Furação lateral cervejeira Consul

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cschwartz

Member
Joined
Aug 19, 2017
Messages
18
Reaction score
7
Bom dia, pessoal
após 4 anos fazendo primming resolvi migrar para a carbonatação forçada da minha cerveja 🙌
Mas, não contente com o upgrade, resolvi montar um kegerator a partir da minha cervejeira consul. Já fiz a furação frontal (serra copo de 1") para inserção da torneira italiana com um prolongador de 10cm, testei o sistema com água e não percebi nenhum vazamento. No entanto, quando fui furar a lateral da cervejeira para passar a mangueira do CO2, lembrei que é justamente ali - em ambas as laterais - que ocorre a troca de calor com o ambiente, porque esta cervejeira não possui aquelas grades na parte de trás, e fiquei com medo de meter a broca, fazer o furo que teoricamente seria o mais simples, mas acabar estragando o trocador de calor.
Por isso venho aqui pedir socorro; alguém já fez essa furação na lateral da cervejeira? Tem algum local específico que pode fazer a furação sem comprometer o funcionamento da cervejeira?
Desde já, muito obrigado!
 
Anexo também fotos do mini projeto e fico à disposição caso alguém tenha outras dúvidas além das minhas supracitadas.
1c32f2ec-ab27-4754-8ab1-8ed054643d23.jpg
d3230bc5-9f18-4fb0-be0c-618848cb1ed7.jpg
8da263e4-9ddf-41f9-88ef-871b9439c10c.jpg
dd49fb84-5dca-44ec-80db-6b5d9720908e.jpg
 
Cara, olhando na minha aqui me parece que a parte que "gela" e tem as tubulações ficam atrás, escondidas por uma capa que é parafusada... imagino que sua ideia seja passar o tubo do CO2 certo? Nesse caso, pode optar por furar bem no canto que não terá problema...
 
Cara, olhando na minha aqui me parece que a parte que "gela" e tem as tubulações ficam atrás, escondidas por uma capa que é parafusada... imagino que sua ideia seja passar o tubo do CO2 certo? Nesse caso, pode optar por furar bem no canto que não terá problema...
Oi, Edgar. Primeiramente obrigado pelo retorno; segundamente: sim, toda a parte de refrigeração e circulação de ar fica atrás daquela placa plástica no fundo da cervejeira, mas minha preocupação é em relação às laterais mesmo porque elas têm a mesma função daquela "grade" que tem nas geladeiras/frigobares mais antigos, que é a de trocar calor com o ambiente. Por isso que tenho medo de furar nesses locais porque imagino que tenha algo ali.
 
Bom dia, pessoal
após 4 anos fazendo primming resolvi migrar para a carbonatação forçada da minha cerveja 🙌
Mas, não contente com o upgrade, resolvi montar um kegerator a partir da minha cervejeira consul. Já fiz a furação frontal (serra copo de 1") para inserção da torneira italiana com um prolongador de 10cm, testei o sistema com água e não percebi nenhum vazamento. No entanto, quando fui furar a lateral da cervejeira para passar a mangueira do CO2, lembrei que é justamente ali - em ambas as laterais - que ocorre a troca de calor com o ambiente, porque esta cervejeira não possui aquelas grades na parte de trás, e fiquei com medo de meter a broca, fazer o furo que teoricamente seria o mais simples, mas acabar estragando o trocador de calor.
Por isso venho aqui pedir socorro; alguém já fez essa furação na lateral da cervejeira? Tem algum local específico que pode fazer a furação sem comprometer o funcionamento da cervejeira?
Desde já, muito obrigado!



Bom dia, a lateral dela não tem como furar mesmo, isso pq o condensador delas ficam nas laterais.
O ideal é fazer o furo na parte de trás, se vc puxá-la pra frente irá perceber que logo atrás do compressor sobe a tubulação para o evaporador. Ao lado dela pode furar que não passa tubulação, mas ainda assim comece com uma broca fina e depois aumente para o diâmetro da mangueira q usará.
 
Uma dica. Quando furei a minha geladeira tive as mesmas duvidas. Então fiz inicialmente um furo usando uma chave de fenda/philips fininha. Assim se houvesse alguma tubulação eu conseguiria sentir. Com o furo feito com a chave fiquei mais tranquilo em fazer com a furadeira. Funcionou legal.
 
