Gambiarra para encher garrafa?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lbguitel

Well-Known Member
Joined
Jun 16, 2016
Messages
69
Reaction score
19
Alguém aqui já inventou alguma gambiarra para encher garrafa? Como?

Sei que tem aquele enchedor com sensor, mas queria ver se existe algo que dê pra fazer em casa mesmo...
 
Alguém aqui já inventou alguma gambiarra para encher garrafa? Como?

Sei que tem aquele enchedor com sensor, mas queria ver se existe algo que dê pra fazer em casa mesmo...

Esse enchedor é excelente, não vejo necessidade de fazer gambiarra:

http://loja.lamasbrewshop.com.br/equipamentos/garrafas-e-
acessorios/enchedor-de-garrafas-com-valvula-bottle-filler.html

Você poderia tentar recriá-lo com outras peças, mas sinceramente R$26,00 é uma bagatela
 
Alguém aqui já inventou alguma gambiarra para encher garrafa? Como?

Sei que tem aquele enchedor com sensor, mas queria ver se existe algo que dê pra fazer em casa mesmo...

Esses tubos de encher sao uma boa. Eu uso faz 1 ano. Nao faz espuma e fica bem mais facil de medir quanto de cerveja tu quer na garrafa.

Obs: Nao lavar esses tubos de acrílico com Álcool pois eles ficam frágeis e quebram fácil.
 
E o legal de usar esse tubo, inclusive o próprio Palmer fala, é que vc enche a garrafa até a boca e, quando retirar o tubo, o volume que baixa é o headspace ideal para a carbonatação ocorrer numa boa.
Toda as garrafas ficam bem parelhas ;)
 
Eu uso um desse. Porém um modelo antigo e ainda não tinha molinha, fecha somente com a pressão do líquido. Por isso goteja um pouco na transição de uma garrafa pra outra. Nada que um pano úmido no chão não resolva.
Agora de gambiarra mesmo um amigo fez com uma torneira pick Nick, só procurar na we por esse nome, e acoplou um tubo de cobre do mesmo diâmetro que o Enchedor, talvez mais fino. Ficou muito bom, quando tira o tubo bem na vertical da garrafa não pinga nada porque não entra ar. Posso pedir uma foto pra ele se quiserem

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 
E o legal de usar esse tubo, inclusive o próprio Palmer fala, é que vc enche a garrafa até a boca e, quando retirar o tubo, o volume que baixa é o headspace ideal para a carbonatação ocorrer numa boa.
Toda as garrafas ficam bem parelhas ;)

Tenho essa dúvida sobre o headspace na garrafa. Uso o tubo enchedor, mas o volume que fica livre após a retirada do tubo às vezes me parece tão pequeno, então acabo nunca enchendo até o final.

Realmente o volume que baixa após a saída do tubo é suficiente?

Sempre esqueço de pesquisar isso, e só lembro na hora que já estou engarrafando rs
 
Tenho essa dúvida sobre o headspace na garrafa. Uso o tubo enchedor, mas o volume que fica livre após a retirada do tubo às vezes me parece tão pequeno, então acabo nunca enchendo até o final.

Realmente o volume que baixa após a saída do tubo é suficiente?

Sempre esqueço de pesquisar isso, e só lembro na hora que já estou engarrafando rs
É isso mesmo. E está escrito nos livros.

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 
Tenho essa dúvida sobre o headspace na garrafa. Uso o tubo enchedor, mas o volume que fica livre após a retirada do tubo às vezes me parece tão pequeno, então acabo nunca enchendo até o final.

Realmente o volume que baixa após a saída do tubo é suficiente?

Sempre esqueço de pesquisar isso, e só lembro na hora que já estou engarrafando rs

É isso mesmo. E está escrito nos livros.

@gobel, manda uma foto desse esquema (y)
Consegui só essas fotos com ele. O vídeo com ele usando não encontramos. Parece que o tubo é de 3/8.
0213017ea3e562868448da48aa0c428a.jpg

9b95f340242426f60e2b5124f43fcd8a.jpg




Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 
OI! QUe enchedor com sensor que tu fala? Hoje eu uso este tubo uqe o pessoal falou, mas continua sendo muito trabalhoso. Tenho pensado em fazer algo com arduino de forma que coloque a garrafa e ligue automaticamente até uma determinada altura e desligue sozinho. Com este enchedor pode ser que facilite a vida. Sabe onde tem isso?

