Fg mais alta do esperado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lucamdq

Member
Joined
Oct 13, 2020
Messages
8
Reaction score
0
Location
Belo Horizonte
Bom dia! Tenho uma ipa og 1061 faz 8 dias fermentando, faz dois dias está com a mesma fg 1026, era pra ter ficado mais baixa.
Fiz 10 litros e usei um pacote de fermento, será que já não tem mais nada pra fermentar ou se colocar mais fermento resolveria?
 
O problema é que a melhor resposta é um: "DEPENDE" rsrsrs
O que você pode fazer para testar é remexer o fermento do fundo do fermentador para ver se ele volta a consumir o açucar.
Outra tentativa, é adicionar novo fermento, com maior vitalidade.
e outra, você utilizou refratometro para medir? Se sim, fez a correção?
 
O problema é que a melhor resposta é um: "DEPENDE" rsrsrs
O que você pode fazer para testar é remexer o fermento do fundo do fermentador para ver se ele volta a consumir o açucar.
Outra tentativa, é adicionar novo fermento, com maior vitalidade.
e outra, você utilizou refratometro para medir? Se sim, fez a correção?
Vou dar uma mexida e ver que acontece. Estou medindo com densímetro. Obrigado
 
Era pra ta quanto? Fez o teste do iodo no fim da brassagem? 10L e 1 pacote inteiro, não deveria ter problemas com a levedura, mas fazer como o amigo falou é uma opção, da uma chacoalhada nesse fermentador e ve qq rola.
 
Era pra ficar 1015, fiz o teste de iodo. Dei uma mexida no balde e começou dar umas burbulhadas no airlock mais bem devagar. Vou controlar esses dias a densidade pra ver se baixou.
 
Bom dia! Tenho uma ipa og 1061 faz 8 dias fermentando, faz dois dias está com a mesma fg 1026, era pra ter ficado mais baixa.
Fiz 10 litros e usei um pacote de fermento, será que já não tem mais nada pra fermentar ou se colocar mais fermento resolveria?

@Lucamdq,

Muito cuidado nesse momento para não oxigenar mais!

Basta deitar um pouco e levantar o fermentador algumas vezes para colocar o fermento em suspensão novamente sem necessariamente oxigenar, introduzir oxigênio ou introduzir objetos como a colher, por exemplo.

Tenha paciência agora, pois a reativação da fermentação se dá de forma bem mais sutil e menos perceptível. Acompanhe pela densidade a cada 2 dias- se quiser economizar cerveja, dilua o mosto em 50% de água (50mL mosto + 50mL água) e depois basta multiplicar o resultado por 2.

Não sei que temperatura está, mas uma dica é que, a cada nova parada, eleve a temperatura em 1ºC. Pode seguir até 22ºC tranquilo.

Não se preocupe com o tempo. Ficar no fermentador por 1, 2, 3 semanas sem problemas!

Pesquise no fórum posts por "fermentação travada" ou "fermentação presa". Há longas discussões sobre esse inconveniente.

Em último caso, retorne a temperatura inicial de fermentação; reidrate meio fermento e inocule novamente. É mais indicado o fermento seco por exigir pouco oxigenação do mosto. Feito isso, volte a acompanhar a densidade e a elevar a temperatura 1ºC a cada estabilizada.

Paciência, que acaba tudo bem!
 
@Lucamdq,

Muito cuidado nesse momento para não oxigenar mais!

Basta deitar um pouco e levantar o fermentador algumas vezes para colocar o fermento em suspensão novamente sem necessariamente oxigenar, introduzir oxigênio ou introduzir objetos como a colher, por exemplo.

Tenha paciência agora, pois a reativação da fermentação se dá de forma bem mais sutil e menos perceptível. Acompanhe pela densidade a cada 2 dias- se quiser economizar cerveja, dilua o mosto em 50% de água (50mL mosto + 50mL água) e depois basta multiplicar o resultado por 2.

Não sei que temperatura está, mas uma dica é que, a cada nova parada, eleve a temperatura em 1ºC. Pode seguir até 22ºC tranquilo.

Não se preocupe com o tempo. Ficar no fermentador por 1, 2, 3 semanas sem problemas!

Pesquise no fórum posts por "fermentação travada" ou "fermentação presa". Há longas discussões sobre esse inconveniente.

Em último caso, retorne a temperatura inicial de fermentação; reidrate meio fermento e inocule novamente. É mais indicado o fermento seco por exigir pouco oxigenação do mosto. Feito isso, volte a acompanhar a densidade e a elevar a temperatura 1ºC a cada estabilizada.

Paciência, que acaba tudo bem!
Muito obrigado pela ajuda, vou tentar tudo e esperar
 
1,4kg mate pale ale
50g malte Crystal
Fermento mangrove Jacks us west coast M44
Temperatura 68° pode ser que em algum momento tenha subido pra 70 acho
 
Fala cara. Já li comentários em foruns gringos falando que a M44 é mais lenta pra fermentar mesmo. Algumas pessoas falando que chegou à FG em 2 semanas.
Então eu não faria nada no momento, pois só correrá o risco de atrapalhar a fermentação. Se, após mais alguns dias, a SG continuar nesse patamar, pode começar a pensar em problemas de viabilidade etc..., por enquanto eu apenas esperaria!
 
Back
Top