**** Cream Ale, aqui tem muito lúpulo. Uma BR-ALE by Duendes Barbudos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Joined
Mar 12, 2017
Messages
505
Reaction score
318
Galerinha marota, vou tentar criar aqui meu primeiro diário e espero que consiga atualizar sempre. srsrrsrsrsr

Sim, a famigerada BR-ALE que é estilo mas não é estilo. 😂
É a minha 4ª cerveja desse "estilo", as duas primeiras foram praticamente 100% BR com maltes da Agrária, Lúpulos da Brava Terra e oq não era BR foi só pra complementar como a levedura M44 e Cryo de Citra no DH (só um "pouquim"). Fiz as duas receitas ao mesmo tempo e cada uma com um lúpulo dominante, foram testados o Comet e Sorachi. Ficou uma cerveja extremamente refrescante, mesmo sendo iguais a receita e só mudando o lúpulo BR então deu pra sentir uma grande diferença entre elas, sendo a com COMET com o "Dank" (Não entendi oq é isso ainda, mas lembrou muito cervejas que fiz com o Summit que em excesso lembra alho, cebola), a com SORACHI nossa parecia casca de limão, tipo suco artificial. srsrrsrsrsrsr

Dessa vez foi uma receita só, mas com double-mash pois estou testando um fermentador cônico emprestado e ele é de 75L, então como a panela faz no máximo 30L daí tive que dar um jeitinho visto que o poço térmico fica nos 33L aproximadamente. :rolleyes:
O Grist de maltes segui basicamente o mesmo que fiz nas outras pois deu super certo, infelizmente agrária está raro por aqui e então adaptei para os insumos que o BrewShop tinha.

Segue a receita de modo simplificado e no link vai ela completa pelo BrewFather.

Volume do lote: 45L
Eficiência de 70%
5% ABV, 17 IBUs, 8.3 EBC

5,2Kg Pilsen - Maltear
3,4Kg Pale Ale - Malteurop
200g Caramel Light 30 - Bindewald
1Kg Flocão de Milho - Qualquer um encontrado no Mercado

6g Warrior - first wort hopping (adoro warrior pra amargor nas minhas lupuladas)
20g Nugget - 5mim
25g Talus - Hopstand 20mim 90°C
80 Nugget - *DH dinâmico por máx 3 dias
175g Talus - *DH dinâmico por máx 3 dias

8.6g Cloreto de cálcio
7.8g Sulfato de magnésio
15g Sulfato de cálcio
1und pastilha Whirlfloc

1pct US-05 propagado com 1,8L mosto a 1.040

Brassagem
45ºC - 15mim
64ºC - 60mim
78ºC - 5mim
97ºC - 80mim

Fermentação
16ºC - 5 dias (mas o tempo correto é até chegar numa atenuação de 70% pelo menos)
22ºC - 2 dias (descanso do diacetil, nessa etapa o tempo é até o diacetil sumir)
15ºC - 1 dia (essa é a etapa do DH, eu faço uma rampa de 2 dias saindo do descanso do diacetil até chegar nessa temperatura e os lúpulos são adicionados quando começa a rampa)
2ºC - 5 dias (cold crash)

*DH Dinâmico - Começo a injetar CO2 por baixo logo após a inserção dos lúpulos e faço a agitação 3x ao dia ou mais.

Receita no BrewFather

BR - 01.jpg

Para quem se interessar, as cervejas da Duendes Barbudos sempre faço storys no instagram e tem um destaque no meu perfil, é a segunda cerveja da saga Duendes Barbudos então cola lá, me segue e já dá um bizu nos destaques que tem storys da primeira cerveja que foi uma Cold IPA DDH de Strata e Pahto.
mazza_handmade_nametag (1).png
www.instagram.com/mazza_handmade
 
Last edited:
Dia da brassagem 14/01/22

Comecei a brassagem 6:00 da manhã pq num double-mash vai quase o dia todo. o_O
A receita foi dividida em duas e a fervura tbm teve que ter uma parte separada pq a panela ferve no máx 41L e eu tive 59L pra ferver.
Segue algumas fotos do processo.

Antes de chegar no Mash-out removi o cesto, fiz a lavagem e deixei 30 mim escorrendo.
BR - 01.jpg


Nessa próxima já tinha feito o segundo Mash daí com o Mash-Out e então chegou a hora que nos interessa.
BR - 01.jpg


Fervura finalizada e o mosto foi pro fermentador, isso já era 17hs e então ficou resfriando até chegar nos 16°C que ocorreu de madrugada.
Logo pela manhã coloquei a bombinha de aquário e ficou oxigenando por pelo menos 1hr, após isso teve a inoculação da levedura.
 
Last edited:
Hoje se inicia o 4º dia de Fermentação que é monitorada com meus equipamentos Wi-Fi, sendo eles o controlador de fermentação wi-fi o Fermentero com sistema BrewPiLess e vinculado a ele tem o Densímetro Wi-fi com sistema iSpindel.

Acabou dando uma vazada no krausen durante a propagação e quase que certeza ter perdido uma boa quantia de leveduras, que visto pelas minhas outras fermentações, prejudicou um pouco no tempo de início da fermentação.
BR - 01.jpg
 
Last edited:
Hoje se inicia o 4º dia de Fermentação que é monitorada com meus equipamentos Wi-Fi, sendo eles o controlador de fermentação wi-fi o Fermentero com sistema BrewPiLess e vinculado a ele tem o Densímetro Wi-fi com sistema iSpindel.

