Final maturação - primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cczambo

Member
Joined
Apr 7, 2020
Messages
18
Reaction score
11
Location
RS
Fala galera! Minha primeira tentativa e primeiro post aqui no fórum. Desde já agradeço as valiosas dicas, tem ajudado muito!

Minha dúvida: na receita que peguei pra fazer (Ale) na fase da maturação pede 7 dias a 10° (fase atual) depois mais 7 dias a 0°. Eu ainda não tenho freezer ou geladeira dedicados ao processo, então estou no cooler com garrafa pet congelada. 10° tá tranquilo de manter, mas alguma dica para a próxima etapa?

Minha geladeira de casa até tem espaço, mas já medi a temperatura dela, fica em torno de 4°. Mando o fermentador pra lá, ou tem alguma maneira mais eficiente?

Valeu!
 
Fala galera! Minha primeira tentativa e primeiro post aqui no fórum. Desde já agradeço as valiosas dicas, tem ajudado muito!

Minha dúvida: na receita que peguei pra fazer (Ale) na fase da maturação pede 7 dias a 10° (fase atual) depois mais 7 dias a 0°. Eu ainda não tenho freezer ou geladeira dedicados ao processo, então estou no cooler com garrafa pet congelada. 10° tá tranquilo de manter, mas alguma dica para a próxima etapa?

Minha geladeira de casa até tem espaço, mas já medi a temperatura dela, fica em torno de 4°. Mando o fermentador pra lá, ou tem alguma maneira mais eficiente?

Valeu!


4°C é suficiente até. Deixa uns 2 ou 3 dias a mais. E usa gelatina nas últimas 28h 48h. 6g para 20 litros

edit: ultimas 48h e nao 28h
 
Olha, boa notícia! Hehe. Trops, gelatina muda bastante o resultado?

nao altera o sabor, mas deixa mais cristalina sim...

mas como é sua primeira talvez seja interessante diminuir o numero de etapas pra diminuir os riscos.

Deixa ela por 10 dias a 4ºC e depois a carbonataçao e no final se ficar mto turva na proxima vc tenta usar gelatina
 
nao altera o sabor, mas deixa mais cristalina sim...

mas como é sua primeira talvez seja interessante diminuir o numero de etapas pra diminuir os riscos.

Deixa ela por 10 dias a 4ºC e depois a carbonataçao e no final se ficar mto turva na proxima vc tenta usar gelatina
Claro! Muito obrigado pela ajuda. Já anotei alguns passos pra alterar na próxima, essa primeira vou tentar fazer só com os passos essenciais, pra ver o resultado. Depois faço novamente incorporando as novas dicas e métodos. Com certeza vou incluir a gelatina pra ver a diferença. Valeu!
 
Olha, eu estou a algumas levas fermentando em ambiente por 10 dias e depois geladeira por 3 a 5 dias entre 0° e 4°. Sinceramente, não vi diferença entre fermentar por 7 dias ambiente, 7 dias a 10° e 7 dias de cold como as receitas "prontas" das brewshops indicam... Inclusive, nem resfriando o mosto mais eu estou, faço "no chill" trafegando da panela direto pro fermentador e inóculo o fermento no dia seguinte... Tenho tido ótimos resultados, já aumentei minha produção para 50L e estão ficando ótimas!
 
Olha, eu estou a algumas levas fermentando em ambiente por 10 dias e depois geladeira por 3 a 5 dias entre 0° e 4°. Sinceramente, não vi diferença entre fermentar por 7 dias ambiente, 7 dias a 10° e 7 dias de cold como as receitas "prontas" das brewshops indicam... Inclusive, nem resfriando o mosto mais eu estou, faço "no chill" trafegando da panela direto pro fermentador e inóculo o fermento no dia seguinte... Tenho tido ótimos resultados, já aumentei minha produção para 50L e estão ficando ótimas!
Cara, possivelmente vou tentar em algum momento otimizar, testar métodos alternativos às receitas, mas de início dá receio de fazer algo fora do script, porque se o resultado não ficar satisfatório, a falta de experiência impossibilita de saber qual foi o erro. Mas assim que me familiarizar com o equipamento e com as análises, com certeza o próximo passo são esses experimentos. Obrigado pelo relato!
 
