Formação de película estranha na superfície do mosto, é contaminação?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marcelo Pontes

New Member
Joined
Aug 20, 2018
Messages
2
Reaction score
2
Location
recife
Bom dia jovens, Segue fotos de uma Formação de película estranha na superfície do mosto, e estou com medo de contaminação, talvez alguma levedura selvagem ou algo pior. Alguém já teve problemas parecidos?
Esta cerveja é uma British Golden Ale, fermentação com lama de US-04 segunda geração, feita com starter bem vigoroso de 30 horas. ela fermentou em 5 dias OG-1,046 FG-1,008, joguei Dry hop apos trasfega e estava tudo normal, hoje ao jogar gelatina para clarificar, verifiquei esta formação, não sei se é Pediococos ou alguma Breta, alguém com caso parecido que tenha uma luz pra mim?
Testes sensoriais estão perfeitos, nenhum gosto ruim ou off flavor, ta tudo normal, tirando a aparência sinistra...
IMG_20200211_080927130[1].jpg
 
Contaminação. Alguns bebem rápido. Eu jogaria fora. Saber o que é...é impossível. Só com teste.
 
Oi, @Marcelo Pontes. A boa notícia é que não há risco no consumo. Bactérias patogênicas não sobrevivem na cerveja... Pode beber sem medo, mas bebe rápido que já já vai ficar com gosto ruim... E na próxima, mais cuidado com limpeza e sanitização... Abs.
 
Uma vez aconteceu comigo, numa cerveja que eu adicionei cereja na maturação. Com o tempo o sabor da cerveja ficou levemente azedo, mas isso também devido à adição da cereja. No meu caso os problemas pararam por aí. Quando vc for engarrafar tenta não transferir essa película pras garrafas. Mesmo assim vai formar uma pequena camada na parte superior da cerveja, dentro da garrafa. Depois de um tempo (no meu caso levou cerca de um mês após o envase) pode ser que essa camada seja sedimentada no fundo da garrafa. Fiz um lote grande, de 50 litros e percebi que as garrafas que guardei e consumi cerca de 10 meses depois estavam bem mais saborosas que as primeiras.
 
Caros amigos,
estou finalizando uma Belgian Pale Ale, já no cold crash me deparei com essa película por cima da cerveja no balde fermentador (achei bem parecida com a do colega acima). Essa é minha 4a brassagem, não tive esse problema das outras vezes. Sanitizo tudo com Biofor. Essa foi uma fermentação com S-33 que se arrastou por 3 semanas. O aroma está bom, o sabor normal com um pouco de acidez.

Estou num dilema sobre o que fazer agora e agradeço toda opinião ou sugestão...
- isso é realmente uma contaminação?
- é melhor descartar ou posso continuar o processo?
- adianta tentar tirar essa película?
- Haverá risco para saúde ao consumir?
 

Attachments

  • 1.jpg
    1.jpg
    42.8 KB · Views: 24
  • 2.jpeg
    2.jpeg
    35.6 KB · Views: 25
  • 3.jpeg
    3.jpeg
    39.9 KB · Views: 24
  • 4.jpeg
    4.jpeg
    45.8 KB · Views: 25
Last edited:
Back
Top