Fruit beer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tguimaraes

Well-Known Member
Joined
Oct 23, 2013
Messages
239
Reaction score
40
Pessoal, estou querendo fazer minha primeira fruit beer. Estou pensando em fazer uma wheat beer com toranja (grapefruit) ou então laranja, tipo a Schofferhofer Grapefruit. Não quero apenas o aroma, mas também o sabor.
Lí em alguns fóruns que o ideal é colocar o suco da fruta pasteurizado logo antes de engarrafar. Imagino que seja isso mesmo, afinal fermentar o suco junto com a cerveja deve gerar muita acidez.
Alguém já fez algo parecido?

Valeu!

Tiago.
 
Excelente post, estou querendo fazer uma Fruit Beer também, e toda ajuda será bem vinda!!
 
Pessoal, estou querendo fazer minha primeira fruit beer. Estou pensando em fazer uma wheat beer com toranja (grapefruit) ou então laranja, tipo a Schofferhofer Grapefruit. Não quero apenas o aroma, mas também o sabor.
Lí em alguns fóruns que o ideal é colocar o suco da fruta pasteurizado logo antes de engarrafar. Imagino que seja isso mesmo, afinal fermentar o suco junto com a cerveja deve gerar muita acidez.
Alguém já fez algo parecido?

Valeu!

Tiago.

Eu fiz uma wheat beer com amoras, vou engarrafá-las na semana que vem, mas o ideal se você for botar frutas e fazer um suco com frutas frescas congelá-las antes descongelar quando for adicionar para que quebre a parede celular e gere mais sabor e aroma.

O ideal é adicionar a fruta na fermentação secundária e deixar uns 5 dias adiciona 120 g/L, não pasteurizei elas pois deixei pouco tempo, se deixar demais corre o risco de ficar ácido por causa da das leveduras da fruta
 
Pessoal,
tenho um material interessante sobre brassagem de fruit beers.
Seguem os links!

http://www.4shared.com/office/4aJdIxl6/IMG.html
http://www.4shared.com/office/1oYJjBZZ/IMG_0001.html
http://www.4shared.com/office/NIpqqEUL/IMG_0002.html
http://www.4shared.com/office/MUgh5p8_/IMG_0003.html

Já fiz uma weiss com manga/maracuja, fico show!
Adicionei uma pasta de manga com maracuja na fermentação secundária e clarifiquei a breja com gelatina.
Acabei tendo problemas de supercarbonatação nas garrafas porque o resto da fruta atenuou na garrafa.
De resto, tudo show...
 
Eu fiz uma Strong Golden Ale com maracujá (batizei de Belgian Strong Maracuj'Ale) que ficou muito boa. Adicionei polpa de maracujá, aquelas de supermercado, já são pasteurizadas. E adicionei no 3 dia da fermentação, pois ai o fermento já deixou todas as suas características na cerveja e vai apenas atenuar o restante dos açucares, incluindo a frutose recém adicionada. Assim se evita supercarbonatação.

Abraço
 
Eu fiz uma Strong Golden Ale com maracujá (batizei de Belgian Strong Maracuj'Ale) que ficou muito boa. Adicionei polpa de maracujá, aquelas de supermercado, já são pasteurizadas. E adicionei no 3 dia da fermentação, pois ai o fermento já deixou todas as suas características na cerveja e vai apenas atenuar o restante dos açucares, incluindo a frutose recém adicionada. Assim se evita supercarbonatação.

Abraço

qual a proporção que você usou?
 
Eu usei polpa de maracujá numa Maracujipa, todos que tomaram adoraram.

Usei no terceiro ou quarto dia de fermentação, como o André. Dessa forma, também não afeta tanto a ordem de preferência do fermento, pois ele já fermentou muitos dos açúcares da cerveja (sacarose>glicose>frutose>maltose...).

Usei cerca de 50 g/l, o que gerou uma presença bem forte, do jeito que eu queria.
 
Eu uso 2,1 kg de polpa para 60 litros de cerveja. Como a base é uma SGA com 8%, no final ela ficou proximo de 11,5% de alcool. Realmente o maracujá destaca muito, mas a galera gosta.
 
Recomendo que você sempre faça experiências quando possível com pequenas quantidades de suco/vinhos ou temperos em cerveja. Assim você consegue pegar uma ideia de como o sabor realmente vai ficar e pegar uma ideia sobre proporções. Uma vez gostei da ideia de uma blonde ale com mel e manjericão fresco. Mas no final, após fazer a breja, deu trabalho para tomar 40 litros daquilo. Uma das primeiras cervejas que fiz foi uma porter com acerola que ficou com muito sabor de vinho.
 