Fala galera! Minha primeira tentativa e primeiro post aqui no fórum. Desde já agradeço as valiosas dicas, tem ajudado muito!

Minha dúvida: na receita que peguei pra fazer (Ale) na fase da maturação pede 7 dias a 10° (fase atual) depois mais 7 dias a 0°. Eu ainda não tenho freezer ou geladeira dedicados ao processo, então estou no cooler com garrafa pet congelada. 10° tá tranquilo de manter, mas alguma dica para a próxima etapa?

Minha geladeira de casa até tem espaço, mas já medi a temperatura dela, fica em torno de 4°. Mando o fermentador pra lá, ou tem alguma maneira mais eficiente?

Valeu!

Opa, beleza?!

Bem vindo ao fórum e ao maravilhoso mundo cervejeiro caseiro!

Vamos lá...

Grande equívoco: não existe "maturação" a 10ºC!

A lógica é muito simples: o fermento é induzido a fermentação justamente pelo aumento da temperatura!

Mais lógico ainda: se seu fermento é ale, cuja temperatura de fermentação é a partir de 16ºC, baixando a temperatura para 10ºC você simplesmente inativa a ação do fermento colocando em "dormência".

Explico: a função da "maturação" não é deixar a cerveja descansar, quieta e parada.

A função da maturação é fazer justamente com que as leveduras continuem seu trabalho de fermentação, eliminando assim sabores e odores indesejados a cerveja. Muitos desses compostos são gerados inicialmente pelo próprio fermento e seu processo.

O que acontece no período de "maturação" é que o fermento levado a continuar sua atividade de fermentação, passa a consumir os compostos indesejados que ele mesmo gerou no início do processo! Por isso a cerveja fica mais agradável.

Voltando a temperatura: então, como dito inicialmente, a forma de você induzir a continuidade da fermentação é pelo aumento da temperatura, jamais pela diminuição. Recapitulando, deixando a 10ºC você colocou seu fermento para descansar e não para trabalhar e consumir seu próprio "lixo" hehehe. Entende?

Daí podem surgir dois problemas: primeiro que se não maturou a cerveja corretamente, provavelmente ficará com sabores e aromas indesejados pois isso será levado pra garrafa ou barril.

Segundo que, se suas garrafas ou barril ficarem guardados a uma temperatura superior a de fermentação, isso levará e uma "refermentação" superior a pretendida, causando a carbonatação (gaseificação) excessiva da cerveja, que poderá virar um copo de espuma ou uma garrafa bomba! Já fiz uma que apelidei de BinladenBeer hehehe.

Para fechar o raciocínio, cabe apenas citar que a "maturação" nada mais é que a "segunda fermentação", logo, é preciso continuar a fermentação - claro que não haverá o mesmo vigor na atividade do air-lock ou da mangueira, será bem sutil.

Meu processo, que o @EDGAR LOUZANO VERDILE até havia perguntado, é basicamente o seguinte (podem haver pequenas alterações conforme a cerveja):

Fermentação: 7 dias - de 16ºC a 22ºC;
Segunda fermentação (maturação): 7 dias - de 20ºC a 26ºC
Cold Crash: 7 dias - uns 3 para chegar a 0ºC sem forçar a geladeira e uns 3 ou 4 dias a 0ºC.
Obs 1: Não faço transfega! Fica 3 semanas no fermentador sem nenhum problema.
Obs 2: Não utilizo nenhum clarificante ou gelatina - filtro bem na brassagem e o período a 0ºC limpa completamente a cerveja.
Obs 3: Estamos falando de transparência e qualidade de uma cerveja caseira de processo 100% artesanal!
Obs 4: Únicos problemas que tive de fermentação e consequentes defeitos foram devido a under pitch: fermento insuficiente!
Obs 5: Muito do que utilizo está num grande post do Guinther, sobre maturação aqui do fórum, outras leituras e experiências próprias.
Obs 6: No meu Instagram tem muitas fotografias das cervejas, nas quais pode conferir a aparência - Mauricio Santaliestra.

Boas brassagens, boas cervejas e saúde!
 
Opa, beleza?!