Bom dia, pessoal
após 4 anos fazendo primming resolvi migrar para a carbonatação forçada da minha cerveja 🙌
Mas, não contente com o upgrade, resolvi montar um kegerator a partir da minha cervejeira consul. Já fiz a furação frontal (serra copo de 1") para inserção da torneira italiana com um prolongador de 10cm, testei o sistema com água e não percebi nenhum vazamento. No entanto, quando fui furar a lateral da cervejeira para passar a mangueira do CO2, lembrei que é justamente ali - em ambas as laterais - que ocorre a troca de calor com o ambiente, porque esta cervejeira não possui aquelas grades na parte de trás, e fiquei com medo de meter a broca, fazer o furo que teoricamente seria o mais simples, mas acabar estragando o trocador de calor.
Por isso venho aqui pedir socorro; alguém já fez essa furação na lateral da cervejeira? Tem algum local específico que pode fazer a furação sem comprometer o funcionamento da cervejeira?
Desde já, muito obrigado!

Também tive a mesma idéia que você e parti para a carbonatação forçada. O que fiz de diferente (pelo que você postou): comprei no próprio mercado livre um acabamento com pingadeira e um cilindro de 0,6L de co2 com regulador. Como a cervejeira fica em um móvel com cristaleira fechado e não queria cilindro de CO2 pela sala, eu uso esse cilindro dentro da própria cervejeira. Foi a solução que eu encontrei.WhatsApp Image 2021-08-24 at 08.04.51(3).jpegWhatsApp Image 2021-08-24 at 08.04.52(2).jpegWhatsApp Image 2021-08-24 at 08.04.52(1).jpegWhatsApp Image 2021-08-24 at 08.04.52.jpegWhatsApp Image 2021-08-24 at 08.04.51(2).jpegWhatsApp Image 2021-08-24 at 08.04.51(1).jpegWhatsApp Image 2021-08-24 at 08.04.51.jpeg
 
Encontrei um vídeo da manutenção de uma cervejeira Consul, mostra a retirada da placa do fundo. Talvez no canto superior direito, seria uma opção, mas tem que tomar muito cuidado, veja que passa muita coisa alí por trás. Na lateral, por ser esse sistema diferente, eu não furaria, sem consultar uma assistência técnica, ou até mesmo a fábrica. Sucesso no projeto e posta o resultado quando concluir.

Link:
Cervejeira Consul manutenção sensor
 
Last edited:
Também tive a mesma idéia que você e parti para a carbonatação forçada. O que fiz de diferente (pelo que você postou): comprei no próprio mercado livre um acabamento com pingadeira e um cilindro de 0,6L de co2 com regulador. Como a cervejeira fica em um móvel com cristaleira fechado e não queria cilindro de CO2 pela sala, eu uso esse cilindro dentro da própria cervejeira. Foi a solução que eu encontrei.View attachment 127027View attachment 127028View attachment 127029View attachment 127030View attachment 127031View attachment 127032View attachment 127033
Vitor pr você tem o link desse acabamento e pingadeira? Ou os dados do vendedor?
 
Vitor pr você tem o link desse acabamento e pingadeira? Ou os dados do vendedor?

Achei a compra aqui e ele está com anúncio pausado. O que eu te aconselho é fazer contato em algum produto dele e perguntar se tem a pingadeira lá para anunciar.

Muito bem feito o produto dele e sem rebarbas!

Vou assistir o vídeo que mandou da manutenção porque tenho outra consul e essa não está estabilizando. Gela a cerveja porém não estabiliza o sensor, fica acendendo aquelas "canequinhas" no painel o tempo todo, hehe.
Screenshot_2021-08-25-07-35-15-569_com.mercadolibre.jpg
 
Boa noite, pessoal! E obrigado por todos feedbacks!
Concluí o projeto da cervejeira/chopeira e agora ela está funcionando plenamente, mas pra chegar nisso tive uma baita dor de cabeça.
Primeiro eu tirei a proteção do fundo da cervejeira e tentei passar a mangueira do CO2 pelo dreno do degelo, mas acabei percebendo que obstruiria a saída da água e teria problemas futuros. Então resolvi furar no canto esquerdo do fundo da
IMG-20210824-WA0083.jpeg
IMG-20210824-WA0083.jpegcervejeira, logo abaixo da placa de refrigeração e consegui arrebentar com a fiação que acionava o cooler quando o compressor ligava - na hora bateu um desespero porque os fios passavam bem no meio do isopor da parede e não tinha como remendar. Mas contatei um técnico e ele conseguiu resolver com uma fiação externa de acionamento e a cervejeira voltou a funcionar perfeitamente.
O novo furo - onde passam mangueira de CO2 e a fiação nova do cooler - foi feito bem à esquerda do cooler (onde tem aquela fita amarela).
Resumo da ópera: apesar dos problemas, a cervejeira/chopeira ficou maravilhosa e agora os amigos cervejeiros já sabem onde NÃO devem furar o equipamento. Estou super satisfeito com o kegerator, mas confesso que fiquei meio decepcionado por não conseguir colocar nele um postmix de 19 litros e outro de 9,5 litros simultaneamente.IMG-20210824-WA0083.jpeg
 

