Fogareiro - Qual comprar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jdeiro

Well-Known Member
Joined
Jun 15, 2013
Messages
81
Reaction score
12
Caros,

Meu fogareiro não deu conta de ferver 100L no meu novo caldeirão 60.

Preciso comprar um novo e estou em dúvida sobre qual o melhor modelo.

Jackwal GB13? Metalmaq 30x30 ou 40x40? Roa?

Alguma sugestão?

Gostaria de ferver o mais rápido possível, então tem que ser de alta pressão.

Abs
 
Faço levas de 80 litros e tenho levado 115 litros para fervura. Será que esse fogareiro dá conta? Tô precisando trocar o meu ... A única coisa que não gosto muito nesses modelos é que o calor fica concentrado apenas em um ponto no fundo da panela.

Então, o vendedor disse que até 100 litros aguenta. Ele até me mandou uns vídeos do fogareiro funcionando. Hoje uso para 30 litros e dá conta de boa.
 
20-30 litros só, mas na fervura não tem problema mexer para tirar esses possíveis gradientes...
 
Amigo eu uso um que comprei na gás center de Curitiba, o nome é fogareiro tripé real, de alta pressão,ele ferve 65 litros em uns 40 min, paguei 150 reais na época, da uma conferida, mas por ser alta pressão se o botijao tiver acabando sua eficácia diminui.....abraço.
 
Pessoal, essa é minha primeira postagem. Ainda estou na compra dos equipamentos. Sei que este thread é antigo mas espero que alguém me ajude (não quis abrir um novo).
Quero começar com panela 36. As dimensões desse fogão dão conta de duas panelas ao mesmo tempo. Alguém sabe me dizer se é bom? São oito caulins.

http://loja.lamasbrewshop.com.br/eq...og-o-industrial-de-alta-press-o-1-boca-2.html

Valeu.
 
Pessoal, essa é minha primeira postagem. Ainda estou na compra dos equipamentos. Sei que este thread é antigo mas espero que alguém me ajude (não quis abrir um novo).
Quero começar com panela 36. As dimensões desse fogão dão conta de duas panelas ao mesmo tempo. Alguém sabe me dizer se é bom? São oito caulins.

http://loja.lamasbrewshop.com.br/eq...og-o-industrial-de-alta-press-o-1-boca-2.html

Valeu.

Eu ainda iria de cagafogo:

http://produto.mercadolivre.com.br/...ngcerveja-artesanal-_JM#redirectedFromSimilar
 
Caros,

Meu fogareiro não deu conta de ferver 100L no meu novo caldeirão 60.

Preciso comprar um novo e estou em dúvida sobre qual o melhor modelo.

Jackwal GB13? Metalmaq 30x30 ou 40x40? Roa?

Alguma sugestão?

Gostaria de ferver o mais rápido possível, então tem que ser de alta pressão.

Abs

Acredito que precisará de um com pelo menos 14 cauligns
 
Pessoal, essa é minha primeira postagem. Ainda estou na compra dos equipamentos. Sei que este thread é antigo mas espero que alguém me ajude (não quis abrir um novo).
Quero começar com panela 36. As dimensões desse fogão dão conta de duas panelas ao mesmo tempo. Alguém sabe me dizer se é bom? São oito caulins.

http://loja.lamasbrewshop.com.br/eq...og-o-industrial-de-alta-press-o-1-boca-2.html

Valeu.

Estes tipos de fogões vão acabar te limitando um dia quando quiser aumentar suas levas, você não irá conseguir usar duas panelas ao mesmo tempo. Tenho desse fogareiro do link e é muito eficiente, além de ter um preço bem mais acessível.

http://produto.mercadolivre.com.br/M...tedFromSimilar
 
Eu comprei um Jackwal GB08 e não poderia estar mais feliz.

São 4 queimadores independentes em apenas uma boca, tem um ótimo apoio pra todos os tamanhos de panelas e a melhor versatilidade que encontrei.

