Fruit Beer - Morango - Help me

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vitaum

Member
Joined
Jan 24, 2016
Messages
8
Reaction score
1
Prezados amigos, vou fazer minha primeira fruit beer e peço gentilmente a opinião de vcs. Gostaria de fazer uma cerveja parecida com a Floris Fraise (mesma fabricante da Delirium). Gostaria de utilizar uma base de witbier. Segue a receita:

2,27 kg Pilsen (50%)
1,36 kg Flocos de trigo (30%)
0,45 kg Malte trigo (10%)
0,45 kg Aveia em flocos (10%)

1,8 kg polpa de morango (congelada)

14 g Lúpulo Liberty (4,3 %) aos 60 min
14 g Lúpulo Liberty (4,3 %) aos 15 min

Mostura a 65ºC por 60 min

Levedura Belgian Witbier DrYeast Y08

Fermentação a 20ºC por 4 dias. No quinto dia, coloco a polpa de morango no maturador e faço a trasfega. Maturação por 7 dias a 20C.

OG 1,050
FG 1,011
12,2 IBUs
4,9 ABV
3,2 SRM

Alguém já utilizou polpa de morango ou de outra fruta e pode me dizer se a quantidade (1,8 kg) já me daria um bom resultado? Gostaria de saber se a quantidade de polpa equivale a quantidade de fruta fresca.
 
Caríssimo acho que o melhor é jogar o suco pasteurizado na fermentação secundária devido aos aromas mas tens que ter cuidado devido a acidez que poderá ser produzida.
 
Já ouvi bons relatos de quem utilizou o Lúpulo Herlertau tradition
 
Já ouvi bons relatos de quem utilizou o Lúpulo Herlertau tradition

Fiquei na dúvida quanto ao lúpulo HT também, mas vou usar o Liberty pq tem mais óleos totais e é uma pouco mais condimentado e menos herbal que o HT.

Quanto ao suco pasteurizado, não sei como fazer. Se tiver alguma dica ou receita ficarei muito grato.
 
Fiquei na dúvida quanto ao lúpulo HT também, mas vou usar o Liberty pq tem mais óleos totais e é uma pouco mais condimentado e menos herbal que o HT.

Quanto ao suco pasteurizado, não sei como fazer. Se tiver alguma dica ou receita ficarei muito grato.

tem pra vender uns de garrafinha concentrado em mercado! Pelo menos aqui no sul já vi!
 
Nunca tomei essa cerva que você deseja se inspirar.
Mas recentemente fiz uma American Wheat e adicionei morango e amora na maturação.
Gostei bastante do resultado.
As amoras já comprei congeladas. Os morangos comprei esses de mercado mesmo e congelei. Utilizei as duas frutas congeladas direto no balde fermentador.
 

Attachments

  • 15825731_826531500819216_1267308732775279539_n.jpg
    15825731_826531500819216_1267308732775279539_n.jpg
    48.5 KB · Views: 259
Nunca tomei essa cerva que você deseja se inspirar.
Mas recentemente fiz uma American Wheat e adicionei morango e amora na maturação.
Gostei bastante do resultado.
As amoras já comprei congeladas. Os morangos comprei esses de mercado mesmo e congelei. Utilizei as duas frutas congeladas direto no balde fermentador.

Muito bonita sua breja. Parabéns!
Você só congelou o morango inteiro e depois colocou no maturador? Ou fez uma polpa pra congelar?
 
Nunca tomei essa cerva que você deseja se inspirar.
Mas recentemente fiz uma American Wheat e adicionei morango e amora na maturação.
Gostei bastante do resultado.
As amoras já comprei congeladas. Os morangos comprei esses de mercado mesmo e congelei. Utilizei as duas frutas congeladas direto no balde fermentador.

Só me explica uma coisa.

Pq congelou antes de jogar no maturador? :confused:
 
Muito bonita sua breja. Parabéns!
Você só congelou o morango inteiro e depois colocou no maturador? Ou fez uma polpa pra congelar?

Só congelei inteiro mesmo. Na hora de jogar no maturador só cortei a parte de cima com as folhas e pronto.
Um detalhe importante que esqueci: não utilizei bag. Então entupiu a torneira do balde e tive que fazer a trasfega por cima (quando fui mudar de balde para fazer o primming).
 
Só me explica uma coisa.

Pq congelou antes de jogar no maturador? :confused:

Eu tinha comprado o morango há um tempo. Então deixei congelado.
Mas acho que congelaria de qq jeito. Já ajuda a matar alguns microrganismos.
 
Só congelei inteiro mesmo. Na hora de jogar no maturador só cortei a parte de cima com as folhas e pronto.
Um detalhe importante que esqueci: não utilizei bag. Então entupiu a torneira do balde e tive que fazer a trasfega por cima (quando fui mudar de balde para fazer o primming).

Legal, eu tava pensando em pasteurizar e depois congelar. Mas se deu certo só congelando, acho que vou fazer o mesmo.

Mais uma pergunta. Qual a quantidade de morango que vc utilizou?
 
Legal, eu tava pensando em pasteurizar e depois congelar. Mas se deu certo só congelando, acho que vou fazer o mesmo.

Mais uma pergunta. Qual a quantidade de morango que vc utilizou?

É importante lavar bem e se possível borrifar um álcool 70 na fruta antes de adicionar no maturador.
O processo de congelamento não é em hipótese alguma um substituto de sanitização.
Se a cerveja for de um teor alcoólico maior, então reduz o risco de contaminação, mas se for fraca, então eu não confiaria somente em congelamento.
 
