fundo que não tenha saído totalmente.

Nas minhas últimas levas tenho deixado as garrafas mergulhadas no ácido peracético por uns 40-60 minutos ao invés de ferver.

abs!

Agora com ácido peracético não é para ter mais problema! Mesmo se ficar algum resquício na garrafa ele deve "corroer" e limpar bem as paredes internas!
 
Agora com ácido peracético não é para ter mais problema! Mesmo se ficar algum resquício na garrafa ele deve "corroer" e limpar bem as paredes internas!
O ácido peracético não limpa... ele sanitiza.
É preciso que a garrafa esteja limpa... daí o ácido peracético cria uma barreira de proteção pra evitar contaminações.
 
Pessoal, preciso de uma orientação.
Estou com uma receita (Belgian Ale) envasada que a carbonatação chegou aos 4 Bar no manômetro. Envasada dia 15/05.
Como chegou no limite no manômetro e estou deixando para ver o que vai acontecer, se vai explodir ou se vai estabilizar. Ela já está bem lenta, mas ainda sobe um pouco.
Li na internet que uma garrafa em boas condições suporta até 12 bar antes de explodir. E que só explode se tiver algum defeito. Mas isso é verídico? Meu manômetro tem apenas 4 Bar, como irei medir e fazer o calculo de CO2 sem saber a real marcação? O perigo de explodir já é real/eminente? Devo tomar alguma precaução?

Obs: Já abri uma das garrafas para ver se detectava algo estranho no sabor ou cheiro, mas aparenta estar super normal.
OG e FG ficaram bem próximas da esperada da receita. E a fermentação foi normal como todas as outras vezes.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2019-06-04 at 12.14.39.jpeg
    WhatsApp Image 2019-06-04 at 12.14.39.jpeg
    32.6 KB · Views: 36
Até 8kgf/cm² eu já usei... com muito medo...., Penso que se estiver em boas condições a garrafa o maior risco seria a tampa... quanto priming você utilizou??? Fez adição no fermentador ou nas garrafas???
 
Pessoal, preciso de uma orientação.
Estou com uma receita (Belgian Ale) envasada que a carbonatação chegou aos 4 Bar no manômetro. Envasada dia 15/05.
Como chegou no limite no manômetro e estou deixando para ver o que vai acontecer, se vai explodir ou se vai estabilizar. Ela já está bem lenta, mas ainda sobe um pouco.
Li na internet que uma garrafa em boas condições suporta até 12 bar antes de explodir. E que só explode se tiver algum defeito. Mas isso é verídico? Meu manômetro tem apenas 4 Bar, como irei medir e fazer o calculo de CO2 sem saber a real marcação? O perigo de explodir já é real/eminente? Devo tomar alguma precaução?

Obs: Já abri uma das garrafas para ver se detectava algo estranho no sabor ou cheiro, mas aparenta estar super normal.
OG e FG ficaram bem próximas da esperada da receita. E a fermentação foi normal como todas as outras vezes.

Se vc tiver receio de exploões coloque todas as garrafas na geladeira, isso vai interromper a refermentação caso ainda haja açúcar disponível, e a baixa temperatura tbm alivia um pouco a pressão...
Já usei até 7 g/L de priming, nenhuma garrafa explodiu, mas minha cerveja atenuou completamente, então não havia nenhum açúcar residual nela além do próprio priming...
Eu particularmente não gosto de cerveja muito carbonatada, é tanto gás que perde a graça de tomar a breja de tanta espuma se não souber encher o copo...

Só por curiosidade, qual foi a OG e FG?? e quais rampas de mosturação vc usou??
 
Pessoal, preciso de uma orientação.
Estou com uma receita (Belgian Ale) envasada que a carbonatação chegou aos 4 Bar no manômetro. Envasada dia 15/05.
Como chegou no limite no manômetro e estou deixando para ver o que vai acontecer, se vai explodir ou se vai estabilizar. Ela já está bem lenta, mas ainda sobe um pouco.
Li na internet que uma garrafa em boas condições suporta até 12 bar antes de explodir. E que só explode se tiver algum defeito. Mas isso é verídico? Meu manômetro tem apenas 4 Bar, como irei medir e fazer o calculo de CO2 sem saber a real marcação? O perigo de explodir já é real/eminente? Devo tomar alguma precaução?

Obs: Já abri uma das garrafas para ver se detectava algo estranho no sabor ou cheiro, mas aparenta estar super normal.
OG e FG ficaram bem próximas da esperada da receita. E a fermentação foi normal como todas as outras vezes.

Rodrigo, Boa tarde!
Quanto a ela chegar em 4 bar, sem problemas quanto a estouro, contudo, a cerveja poderá ficar hiper carbonatada e ficar ruim para tomar devido ao excesso de CO2! Tenho feito minhas brejas com 5g por litro e tem ficado com 3 bar, que acredito ser o ponto ideal da cerveja! Já tive problemas com hiper carbonatação e estouraram algumas, quando comecei a fazer cerveja! Mas como disse que já está com 4 bar, melhor coloca-las na geladeira para frear a atividade das leveduras remanescentes que continuam a produzir CO2 devido ao fato de ainda conterem açúcar remanescente da fermentação! Se deixar mais tempo fora da geladeira, poderá acabar prejudicando a cerveja e até perdendo o lote! Três fatores poderão ensejar no excesso de carbonatação; 1. excesso de levedura no envase 2. Excesso de açúcar quando da fermentação (fermentação não concluída). 2. Garrafas mal sanitizadas poderão conter leveduras selvagens e criar excesso de leveduras na refermentação gerando excesso de carbonatação. 3. Excesso de adição de açúcar na refermentação. Eu costumo usar gelatina após a refermentação, antes do envase, por três dias! Não só para clarificar, mas a gelatina reduz consideravelmente a quantidade de leveduras. Com isso haverá uma refermentação mais lenta, mas bem mais segura e sem risco!
Quanto ao perigo de explodirem, é real sim e muito perigoso! É uma verdadeira bomba e voam cacos de vidro para todos os lados! Como já faz muito tempo que envasou, com certeza alguma coisa vc já fez! Então, ficam as dicas...
Boas brejas! Cheers!
 
Back
Top