FG muito acima.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RAFABEDZUK

New Member
Joined
Sep 16, 2019
Messages
1
Reaction score
0
Location
Paulo Frontin - PR
Bom dia,

Fiz essa receita: 3,0 kg Malte Pale Ale 1,0 kg Malte Munich 0,4 kg Malte Cara Gold 75 g Lúpulo Citra > 30g 15' 45g 0' Mostura a 65° 1048> 1010 Fermentação a 20°. Seguindo a receita, a fermentação estacionou em 1024, após algumas especulações pensei que o fermento tivesse parado de agir ou algo do gênero, fiz um teste, coloquei um pouco de açúcar em uma garrafa e um pouco da cerveja, e ele reagiu. Repensei as possibilidades e acredito que fiz besteira na brassagem, acabei elevando demais a temperatura na mostura e produzi açúcares não fermentáveis. Com uma amostra da Kveik (stranda) em mãos fiz um starter e inoculei na esperança dela conseguir dar conta desses açucares. Elevei a temperatura para 35° por 4 dias, medi com densimetro e atingi 1020. Alguem sabe dizer que alguma outra levedura consegue dar conta de consumir esses açucares nao fermentáveis?
 
ou usa enzima (tipo brut) ou mesmo bretta, mas dai com o cuidado para não ficar com o equipamento contaminado.
 
ou usa enzima (tipo brut) ou mesmo bretta, mas dai com o cuidado para não ficar com o equipamento contaminado.

E quais seriam esses cuidados para não deixar o equipamento contaminado por bretta? Estou curioso, porque tenho vontade de fermentar alguma com bretta e só não fiz isso ainda justamente por causa dessa preocupação.

Tem como sanitizar/esterilizar um fermentador que foi usado com bretta, para fermentar brejas sem bretta?

obrigado
 
E quais seriam esses cuidados para não deixar o equipamento contaminado por bretta? Estou curioso, porque tenho vontade de fermentar alguma com bretta e só não fiz isso ainda justamente por causa dessa preocupação.

Tem como sanitizar/esterilizar um fermentador que foi usado com bretta, para fermentar brejas sem bretta?

obrigado
No geral, uma ótima lavagem, com limpeza mecânica, até mesmo uso de soda, depois uma boa sanitização, até mesmo com iodofor com maior concentração e enxágue. Com há áreas difíceis de acessar e limpar, sugiro mesmo o uso de equipamentos de fermentação distintos. Compre um balde novo e use ele.
 
No geral, uma ótima lavagem, com limpeza mecânica, até mesmo uso de soda, depois uma boa sanitização, até mesmo com iodofor com maior concentração e enxágue. Com há áreas difíceis de acessar e limpar, sugiro mesmo o uso de equipamentos de fermentação distintos. Compre um balde novo e use ele.

obrigado pelo esclarecimento brother.... estou planejando fazer isso mesmo, e separar uns equipos, porque é como você disse, tem áreas que consigo fazer a limpeza mecânica, mas sempre há aquelas microregiões impossíveis de se passar uma bucha. Valeu
 
Back
Top