1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

FG sempre acima da receita (mas não tão alta assim)

Discussão em 'Fermentação' iniciado por Appcr4sh, 19/10/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 19/10/19 #1

Appcr4sh

Appcr4sh

Appcr4sh

Member

Afiliado:
    16/5/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Olá, estou começando (fazem uns 4 meses e 25 brassagens) Ainda não comecei com a fermentação com temperatura controlada, fermento em temp ambiente (Rio Grande do Sul, então não está muito alta).

Tenho feito em maioria cream ales, do tipo cerveja facil (pilsen, açucar e nugget), mas fiz outras receitas também.

Em geral a FG termina uns 4-5 pontos acima do que deveria, as vezes um pouquinho mais.

Queria saber onde poderia estar o problema, como poderia melhorar esta etapa. Obrigado!

2. 20/10/19 #2

Chrystian

Chrystian

Chrystian

Active Member

Afiliado:
    17/1/17
    Curtidas Recebidas:
    13

Caramba, vc fez 25 brassagens em 4 meses?! Eu demorei mais de ano pra chegar nisso.

Primeiramente, te digo que o problema de não se controlar a temperatura não está somente no fato de o local ser mais frio ou mais quente, e sim na variação térmica ao longo do dia. Variações acima de 01 grau já podem ser suficientes para estressar a levedura, trazendo resultados ruins pra cerveja.

Quanto à sua dúvida, vc tem que lembrar que precisa gerar mais açúcares fermentáveis, para o fermento poder atenuar mais o mosto. E como fazer isso? Experimente diminuir a temperatura da mostura. Eu sempre vou de acordo com o BS, e a FG sempre bate ou fica muito próxima. Se vc ainda não usa o BS, eu recomendo.

Boa sorte.

Compartilhe esta Página