Freezers e refrigeradores - Dimensões internas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

samuel1

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
65
Reaction score
30
Quem lida com embarrilamento da sua cerveja caseira volta e meia se pergunta como armazenar os kegs e com que tipo de geladeira pode contar.

Primeiramente, vamos aos tamanhos dos barris:
dimensoes_kegs_br.jpg

fonte micromatic

Listagem de freezers/refrigeradores
fabricante - modelo - dimensões internas cm (altura, largura, profundidade)

Electrolux - Refrigerador RFE38 - 102 x 48 x 40

Esmaltec - EFH-350S - 74,3 x 89,3 x 54

Metalfrio - Refrigerador vertical VB40W - 118 x 54 x 48


Iniciei a listagem com o que tenho em casa: um refrigerador para fermentação e um expositor de bebidas para armazenagem dos barris.

Colabore postando abaixo as medidas INTERNAS do modelo de refrigerador ou freezer que você tem em sua casa e ajude um amigo cervejeiro a planejar a melhor as suas brassagens.
:tank:
 
Iniciativa massa!

Inclusive é de grande ajuda se disser quantos barris cabem dentro...

No meu caso cabem 4 postmix, mas é uma prosdócimo r31 de 30 anos atrás, então não está mais no mercado hehe... se ainda assim alguem quiser medidas é só pedir.
 
Bom dia galera.
O que vocês acham melhor:
Adaptar um refrigerador (geladeira) ou um freezer vertical desses de cerveja com um controlador MT-543Ri Plus ligado a um CONV32 da sitrad para monitoramento da temperatura via internet?

Com esse conv32 posso futuramente ir colocando mais equipamentos de resfriamento sob monitoramento. e resfriar diferentes tipos de cerveja.

Seria uma boa?
 
Excelente! Ainda hj abri um thread sobre isso. rs! :drunk:

Quero saber se tem alguém aqui com fermentadores de 50L Rotomoldados da Biofree e que tipo de freezer/geladeira utilizam.
 
Alguém conseguiu fazer contato com essa Biofree? Estou há dois meses tentando comprar um fermentador de 100L
 
Excelente! Ainda hj abri um thread sobre isso. rs! :drunk:

Quero saber se tem alguém aqui com fermentadores de 50L Rotomoldados da Biofree e que tipo de freezer/geladeira utilizam.

Tens as medidas do produto?
 
Pessoal,

Estou pensando em comprar um freezer vertical por conta do espaço e porque ele permite fermentar e maturar ales e lagers. O problema é que me disseram que não dá para retirar as prateleiras deles de forma a caber galões de água de 20l nem fermentadores de 22l. Como vocês fazem a maturação de lagers?
 
Pessoal,

Estou pensando em comprar um freezer vertical por conta do espaço e porque ele permite fermentar e maturar ales e lagers. O problema é que me disseram que não dá para retirar as prateleiras deles de forma a caber galões de água de 20l nem fermentadores de 22l. Como vocês fazem a maturação de lagers?

Fazemos a maturação em geladeiras ou freezers, tanto faz. A questão dos freezers é que tem muitos deles que tem a placa de resfriamento (onde passa a serpentina com gás refrigerante) horizontalmente, abaixo de uma ou mais prateleiras do freezer.

Eu tenho um aqui que era assim, só tinha 1 prateleira com placa, então ela foi dobrada (cuidadosamente) até encostar no fundo do freezer, ficando na posição vertical, ela sobrepos um pedaço da outra placa, mas como é usado só pra cerveja, não tem problemas.

Se vc tá pensando em comprar um aparelho novo, sugiro fortemente que compre uma geladeira, é bem mais barato e conveniente. Tem uma bem pequena da consul, a menor de todas, cabe perfeitamente um fermentador quadrado, quase não ocupa espaço no ambiente e é bem econômica.

Abraço
 
Tiago e Beto,
Não lembro mais mas algumas geladeiras é bem complicado colocar um TIC...não lembro se são as frost-free ou outro modelo.
Tenho uma que mesmo chamando o técnico, não consegui controle.
Acho que um freezer é mais simples e garantido.
 
