Fim de fermentação com cheiro estranho

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AtticBrew

New Member
Joined
Aug 20, 2021
Messages
3
Reaction score
0
Location
Minas
Olá caros colegas, venho aqui relatar algo que aconteceu comigo. Fui fazer uma Summer IPA 18L, e utilizei um fermento CN36 onde fiz um starter de vitalidade 24 horas antes. Inoculei o fermento a 30cº (sei que não é o ideal) e após 1 hora o mosto já havia começado a fermentar e durante a noite a atividade era absurda e com cheiro agradável até o 3º dia. A fermentação despencou de 30º até 21,5 a 22 graus e permaneceu nesta faixa. Porém logo após 4 dias já não havia atividade no airlock e para minha surpresa quando abri o fermentador o cheiro de Enxofre era absurdamente forte, creio que seja o composto H2S. Afim de contornar esta situação coloquei o fermentador em banho maria para elevar a temperatura e ajudar a eliminar esse cheiro e depois agitei. Hoje grande parte do cheiro saiu, provei a cerveja e tem gosto normal sem aparente contaminação, coloquei na geladeira para iniciar o cold crash, ainda sinto levemente o cheiro deste composto. A aparência do mosto não aparenta ser contaminado pois na sua superfície não apareceu nenhuma espuma estranha ou película de biofilme. Agora pergunto a vocês mais experientes, é normal ocorrer a formação deste composto em cervejas Ale ? Devido a alta atividade do airlock o Co2 não deveria ter arrastado este composto ? Posso fazer um Dry Hopping com 90 gramas de Citra para mascarar este leve aroma ?
 
Fala amigo. Fermentar em temperatura alta não é necessariamente o problema, mas sim em temperatura descontrolada. Quando submete a levedura a muitas oscilações, provoca stress desnecessário. Agora o que sentiu é resultado deste stress, porém na maioria dos casos estes aromas em Ale são comuns e muito voláteis. Quando for assim, deixe a cerveja descansar em uma manhã temperatura por mais alguns dias antes do cold, pois muitas vezes a própria levedura consome estas off flavours
 
Muito obrigado pela resposta e ensinamentos amigo ! Agora vou aguardar e posto aqui o resultado. Como o cheiro havia diminuído optei por seguir com o dry hopping. Caso seja contaminação, provavelmente quando eu abrir a garrafa devo perceber o cheiro novamente. Método primming
 
Sei que o post é antigo, mas isso aconteceu comigo todas as vezes que usei o fermento cn36. A fermentação ocorre super rápido e o cheiro é maravilhoso. Quando a atividade termina, o cheiro de enxofre é absurdo. Ele acaba saindo totalmente depois, mas demora coisa de 1 mês. Fiquei cismado quanto ao uso de sulfatos na água. Usei cerca de 150 ppm, e acho que não seja esse o problema, mas fica a informação.
 
Back
Top