Acabou dando uma vazada no krausen durante a propagação e quase que certeza ter perdido uma boa quantia de leveduras, que visto pelas minhas outras fermentações, prejudicou um pouco no tempo de início da fermentação.
View attachment 127914
Kraio mano, o baguio lê densidade em tempo real? Tô muito por fora mesmo!
 
Kraio mano, o baguio lê densidade em tempo real? Tô muito por fora mesmo!
Isso mesmo, o densímetro está configurado pra enviar os dados pro controlador a cada 5 mim.
Não é uma medida exata, mas é o suficiente pra conseguir acompanhar como está andando a fermentação.
 
Estou fazendo agora uma Cream Ale também. Já está no fermentador desde Domingo (16/01). Ontem subi a temperatura para fazer o descanso do diacetil.
Domingo a noite inicio o cold.
Essa será minha primeira Cream Ale. Vamos ver o que vai sair!
Continuarei acompanhando seu post para comparar com o meu aqui.
 
A fermentação está meio arrastada, pela minha experiencia de outras brejas ela já teria atenuado tudo.
Consegui visualizar meus erros e na próxima vez será uma propagação dupla.


Apesar de tudo a fermentação ocorre tudo bem, não tem acetaldeído, já era o diacetil e está com aroma de fermentação limpa, vou deixar mais hj nessa temperatura e daí amanhã crio a rampa de temperatura no perfil de fermentação do controlador e já adiciono o DH.

BR - 01.jpg
 
Gu, qual seu planejamento para a fermentação e cold?! Qual sua expectativa de tempo?!
Vai usar alguma coisa para clarificar?
 
Gu, qual seu planejamento para a fermentação e cold?! Qual sua expectativa de tempo?!
Vai usar alguma coisa para clarificar?

Está ali na receita meu querido.


Fermentação
16ºC - 5 dias (mas o tempo correto é até chegar numa atenuação de 70% pelo menos)
22ºC - 2 dias (descanso do diacetil, nessa etapa o tempo é até o diacetil sumir)
15ºC - 1 dia (essa é a etapa do DH, eu faço uma rampa de 2 dias saindo do descanso do diacetil até chegar nessa temperatura e os lúpulos são adicionados quando começa a rampa)
2ºC - 5 dias (cold crash)

Só a fermentação e diacetil que são conforme anda o bonde, o resto vou seguir como está descrito ali na receita.
 
Atualização

Sexta dia 21/01/22
Brassei uma German Pils e por isso precisei desligar a geladeira pq senão a rede elétrica não suportaria os picos de corrente que a geladeira tem quando liga o compressor.
Nesse tempo que a geladeira ficou desligada a temperatura do fim do diacetil chegou a 23° e ficou por pouco tempo assim, pois ao fim da fervura eu religuei a geladeira e isso era fim da tarde de sexta.

Sábado dia 22/01/22
Logo pela manhã configurei a rampa pro DH no controlador, adicionei os lúpulos e como podem ver na imagem esse é o método que utilizo pra injetar CO2 enquanto estou com a tampa aberta e colocando os lúpulos. Na outra foto mostra os pacotes de DH, sempre tento projetar pra utilizar pacotes fechados e inteiros, nessa receita sobrou 25g de Talus (não está na foto) e 30g Nugget que mesmo oxidados vão contribuir com algo.
WhatsApp Image 2022-01-22 at 09.47.27.jpeg WhatsApp Image 2022-01-22 at 09.47.42.jpeg

Após o DH eu costumo fechar a válvula do airlock e nesse caso como a fermentação estava muito ativa então deixei levemente aberto para sair o CO2 devagar e não aceleradamente.
Acabou que vazou bastante CO2 principalmente nas primeiras 1/2hora que deixei a válvula totalmente aberta que era pra evitar uma pressão muito elevada visto que a agitação no momento de adicionar os lúpulos, foi alta. Vou reestudar esse processo e mudar algumas coisas, o CO2 que saiu acabou carregando muito aroma e espero que esteja a contento na provinha.
O CO2 eu mudei deposição e coloquei na torneira de baixo pra fazer o DH dinâmico. O primeiro dia de DH não fiz nada pq a fermentação estava ativa, dai no dia seguinte DOMINGO eu fiz 4 inserção de CO2 agitando o tudo dentro do fermentador.

Segunda 24/01/22
Era pra ficar esse dia todo a 15º mas achei que já tinha aroma suficiente e então na hora do almoço eu comecei a descida pro Cold Cash.
No dia seguinte 25/01 a cerveja já estava abaixo dos 5° então comecei remoção da levedura e Trub dos lúpulos. Aos poucos ia lá e removia um pouco e então assim está até o dia de hoje.

Quinta 27/01/22
Terceiro dia de Cold, ontem fim da tarde retirei alguns ml e carbonatei pra ver como que está indo a evolução, a ideia é servir ela a partir do dia 05/02.
 
Hoje se inicia o 4º dia de Fermentação que é monitorada com meus equipamentos Wi-Fi, sendo eles o controlador de fermentação wi-fi o Fermentero com sistema BrewPiLess e vinculado a ele tem o Densímetro Wi-fi com sistema iSpindel.

Acabou dando uma vazada no krausen durante a propagação e quase que certeza ter perdido uma boa quantia de leveduras, que visto pelas minhas outras fermentações, prejudicou um pouco no tempo de início da fermentação.
View attachment 127914
Nossa, que lindo, a temperatura da cerveja fica cravada.
Muito bom
 
Back
Top