Bem vindo ao fórum e ao maravilhoso mundo cervejeiro caseiro!

Vamos lá...

Grande equívoco: não existe "maturação" a 10ºC!

A lógica é muito simples: o fermento é induzido a fermentação justamente pelo aumento da temperatura!

Mais lógico ainda: se seu fermento é ale, cuja temperatura de fermentação é a partir de 16ºC, baixando a temperatura para 10ºC você simplesmente inativa a ação do fermento colocando em "dormência".

Explico: a função da "maturação" não é deixar a cerveja descansar, quieta e parada.

A função da maturação é fazer justamente com que as leveduras continuem seu trabalho de fermentação, eliminando assim sabores e odores indesejados a cerveja. Muitos desses compostos são gerados inicialmente pelo próprio fermento e seu processo.

O que acontece no período de "maturação" é que o fermento levado a continuar sua atividade de fermentação, passa a consumir os compostos indesejados que ele mesmo gerou no início do processo! Por isso a cerveja fica mais agradável.

Voltando a temperatura: então, como dito inicialmente, a forma de você induzir a continuidade da fermentação é pelo aumento da temperatura, jamais pela diminuição. Recapitulando, deixando a 10ºC você colocou seu fermento para descansar e não para trabalhar e consumir seu próprio "lixo" hehehe. Entende?

Daí podem surgir dois problemas: primeiro que se não maturou a cerveja corretamente, provavelmente ficará com sabores e aromas indesejados pois isso será levado pra garrafa ou barril.

Segundo que, se suas garrafas ou barril ficarem guardados a uma temperatura superior a de fermentação, isso levará e uma "refermentação" superior a pretendida, causando a carbonatação (gaseificação) excessiva da cerveja, que poderá virar um copo de espuma ou uma garrafa bomba! Já fiz uma que apelidei de BinladenBeer hehehe.

Para fechar o raciocínio, cabe apenas citar que a "maturação" nada mais é que a "segunda fermentação", logo, é preciso continuar a fermentação - claro que não haverá o mesmo vigor na atividade do air-lock ou da mangueira, será bem sutil.

Meu processo, que o @EDGAR LOUZANO VERDILE até havia perguntado, é basicamente o seguinte (podem haver pequenas alterações conforme a cerveja):

Fermentação: 7 dias - de 16ºC a 22ºC;
Segunda fermentação (maturação): 7 dias - de 20ºC a 26ºC
Cold Crash: 7 dias - uns 3 para chegar a 0ºC sem forçar a geladeira e uns 3 ou 4 dias a 0ºC.
Obs 1: Não faço transfega! Fica 3 semanas no fermentador sem nenhum problema.
Obs 2: Não utilizo nenhum clarificante ou gelatina - filtro bem na brassagem e o período a 0ºC limpa completamente a cerveja.
Obs 3: Estamos falando de transparência e qualidade de uma cerveja caseira de processo 100% artesanal!
Obs 4: Únicos problemas que tive de fermentação e consequentes defeitos foram devido a under pitch: fermento insuficiente!
Obs 5: Muito do que utilizo está num grande post do Guinther, sobre maturação aqui do fórum, outras leituras e experiências próprias.
Obs 6: No meu Instagram tem muitas fotografias das cervejas, nas quais pode conferir a aparência - Mauricio Santaliestra.

Boas brassagens, boas cervejas e saúde!
Muito bom, @_Mó_ !! Nossos processos são similares, com base no seu voy exemplificar abaixo o meu passo a passo:

- Resfriamento: Não faço! Após Whirpoll de 20 ~30 minutos já transfiro para o fermentador (cerca de 80º) e deixo em ambiente até o dia seguinte antes de inocular o fermento, hidratado por uns 30 minutos.
- Fermentação: 10 dias em ambiente (aqui fica sempre entre 18-22º (Como disse deixo dentro do quarto que é no porão)
- Segunda fermentação - Não faço nesse momento
- Cold Crash: 5 dias a 2º - Utilizo um freezer com controlador, e ele normalmente já fica nessa faixa (entre 1 e 3º)
- A segunda fermentação ou "maturação" que você se refere, costumo fazer após envasado. Ou nas garrafas, ou no postmix a breja fica até uns 15 dias fora da refrigeração (é o tempo pra beber a leva anterior e elas irem para o freezer, mas não vejo problemas em deixar mais tempo fora). Nunca tive problemas com "BinLaden Beers" kkkk... Acho que isso talvez varie muito de acordo com a fermentação... Acompanhando pelo manômetro no postmix, a pressão nunca subiu acima de 0,2Kg... Outra coisa, eu faço carbonatação forçada antes dessa "maturação"..
- Obs 1: Também não faço trasfega - só que fica os 15 dias no fermentador (em alguns casos eu atraso o envase em 2, 3 até 5 dias.. Nestes casos, as vezes mantenho ela no freezer ainda em cold, ou se precisar do espaço para outra tiro e deixo em ambiente (Isso já faria uma "maturação"
- Obs 2: Também nunca utilizei gelatina. Mesmo assim com meu processo de filtragem e cold ela fica clara o suficiente aos meus olhos... Comprei whirfloc pra testar pela primeira vez numa brassagem amanhã. Dividirei em dois fermentadores para acompanhar o resultado.
- Obs 3: Concordo com sua colocação. Cerveja translúcida é bonita e tal, mas acho que perde um pouco do charme da artesanal...
- Obs 4: Só tive problemas com fermentação uma vez, que a bombona ficou babando espuma pelo airlock devido a eu ter enchido demais o fermentador.
- Obs 5: Utilizo bastante as dicas do fórum também, costumo ler dezenas de threads sobre o assunto que tenho dúvida e com base neles tomo a decisão da melhor opção. Também conto com o apoio de dois amigos que tem cervejarias, eles dão dicas de ouro!
- Obs 6: Meu instagram só tem foto de cerveja, comida e gatos kkkk... @edgarlouzano

Valeu galera, dúvidas perguntem à vontade! Estou desempregado então responder fóruns ocupa boa porte do meu tempo kkkk
 
Last edited:
Valeu, @EDGAR LOUZANO VERDILE e @_Mó_ já li bastante gente falando sobre ser desnecessário essa fase a 10°. Eu realmente só quis testar tudo bem como estava no script (no caso a receita que veio junto com o kit). Imaginei que talvez fosse necessário justamente para não levar de 20° a 0° "de soco". Ao final do processo vou postar aqui o resultado, e a próxima vou fazer a mesma receita, mas com as dicas dos veteranos hehehe. Aí posso comparar as diferenças (só torcer para que não aconteça nenhum desastre e eu possa guardar pelo menos uma pra comparação!).

Saúde!
 
Olha, eu estou a algumas levas fermentando em ambiente por 10 dias e depois geladeira por 3 a 5 dias entre 0° e 4°. Sinceramente, não vi diferença entre fermentar por 7 dias ambiente, 7 dias a 10° e 7 dias de cold como as receitas "prontas" das brewshops indicam... Inclusive, nem resfriando o mosto mais eu estou, faço "no chill" trafegando da panela direto pro fermentador e inóculo o fermento no dia seguinte... Tenho tido ótimos resultados, já aumentei minha produção para 50L e estão ficando ótimas!

Olá Edgar,
Com todo respeito às suas experiências, acho que vale pontuar.

Tudo depende muito.
Da temperatura ambiente, da levedura, da OG , da variação de temperatura, do Pitch Rate, da capacidade de um indivíduo detectar off flavors, etc.

Acho que podemos até dizer: uma levedura neutra , para uma cerveja de OG normal, em bom pitch rate , em temperatura amena e estável, não vemos muita diferença.

Exemplo , experimente o mesmo com uma cepa própria para Belgas ou Weizenbier, ou mesmo em um dia com variação brusca de temperatura, pico de calor. Entendo que faz bastante diferença sim do ponto de vista de perfil sensorial (ésteres/álcoois superiores ou diacetil ,por exemplo).

