FWH Vs Espuma da fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mateusinfo

Well-Known Member
Joined
Apr 15, 2014
Messages
142
Reaction score
29
Boa tarde Pessoal.

Não realizei ainda um teste com FWH pois me surgiu uma dúvida no momento da brassagem e eu resolvi não arriscar.

Ao utilizar o FWH devemos mesmo assim retirar a espuma gerada no inicio da fervura?

Caso sim, não estaremos removendo junto parte do lúpulo?

Caso não, em que pode acarretar não retirar a espuma do inicio da fervura?

Fiquei neste dilema e preferi fazer a adição de lúpulo apenas após a remoção da espuma.

Obrigado.
 
Estou pensando em experimentar esta técnica em uma das próximas levas também.

Pelo que lí, não se deve remover a espuma, deve-se usar um lúpulo com baixa quantidade de AA e colocar pelo menos 30% do total dos lúpulos no First Wort.
 
Se retirar a espuma estará retirando também um pouco do amargor calculado. Quando faço FWH não tiro a espuma. Não precisa se preocupar, ela vai decantar e acaba virando trub. Nada que um bom whirpool não resolva.
 
Estou pensando em experimentar esta técnica em uma das próximas levas também.

Pelo que lí, não se deve remover a espuma, deve-se usar um lúpulo com baixa quantidade de AA e colocar pelo menos 30% do total dos lúpulos no First Wort.

Antonio, onde achasse esta indicação de lupulo com baixo AA ? Nunca vi isso, a literatura normalmente indica que se use por volta de 20 - 30 % dos lupulos no FWH. Podes usar mais ou menos fica a teu critério.
 
Antonio, onde achasse esta indicação de lupulo com baixo AA ? Nunca vi isso, a literatura normalmente indica que se use por volta de 20 - 30 % dos lupulos no FWH. Podes usar mais ou menos fica a teu critério.


" É recomendado apenas o uso de lúpulos com baixo percentual de alfa ácidos nessa etapa e o total de lúpulos usados, para atingir o efeito desejado, deve ser pelo menos 30% do total da receita."

Aqui: http://goronah.blog.br/2014/artesanato/be-a-ba-da-lupulagem-tecnicas-de-lupulagem


Bem para começar a teoria manda usar apenas lúpulo com baixo índice de alfa-ácidos juntos o primeiro mosto colhido após filtragem (dai o nome “lupulagem de primeiro mosto”) que estará bem quente mas não fervendo algo como uns 60-70°C.


Segundo Palmer um mínimo de 30% do peso do total de lúpulo deve ser usado nesse momento. Ele diz que o impacto no amargor não será tão relevante haja vista que o lúpulo terá baixo índice de alfa acidos. Acrescenta ainda:

“Na verdade, um estudo entre cervejeiros profissionais determinado que a utilização do FIRST WORT HOPPING resulta num aroma de lúpulo mais refinado, um amargor mais uniforme e uma cerveja mais harmoniosa de forma geral se comparada com uma idêntica produzido sem FWH.”


Aqui: http://www.cervejahenrikboden.com.br/lupulagem-avancada-iii/

Pelo texto do Bode, parece que a indicação vem do Palmer.
 
Minha questão não se dá sobre a porcentagem de lupulos a ser usada no FWH já vi cervejeiros renomados declararem que já usaram 100% dos lupulos como FWH, o valor a ser usado depende de cada um, agora a questão de lupulos com baixa alpha acidos é bem relativo porque em uma IPA com FWH não vais usar nada com menos de 6 - 8 % de AA como FWH, e cabe ao cervejeiro usar o lupulo que quiser para no FWH.

O Brad Smith fala em um artigo seu de 19 de novembro de 2012:

"Finally, most article on FWH say it only should be done with a portion (30% or less) of the hops and only using low alpha aroma hops. This also is outdated advice."
 
Minha questão não se dá sobre a porcentagem de lupulos a ser usada no FWH já vi cervejeiros renomados declararem que já usaram 100% dos lupulos como FWH, o valor a ser usado depende de cada um, agora a questão de lupulos com baixa alpha acidos é bem relativo porque em uma IPA com FWH não vais usar nada com menos de 6 - 8 % de AA como FWH, e cabe ao cervejeiro usar o lupulo que quiser para no FWH.

O Brad Smith fala em um artigo seu de 19 de novembro de 2012:

"Finally, most article on FWH say it only should be done with a portion (30% or less) of the hops and only using low alpha aroma hops. This also is outdated advice."

Pois é...

Você tem razão, a questão de baixo ou alto AA e da quantidade de lúpulo vai do gosto de quem está fazendo a cerveja, né?
 
Esqueça toda e qualquer recomendação sobre quanto utilizar, ou tipo de lúpulo para utilizar. Pode usar qualquer um, na quantidade que quiser.

Abraço,
 
Eu jogo todo o lúpulo de amargor no FWH, independente do AA. E não retiro espuma, deixo tudo virar trub e decantar no whirlpool. Fica lindo.
 
Eu jogo todo o lúpulo de amargor no FWH, independente do AA. E não retiro espuma, deixo tudo virar trub e decantar no whirlpool. Fica lindo.

Tenho feito isso nas minhas últimas levas. Todo o lúpulo que iria entrar no começo da fervura, no meu caso 60 minutos, eu já coloco como FWH e fica lá até a próxima adição. Já fiz com alto e baixo AA% e com algumas quantidades. O que faço é ajustar o BeerSmith pra essa opção nas receitas.

E a espuma diminui bastante depois de um tempo de fervura, nem me preocupo em retirá-la.
 
Além de tudo isso que a galera falou, eu ainda uso umas gotinhas de luftal, manda toda espuma pro fundo num tapa!

Abraços!
 
Back
Top