Filtrar a cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

SergioGraciano

Well-Known Member
Joined
Jun 17, 2016
Messages
73
Reaction score
4
Boa noite cervejeiros!

Estou querendo filtrar minhas cervejas antes de envasar só para evitar que parte do trub vá par a cerveja. Gostaria da opinião de vocês sobre qual seria o meio mais eficiente para o processo, lavando em conta que não posso eliminar totalmente as leveduras pois tem que ocorrer a carbonatação.

Grato à todos!
 
A melhor alternativa pra caseiro é clarificar (não filtrar) com gelatina.
Abraços
 
Boa noite cervejeiros!

Estou querendo filtrar minhas cervejas antes de envasar só para evitar que parte do trub vá par a cerveja. Gostaria da opinião de vocês sobre qual seria o meio mais eficiente para o processo, lavando em conta que não posso eliminar totalmente as leveduras pois tem que ocorrer a carbonatação.

Grato à todos!

Clarificação com gelatina é o que há...

Segue um passo a passo que o pessoal postou em algum tópico aqui no fórum mesmo.
 

Attachments

  • Usando gelatina sem sabor para cristalizar a cerveja.txt
    2 KB · Views: 92
Boa noite cervejeiros!

Estou querendo filtrar minhas cervejas antes de envasar só para evitar que parte do trub vá par a cerveja. Gostaria da opinião de vocês sobre qual seria o meio mais eficiente para o processo, lavando em conta que não posso eliminar totalmente as leveduras pois tem que ocorrer a carbonatação.

Grato à todos!
Como já disseram, é muito... mas muito mais fácil e eficaz clarificar com algum agente, como a gelatina, que é o mais simples de todos.

De qualquer maneira, você não está levando Trub pra garrafa, está levando borra de fermento, etc. Trub só estaria levando se levasse um monte de trub da panela pro fermentador, e ainda agitasse o mesmo na hora de engarrafar já que ele é a primeira coisa que assenta no fundo do fermentador, ou seja, se estiver levando trub, sua cerveja na hora de engarrafar precisa estar tão suja quanto uma água com barro misturado.

Na área de Equipamentos e Técnicas tem um post que ensina como usar gelatina.

Abraço,
 
Back
Top