Ele usa baixa pressão, mas a área de queimadores é tão grande que já li em alguns lugares que ele precisaria de 2 botijões P-13 pra funcionar a plena potência, já q o consumo é maior que a capacidade de vaporização do GLP em apenas 1 botijão. O meu já veio com instalação pra um botijão apenas e ainda não fiz a adaptação pra dois, mas já tenho ótimos resultados.

Consumo aproximado de GLP em pleno suprimento:
  • Queimador P: Ø80mm (150 g/h)
  • Queimador M: Ø160mm (500 g/h)
  • Queimador G: Ø250mm (650 g/h)
  • Queimador GG: Ø335mm (900 g/h)

Dimensões: 510 x 510 x 190 (mm)

Pontos positivos:
  • Versatilidade, atende a vários usos
  • Silencioso (baixa pressão, não faz barulho de maçarico)
  • Segurança (um caldeirão de 120 litros fica com sobra de poucos cm pra fora)

Pontos negativos:
  • Preço!!!
  • Preço!!!
  • Preço!!!
  • Disponibilidade (não foi fácil achar)
  • Uso de 2 botijões (ocupa mais espaço)

http://www.jackwal.com/produtos/945/fogareiro_gb_08_1_queimador_baixa_pressao_c_instalcao

http://loja.tray.com.br/loja/produt...com_4_queimadores_independentes_gb_08_jackwal

http://ferragem3irmaos.com.br/index.php?route=product/product&path=34_100&product_id=3024
 
Senhores vou fazer minha fervura em uma panela de 60 cm de diâmetro, alumínio nº 60 4 mm espessura, 125,7 litros, comprei dois destes fogareiros http://produto.mercadolivre.com.br/...ferro-fundidocampingcerveja-artesanal-etc-_JM ferro fundido 119 reais muito barato. O que vou fazer, vou montar minha brewstand com duas bases, a da panela e uma para o fogareiro logo abaixo. Como o fator limitante não é o fogareiro (0,850 kg de GLP) sim a capacidade de evaporação do cilindro de gás, (GP 13 0,5 KG queima de GLP por hora) vou comprar um GP 45 com capacidade de 1 kg GLP por hora. Na brassagem vou usar 1 fogareiro com um GP 13 que já tenho. E na fervura vou usar um fogareiro ligado em um GP 45, porém no inicio vou acomodar os dois fogareiros para chegar a temperatura de fervura, e assim que começar a ferver uso só o fogareiro do GP 45. Isso são planos, tomara que funcione. Em minha primeira brassagem posto para vcs os resultados.
 
Que cor está sua chama? Amarela, azul ou uma mistura das duas cores?
Talvez esse seu problema seja devido a mistura incorreta de oxigênio e gás. Geralmente os fogareiros possuem uma entrada de ar que pode ser regulada para que a mistura correta de O2 e gás seja feita, gerando uma chama totalmente azul. A chama amarela gera resíduos em sua combustão, deixando as panelas pretas. Já tive esse mesmo problema e ele foi resolvido regulando corretamente essa entrada de ar. Espero ter ajudado.
Boas cervejas!
 
Que cor está sua chama? Amarela, azul ou uma mistura das duas cores?
Talvez esse seu problema seja devido a mistura incorreta de oxigênio e gás. Geralmente os fogareiros possuem uma entrada de ar que pode ser regulada para que a mistura correta de O2 e gás seja feita, gerando uma chama totalmente azul. A chama amarela gera resíduos em sua combustão, deixando as panelas pretas. Já tive esse mesmo problema e ele foi resolvido regulando corretamente essa entrada de ar. Espero ter ajudado.
Boas cervejas!

Nunca reparei na cor da chama....rss

Vou dar uma olhada nisso, porque tá dando muito trampo lavar as panelas..

Obrigado pela dica..
 
Nunca reparei na cor da chama....rss

Vou dar uma olhada nisso, porque tá dando muito trampo lavar as panelas..

Obrigado pela dica..

Amigo dcunhamaciel,

fogo amarelo = panela preta!

Perca alguns minutos regulando as entradas de ar pra deixar a chama o mais azul possível que é garantido que suas panelas não ficarão pretas... Se preciso, faça isso à noite ou no escuro pra ver bem a cor da chama.

