• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Freezer para fermentação

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
27/9/18
Boa noite, pessoal.

Estou pensando em comprar meu equipamento para fermentação da Breja.
Já vi muita gente utilizando freezer e várias geladeiras com o tic, porém, a que estou pensando em usar, nunca vi ninguém utilizando (freezer flex Brastemp bvr28).
Estou inclinado a usá-lo porque suas prateleiras são removíveis e ele já tem um seletor de temperatura que vai de freezer a geladeira, dispensando o controlador externo.
Gostaria da opinião de vocês se realmente é viável ou se tem problemas que eu desconheço.

Última edição:

Cassiano Schneider

Well-Known Member
Afiliado
20/5/19
Boa tarde, vc consegue ver a temperatura precisa dentro da geladeira? Eu usava a minha geladeira normal nas duas primeiras brassagens, depois comprei um pequena e um termostato pra ter e saber a temperatura exata que esta dentro da geladeira. Te dá bem mais segurança.

Abraço

CaMenegha

Well-Known Member
Afiliado
10/6/14
Boa noite, pessoal.

Estou pensando em comprar meu equipamento para fermentação da Breja.
Já vi muita gente utilizando freezer e várias geladeiras com o tic, porém, a que estou pensando em usar, nunca vi ninguém utilizando (freezer flex Brastemp bvr28).
Estou inclinado a usá-lo porque suas prateleiras são removíveis e ele já tem um seletor de temperatura que vai de freezer a geladeira, dispensando o controlador externo.
Gostaria da opinião de vocês se realmente é viável ou se tem problemas que eu desconheço.
Renato,
tenho uma dessas geladeiras flex e funciona muito bem, baixa a temperatura muito rápido. Entretanto, o uso do termostato é imprescindível, pois se for utilizar o da geladeira, vc obterá a leitura da temperatura dentro da geladeira e não do líquido dentro do fermentador. A fermentação deve ser controlada a partir da temperatura do líquido no fermentador, não da temperatura interna da geladeira. Por isso, já que vais gastar 1.5k no freezer, gasta mais 150 e compra o termostato.

Afiliado
27/9/18
CaMenegha,

Entendi, vou adquirir sim o termostato. Uma outra dúvida que tenho é se caberia um fermentador de 4o cm de diâmetro dentro do freezer, pois o fermentador que estou pretendendo adquirir tem 40 de diâmetro e este freezer me pareceu não ser muito grande por dentro.
Outra ainda. Não deu problema com o TIC, pelo fato de ser Frost Free??

Última edição:

CaMenegha

Well-Known Member
Afiliado
10/6/14
CaMenegha,

Entendi, vou adquirir sim o termostato. Uma outra dúvida que tenho é se caberia um fermentador de 4o cm de diâmetro dentro do freezer, pois o fermentador que estou pretendendo adquirir tem 40 de diâmetro e este freezer me pareceu não ser muito grande por dentro.
Outra ainda. Não deu problema com o TIC, pelo fato de ser Frost Free??
Não deu problema nenhum a utilização do termostato na geladeira.
Utilizo como fermentador uma bombona de 50L. O único problema é a torneira que, se deixada de frente para a porta do freezer, impede que ela seja fechada. Solução: virar o fermentador de lado e deixar a torneira de frente para a parede lateral do freezer. De resto, tudo de bom.
Abs.