E imagino que vão dizer: "no Brulosophy provaram que não tem efeito"... Sim, através daquele mesmo painel sensorial que diz que uma mesma amostra pode ser "uma Berliner Weisse, uma Doppelbock ou uma Cream Ale"...:rolleyes:

Abs

Persevalli
 
Valeu, @EDGAR LOUZANO VERDILE e @_Mó_ já li bastante gente falando sobre ser desnecessário essa fase a 10°. Eu realmente só quis testar tudo bem como estava no script (no caso a receita que veio junto com o kit). Imaginei que talvez fosse necessário justamente para não levar de 20° a 0° "de soco". Ao final do processo vou postar aqui o resultado, e a próxima vou fazer a mesma receita, mas com as dicas dos veteranos hehehe. Aí posso comparar as diferenças (só torcer para que não aconteça nenhum desastre e eu possa guardar pelo menos uma pra comparação!).

Saúde!
Boa!
Eu segui à risca as receitas prontas nas primeiras brassagens, esse processo de 10ºc usei até a minha 8ª brassagem... depois segui a técnica do meu amigo que tem cervejaria e pulo essa etapa desde então... Sem problemas! A minha vai de pancada de temperatura ambiente direto pro cold... Abaixo uma tabelinha do tempo de resfriamento aproximado da breja quando coloco no freezer a 2ºc:
Temperatura da breja: 22º (Bombona de 20L)
após 1 hora: 21º
após 2 horas: 19°
após 3 horas: 16º
após 4 horas: 11º
após 5 horas: 5º
após 6 horas: 0º
após 7 horas: 2º e estabiliza até o final do tempo

Quando deixava ela no freezer a 10º por 7 dias e depois baixava a temperatura para cold de uma vez, tive problema de congelamento da breja no fundo e em cima do fermentador.
 
Last edited:
Olá Edgar,
Com todo respeito às suas experiências, acho que vale pontuar.

Tudo depende muito.
Da temperatura ambiente, da levedura, da OG , da variação de temperatura, do Pitch Rate, da capacidade de um indivíduo detectar off flavors, etc.

Acho que podemos até dizer: uma levedura neutra , para uma cerveja de OG normal, em bom pitch rate , em temperatura amena e estável, não vemos muita diferença.

Exemplo , experimente o mesmo com uma cepa própria para Belgas ou Weizenbier, ou mesmo em um dia com variação brusca de temperatura, pico de calor. Entendo que faz bastante diferença sim do ponto de vista de perfil sensorial (ésteres/álcoois superiores ou diacetil ,por exemplo).

E imagino que vão dizer: "no Brulosophy provaram que não tem efeito"... Sim, através daquele mesmo painel sensorial que diz que uma mesma amostra pode ser "uma Berliner Weisse, uma Doppelbock ou uma Cream Ale"...:rolleyes:

Abs

Persevalli
Claro, @Persevalli! Concordo plenamente com suas observações e agradeço a sua colocação! Temos muitas variáveis no processo, e justamente por isso costumo sugerir apenas com base nas minhas experiências pessoais e nunca baseado em algo que li ou ouvi de alguém ou em algum lugar. Sou 100% a favor da idéia de que "se eu nunca passei por esse obstáculo, não vou tentar ensinar como ultrapassá-lo".
Já escrevi em outras threads e transcrevo pra cá: O método que um utiliza pode funcionar 100% para ele e 0% pára outrem quando existem muitas variáveis envolvidas...
 
Fala cervejeiros! Hoje vim aqui postar o resultado dessa minha primeira brassagem! É uma Pilsen Ale, bem simples, mas fiquei bem feliz com o resultado. Digo, carbonatou direitinho, sabor ficou bacana, espuma legal, não ficou muuuito cristalina, mas tá valendo! Julguei uma boa primeira experiência!

A receita era de 10L mas consegui um rendimento de 12 garrafas 600ml, sei que dá pra render mais, mas também não usei nenhum aplicativo, fui só na receita e cheio de dúvidas, hehehe.

Abri a primeira garrafa após 7 dias de envase, acho que ela ainda vai dar uma melhoradinha né...

Caras, certeza que ela não vai durar muito (devido ao consumo), mas queria saber, quanto tempo da pra deixar ela guardada? Pensei em reservar uma pra comparação posterior.

IMG_20200513_004238098.jpg


Saúde!
 