Abraço
 
lhjusto e Renato, meu muitíssimo obrigado aos dois..

Ajustei meu fogareiro e ontem fiz uma brassagem sem panela preta, sem sujar pia, chão, equipamento e tudo mais..

Estava quase trocando o fogareiro achando que era problema nele..

Valeu mesmo.

Diego.
 
Eu comprei o caga fogo e a chama fica totalmente amarela com resultado das panelas pretas

Não reparei se ele tem essa regulagem da entrada de ar

Boa coisa p se fazer hj qnd chegar em casa...rs
 
Senhores, aproveitando...


O fogareiro de vcs pipoca quando desliga? O meu dá uma engolida na chama, e pipoca pelo regulador de ar, assusta!
 
Senhores, aproveitando...


O fogareiro de vcs pipoca quando desliga? O meu dá uma engolida na chama, e pipoca pelo regulador de ar, assusta!

O meu modelo é de baixa pressão, não sei se isso interfere, mas nunca tive "pipoco" qdo desligo... E já desliguei de todo jeito: direto no registro da boca, direto no registro do botijão, já apagou a chama com o vento e o gás seguiu vazando até eu fechar o registro...
 
Achei o bendito regulador..kkkk

Agora a chama ficou igual a um maçarico! rs

Eu comprei o caga fogo e a chama fica totalmente amarela com resultado das panelas pretas

Não reparei se ele tem essa regulagem da entrada de ar

Boa coisa p se fazer hj qnd chegar em casa...rs
 
O meu pipoca sim, mas consegui uma forma de diminuir isto...como o meu tem dois reguladores, antes de desligar o fogo eu fecho o primeiro no botijão e espero o gás que ficou na mangueira se esgotar (com o fogo aceso), assim os pipocos ficam quase inexistentes

Mas de qualquer forma não vejo perigo neles, mas é sempre bom se prevenir

abs,

Senhores, aproveitando...


O fogareiro de vcs pipoca quando desliga? O meu dá uma engolida na chama, e pipoca pelo regulador de ar, assusta!
 
Eu tenho o fogareiro caga fogo. Preciso usar um regulador de pressao no botijao ou posso ligar direto naquelas valvulas agulha que acompanha o fogareiro?
Conversei com um técnico e ele disse q não posso de jeito nenhum ligar direto pois a pressão do botijao pode chegar a 10 bar
Grato
 
Eu tenho o fogareiro caga fogo. Preciso usar um regulador de pressao no botijao ou posso ligar direto naquelas valvulas agulha que acompanha o fogareiro?
Conversei com um técnico e ele disse q não posso de jeito nenhum ligar direto pois a pressão do botijao pode chegar a 10 bar
Grato

Eu seguiria a recomendação do técnico ao invés de perguntar aqui no fórum...

Com gás, todo cuidado é pouco ;)
 
o caga fogo já vem com a mangueira e os 2 registros um da botija e o outro do regulador de chama .. pelo menos foi assim que comprei funciona perfeitamente sempre desligar 1º o registro da botija depois que a chama se apagar desligue o registro secundario.

sempre antes de operar verificar possiveis vazamentos nas borboletas de pressão , no registros com uma esponja agua e sabao se sabe se está tudo certo

outro detalhe muito cuidado na hora de acender deixe no minimo porque se acender com chama alta tú vai sentir um cheiro de bacon queimado que no caso e sua cara que sapecou kkkkkkkkkkk
 
O fogareiro é de alta pressão... se você colocar um "regulador de pressão" nele o desempenho reduzirá bastante.
Então você precisa usar os registros específicos para alta pressão, que é este "agulha" que você comentou que já o acompanha.
 