Achei algumas, http://cybercook.com.br/receita/acerola.html?palavra=acerola
:D
Agora sério, no livro Cerveja em Casa Christina Perozzi e Hallie Beaune - http://www.skoob.com.br/livro/387566#_=_ tem uma receita que, com algumas adaptações, pode ser usada. Não estou com livro aqui, mas a noite posso dar uma olhada na receita.
Pelo que eu li até agora, tem quem coloca a polpa da fruta na maturação e quem adiciona na hora do envase.

pra colocar na maturação (a temperaturas baixas) ou envase tu tem que saber exatamente quanto de açúcar tem na tua fruta, o que é bem difícil, pra descontar açucar do priming. Ou manter sempre gelada e fazer carbonatação forçada. Se for errar no açúcar em caso de priming, erre pra menos, pra não explodir as garrafas.

Mas fica quase impossível acertar o "ponto" da carbonatação. Vais ter que se contentar com uma cerveja mais ou menos carbonatada que desejado inicialmente.
 
Como prometido, em anexo está o pdf com toda a parte sobre a receita.
Quem ficar interessado, o livro é "Cerveja Em Casa" ISBN 978-85-67362-01-4
Ganhei durante a feira do livro ano passado, então não sei quanto foi.

Esta receita já está em grão, o que já é de grande ajuda.
 

Attachments

  • fruity faux lambic.pdf
    339.8 KB · Views: 817
Tenho esse livro também, mas não achei lá muito interessante. É muito baseado em extratos de malte e leveduras difíceis de encontrar por aqui...

Sobre a receita, é uma Lambic. Nunca vi a venda por aqui fermento de lambic. O que dá pra fazer é azedar o parte do mosto com malte. Tem um post aqui no fórum sobre isso....
 
Uma dúvida.

Posso adicionar frutas ou polpa de fruta em qualquer receita ?
O melhor seria adicionar na fervura ou maturação ?
 
Boa noite pessoal,

Usei 200g de polpa de maracujá em uma witbier. Coloquei na fermentação secundária. foram 200g para 20L de cerveja. Fiz a polpa com a fruta mesmo. A cerveja agora está em fase de priming, vou deixar 10 dias. Abri uma com 3 dias e ainda não tinha nada de carbonatação. O sabor do maracujá está bem marcante, mais do que eu esperava. Na próxima usarei menos...100g, provavelmente.

abraço
 
Resgatando esse topico, fiz uma Fruit beer, usando como base uma weiss. Usei 500ml (1/2 litro) de suco de bergamota (tangerina, mimosa, mixirica). Eu pasteurizei o suco, elevando ele a 65 graus por 15 minutos. Depois congelei e fiz a transfega de 4.5l da cerveja na maturação. Engarrafei com primming de 4g/l, ficou otima a carbonatação mas tá com um amargor de sumo no final
 
Eu fiz uma Strong Golden Ale com maracujá (batizei de Belgian Strong Maracuj'Ale) que ficou muito boa. Adicionei polpa de maracujá, aquelas de supermercado, já são pasteurizadas. E adicionei no 3 dia da fermentação, pois ai o fermento já deixou todas as suas características na cerveja e vai apenas atenuar o restante dos açucares, incluindo a frutose recém adicionada. Assim se evita supercarbonatação.

Abraço

Ressuscitando o tópico.

André, a polpa que você usou tinha conservantes? A minha dúvida é se a quantidade de conservantes na polpa pode atrapalhar na fermentação dos açúcares restantes e da própria fruta adicionada. Isso levando em consideração a adição feita na secundária.

Alguém sabe se a quantidade de conservantes nessas polpas pode atrapalhar? No chute eu diria que não, mas se alguém tiver uma resposta mais fundamentada, seria bom.
 
Ressuscitando o tópico.

André, a polpa que você usou tinha conservantes? A minha dúvida é se a quantidade de conservantes na polpa pode atrapalhar na fermentação dos açúcares restantes e da própria fruta adicionada. Isso levando em consideração a adição feita na secundária.

Alguém sabe se a quantidade de conservantes nessas polpas pode atrapalhar? No chute eu diria que não, mas se alguém tiver uma resposta mais fundamentada, seria bom.

Nem reparei, mas acredito que não tinha.