Tiago, como uma geladeira pode chegar a 1 grau C para maturar lagers?

Só a titulo de comparação porque tinha essa dúvida também. Tenho um frigobar de uns 20 e poucos anos de idade, borracha velha, falta uma parte interna da porta, e o balde mal cabe lá dentro (preciso amarrar a porta pra ficar fechada) e ainda assim dá 0 graus fácil. Fica tranquilo, ela chega em 1ºC sim.
 
Tiago e Beto,
Não lembro mais mas algumas geladeiras é bem complicado colocar um TIC...não lembro se são as frost-free ou outro modelo.
Tenho uma que mesmo chamando o técnico, não consegui controle.
Acho que um freezer é mais simples e garantido.

Eu acho que isso tudo depende do quão acessível está o sensor do termostato da geladeira.

No caso essa geladeira nova consul que tenho ele está muito acessivel, preso com um plástico e parafuso, bem na frente, muito fácil de tirar.

Já, tem outra antiga prosdocimo que tenho que está com um pedaço soldado na placa, lá no fundo, muito difícil de tirar, talvez tivesse que fazer ligação direta do tic no compressor... fazendo essa ligação não tem esquema, é controle do tic apenas.
 
Eu acho que isso tudo depende do quão acessível está o sensor do termostato da geladeira.

No caso essa geladeira nova consul que tenho ele está muito acessivel, preso com um plástico e parafuso, bem na frente, muito fácil de tirar.

Já, tem outra antiga prosdocimo que tenho que está com um pedaço soldado na placa, lá no fundo, muito difícil de tirar, talvez tivesse que fazer ligação direta do tic no compressor... fazendo essa ligação não tem esquema, é controle do tic apenas.

Hehehe....Pois é! Tem umas que são fáceis, tem umas que são difíceis e tem outras que não dá.
É exatamente pra isso que eu chamo atenção.
 
Galera, estou para comprar uma geladeira visando controlar a temperatura da fermentação/maturação e depois para carbonatar. Dentre as opções frost-free, não frost-free, duplex, uma porta, quais são as melhores escolhas? Há algum outro ponto importante que devo ficar atento?
 
Galera, estou para comprar uma geladeira visando controlar a temperatura da fermentação/maturação e depois para carbonatar. Dentre as opções frost-free, não frost-free, duplex, uma porta, quais são as melhores escolhas? Há algum outro ponto importante que devo ficar atento?

Oi Bruno.

Comprei uma geladeira para fermentação em temperatura controlada recentemente.

Comprei o modelo mais simples, uma porta e sem frost-free.

Deixei ela "pelada" por dentro, tirei a porta do congelador, a gaveta de vegetais e a bandeja de frios.

Deixei uma prateleira só, mais ou menos no meio dela.

Cabem dois baldes fermentadores de 22 litros cada, ou um balde e um garrafão de água de 20 litros . Um dos baldes tem que ser sem air-lock (ou com air-lock lateral). Dá para usar o esquema da mangueirinha dentro de um recipiente com água, substituindo o air-lock.

O frost-free interfere no funcionamento do TIC, então tem que ser sem ele.

Testei com o TIC a 3ºC e funcionou bem, sem ter que tirar o termostato da geladeira, só colocando ele no máximo, então dá para fermentar e clarificar razoavelmente bem. Liguei o TIC direto na tomada da geladeira.

Quando fui comprar, comprei a que estava em exposição na loja, estava em perfeitas condições, e tem desconto por estar em exposição.
 