obrigado a todos. o que pretendo fazer é o seguinte:
os reguladores de pressão de cozinha é de baixa pressão e a vazão baixa também, 1kg/h.
vou comprar um regulador de baixa pressão só que com uma vazão de 7kg/h.
ou seja, terei baixa pressão com alta vazão. se não der certo parto mesmo para ligar direto :mug:
O que li a respeito de botijão e regulador é o seguinte:
Enquanto os botijões de 5 kg, 8 kg e 13 kg são projetados para operar com equipamentos a gás de baixa pressão (fogões, fornos, churrasqueiras, etc.), o botijão de 2 kg (P-2) é projetado para uso em fogareiros e lampiões de alta pressão, em geral acoplados diretamente sobre a válvula do botijão. Então, nada de usar o P-2 num fogão de baixa pressão (a rosca da válvula do P-2 é incompatível com a rosca do regulador de pressão) e nem usar o P-5, P-8 ou P-13 com fogareiros e lampiões de alta pressão. Para fogões e fornos industriais de alta pressão, use o P-45, aquele cilindro que contém 45 kg de GLP.
Por isso, quando o consumo ultrapassa a capacidade de vaporização do botijão, o processo de despressurização do GLP passa a exigir mais calor do que o botijão consegue trocar com o ambiente. Como consequência, a superfície do botijão esfria e passa a condensar o vapor d’agua presente no ar, dando a impressão de que o botijão está transpirando. Aí, se o consumo continuar elevado as gotículas de água podem congelar, o que provoca a formação de gelo e a interrupção do fornecimento de gás por falta de energia (calor) para a vaporização.

bom, vou partir para os testes, se nada der certo ou o "rendimento" nao for ideal ligo direto e pronto
mais uma vez obrigado a todos...
 
pesquisei sobre e cheguei na seguinte conclusão:
existe reguladores de pressão de baixa pressão - uso domestico ( reduz a pressão de 7BAR que é a saida do botijão para 2.8KPA isso da 0.28BAR)
e os reguladores de alta pressão - regula a pressão de saida para 0.7 BAR ou outro modelo que vi com saida em 1.5 BAR e existem ainda alguns que sao regulaveis para voce jogar na saida o quanto desejar.
eu vou tentar esse de 1,5 BAR, achei por 60 reais. o que da uma pressão boa já para a saida, vamos ver o que da.
conversei com 2 tecnicos sobre usar o fogareiro sem regulador e nenhum recomendou.
acho que se usar sem regulador e ter certeza que tudo esta bem apertado sem vazamentos nao tem problema, mas como estou num quartinho fechado quero tentar diminuir o risco ;)
 
Eu comprei um Jackwal GB08 e não poderia estar mais feliz.

São 4 queimadores independentes em apenas uma boca, tem um ótimo apoio pra todos os tamanhos de panelas e a melhor versatilidade que encontrei.

Ele usa baixa pressão, mas a área de queimadores é tão grande que já li em alguns lugares que ele precisaria de 2 botijões P-13 pra funcionar a plena potência, já q o consumo é maior que a capacidade de vaporização do GLP em apenas 1 botijão. O meu já veio com instalação pra um botijão apenas e ainda não fiz a adaptação pra dois, mas já tenho ótimos resultados.

Consumo aproximado de GLP em pleno suprimento:
  • Queimador P: Ø80mm (150 g/h)
  • Queimador M: Ø160mm (500 g/h)
  • Queimador G: Ø250mm (650 g/h)
  • Queimador GG: Ø335mm (900 g/h)

Dimensões: 510 x 510 x 190 (mm)

Pontos positivos:
  • Versatilidade, atende a vários usos
  • Silencioso (baixa pressão, não faz barulho de maçarico)
  • Segurança (um caldeirão de 120 litros fica com sobra de poucos cm pra fora)

Pontos negativos:
  • Preço!!!
  • Preço!!!
  • Preço!!!
  • Disponibilidade (não foi fácil achar)
  • Uso de 2 botijões (ocupa mais espaço)

http://www.jackwal.com/produtos/945/fogareiro_gb_08_1_queimador_baixa_pressao_c_instalcao

http://loja.tray.com.br/loja/produt...com_4_queimadores_independentes_gb_08_jackwal

http://ferragem3irmaos.com.br/index.php?route=product/product&path=34_100&product_id=3024

Pessoal! ESSE é o Fogareiro!!!! Para Panelas grandes não vão de nenhum outro material que não seja FERRO!