Abraço
 
To pensando em fazer uma fruit beer com morangos ou amoras, Mosher diz que morango não dá sabor, e que Framboesa é a fruta que mais dá sabor, segundo ele, eu não to achando framboesa, pensei na amora.
Quero fazer para minha esposa, que não curte muito brejas amargas, prefere mais doces.
Pensei em usar malte base pale ou pilsen e malte de trigo, quais lupulos seriam indicados para não conferir muito amargor? Vou fazer uma fermentação Ale com uma levedura Lager


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Bem, só tome cuidado que o doce significa açúcar e açúcar pode ser fermentável gerando supercarbonatação...talvez uma brassagem mais alta possa gerar uma cerveja mais 'doce'...
 
Sou um neófito, o que seria essa brassagem mais alta? Temperatura? Tempo?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Mosher recomenda, se não me engano, o uso de 2/3 do açúcar para o priming


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Mais uma dúvida, adicionando a amora na maturação, eu consigo uma cor avermelhada ou arroxeada? Ou só sabor?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Sou um neófito, o que seria essa brassagem mais alta? Temperatura? Tempo?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Brassagem alta significa acima de 65C, pois gera acucares não fermentáveis gerando uma corpo maior na cerveja.
 
Mais uma dúvida, adicionando a amora na maturação, eu consigo uma cor avermelhada ou arroxeada? Ou só sabor?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cara, vc tem que cozinhar essa fruta, pra pasteurizar ela e congela num recipiente sanitizado. Depois da fermentaçáo primaria, se vc quizer reutilizar o fermento, faz a transfega e adiciona a fruta. Com certeza ela vai passar muita cor e aroma pra sua cerveja.
como falaram, usa uma brassagem mais alta, pra gerar mais açucares nao fermentaveis, ela ficará mais doce por si só.
Deixe maturar por um periodo maior, umas 2 semanas (Eu deixo 2 semanas a 5 graus, mais uma semana a 0 grau, ai uso gelatina(a fruta deixa muito turva a cerva) e depois de 48h, engarrafo).
ahhh como falaram... 2/3 do açucar...
Que proporção de fruta tu vai usar?? eu uso 10%
 
Mosturar em temperatura alta não gera tanto dulçor. Temperaturas altas geram dextrinas que não são doces. Dextrinas aumentam o corpo, fazem aparecer o maltado e quase nada de dulçor.
Pode-se ganhar dulçor aumentando a OG e/ou diminuindo os IBUs.


Guilherme C.
 
To pensando em fazer uma fruit beer com morangos ou amoras, Mosher diz que morango não dá sabor, e que Framboesa é a fruta que mais dá sabor, segundo ele, eu não to achando framboesa, pensei na amora.
Quero fazer para minha esposa, que não curte muito brejas amargas, prefere mais doces.
Pensei em usar malte base pale ou pilsen e malte de trigo, quais lupulos seriam indicados para não conferir muito amargor? Vou fazer uma fermentação Ale com uma levedura Lager


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Tenta lactose. Não é fermentescivel e dá dulçor.
 
Existem leveduras para isso...so nao lembro se eh a altbier ou california common..


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Só um detalhe. Existe alguma confunsão com os termos. Mosturação não é sinônimo de brassagem. Brassagem é todo o processo desde a moagem até o início da fermentação. Mosturação (mashing) é a produção do mosto fermentável a partir da infusão dos maltes.
 
Pessoal,
tenho um material interessante sobre brassagem de fruit beers.
Seguem os links!

http://www.4shared.com/office/4aJdIxl6/IMG.html
http://www.4shared.com/office/1oYJjBZZ/IMG_0001.html
http://www.4shared.com/office/NIpqqEUL/IMG_0002.html
http://www.4shared.com/office/MUgh5p8_/IMG_0003.html

Já fiz uma weiss com manga/maracuja, fico show!
Adicionei uma pasta de manga com maracuja na fermentação secundária e clarifiquei a breja com gelatina.
Acabei tendo problemas de supercarbonatação nas garrafas porque o resto da fruta atenuou na garrafa.
De resto, tudo show...


Esses links nao tao funcionando, tem como vc upar novamente eles??
 
To pensando em fazer uma fruit beer com morangos ou amoras, Mosher diz que morango não dá sabor, e que Framboesa é a fruta que mais dá sabor, segundo ele, eu não to achando framboesa, pensei na amora.

Bruno,

Chegou a fazer a cerva com a amora?
Também estou querendo fazer uma. Estou querendo adaptar a receita Raspberry Wheat Beer (do livro Cerveja Feita em Casa), mas substituindo a framboesa pela amora.

Recentemente fiz uma de trigo e adicionei maracujá na maturação (a fruta mesmo, sem congelar ou ferver). Ficou muito boa.

Vlw
 
Back
Top