Filtro para trub

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Não entendi muito bem esse equipamento. Não seria semelhante à uma bazooka?

Aliás, uma bazooka na panela de fervura não faria um bom filtro pro trub?
 
Eu estou entendendo que esse equipamento seria para a panela de fervura. Filtraria aqui que i whirlpool não retesse.
 
Mas esse me parece o mesmo que usar uma bazooka na panela de fervura.
 
Pessoal, na descrição, o mesh do filtro tem 0,5 mm, que é consideravelmente menor que 2 mm do fundo falso. Bom, continua a dúvida. Inclusive na descrição tbm fala da redução de trub e lúpulo.
 
vi um equipamento parecido na fábrica do Doppio Malto, é muito bacana: todo o trub fica no interior do filtro, aproveitamento quase total da brassagem - o normal é ficar entre 5 e 10% da cerveja junto com a lama final

to louco prá comprar um desses
 
Tem que ser muito bom mesmo, pq o preço é beeem salgado para o seu propósito....
 
Tem que ser muito bom mesmo, pq o preço é beeem salgado para o seu propósito....

125 doletas acho se paga fácil com o aproveitamento do trub

veja o caso da fábrica do doppio: brassagens de 500 litros, 10% de trub daria 50 litros de ceva de perda. multiplica isso por 2 ou 3 brassagens por semana, vezes 52 semanas, vale o investimento
:)

eu vou viajar para a gringa em abril, espero trazer uma bagaça dessas na mala
 
Mas vamos lá novamente: o proposito desse filtro seria mesmo, pot exemplo, não deixar ir trub para o chiller de placas quando do resfriamento? Será que ele é bom o suficiente para isso?

Será que o local correto para instalação desse equipamento sera entre a bomba e o chiller ou seria antes da bomba?
 
Depende como tu faz o resfriamento Fdamata, mas seria na saida do liquido para o fermentador, ou se tu quiser antes do chiller de placas, mas acho que iria entupir. Samuel com certeza esse filtro iria entupir em uma brassagem de 500 litros, nem sei se aguentaria uma de 100.
 
Samuel com certeza esse filtro iria entupir em uma brassagem de 500 litros, nem sei se aguentaria uma de 100.

não quero ser definitivo, porém o que eu sei, e que vi, é que um filtro similar a essa funciona na fábrica do doppio malto, em garibaldi, e dá conta de brassagens grandes

como não vi esse aí ao vivo não posso comparar efetivamente, mas o que eles utilizam lá parece ser até menor
 
Aviso.. eu vou ser bem chato nessa mensagem... hehehehe.

Cara, eu não consigo entender esse fascínio por filtro de trub. Se fosse um HopStopper pra usar lúpulos em flor que não decantam direito com o whirlpool... mas filtro pra trub normal?

O que há de errado com fazer whirlpool normal, esperar o cone decantar, e retirar o que der de mosto?

E outra, por que tanta preocupação caso vá um pouco de trub junto pro fermentador? Um pouco de trub não faz diferença perceptível.... já fiz um monte de cervejas que foi pouco de trub, outras que não, e já acompanhei uma galera fazendo as mesmas coisas, e nunca vi ninguém aliar qualquer tipo de problema a isso. Claro, se for todo o trub, beleza... vai fazer diferença, até porque eu também JÁ FIZ cerveja SÓ COM O TRUB QUE RESTOU, e apresentei num encontro fechado da ACervA Gaúcha com uma galera expert em ceva, donos de cervejaria, futuros BJCPs, etc.... e apresentei a cerveja sem dizer que era de trub.... e todo mundo provou... muitos curtiram, e só depois eu revelei a real pra todos.

Já sobre o funcionamento do filtro em si, pode ter gente que usa, e tem sucesso, mas a maioria, utilizando lúpulo em pellets, entope.

Aquele filtro da DoppioMalto e em linha, e ele entope em TODA a brassagem. Eu sei porque fui lá acompanhar uma brassagem com eles. O que eles fazem é começar a filtrar, aí o filtro entope, então eles desmontam, limpam, e colocam novamente. Tem um outro amigo meu que também usava um filtro em linha com película tipo TNT, feitos pra leite, e pra uma leva de 40 litros tinha que parar tudo umas 3 vezes.

Há poucos dias atrás, uns 3 ou 4, recebi um e-mail de um cara que fez curso comigo me relatando a primeira brassagem e contando que mesmo com as minhas indicações pra não usar, ele resolveu fazer um filtro e na hora de passar o mosto resfriado para o fermentador......... entupiu tudo com lúpulo. Resultado, ele teve que ficar forçando e batendo com a pá no filtro até ele se desprender.

Alguns podem funcionar? Podem.... mas a maioria vai entupir.

Se o whirlpool não está funcionando... a culpa não é dele... é nossa. :)

Abraço,
 
Sutil como um rinoceronte, kkkkkk. Esse é o mestre Guenther.

Gente, mesquinhes faz parte no inicio, mas depois de um tempo temos que entender que perdas fazem parte, em todo processo. Perdemos pro malte, perdemos pra evaporação, perdemos pro trub e perdemos pra lama de fermento. Quer ter mais cerveja? Faça levas maiores!

Abraços!
 
E se queres filtrar o trub porque não faz de um jeito muito mais econômico e com menos chance de entupir, na hora de passar o mosto para o fermentador coloca umas 2 camadas de tecido VOIL pra filtrar na boca do fermentador, acho que iria funcionar bem. Mas como foi dito o trub não é um problema tão grande assim, fiz uma APA que infelizmente eu fiz mal o whirpool e 70% do trub foi pro fermentador, limpei ela com gelatina e ela ficou ótima.
 
E se caso colocasse um destes filtros Y em inox na entrado do chillher de placas para não entrar nenhum trub e não dar chances ao azar e acabar contaminando o chiller. O que acham?
 

Attachments

  • 9525-MLB20018577691_122013-I.jpg
    9525-MLB20018577691_122013-I.jpg
    3.3 KB · Views: 265
Esse é o que eu falei no exemplo da Doppio Malto. Entope em todas as brassagens.

Lembrando que não é o fato de entrar trub no chiller de placa que vai contaminá-lo, pois isso acontece em todos os chillers de placa em níveis diferentes.

O que contamina (qualquer coisa) é a falta de limpeza e sanitização adequada depois de usar.

Ou seja, eu não me preocupo se ir um pouco de trub.... não tem porquê. No entanto, eu sou rígido nos processos de limpeza e sanitização posteriores.

A questão é, ter ou não filtro de trub antes não adianta em NADA para evitar contaminação em chiller de placas, pois a contaminação ocorre principalmente por causa do açúcar do mosto que fica lá, não pelo trub...... e isso se evita limpando e sanitizando BEM logo depois de usar.

Abraço,
 
Back
Top