Freezer 20A + Tic17

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EltonKerber

Member
Joined
Jun 8, 2017
Messages
10
Reaction score
1
Boa tarde.

Pessoal, adquiri um novo Freezer maior, igual estes de bar (estilo Brahma, Skol, etc). Ele já possui um termostato, mas é bem limitado na configuração, então eu vou instalar um TIC17 nele.
A tomara dele é uma de 20 amperes, posso instalar o TIC17 normalmente ou devo seguir alguma recomendação específica para as ligações de fios, etc?


:mug:
 
Obrigado pelo esclarescimento.
Estive olhando os modelos do mercado, todos que eu vi suportam até 16A. :confused:
Vou ter que dar mais uma pesquisada.

Na verdade eu precisaria entender melhor o funcionamento disto.
Pois a tomada do meu freezer é 20A, mas creio que o importante é saber quanto é a saída do motor para escolher corretamente o termostato.
 
Você chegou a verificar no manual do freezer qual é a corrente requerida?

Pergunto isso porque minha irmã passou um perrengue com uma cafeteira que ela comprou, que veio de fábrica com um plug pra tomada de 20A e a cafeteira mal usa 5A. Então sempre é bom confirmar a informação também.

Dei uma zapeada no site da Full Gauge e todos que vi são de 16 A. Se não tiver de outro fabricante talvez a saída seja produzir seu próprio controlador usando um relé de 20A. BrewPi e BrewPiLess são ótimas pedidas.
 
Você chegou a verificar no manual do freezer qual é a corrente requerida?

Pergunto isso porque minha irmã passou um perrengue com uma cafeteira que ela comprou, que veio de fábrica com um plug pra tomada de 20A e a cafeteira mal usa 5A. Então sempre é bom confirmar a informação também.

Dei uma zapeada no site da Full Gauge e todos que vi são de 16 A. Se não tiver de outro fabricante talvez a saída seja produzir seu próprio controlador usando um relé de 20A. BrewPi e BrewPiLess são ótimas pedidas.

Vou verificar hoje essa informação.
Dei uma breve pesquisada sobre elétrica e vi que preciso ver a voltagem do motor e fazer uma divisão pela minha rede (110 ou 220), no caso a minha é 220. O resultado vai indicar quantos amperes serão necessários.

Pelo que entendi as tomadas existentes possuem 2 tipos (10 e 20A), porém qualquer amperagem acima de 10A já requerem uma tomada de 20 para evitar sobrecarga de rede ou derretimento da própria tomada, então talvez os 16A do TIC17 já sejam suficientes. :ban:

Depois confirmo e posto aqui.

Mais uma vez, obrigado.
 
Vou verificar hoje essa informação.
Dei uma breve pesquisada sobre elétrica e vi que preciso ver a voltagem do motor e fazer uma divisão pela minha rede (110 ou 220), no caso a minha é 220. O resultado vai indicar quantos amperes serão necessários.

Pelo que entendi as tomadas existentes possuem 2 tipos (10 e 20A), porém qualquer amperagem acima de 10A já requerem uma tomada de 20 para evitar sobrecarga de rede ou derretimento da própria tomada, então talvez os 16A do TIC17 já sejam suficientes. :ban:

Depois confirmo e posto aqui.

Mais uma vez, obrigado.
Você precisa verificar a potência do motor, que é em watts (símbolo W), mas eu discordo da ideia de verificar somente a potência do compressor. A geladeira tem outros componentes além do compressor que também consomem energia elétrica. Por isso você tem que verificar a potência da geladeira toda e não somente do compressor.

O raciocínio está correto: Potência [W] = Tensão [V] * Corrente [A].

Só tome cuidado: Se a geladeira/freezer requerer 16A EU não utilizaria o controlador por trabalhar no limite da capacidade do relé. Certamente tem pessoas que fazem isso e é possível que alguma delas contribua aqui no tópico sugerindo que você faça pois nunca deu problema. EU, repito, não faria.
 
A tomada do freezer ser de 20A não significa que o equipamento irá consumir 20A. È melhor verificar as especificações do produto no que diz respeito sobre a corrente (amperagem) utilizada.
 
Realmente. Difícil um equipamento deste porte consumir uma corrente dessas. Quem pode dar mais detalhes, vai ser vc mesmo. Localiza a etiqueta que tem as características do produto. Eu tentei procurar na Net, mas suas informações estão vagas. Lá na etiqueta tem a potência ( CV ou watts ) ou a corrente consumida.
 
Esse tipo de freezer (visa cooler) tem baixo consumo. Pode montar sem problemas, pois certamente o controlador que existe nele possui a mesma característica de corrente do TIC.
 
Back
Top