FG sempre acima da receita (mas não tão alta assim)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Appcr4sh

Active Member
Joined
May 16, 2019
Messages
44
Reaction score
3
Olá, estou começando (fazem uns 4 meses e 25 brassagens) Ainda não comecei com a fermentação com temperatura controlada, fermento em temp ambiente (Rio Grande do Sul, então não está muito alta).

Tenho feito em maioria cream ales, do tipo cerveja facil (pilsen, açucar e nugget), mas fiz outras receitas também.

Em geral a FG termina uns 4-5 pontos acima do que deveria, as vezes um pouquinho mais.

Queria saber onde poderia estar o problema, como poderia melhorar esta etapa. Obrigado!
 
Olá, estou começando (fazem uns 4 meses e 25 brassagens) Ainda não comecei com a fermentação com temperatura controlada, fermento em temp ambiente (Rio Grande do Sul, então não está muito alta).

Tenho feito em maioria cream ales, do tipo cerveja facil (pilsen, açucar e nugget), mas fiz outras receitas também.

Em geral a FG termina uns 4-5 pontos acima do que deveria, as vezes um pouquinho mais.

Queria saber onde poderia estar o problema, como poderia melhorar esta etapa. Obrigado!


Caramba, vc fez 25 brassagens em 4 meses?! Eu demorei mais de ano pra chegar nisso.

Primeiramente, te digo que o problema de não se controlar a temperatura não está somente no fato de o local ser mais frio ou mais quente, e sim na variação térmica ao longo do dia. Variações acima de 01 grau já podem ser suficientes para estressar a levedura, trazendo resultados ruins pra cerveja.

Quanto à sua dúvida, vc tem que lembrar que precisa gerar mais açúcares fermentáveis, para o fermento poder atenuar mais o mosto. E como fazer isso? Experimente diminuir a temperatura da mostura. Eu sempre vou de acordo com o BS, e a FG sempre bate ou fica muito próxima. Se vc ainda não usa o BS, eu recomendo.

Boa sorte.
 
Back
Top