Full Gauge MT-518Ri + Freezer Consul CVU20 / Dicas para controlar a temperatura

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por fabioramones, 22/5/16.

1. 22/5/16 #1

fabioramones

fabioramones

fabioramones

Active Member

Afiliado:
    23/9/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Pessoal, estou tendo dificuldades para fazer um ajuste fino e controlar a temperatura usando o MT-518Ri e um Freezer.

Antes usava um controlador de somente um estágio (refrigerar) e quando ele desligava a temperatura chegava a baixar 1,3 graus do valor setado.

Agora comprei esse que possui dois estágios, o problema diminuiu mas ainda persiste com uma variação menor.

Por exemplo, estou fermentando a 17 graus. Mesmo com o freezer desligando nessa temperatura e a lâmpada se ascendendo a 16,9 graus, a temperatura chega a cair para 16,5 graus. O aquecimento gerado liga o freezer a 17,1 graus gerando problema semelhante e a temperatura chega bater 17,4 graus.

Conforme descrito chego a ter 0,9 graus de amplitude total de variação.

Alguns dados que são importantes para ajudar a análise de vocês:

- moro em Salvador e a temperatura mínima aqui é 26 graus e atualmente máxima de 30 graus.

- balde fermentador de 20 litros da jaguar com 18 litros de breja;

- uso poço térmico (30 cm) na tampa, está instalado bem próximo a lateral do balde.

- o poço está virado para placa de refrigeração, no fundo do freezer

- uso uma lâmpada incandescente de 60w dentro de um bule de alumínio e uma assadeira para tampá-lo (tentei a própria tampa dele mas a temperatura caia mais)

- histerese para os dois estágios 0,1.

Segue duas fotos em anexo para um melhor entendimento.

Gostaria de dicas.

Abraço,
    Fábio.

Arquivos Anexados:

manoelsantiago curtiu isso.
  2. 11/6/16 #2

fabioramones

fabioramones

fabioramones

Active Member

Afiliado:
    23/9/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Estava com medo achando que a luz poderia atrapalhar a fermentação. Achei um tópico aqui mesmo no fórum explicando que com esse tipo de balde não haveria com o que me preocupar. Apenas retirei a tampa do bule e o problema da grande variação de temperatura foi resolvido.

Passando só para dar um retorno caso alguém passe por situação parecida.

Abraço,
    Fábio.

3. 2/9/16 #3

manoelsantiago

manoelsantiago

manoelsantiago

Active Member

Afiliado:
    6/10/15
    Curtidas Recebidas:
    0
    Fabio, vi que você tem um controlador com dois estágios... e percebi também que você está utilizando ele numa boa... também comprei um agora com dois estágios mas não estou sabendo como configurá-los. Meu modelo é um Full Gauge MT-518Ri. "Pra ser bem sincero não sei o que acontece quando estabeleço cada temperatura no SetPoint1 e no SetPoint2" me dá uma luz, tipo citando como você usa os dois na prática."

4. 3/9/16 #4

fabioramones

fabioramones

fabioramones

Active Member

Afiliado:
    23/9/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Boa noite, Manoel.

Na prática eu uso os dois estágios setados para mesma temperatura.

Se quero fermentar a 18C, ambos ficam regulados nessa temperatura. Com histerese de 0.1C.

Em meu equipamento tem funcionado bem. Fermentando a 18C por exemplo a temperatura chega no máximo a 18.2C e no mínimo a 17.8C.

Alteração que eu fiz foi tirar a lâmpada incandescente e colocar uma lâmpada econômica de 25w. Retirei também o bule, deixo a lâmpada solta na prateleira.

Não sei se era isso que você gostaria de saber.

Abraço.

5. 3/9/16 #5

fabioramones

fabioramones

fabioramones

Active Member

Afiliado:
    23/9/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Última edição: 3/9/16
  6. 10/8/18 #6

LeonardoLisboa

LeonardoLisboa

LeonardoLisboa

New Member

Afiliado:
    7/8/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Fabio, estou pensando em comprar um freezer desses (CVU20) para colocar meu fermentador Indupropil cônico de 20l que no total mede uns 85cm com o airlock.
    Você dobrou a placa do seu freezer?
    Poderia por gentileza me passar a medida acima da 1a gaveta até a base do congelador que fica no topo? Pretendo dobrar a placa do meio e acredito ser possível certo?

Abraço,
    Leonardo

Compartilhe esta Página