• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Freezers e refrigeradores - Dimensões internas

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

samuel

Well-Known Member
Afiliado
10/6/13
Quem lida com embarrilamento da sua cerveja caseira volta e meia se pergunta como armazenar os kegs e com que tipo de geladeira pode contar.

Primeiramente, vamos aos tamanhos dos barris:

fonte micromatic

Listagem de freezers/refrigeradores
fabricante - modelo - dimensões internas cm (altura, largura, profundidade)

Electrolux - Refrigerador RFE38 - 102 x 48 x 40

Esmaltec - EFH-350S - 74,3 x 89,3 x 54

Metalfrio - Refrigerador vertical VB40W - 118 x 54 x 48

Iniciei a listagem com o que tenho em casa: um refrigerador para fermentação e um expositor de bebidas para armazenagem dos barris.

Colabore postando abaixo as medidas INTERNAS do modelo de refrigerador ou freezer que você tem em sua casa e ajude um amigo cervejeiro a planejar a melhor as suas brassagens.
:tank:

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Iniciativa massa!

Inclusive é de grande ajuda se disser quantos barris cabem dentro...

No meu caso cabem 4 postmix, mas é uma prosdócimo r31 de 30 anos atrás, então não está mais no mercado hehe... se ainda assim alguem quiser medidas é só pedir.

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
Olhem isso, pessoal. Esse tipo de iniciativa que a gente precisa. :mug:

Abraço!

raphaelbarros

Member
Afiliado
27/3/14
Bom dia galera.
O que vocês acham melhor:
Adaptar um refrigerador (geladeira) ou um freezer vertical desses de cerveja com um controlador MT-543Ri Plus ligado a um CONV32 da sitrad para monitoramento da temperatura via internet?

Com esse conv32 posso futuramente ir colocando mais equipamentos de resfriamento sob monitoramento. e resfriar diferentes tipos de cerveja.

Seria uma boa?

Ronaldo

Well-Known Member
Afiliado
11/6/13
Excelente! Ainda hj abri um thread sobre isso. rs! :drunk:

Quero saber se tem alguém aqui com fermentadores de 50L Rotomoldados da Biofree e que tipo de freezer/geladeira utilizam.

alawall

Member
Afiliado
23/1/14
Alguém conseguiu fazer contato com essa Biofree? Estou há dois meses tentando comprar um fermentador de 100L

samuel

Well-Known Member
Afiliado
10/6/13
Excelente! Ainda hj abri um thread sobre isso. rs! :drunk:

Quero saber se tem alguém aqui com fermentadores de 50L Rotomoldados da Biofree e que tipo de freezer/geladeira utilizam.
Tens as medidas do produto?

betomelo

Member
Afiliado
20/6/14
Pessoal,

Estou pensando em comprar um freezer vertical por conta do espaço e porque ele permite fermentar e maturar ales e lagers. O problema é que me disseram que não dá para retirar as prateleiras deles de forma a caber galões de água de 20l nem fermentadores de 22l. Como vocês fazem a maturação de lagers?

VictorCoelho

Well-Known Member
Afiliado
12/8/13
Beto,
Tem freezer que não tem estas prateleiras fixas, são gavetas removíveis.

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Pessoal,

Estou pensando em comprar um freezer vertical por conta do espaço e porque ele permite fermentar e maturar ales e lagers. O problema é que me disseram que não dá para retirar as prateleiras deles de forma a caber galões de água de 20l nem fermentadores de 22l. Como vocês fazem a maturação de lagers?
Fazemos a maturação em geladeiras ou freezers, tanto faz. A questão dos freezers é que tem muitos deles que tem a placa de resfriamento (onde passa a serpentina com gás refrigerante) horizontalmente, abaixo de uma ou mais prateleiras do freezer.

Eu tenho um aqui que era assim, só tinha 1 prateleira com placa, então ela foi dobrada (cuidadosamente) até encostar no fundo do freezer, ficando na posição vertical, ela sobrepos um pedaço da outra placa, mas como é usado só pra cerveja, não tem problemas.

Se vc tá pensando em comprar um aparelho novo, sugiro fortemente que compre uma geladeira, é bem mais barato e conveniente. Tem uma bem pequena da consul, a menor de todas, cabe perfeitamente um fermentador quadrado, quase não ocupa espaço no ambiente e é bem econômica.

