Fervuras mais longas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

neudson

Well-Known Member
Joined
Dec 12, 2012
Messages
61
Reaction score
12
Fiquei pensando esses dias sobre o tempo de fervura do mosto e imaginando o porque de as vezes se utilizar tempos de fervura maiores que os 60min, como os já bastante comuns tempos de 90 min e tempos mais inusitados como os 120 min da 120min IPA da Dogfish.

Qual a lógica por trás de tempos de fervuras mais longos? Sei que quanto mais o lúpulo ferver mais dos seus óleos vão ser isomerizados. Mas o que isso retorna em termos de amargor/sabor/aroma? Amargor mais suave, pois em tese, estaria utilizando menos lúpulo para atingir o mesmo IBU de uma com menos tempo?
 
Fiquei pensando esses dias sobre o tempo de fervura do mosto e imaginando o porque de as vezes se utilizar tempos de fervura maiores que os 60min, como os já bastante comuns tempos de 90 min e tempos mais inusitados como os 120 min da 120min IPA da Dogfish.

Qual a lógica por trás de tempos de fervuras mais longos? Sei que quanto mais o lúpulo ferver mais dos seus óleos vão ser isomerizados. Mas o que isso retorna em termos de amargor/sabor/aroma? Amargor mais suave, pois em tese, estaria utilizando menos lúpulo para atingir o mesmo IBU de uma com menos tempo?

Fervuras mais longas propiciam uma maior utilização do lúpulo, até um certo limite. Costumeiramente, 90 min. de fervura promovem uma extração de mais compostos de amargor (lógico, considerando que os seus lúpulos são fervidos durante todo o tempo). Não necessariamente isso significa amargor mais suave, isso vai depender de quanto tu acrescenta de lúpulo durante o início da fervura. Mas, via de regra, se o negócio é isomerização de compostos, considerando a mesma quantidade de lúpulo para 2 fervuras distintas, uma fervura de 90min. isomeriza mais do que uma fervura de 60min.

No tocante a lúpulos e fervuras longas, isso é uma questão cuja resposta envolve uma variável econômica. O que é mais caro: usar mais lúpulo e uma fervura mais curta ou menos lúpulo e gastar mais energia para uma fervura mais longa?! :confused:

Outras variáveis podem ajudar na decisão sobre qual procedimento utilizar:


- fervuras mais longas promovem uma maior caramelização (reações de Maillard, a mesma que acontece na calda de pudim), o que causa um aumento na geração de melanoidinas e uma redução natural do volume. Logo isso é algo a levar em consideração quando se faz cervejas muito maltadas (i.e. doppelbocks) ou pode ser uma boa estratégia para condensar o mosto para uma high gravity. Obviamente, fervuras muito longas podem não ser uma boa idéia para cervejas muito claras (i.e. witbiers). :D

- fervuras mais longas também auxiliam na redução de DMS, composto que vem do malte e que lembra aromas de vegetais cozidos. Mas isso obviamente depende dos teus ingredientes. Hoje em dia com os maltes com alto grau de modificação já na maltaria, normalmente os níveis de precursor do DMS já são baixos o suficiente, de maneira a não requisitar tal procedimento. Contudo, se DMS for um problema constante nas suas cervejas, ferver por mais tempo pode ajudar.
 
Valeu! Sanou as dúvidas e colocou mais um monte de info, que acho que até fechou o assunto...rs
Alguém ainda teria algo mais a acrescentar?
 
Além do já bem dito pelo leo,
fervuras prolongadas também servem para "clarificar" uma breja pela melhora no rendimento do hot break, contando que condições que favoreçam as reações de Maillard sejam evitadas.
Por isso, fervuras de 90min são altamente recomendáveis para pilsens, kolschs, e por aí vai...
 
Em todas as suas receitas que levam o malte pilsen como base, o Jamil Zainasheff recomenda fervuras de 90 min. devido ao nível maior do SMM, o precursor do DMS, em este tipo de malte. Entretanto, quando a Agraria tomou conta dos maltes Weyermann no Brasil e o malte pale ale ficou muito mais caro, eu testei esta tese durante várias levas e cheguei a conclusão que, pelo menos para mim, o custo em tempo e gas não justifica uma fervura prolongada, pois a diferença era mínima ou inexistente.
 
Para as Witbiers que faço eu realizo uma fervura de 75min. Eu nem me preocupo com uma possível caramelização. Na grainbill eu utilizo malte acidificado. A acidez do mosto auxilia até em uma redução da coloração da cerveja. Então, no meu caso, considero importante ferver 75 min para sanar qualquer preocupação com o DMS. Vale a pena lembrar que seu precursor deve ser convertido a medida que se segue a fervura, pois se sobrar alguma parte, por mínima que seja, o fermento consegue converter esse precursor em DMS durante a fermentação. É uma chance mínima de ocorrer, mas existe a possibilidade. Solução? Fervura intensa.
 
Para as Witbiers que faço eu realizo uma fervura de 75min. Eu nem me preocupo com uma possível caramelização. Na grainbill eu utilizo malte acidificado. A acidez do mosto auxilia até em uma redução da coloração da cerveja. Então, no meu caso, considero importante ferver 75 min para sanar qualquer preocupação com o DMS. Vale a pena lembrar que seu precursor deve ser convertido a medida que se segue a fervura, pois se sobrar alguma parte, por mínima que seja, o fermento consegue converter esse precursor em DMS durante a fermentação. É uma chance mínima de ocorrer, mas existe a possibilidade. Solução? Fervura intensa.
No espírito da brincadeira e dos bons costumes dos fóruns... hehehehe.

Padeouro.jpg
 
Para as Witbiers que faço eu realizo uma fervura de 75min. Eu nem me preocupo com uma possível caramelização. Na grainbill eu utilizo malte acidificado. A acidez do mosto auxilia até em uma redução da coloração da cerveja. Então, no meu caso, considero importante ferver 75 min para sanar qualquer preocupação com o DMS. Vale a pena lembrar que seu precursor deve ser convertido a medida que se segue a fervura, pois se sobrar alguma parte, por mínima que seja, o fermento consegue converter esse precursor em DMS durante a fermentação. É uma chance mínima de ocorrer, mas existe a possibilidade. Solução? Fervura intensa.

Não é porque é cervejeiro da Seasons, mas falou o autor de uma das melhores witbiers que já bebi na vida... :D
 
Back
Top