Aqui também nunca passou de um mês... Então nem tenho parâmetro pra te passar kkkk... mas uma coisa é certa, depois de uns 10, 15 dias que vc tomou a primeira as brejas dão uma "arredondada"... Comigo, as que duraram mais de 20 dias cheias sempre estavam mais saborosas... Atualmente tendo deixar pelo menos uns 15 dias após carbonatada em temperatura ambiente e os resultados tem sido ótimos..
 
Fala cervejeiros! Hoje vim aqui postar o resultado dessa minha primeira brassagem! É uma Pilsen Ale, bem simples, mas fiquei bem feliz com o resultado. Digo, carbonatou direitinho, sabor ficou bacana, espuma legal, não ficou muuuito cristalina, mas tá valendo! Julguei uma boa primeira experiência!

A receita era de 10L mas consegui um rendimento de 12 garrafas 600ml, sei que dá pra render mais, mas também não usei nenhum aplicativo, fui só na receita e cheio de dúvidas, hehehe.

Abri a primeira garrafa após 7 dias de envase, acho que ela ainda vai dar uma melhoradinha né...

Caras, certeza que ela não vai durar muito (devido ao consumo), mas queria saber, quanto tempo da pra deixar ela guardada? Pensei em reservar uma pra comparação posterior.

View attachment 123577

Saúde!
Ficou linda sua breja man! parabéns!!!
 
Costumo utilizar estes perfis de fermentação
Após atenuar até a FG programada espero 7 dias para Ale, 12 lager. Coldcrash direto até 4 graus (Isso por não reutilizar levedura) mais 7 dias e pronto.

Ale Neutra - Inocular a 16°C, com 50% de atenuação deixa subir a temperatura até 18°C, com 70% de atenuação deixa subir até 21°C permanecendo até o final.

Ale Belga - Inocular 22°C, com 50% de atenuação deixa subir a temperatura até 24°C permanecendo até o final.

Lager - Inocular 10°C deixa subir até 11°C, com 50% de atenuação deixa subir a temperatura até 15°C, com 70% de atenuação deixa subir até 17°C permanecendo até o final.
 
Carbonatação perfeita pode ter certeza 2 semanas, 1 mês na garrafa irá ficar bem redonda. Mas ninguém aguenta né kkk:cool:
 
Fala cervejeiros! Hoje vim aqui postar o resultado dessa minha primeira brassagem! É uma Pilsen Ale, bem simples, mas fiquei bem feliz com o resultado. Digo, carbonatou direitinho, sabor ficou bacana, espuma legal, não ficou muuuito cristalina, mas tá valendo! Julguei uma boa primeira experiência!

A receita era de 10L mas consegui um rendimento de 12 garrafas 600ml, sei que dá pra render mais, mas também não usei nenhum aplicativo, fui só na receita e cheio de dúvidas, hehehe.

Abri a primeira garrafa após 7 dias de envase, acho que ela ainda vai dar uma melhoradinha né...

Caras, certeza que ela não vai durar muito (devido ao consumo), mas queria saber, quanto tempo da pra deixar ela guardada? Pensei em reservar uma pra comparação posterior.

View attachment 123577

Saúde!

Tenho sempre uns 4 tipos de cerveja diferentes armazenadas para ir consumindo.
O que reparei, é que no meu caso, a cerveja fica redonda em uns 15 dias a 30 dias.
Depois vai aos poucos perdendo as características. De 2 meses em diante ela começa a piorar, mas até uns 3 meses dá pra tomar. Passou disso é loteria. Tem umas que continuam boas até 6 meses depois, outras ficam bem ruins.
Mas nada como você mesmo fazendo e percebendo as diferenças.
Guarde umas 2 garrafas de deixe para abrir uma daqui a 2 meses outra a 4 meses.

Ótimas brejas!
 
Tenho sempre uns 4 tipos de cerveja diferentes armazenadas para ir consumindo.
O que reparei, é que no meu caso, a cerveja fica redonda em uns 15 dias a 30 dias.
Depois vai aos poucos perdendo as características. De 2 meses em diante ela começa a piorar, mas até uns 3 meses dá pra tomar. Passou disso é loteria. Tem umas que continuam boas até 6 meses depois, outras ficam bem ruins.
Mas nada como você mesmo fazendo e percebendo as diferenças.
Guarde umas 2 garrafas de deixe para abrir uma daqui a 2 meses outra a 4 meses.