Obrigado.

Alguém aqui já inventou alguma gambiarra para encher garrafa? Como?

Sei que tem aquele enchedor com sensor, mas queria ver se existe algo que dê pra fazer em casa mesmo...
 
ah! pensei que estivesse falando algo deste tipo: http://produto.mercadolivre.com.br/...luxo-ou-vazao-de-agua-12-1-30lmin-arduino-_JM

Vou bolar algo com arduino em este sensor. quando tiver pronto, posto aqui o novo enchedor de garrafas automatizado tabajara.

Abraço.

Andei lendo que alguns destes sensores mais baratos tem dificuldade em relação a precisão. O que a nível de homebrew não é preocupante(na minha visão). Eu comprei dois YF-S201 vou tentar nos próximos meses. Também comprei uma célula de carga e uma placa de interface. Também vou testar medindo o peso do líquido. Abraço !
 
Esse vídeo acho que ajuda a entender melhor...

[ame="https://www.youtube.com/watch?v=aFXmEAbmkfk"]https://www.youtube.com/watch?v=aFXmEAbmkfk[/ame]
 
Restaurando o topico novamente, pela primeira vez enchi as garrafas com aquele enchedor semi-automatico italiano que desliga sozinho quando alcança a altura correta. Foi muito rapido e facil encher as garrafas, mas 10 dias depois veio a decepção. Minha IPA perdeu todo o aroma e não ficou com gosto la essas coisas. Está bebivel, mas bem diferente das que eu fazia! Lendo varios topicos aqui no forum tenho a desconfiança que este enchedor oxida a cerveja e o aroma é muito sensivel a oxidação. Vou abandona-lo e vou voltar ao modelo antigo que enche pelo fundo da garrafa.
 
Tenho um enchedor bem parecido com esse italiano, é um enchedor comprando nos EUA versão deles lá. Quando eu ainda não tinha sistema de barril eu sempre utilizava o enchedor e nunca tive problemas, mas já vi alguns vídeo no canal do Nuno ele enchendo com um enchedor estilo italiano, vi que dá muito turbilhão e vazamento na mangueira de excesso.

Restaurando o topico novamente, pela primeira vez enchi as garrafas com aquele enchedor semi-automatico italiano que desliga sozinho quando alcança a altura correta. Foi muito rapido e facil encher as garrafas, mas 10 dias depois veio a decepção. Minha IPA perdeu todo o aroma e não ficou com gosto la essas coisas. Está bebivel, mas bem diferente das que eu fazia! Lendo varios topicos aqui no forum tenho a desconfiança que este enchedor oxida a cerveja e o aroma é muito sensivel a oxidação. Vou abandona-lo e vou voltar ao modelo antigo que enche pelo fundo da garrafa.
 
Tive um desses comprado no Ali, de acrilico com mola de inox, nao durou muito mas ficava otimo o engarrafamento. Agora fiz um sisteminha basicao com o mesmo processo de enchimento, porem sem a valvula em baixo, e encima do tubo coloquei uma torneira tipo pic-nic pra travar a vazão. Enche bem rapido sem problemas de oxidação. Ate agora nao tenho o que reclamar.
 
Tenho um enchedor bem parecido com esse italiano, é um enchedor comprando nos EUA versão deles lá. Quando eu ainda não tinha sistema de barril eu sempre utilizava o enchedor e nunca tive problemas, mas já vi alguns vídeo no canal do Nuno ele enchendo com um enchedor estilo italiano, vi que dá muito turbilhão e vazamento na mangueira de excesso.
Isso mesmo que vc viu, eu testei e deu um turbilhao dentro da garrafa com muita espuma. Com certeza foi esse o problema da oxidação da minha leva.
Na caixa que veio o enchedor diz que é para vinho e nao fala nada para cerveja. Nao conheço o sistema desse americano que vc usa.
 
Back
Top