Filtragem antes de sevir ou envasar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leoportugal

Well-Known Member
Joined
Oct 22, 2013
Messages
100
Reaction score
13
Bom dia a todos, fiz uma bohemia Pilsner que ficou muito boa, mas gostaria que ela ficasse translúcida. Ela já está carbonatada no keg. Pensei então em passá-la dentro de um filtro que ficaria entre o keg e a torneira.
É possível isso? Vai funcionar? Que tipo de filtro uso?
Obrigado a todos!
 
Cara, até existe sistema de filtragem super fico pra deixar a cerveja cristal, mas normalmente se usa na hora de envasar. Filtrar pra deixar cristal na hora de servir não é uma técnica utilizada.

O que tu podes fazer é aplicar gelatina e depois transferir a cerveja de barril.

Abraço,
 
Cara, até existe sistema de filtragem super fico pra deixar a cerveja cristal, mas normalmente se usa na hora de envasar. Filtrar pra deixar cristal na hora de servir não é uma técnica utilizada.

O que tu podes fazer é aplicar gelatina e depois transferir a cerveja de barril.

Abraço,

Eu usei gelatina, mas ela não chegou a ficar translúcida. Usei a sua dica. Adianta alguma coisa eu filtrar ela entre a fermentação e a maturação?

Uma outra pergunta, numa leva de 5L é necessário pulgar o fermento ou posso deixar ele no fundo do fermentador até o fim da maturação?

Abraço.
 
Bom dia a todos, fiz uma bohemia Pilsner que ficou muito boa, mas gostaria que ela ficasse translúcida. Ela já está carbonatada no keg. Pensei então em passá-la dentro de um filtro que ficaria entre o keg e a torneira.
É possível isso? Vai funcionar? Que tipo de filtro uso?
Obrigado a todos!

Não dá pra filtrar antes de servir porque a filtração tem que ser feita com cerveja não carbonatada e com baixa pressão de saída.

O mais comum é transferir do fermentador pra um barril e depois passar de um barril pro outro através de um filtro. (isso é mais fácil de fazer com postmix (saída-saída) já que a maioria das extratoras de KEG não permitem entrada de líquido pela saída).

Os dois tipos de filtro mais comum usados por homebrewers são um de placas e um tipo desses filtros da água. No de placas vai um papel filtrante que tem que ser trocado a cada uso, no outro tipo eu não sei exatamente. Esse tem no aliexpress:
http://pt.aliexpress.com/item/10-Filter-Set-with-Disconnector-Christmas-Homebrew/32227164663.html

No youtube tem alguns videos desse tipo de filtragem.

Abraço
 
Olá Pessoal.
estou estudando também a utilização de filtros antes do envase. O filtro seria um desses comuns para água, dependendo do volume que eu envaso (100 garrafas em média) se tornaria barato.
Mas tenho dúvidas:
1 - filtrando a cerveja (ainda não carbonatada) eu não tiro o fermento que fará a carbonatação? Se eu filtro sujeira, teoricamente filtro o fermento tb! e aí?
2 - vi em anúncios que a filtragem pode economizar semanas de maturação. pois bem, deixo o liquido cerca de 10 dias a zero graus para sedimentar o fermento e impurezas. Se eu cortar esse tempo de maturação, e filtrar direto depois da fermentação, não estarei alterando o sabor da cerveja?

Duvidas, muitas dúvidas!
 
Se tu vais filtrar a cerveja, o melhor é carbonatar forçado. Mesmo que sobre fermento suficiente, ao refermentar tu vais multiplicar o fermento, causando turbidez na cerveja.
Quanto à "economizar semanas", não sei se é tão simples assim.
 
É isso aí, como disse o Zé, use filtro se vc for fazer carbonatação forçada, de outra forma, vai dar treta, ou vai ter que colocar fermento de novo.

Realmente a filtragem acelera a etapa de clarificação (não maturação) caso sua cerveja já esteja boa, pode fazer uma filtragem, mas vc tem que ver o tipo certo de filtro que vai usar.

Outra coisa, vc ja experimentou algum clarificante? talvez seja muito mais simples do que a sua ideia de filtrar, que tem seus contras. Uma gelatina praticamente não tem contras, só prós.
 
A verdade é que eu tenho tido problemas ao engarrafar. Uso um fermentador cônico de 75l, onde fermento aproximadamente 60l de cerveja. Para colocar o açucar invertido tenho que tirar o fermentador da geladeira (não consigo colocar direto por falta de espaço) colocar o açucar, agitar e recoloca-lo na geladeira para viabilizar o envase. Nesse processo todo acaba grande parte do fermento residual do fundo (não consigo tirar todo pq está preso nas paredes) e a espuma que fica na parte superior do fermentador "sujando" a cerveja que é posteriormente envasada.
Não sei se usando gelatina limparia tb os residuos de espuma, pois eles estão acima do liquido (nas paredes). Pensei na possibilidade de usar um filtro, mas já estou desistindo da idéia. Estou aberto a sugestões!

Ein Prosit!
 
Hummm... Pelo jeito vc ainda não utilizou gelatina em nenhuma leva... Posso te garantir : Flocula tudo o que for sólido!... Só tenho elogios a fazer a este método! Também faço lagers, e meus amigos vivem elogiando o aspecto cristalino das cervejas. Mas é como já comentaram aqui : Bom resultado só com carbonatação forçada... Pq com priming vai turvar novamente.
Tem um tópico fixo sobre gelatina, do Guenter. Dá uma lida.
 
Adicionar o priming em outro recipiente ajudaria no seu caso.

Se não tiver um que caiba 60 litros e tiver disposição, pode passar para um balde de 20 ou 30 litros e adicionar o priming nestes baldes antes de engarrafar.

Colocar o priming no fermentador, mesmo que cônico, sempre vai levantar restos de fermento e sujar a cerveja, creio eu.
 
É, nesse caso tambem vejo mais vantagem transferindo pra outro recipiente pra fazer o priming.

A gelatina não vai resolver muito o problema de fermento grudado na parede.

Os filtros não são usados dessa forma também. É necessario ja ter uma cerveja razoavelmente clarificada pra passar por um filtro, excesso de fermento entupiria rapidamente o elemento filtrante.
 
Eu fazia a transferencia antes. Só penso que isso por expor a ceva demais a todo tipo de imprevistos, oxidação, contaminação, disperdicio etc...
Estou com uma Blond Ale a 4 dias na refermentação, até agora atingiu apenas 0,9bar de pressão. Acho que com a vontade de não remecher na sujeira agitei muito pouco o que deve ter atrapalhado na distribuição uniforme do açucar.
E fazer o priming na garrafa usando seringa?
 
Nao sei... acho que com seringa acaba introduzindo mais oxigenio do que transferindo pra um balde... mas pode tentar, bastante gente faz assim.
 
Eu uso gelatina e os resultados são muito satisfatórios, agora, tem um produto que pode ajudar na sedimentação da garrafa:

http://sedexbrewing.com/
[ame="https://www.youtube.com/watch?v=B2PPBmJZFd0"]https://www.youtube.com/watch?v=B2PPBmJZFd0[/ame]
 
Seria bom uma versão para garrafas de champanhe (29mm). Facilitaria o trabalho de quem purga o fermento nas brut..
 
Pessoal, no fim a leva que eu fiz ficou muito boa no sentido da turbidez, aliás acho que ficou até limpida demais hehehe...as inpurezas que entraram na garrafa acabaram se depositando no fundo sem problemas.

No entanto, a ceva, uma Blon Ale, ficou meio "aguada".... o que pode ter ocorrido?
 
Back
Top