Ótimas brejas!
Eu tb to nessa fase. To com 3 estilos aqui. Uma Irish Stout, uma IPA e uma APA. A ultima tá fermentando mais to sempre fazendo em seguida pq não tava dando conta.

Acabava muito rapido.
 
Fala cervejeiros! Hoje vim aqui postar o resultado dessa minha primeira brassagem! É uma Pilsen Ale, bem simples, mas fiquei bem feliz com o resultado. Digo, carbonatou direitinho, sabor ficou bacana, espuma legal, não ficou muuuito cristalina, mas tá valendo! Julguei uma boa primeira experiência!

A receita era de 10L mas consegui um rendimento de 12 garrafas 600ml, sei que dá pra render mais, mas também não usei nenhum aplicativo, fui só na receita e cheio de dúvidas, hehehe.

Abri a primeira garrafa após 7 dias de envase, acho que ela ainda vai dar uma melhoradinha né...

Caras, certeza que ela não vai durar muito (devido ao consumo), mas queria saber, quanto tempo da pra deixar ela guardada? Pensei em reservar uma pra comparação posterior.

View attachment 123577

Saúde!
Rapaz, parabéns! Ficou muito boa a aparência!

Eu estou na fermentação da minha oitava cerveja e até hoje só fiz IPA, APA e NEIPA. Na minha experiência até aqui, APAs e IPAs ficaram sempre melhores com o tempo. Carbonatação e sabor melhoraram consideravelmente depois de 15/20 dias na garrafa. Nas NEIPAs é o contrário: carbonatação bem mais rápida e quanto mais fresca mais saborosa. Depois de um mês já perde bastante. É fazer e beber (o que não é nenhum problema hehehehe).

Abraço!
 
Rapaz, parabéns! Ficou muito boa a aparência!

Eu estou na fermentação da minha oitava cerveja e até hoje só fiz IPA, APA e NEIPA. Na minha experiência até aqui, APAs e IPAs ficaram sempre melhores com o tempo. Carbonatação e sabor melhoraram consideravelmente depois de 15/20 dias na garrafa. Nas NEIPAs é o contrário: carbonatação bem mais rápida e quanto mais fresca mais saborosa. Depois de um mês já perde bastante. É fazer e beber (o que não é nenhum problema hehehehe).

Abraço!
Valeu, bixo. Cara, eu sou muito pilhado nas IPAS, é a próxima intenção. Pena que o tempo e a grana não deixam, senão faria brassagens dia sim, dia não... Hehehe.

Pessoal que já tem algumas brassagens na experiência, vcs sentem bastante necessidade de um app, ou é mais interessante apenas pra quem vai criar as próprias receitas?
 
Valeu, bixo. Cara, eu sou muito pilhado nas IPAS, é a próxima intenção. Pena que o tempo e a grana não deixam, senão faria brassagens dia sim, dia não... Hehehe.

Pessoal que já tem algumas brassagens na experiência, vcs sentem bastante necessidade de um app, ou é mais interessante apenas pra quem vai criar as próprias receitas?
Alguns vão te falar que essencial outros nem tanto, eu estou começando a agregar valores nos aplicativos, dá pra fazer sem? Sim,no começo ainda com certeza.

Entretanto após ir conhecendo um pouco mais do processo e com os resultados, quer deixar aquela receita mais ou menos amarga, ajustar uma cor, ter um controle nas amostras de fermentação retiradas e assim ele vai se tornando essencial.

Existem app gratuitos, tem o beersmith. Acho válido já ir se ambientando pois mais cedo ou mais tarde irá usar.
 
Valeu, bixo. Cara, eu sou muito pilhado nas IPAS, é a próxima intenção. Pena que o tempo e a grana não deixam, senão faria brassagens dia sim, dia não... Hehehe.

Pessoal que já tem algumas brassagens na experiência, vcs sentem bastante necessidade de um app, ou é mais interessante apenas pra quem vai criar as próprias receitas?