É importante lavar bem e se possível borrifar um álcool 70 na fruta antes de adicionar no maturador.
O processo de congelamento não é em hipótese alguma um substituto de sanitização.
Se a cerveja for de um teor alcoólico maior, então reduz o risco de contaminação, mas se for fraca, então eu não confiaria somente em congelamento.

Com certeza! Eu é que arrisco mesmo. :D
Em outra cerva já abri o maracujá e joguei na maturação, por exemplo. Ficou excelente por sinal.
Minhas levas são muito pequenas então pesa menos a consciência caso dê errado rs
 
Eu deixo de molho no paracetico por 10 minutos e depois bato no liquidificador (que tambem foi sanitizado com paracetico)... depois congelo só ra ficar mais facil de colocar no hopbag pra adicionar a maturação, uso entre 10 e 20% do volume (considero 1l =1kg) de liquido pra polpa...
 
Dando um Feedback!!! Muito cuidado com o excesso de frutas. Pode provocar acidez em demasia a depender de quando será inserida. Fiz a Minha fruit Bier com o intuito de deixa-la um pouco mais doce e por isso usei pouco lúpulo (Herlertau tradition).

Usei fermento neutro US-05. Malte de trigo e Pilsen.
Caso eu repita a receita usarei Flocos de aveia para contribuir com a espuma e também uma quantidade mínima de melanoidina (Cara Blond talvez) para a espuma também.

Fiz a minha com morangos e Hibiscus. Foram 600 gramas de suco de morangos batidos e pasteurizados posteriormente coados no hop bag, e adicionados na segunda fermentação junto com 100 gramas de hibiscus, isto para 12 litros.

Tirando a questão da espuma que ficou pouco consistente, em minha opinião, a cerveja ficou bem boa, com baixa acidez e com bom drinkability.

A Minha esposa gostou. Foi pra ela que fiz, pois ficou encantada com a Floris Fraise e eu quis tentar chegar perto. Consegui.
 

Attachments

  • 20170313_104215.jpg
    20170313_104215.jpg
    88.9 KB · Views: 204
  • 20170321_204552.jpg
    20170321_204552.jpg
    98.2 KB · Views: 234
  • 20170328_143517.jpg
    20170328_143517.jpg
    90.3 KB · Views: 188
  • 20170328_151631.jpg
    20170328_151631.jpg
    102.4 KB · Views: 182
Show de bola !!

Essa garrafa de champagne com esse rótulo ficou top..

Eu fiz uma saison com hibisco (ideia de um outro confrade aqui do fórum) que fez maior sucesso as mulheres aqui que não bebem cerveja..

Qualquer dia vou experimentar essa fruit beer com morango..
 
INCRIVEL! Linda cerveja. Como fez com a flor do hibisco? adicionou direto ao balde? sanitizou?
O Hibisco, creio que saiba, é o seco que vende em casa de produtos naturais. Ele é utilizado para chás e tem poder adstringente. Foi feita a adição na fermentação secundária. Com a cerveja já praticamente pronta só me preocupei em colocá-lo no hop bag. Deixei por 07 dias. Meu erro nesta cerveja foi não ter usado nenhum malte melanoidina e/ou aveia para uma consistência maior de espuma. No mais tudo ótimo e aroma interessante.


Abraços.
 
Eu comprei 150g de hibisco e a ideia era usar como voce fez, no hop bag. Usaria 40 na fervura e 110 na maturação. Mas a minha dúvida era sobre sanitizar ou nao antes de levar na maturação. A minha receita será 3kg pilsen, 0.5 vienna, 0.5kg aveia e 0.3kg de açucar. Vou seguir tua dica e colocar um carapils pra melhorar a espuma ou dextrina mesmo. E mais uma vez, parabens pela cerveja!!!
 
Só congelei inteiro mesmo. Na hora de jogar no maturador só cortei a parte de cima com as folhas e pronto.
Um detalhe importante que esqueci: não utilizei bag. Então entupiu a torneira do balde e tive que fazer a trasfega por cima (quando fui mudar de balde para fazer o primming).

Você deixou quanto tempo o morango no balde?
Deixou a cerveja com acidez?
Estou com uma American Wheat fermentando, estou pensando em colocar morango + maracuja + Dry hop com lupulo citra, o que acha?
 
Dando um Feedback!!! Muito cuidado com o excesso de frutas. Pode provocar acidez em demasia a depender de quando será inserida. Fiz a Minha fruit Bier com o intuito de deixa-la um pouco mais doce e por isso usei pouco lúpulo (Herlertau tradition).

Usei fermento neutro US-05. Malte de trigo e Pilsen.
Caso eu repita a receita usarei Flocos de aveia para contribuir com a espuma e também uma quantidade mínima de melanoidina (Cara Blond talvez) para a espuma também.

Fiz a minha com morangos e Hibiscus. Foram 600 gramas de suco de morangos batidos e pasteurizados posteriormente coados no hop bag, e adicionados na segunda fermentação junto com 100 gramas de hibiscus, isto para 12 litros.

Tirando a questão da espuma que ficou pouco consistente, em minha opinião, a cerveja ficou bem boa, com baixa acidez e com bom drinkability.

A Minha esposa gostou. Foi pra ela que fiz, pois ficou encantada com a Floris Fraise e eu quis tentar chegar perto. Consegui.


Com a sua experiencia com morango em cervejas, o acha de colocar 1kg de morango no hop bag junto com lupulos(Citra) ? Para 20L, pensei em colocar 1,5kg de morango + 30g de lupulo citra. Queria deixar os dois aromas balanceados
 
Back
Top