Attachments

  • IMG-20210824-WA0046.jpeg
    IMG-20210824-WA0046.jpeg
    30.7 KB · Views: 34
Boa noite, pessoal! E obrigado por todos feedbacks!
Concluí o projeto da cervejeira/chopeira e agora ela está funcionando plenamente, mas pra chegar nisso tive uma baita dor de cabeça.
Primeiro eu tirei a proteção do fundo da cervejeira e tentei passar a mangueira do CO2 pelo dreno do degelo, mas acabei percebendo que obstruiria a saída da água e teria problemas futuros. Então resolvi furar no canto esquerdo do fundo da View attachment 127119View attachment 127119cervejeira, logo abaixo da placa de refrigeração e consegui arrebentar com a fiação que acionava o cooler quando o compressor ligava - na hora bateu um desespero porque os fios passavam bem no meio do isopor da parede e não tinha como remendar. Mas contatei um técnico e ele conseguiu resolver com uma fiação externa de acionamento e a cervejeira voltou a funcionar perfeitamente.
O novo furo - onde passam mangueira de CO2 e a fiação nova do cooler - foi feito bem à esquerda do cooler (onde tem aquela fita amarela).
Resumo da ópera: apesar dos problemas, a cervejeira/chopeira ficou maravilhosa e agora os amigos cervejeiros já sabem onde NÃO devem furar o equipamento. Estou super satisfeito com o kegerator, mas confesso que fiquei meio decepcionado por não conseguir colocar nele um postmix de 19 litros e outro de 9,5 litros simultaneamente.View attachment 127119
Valeu pelo retorno @cschwartz ! Que bom saber que conseguiu contornar o problema! Quanto à capacidade, no mercado não temos um refrigerador dedicado à cerveja e com um preço acessível, temos que nos adaptar. Mas enfim, você disse que está feliz com o kegerator e isso é o que importa.
 
Estou torcendo para que o tópico seja continuado, estou querendo furar exatamente no topo da minha cervejeira também para passar a tubulação da torneira e já que tenho espaço, se for seguro, iria passar também meu gás. Pensei na lateral pro mas já vi que não é legal e atrás fiquei com medo de onde seria a melhor posição.
 
Boa noite, pessoal! E obrigado por todos feedbacks!
Concluí o projeto da cervejeira/chopeira e agora ela está funcionando plenamente, mas pra chegar nisso tive uma baita dor de cabeça.
Primeiro eu tirei a proteção do fundo da cervejeira e tentei passar a mangueira do CO2 pelo dreno do degelo, mas acabei percebendo que obstruiria a saída da água e teria problemas futuros. Então resolvi furar no canto esquerdo do fundo da View attachment 804950View attachment 804950cervejeira, logo abaixo da placa de refrigeração e consegui arrebentar com a fiação que acionava o cooler quando o compressor ligava - na hora bateu um desespero porque os fios passavam bem no meio do isopor da parede e não tinha como remendar. Mas contatei um técnico e ele conseguiu resolver com uma fiação externa de acionamento e a cervejeira voltou a funcionar perfeitamente.
O novo furo - onde passam mangueira de CO2 e a fiação nova do cooler - foi feito bem à esquerda do cooler (onde tem aquela fita amarela).
Resumo da ópera: apesar dos problemas, a cervejeira/chopeira ficou maravilhosa e agora os amigos cervejeiros já sabem onde NÃO devem furar o equipamento. Estou super satisfeito com o kegerator, mas confesso que fiquei meio decepcionado por não conseguir colocar nele um postmix de 19 litros e outro de 9,5 litros simultaneamente.View attachment 804950
Então tua furacão ficou onde no final?
 
Boa noite, fiz a furo na minha Consul na parte de cima no centro para o líquido, não houve problema, mas gostaria de fazer outro furo para o gás e na minha configuração ficaria melhor pelo lado ou por trás, mas pelo visto vai ter que ser por cima mesmo.
 
Back
Top