Cara,

Concordo com o @Bruno Nery e acrescento minhas dicas:

Inicialmente as anotações no papel são fundamentais para um melhor entendimento das receitas e dos processos. Anote tudo e sempre recorra as anotações, são muito úteis. Ao menos para mim, o ato de escrever ajuda muito no entendimento e memorização.

Passei a utilizar o BeerSmith no celular tempos atrás e substituí toda papelada hehehe.

A primeira vantagem do app é você ter o comparativo entre a sua receita que você vai fazer e o estilo segundo o guia BJCP, por exemplo. Mas como nunca procuro seguir o guia e sim meu paladar, ele é apenas uma referência - minhas IPA's sempre extrapolam o amargor.

Mas é importante observar no app que você precisa criar seus presets - ajustes - ou precisa seguir os modelos presetados.

O que eu fiz foi incluir os dados do meu sistema - tamanho do caldeirão, perda no sistema, etc. - e criar e modos de mash: um para IPA, um para stout e um para hefeweizen.

Da mesma forma, criei minhas receitas no app, então hoje, se vou comprar insumos, abro a receita e tenho tudo que preciso lá. Se vou fazer uma breja, edito a receita com nova data e nome, e tenho todos os tempos de rampas ou lúpulos lá. Ou seja, eliminei o preenchimento e anotações em papel e mantenho o registro da cada brassagem.

Enfim, seguindo a opinião do @Bruno Nery, vale a pena já ir se familiarizando com apps sim. Confesso que no início fui negativo, mas depois me adaptei.

Ps: quanto a claridade de sua cerveja, está ótima! Tenha em mente que estamos num processo caseiro.
 
Cara,

Concordo com o @Bruno Nery e acrescento minhas dicas:

Inicialmente as anotações no papel são fundamentais para um melhor entendimento das receitas e dos processos. Anote tudo e sempre recorra as anotações, são muito úteis. Ao menos para mim, o ato de escrever ajuda muito no entendimento e memorização.

Passei a utilizar o BeerSmith no celular tempos atrás e substituí toda papelada hehehe.

A primeira vantagem do app é você ter o comparativo entre a sua receita que você vai fazer e o estilo segundo o guia BJCP, por exemplo. Mas como nunca procuro seguir o guia e sim meu paladar, ele é apenas uma referência - minhas IPA's sempre extrapolam o amargor.

Mas é importante observar no app que você precisa criar seus presets - ajustes - ou precisa seguir os modelos presetados.

O que eu fiz foi incluir os dados do meu sistema - tamanho do caldeirão, perda no sistema, etc. - e criar e modos de mash: um para IPA, um para stout e um para hefeweizen.

Da mesma forma, criei minhas receitas no app, então hoje, se vou comprar insumos, abro a receita e tenho tudo que preciso lá. Se vou fazer uma breja, edito a receita com nova data e nome, e tenho todos os tempos de rampas ou lúpulos lá. Ou seja, eliminei o preenchimento e anotações em papel e mantenho o registro da cada brassagem.

Enfim, seguindo a opinião do @Bruno Nery, vale a pena já ir se familiarizando com apps sim. Confesso que no início fui negativo, mas depois me adaptei.

Ps: quanto a claridade de sua cerveja, está ótima! Tenha em mente que estamos num processo caseiro.
Valeu pelas contribuições, bixo!
 
Valeu, bixo. Cara, eu sou muito pilhado nas IPAS, é a próxima intenção. Pena que o tempo e a grana não deixam, senão faria brassagens dia sim, dia não... Hehehe.

Pessoal que já tem algumas brassagens na experiência, vcs sentem bastante necessidade de um app, ou é mais interessante apenas pra quem vai criar as próprias receitas?

Eu uso o BeerSmith, gosto de montar minhas receitas, faço isso desde a primeira, nem sempre ficaram boas, mas acho que a gente aprende muito ... vi esse aqui recentemente usei ele no celular pra teste me parece muito legal, pelo menos para validar a receita ... não sei quantas receitas você pode ter na versão gratuita.

Mas um ponto importante, é que até você customizar seu setup no app, vai dar tudo diferente :) mas depois fica bem legal, vc consegue ter um bom controle.

https://brewfather.app/
 
Back
Top