• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Fim de fermentação com cheiro estranho

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

AtticBrew

New Member
Afiliado
20/8/21
Olá caros colegas, venho aqui relatar algo que aconteceu comigo. Fui fazer uma Summer IPA 18L, e utilizei um fermento CN36 onde fiz um starter de vitalidade 24 horas antes. Inoculei o fermento a 30cº (sei que não é o ideal) e após 1 hora o mosto já havia começado a fermentar e durante a noite a atividade era absurda e com cheiro agradável até o 3º dia. A fermentação despencou de 30º até 21,5 a 22 graus e permaneceu nesta faixa. Porém logo após 4 dias já não havia atividade no airlock e para minha surpresa quando abri o fermentador o cheiro de Enxofre era absurdamente forte, creio que seja o composto H2S. Afim de contornar esta situação coloquei o fermentador em banho maria para elevar a temperatura e ajudar a eliminar esse cheiro e depois agitei. Hoje grande parte do cheiro saiu, provei a cerveja e tem gosto normal sem aparente contaminação, coloquei na geladeira para iniciar o cold crash, ainda sinto levemente o cheiro deste composto. A aparência do mosto não aparenta ser contaminado pois na sua superfície não apareceu nenhuma espuma estranha ou película de biofilme. Agora pergunto a vocês mais experientes, é normal ocorrer a formação deste composto em cervejas Ale ? Devido a alta atividade do airlock o Co2 não deveria ter arrastado este composto ? Posso fazer um Dry Hopping com 90 gramas de Citra para mascarar este leve aroma ?

Afiliado
6/6/21
Fala amigo. Fermentar em temperatura alta não é necessariamente o problema, mas sim em temperatura descontrolada. Quando submete a levedura a muitas oscilações, provoca stress desnecessário. Agora o que sentiu é resultado deste stress, porém na maioria dos casos estes aromas em Ale são comuns e muito voláteis. Quando for assim, deixe a cerveja descansar em uma manhã temperatura por mais alguns dias antes do cold, pois muitas vezes a própria levedura consome estas off flavours

AtticBrew

New Member
Afiliado
20/8/21
Muito obrigado pela resposta e ensinamentos amigo ! Agora vou aguardar e posto aqui o resultado. Como o cheiro havia diminuído optei por seguir com o dry hopping. Caso seja contaminação, provavelmente quando eu abrir a garrafa devo perceber o cheiro novamente. Método primming