Quando resolvi fazer cerveja, foi para valer, já usei geladeira a partir da primeira leva - até por que aqui no MT seria muito difícil sem isso.
Lógico que fui atras das usadas e encontrei geladeiras a partir de 200 reais, mas dessas muito antigas, com a borracha de porta velha, arranhadas, barulhentas e sem classificação do inmetro quanto ao consumo de energia elétrica.
As geladeiras mais novas, categoria A de consumo, usadas mas em ótimo estado estavam na faixa de 450 reais. Pensando principalmente no meu consumo de energia, mas também em garantia, estética, etc. Resolvi comprar a "geladeira nova mais barata da cidade, cat. A"
Paguei 700 reais em uma Consul de 239 litros onde posso colocar uma bombona de 50 litros em cima da grade inferior. 37 de largura x 84 de altura livre (fora o congelador e a parte da gaveta de legumes que tem o resalto do motor)

*Na foto são 42 litros de cerveja engarrafas carbonatando. Só coloco as grades nessa etapa.
 

Attachments

  • IMG_5678.jpg
    IMG_5678.jpg
    47.3 KB · Views: 1,574
Valeu pelas dicas, Antônio e Daniel!

Daniel, teu modelo é o Consul CRC28, né?

Tu acha que cabe um fermentador de 30 litros (Altura 40cm / Diâmetro: 37cm)? Chega a caber 2? Ou o ressalto do motor atrapalha o aproveitamento de espaço na parte inferior?

Os 84cm de altura de área livre vão de onde até onde? Do "assoalho" até a parte inferior do congelador? Ou da primeira grade mais de baixo (da tua foto) até o congelador?

Qual a profundidade que se tem até o ressalto do motor?

Desculpe tantas perguntas. Valeu!!
 
Essa foto deu até água na boca Daniel, kkkkk.

Alguém aqui tem freezer horizontal? Recomendam algum modelo?
 
Marchi,
Eu tenho é uso para fazer lagering e guardar garrafas e kegs com cerveja.
Faço a fermentação no vertical e transfiro para o horizontal.
Único problema: arrebenta sua coluna!!!
 
Sim, Consul CRC28, os 84 cm são da primeira grade até a parte de baixo do congelador. Certamente cabe 2 fermentadores desses que tu falou, mas sem air lock superior.
No meu caso (e no teu) sobra a parte de baixo de 20 cm até o ressalto do motor (justamente o local do gavetão)ImageUploadedByTapatalk1406650582.520128.jpg
 
Sim, Consul CRC28, os 84 cm são da primeira grade até a parte de baixo do congelador. Certamente cabe 2 fermentadores desses que tu falou, mas sem air lock superior.
No meu caso (e no teu) sobra a parte de baixo de 20 cm até o ressalto do motor (justamente o local do gavetão)

Daniel,
eu percebi a alteração na chave de potência da geladeira. O que, e por que você alterou? Não está usando termostato externo (tic-17 por exemplo)?
E quanto a termperatura de clareamento, você está conseguindo atingir proximo de 0°C? Como ficou o consumo nesta faixa de temperatura?
Estou querendo comprar um geladeira igual a esta agora que peguei gosto pela coisa...
Abraços e saudações gervejeiras.
 
Estou analisando mais a coisa antes de dar a tacada. Quero que caiba um barril de 30L. Será que encontro uma geladeira ou vou ter que partir para um freezer horizontal?

Outro ponto, tem diferença entre as geladeiras de 1 e 2 portas? Nas com 1 porta o congelador ajuda a chegar em temperaturas mais baixas?
 
Alguém saberia explicar porque a geladeira frost free não funciona com o tic?

Na verdade funciona, mas a temperatura não se mantém tão estável quanto se deseja.

Se for uma geladeira duplex não afeta, porque o frost free só atua no congelador, mas se for uma geladeira de uma só porta, aí influencia.

Um congelador frost-free tem três partes básicas:

um temporizador
uma resistência elétrica de aquecimento
um sensor de temperatura

Aproximadamente a cada seis horas, o temporizador liga a resistência elétrica de aquecimento. A resistência elétrica de aquecimento é envolvida entre as serpentinas do congelador. O calor derrete o gelo das serpentinas. Quando todo o gelo se vai, o sensor de temperatura mede a temperatura que, ao se elevar acima de 0ºC, desliga o aquecedor.