Abraço

betomelo

Member
Afiliado
20/6/14
Tiago, como uma geladeira pode chegar a 1 grau C para maturar lagers?

VictorCoelho

Well-Known Member
Afiliado
12/8/13
Tiago e Beto,
Não lembro mais mas algumas geladeiras é bem complicado colocar um TIC...não lembro se são as frost-free ou outro modelo.
Tenho uma que mesmo chamando o técnico, não consegui controle.
Acho que um freezer é mais simples e garantido.

Marchi

Well-Known Member
Afiliado
6/6/14
Tiago, como uma geladeira pode chegar a 1 grau C para maturar lagers?
Só a titulo de comparação porque tinha essa dúvida também. Tenho um frigobar de uns 20 e poucos anos de idade, borracha velha, falta uma parte interna da porta, e o balde mal cabe lá dentro (preciso amarrar a porta pra ficar fechada) e ainda assim dá 0 graus fácil. Fica tranquilo, ela chega em 1ºC sim.

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Tiago e Beto,
Não lembro mais mas algumas geladeiras é bem complicado colocar um TIC...não lembro se são as frost-free ou outro modelo.
Tenho uma que mesmo chamando o técnico, não consegui controle.
Acho que um freezer é mais simples e garantido.
Eu acho que isso tudo depende do quão acessível está o sensor do termostato da geladeira.

No caso essa geladeira nova consul que tenho ele está muito acessivel, preso com um plástico e parafuso, bem na frente, muito fácil de tirar.

Já, tem outra antiga prosdocimo que tenho que está com um pedaço soldado na placa, lá no fundo, muito difícil de tirar, talvez tivesse que fazer ligação direta do tic no compressor... fazendo essa ligação não tem esquema, é controle do tic apenas.

VictorCoelho

Well-Known Member
Afiliado
12/8/13
Eu acho que isso tudo depende do quão acessível está o sensor do termostato da geladeira.

No caso essa geladeira nova consul que tenho ele está muito acessivel, preso com um plástico e parafuso, bem na frente, muito fácil de tirar.

Já, tem outra antiga prosdocimo que tenho que está com um pedaço soldado na placa, lá no fundo, muito difícil de tirar, talvez tivesse que fazer ligação direta do tic no compressor... fazendo essa ligação não tem esquema, é controle do tic apenas.
Hehehe....Pois é! Tem umas que são fáceis, tem umas que são difíceis e tem outras que não dá.
É exatamente pra isso que eu chamo atenção.

BrunoMiguell

Well-Known Member
Afiliado
18/9/13
Galera, estou para comprar uma geladeira visando controlar a temperatura da fermentação/maturação e depois para carbonatar. Dentre as opções frost-free, não frost-free, duplex, uma porta, quais são as melhores escolhas? Há algum outro ponto importante que devo ficar atento?

AntonioMartins

Well-Known Member
Afiliado
5/5/14
Galera, estou para comprar uma geladeira visando controlar a temperatura da fermentação/maturação e depois para carbonatar. Dentre as opções frost-free, não frost-free, duplex, uma porta, quais são as melhores escolhas? Há algum outro ponto importante que devo ficar atento?
Oi Bruno.

Comprei uma geladeira para fermentação em temperatura controlada recentemente.

Comprei o modelo mais simples, uma porta e sem frost-free.

Deixei ela "pelada" por dentro, tirei a porta do congelador, a gaveta de vegetais e a bandeja de frios.

Deixei uma prateleira só, mais ou menos no meio dela.

Cabem dois baldes fermentadores de 22 litros cada, ou um balde e um garrafão de água de 20 litros . Um dos baldes tem que ser sem air-lock (ou com air-lock lateral). Dá para usar o esquema da mangueirinha dentro de um recipiente com água, substituindo o air-lock.

O frost-free interfere no funcionamento do TIC, então tem que ser sem ele.

Testei com o TIC a 3ºC e funcionou bem, sem ter que tirar o termostato da geladeira, só colocando ele no máximo, então dá para fermentar e clarificar razoavelmente bem. Liguei o TIC direto na tomada da geladeira.

Quando fui comprar, comprei a que estava em exposição na loja, estava em perfeitas condições, e tem desconto por estar em exposição.