Filtrar a cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gumichelini

New Member
Joined
Oct 23, 2017
Messages
4
Reaction score
0
Fala galera!

Estou com uma dúvida sobre a filtragem da cerveja. Alguém poderia me ajudar, por favor ?
Eu não uso barris e não tenho cilindro de CO2. Costumo colocar priming e envasar minhas cervejas.
Portanto, como eu faria uso do filtro, por favor ? Em todos os vídeos que vi, o pessoal usa o cilindro de CO2 no processo. Uma diferença de gravidade seria suficiente pra usar o filtro ? Talvez usar a bomba nisso ? Obrigado!!
 
Fala galera!

Estou com uma dúvida sobre a filtragem da cerveja. Alguém poderia me ajudar, por favor ?
Eu não uso barris e não tenho cilindro de CO2. Costumo colocar priming e envasar minhas cervejas.
Portanto, como eu faria uso do filtro, por favor ? Em todos os vídeos que vi, o pessoal usa o cilindro de CO2 no processo. Uma diferença de gravidade seria suficiente pra usar o filtro ? Talvez usar a bomba nisso ? Obrigado!!

Qual seria a sua intenção em filtrar a cerveja?
 
Olá Antonio!

Queria deixá-la mais translúcida e mais leve. A cerveja opaca afasta muitas pessoas, como o meu pai, que ainda não são fãs das artesanais. Por isso, eu pensei em começar a filtrar metade das cervejas pilsen que faço, a outra metade deixo pra mim...

obrigado!
 
Olá Antonio!

Queria deixá-la mais translúcida e mais leve. A cerveja opaca afasta muitas pessoas, como o meu pai, que ainda não são fãs das artesanais. Por isso, eu pensei em começar a filtrar metade das cervejas pilsen que faço, a outra metade deixo pra mim...

obrigado!

Não complique o simples, use gelatina e seja feliz.
 
Olá Antonio!

Queria deixá-la mais translúcida e mais leve. A cerveja opaca afasta muitas pessoas, como o meu pai, que ainda não são fãs das artesanais. Por isso, eu pensei em começar a filtrar metade das cervejas pilsen que faço, a outra metade deixo pra mim...

obrigado!

Neste caso, existem opções muito mais simples e seguras do que filtrar, e tão eficientes quanto.

Antes da trasfega para o envase, você pode deixar uma ou duas semanas em temperatura próxima a 0ºC, que já clarifica muito, ou então usar gelatina também.

Mas, tenha em mente que qualquer cerveja com priming vai ter um pouco de levedura na garrafa.

Se você não usa carbonatação forçada, recomendo deixar suas garrafas uma ou duas semanas na geladeira, em pé. Vai decantar e sedimentar muito o fermento. Aí, sirva o primeiro copo para o seu Pai, que vi sair uma cerveja limpinha, e depois sirva o seu, porque já vai turvar um pouco.

Isso na sua casa, porque se você tranportar as garrafas, vai agitar e levantar a suspensão, não tem jeito.

Filtrar a cerveja pode oxidar ou mesmo contaminar, estragando nosso amado líquido.

P.S. Tem gente que não vai se adaptar à nossa cerveja de jeito nenhum, uma hora vai ser a turbidez, outra vai ser muito amarga, ou muito forte... sempre vai ter um motivo.
Tem um cunhado meu, de quem gosto muito, e que gosta muito de cerveja também, mas não tem jeito. Já levei sei lá quantas cervejas de tudo quanto é estilo para ele, e nenhuma "fez sucesso". Ele bebe, diz que tá boa, e depois abre uma latinha de outra coisa (skol, brahma, etc...). Já meus sobrinhos, filhos dele, ficam malucos com as cervejas, adoram. Boa sorte aí com seu velho.
 
Usa gelatina, menos trabalho e resultado satisfatório em pouco tempo.

Mas é o que o Antônio explicou, você vai melhorar a apresentação da cerveja, mas se as pessoas não forem abertas a novas experiências de nada vai adiantar.

No geral, a quem eu presenteio ou bebe junto comigo, as pessoas tem gostado bastante das cervejas mais leves (IRA, Weiss, Witbier, Pale Ale).

Mas sempre tem aquele que fala "é muito forte", "que cor estranha", "usou banana? isso é cachaça?", "é boa, mas...". A culpa já não é nossa nesse caso. :mug:
 
Olá Antonio!

Queria deixá-la mais translúcida e mais leve. A cerveja opaca afasta muitas pessoas, como o meu pai, que ainda não são fãs das artesanais. Por isso, eu pensei em começar a filtrar metade das cervejas pilsen que faço, a outra metade deixo pra mim...

obrigado!

Desencana. Se o cara não curte, não está preparado para passar a curtir...
Tem gente que já bebeu tanta Skol e Brahma da vida, que não tem jeito.
Azar o deles e sorte a sua...pq sobra mais kkkk
 
Back
Top