Descongelar as serpentinas a cada seis horas consome energia e altera os alimentos no congelador devido às mudanças de temperatura. Já a maioria dos freezers horizontais exige descongelamento manual - o alimento dura mais tempo e o freezer consome menos energia.

http://casa.hsw.uol.com.br/questao144.htm

Então, a cada 6 horas vai ter uma variação de temperatura dentro da geladeira, independente do controle do TIC, o que não é o desejado.

Creio que é por isso.
 
Bom dia,

Segue as fotos e medidas do Freezer Consul Slim 170.

Nas medidas considerei somente a área util dele, por conta do espaço que perdi nos suportes das prateleiras.

Esse freezer possuia uma "prateleira" com serpentina, porem ela é bem fitinha, com um pouco de cuidado e paciência consegui dobrar a mesma sem problema algum! E está funcionando muito bem!

Altura interna Util:
- 80 cm Até a ultima "prateleira" com serpentina.
- 77 cm até a Base da gaveta acima da "prateleira" com serpentina.
Largura Util: 34.5
 

Attachments

  • foto 4.JPG
    foto 4.JPG
    80.9 KB · Views: 1,239
  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    85.5 KB · Views: 1,176
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    87.4 KB · Views: 1,487
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    103 KB · Views: 1,454
Opa! Alguem sabe sugerir uma geladeira ou freezer, comum, que suporte um fermentador de 100l, com altura de 105cm e diametro de 46cm?
 
Olá, boa tarde.

Seguem as medidas aproximadas do frigobar Consul CRC12 - 120 Litros, considerando como área útil apenas a parte acima do motor, conforme a foto.

Largura - 41 cm
Profundidade - 42 cm
Altura - 44 cm (38 cm + 6 cm da gaveta)

Algumas observações: Na foto estava usando um balde da Jaguar de 20 litros, não tirei a gaveta pois ela evita que caia água do congelador sobre a tampa.
É possível soltar o termostato do frigobar (na foto não está solto).
A parte "livre", abaixo do fermentador tem dimensões de 41x18x26cm LxAxP, sendo que a porta possui uma base de aproximadamente 10cm, o que reduz um pouco a área esta parte "livre".
Tenho instalado um termostato STC-1000, alcança temperatura mínima próxima de 1º C.
Ainda não testei outros layouts com 2 fermentadores de 12 ou 5 litros fermentando ao mesmo tempo.
 

Attachments

  • consul.jpg
    consul.jpg
    202.9 KB · Views: 1,542
Comprei usada uma geladeira expositora de um posto de gasolina, paguei 900 reais. Funciona muito bem e vou estrear um fermentador de 120L da Biofree semana que vem. Coloquei um termostato pois essa não tinha. Tapei o vidro para não pegar luminosidade com lona descartável, quando a geladeira tá livre uso pra expor as garrafas nos eventos onde a moçada vem em casa!
 
Jair, você acha que cabe 1 PostMix de 20litros nesse frigobar?
 
Ontem tentei no atendimento do Wallmart saber se um freezer horizontal de 385 ltrs da consul caberiam seis fermentadores de 30 litros, na verdade a pergunta que fiz era apenas "quais são as medidas internas do freezer?", a atendente me mandou ligar para o SAC deles, resultado fui perguntar no concorrente. Em tempo, ainda não recebi a resposta, assim que conseguir posto aqui.
 
fmoret, acho que teríamos 2 problemas em colocar um postmix de 20 litros neste frigobar:
1º) a base da porta tem aproximadamente 10cm de profundidade, o que o que reduz o espaço livre à frente para 16cm de profundidade, não cabendo o postmix, conforme as medidas no início do tópico. Acredito que a solução para isso seria girar a porta, deixando-a de ponta cabeça. Mas não tenho conhecimento técnico para dizer que a porta funcionaria corretamente.
2º) os conectores e mangueiras do postmix ficariam muito próximos da serpentina do congelador do frigobar, até mesmo encostando nela.
Espero ter ajudado. Seguem mais fotos.
 

Attachments

  • consul.jpg
    consul.jpg
    176.2 KB · Views: 955

Latest posts

Back
Top