Olha ai que dei jeito >
delcaração batismo e crisma003.jpg
 
Que isso ??? Fundiu ?

Sim kkkkkkkkkkkk... minha panela de 150L está sob um aro de carreta :eek: rss, que fiz vária aberturas pois o oxigênio era poucoo_O...

Uma bela brassagem o fogareiro não acendia e catingava demais a gás, fui ver e o bixo tava assim... tão meu setup do jeito que tá lá gera caloria suficiente pra fundir o ferro "fudido" uhauhauah

PS: Entrei em contato com a empresa desse fogareiro que conheci aqui no post. Me comunicaram que esta linha não existe mais a alguns anos.... Achei na net ainda por quase 800 mangos.... comprei um de 140 na minha cidade de ferro.
 
Então, resumo da ópera, queridos:

- Um caga fogo, como o do link, funciona bem para até 60 litros?
https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=31d56915-d922-4dfd-93e7-eb49fc196a69
- Acima disso, é melhor um de ferro fundido (que não venha a fundir no meio do processo)?

- Reguladores de pressão são importantes, mas tem uma galera que não usa e a casa não vai pelos ares?

É isso?

Estou a procura de um fogareiro para 40 litros, por isso as perguntas.

Abraço🍻
 
Não é o caso para quem faz mais de 20L eu acho... más comprei esse no ML:

https://produto.mercadolivre.com.br...a-presso-com-mangueira-e-registro-promoco-_JM
Testei esse fim de semana para uma leva de 10L... minha panela é de 22L. Apesar de ser bem simples e aparentemente meio fragil na estrutura, funcionou bem! Aqueceu rápido e com os 2 registros ficou fácil manter a temperatura na brassagem... Na fervura, ele levou cerca de meia hora para levantar fervura. Enfim, pelo custo x benefício, me atendeu bem esse produto. Para levas maiores creio ele seja fraco.
Abs!
 

Attachments

  • 20201114_131707.jpg
    20201114_131707.jpg
    57.2 KB · Views: 3
Então, resumo da ópera, queridos:

- Um caga fogo, como o do link, funciona bem para até 60 litros?
https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=31d56915-d922-4dfd-93e7-eb49fc196a69
- Acima disso, é melhor um de ferro fundido (que não venha a fundir no meio do processo)?

- Reguladores de pressão são importantes, mas tem uma galera que não usa e a casa não vai pelos ares?

É isso?

Estou a procura de um fogareiro para 40 litros, por isso as perguntas.

Abraço🍻

Mina, te fala que discordo do amigo ai de ter dois registros! O caga fogo é um só, dois só vai te atrapalhar!...

JAMAIS COMPRE de FErro FUNDIDO!
WhatsApp Image 2020-11-23 at 8.44.05 AM.jpeg


Ou pode rolar isso ai! rsss o NEGÓCIO É O DE FERRO! ... tem um anúncio do ML que faz muita onda...procure na sua cidade em agropecuária, achei aqui por 120 pila se não me engano. Sempre depois do uso passa um óleo, desingripante nos buraquinhos, aumenta a vida útil.

O Caga Fogo trabalha bem até para minhas bateladas de 130L fervendo 160L... mas ai o bujão normal de casa tem que tá cheio, apenas isso, do contrário a fervura fica branda.... Pra sua litragem ai sobra fogo! hehe

PS: Já pensei em comprar este, mas é de ferro fundido, então não recomendo!

1606132130108.png


Outra discussão ai, quando eu fui comprar, por isso as colocações rsss, pesquisei a full aqui e coisarada de valor X benefício.... Foi levantado esse aqui...

1606132212032.png


Esse é pra ser o TOP! Pro meu caso, 160L... mas além de parada a sua produção (entrei em contato com a fábrica) os que ainda restam no mercado são exageradamente caros!

Tão moral é caga fogo de 100 pila, que guenta mais de ano e se paga hehe...
 
Back
Top