FERVURA - TEMPO DE INÍCIO

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 28, 2020
Messages
14
Reaction score
0
Location
Barueri
Boa noite galera!!!

Estou prestes a fazer minha primeira brassagem. Tenho uma grande dúvida na fervura.

Quando eu tenho que adicionar os lupulos??

Sei que tem seus momentos, maaas....

Tenho que deixar a água fervendo em quanto tempo ou chegar a quantos graus para começar a jogar os luplos nos seus tempos??

60min de fervura+ 60min para lançar todos os lupulos ?




Ou posso por eles assim que acender o fogo depois da lavagem dos grãos?

Grato desde já pela força!!
 
se o volume ta correto e vc for ferver um lupulo por 60 min e seu tempo total de fervura for 60 min, entao vc adiciona logo que começar a ferver.

se o volume estiver maior na pre-fervura vc pode deixar fervendo ate baixar para o volume que vc quiser, adicionar o lupulo e começar a contagem

se tiver menor vc pode adicionar mais agua, esperar ferver e adicionar o lupulo e começar a contagem.

geralmente 60 min pra amargor e 0-15 para aroma

dica: se o mosto tiver mto proximo da borda da panela ao adicionar o lupulo tem chance de transbordar.... para evitar isso tem 3 opçoes, usar lowfoam, ferver um tempo antes de adicionar o lupulo (precisa pesquisar esse tempo pois nao sei) ou adicionar o lupulo bem aos poucos
 
Estou buscando, mas não achei um lugar que fala" assim que o mosto estiver em 80° pode começar a adição dos lúpulos, ou depois de tanto tempo de fervura da água pode adicionar eles...
 
Estou buscando, mas não achei um lugar que fala" assim que o mosto estiver em 80° pode começar a adição dos lúpulos, ou depois de tanto tempo de fervura da água pode adicionar eles...
Nen vai achar amigo!
Existem diversas técnicas de adição de lúpulo, desde FWH (bem antes de ferver), passando pelas tradicionais (durante a fervura) até o DH (depois da fermentação).
Da maneira que você fizer vai terminar em cerveja, não necessariamente uma boa cerveja!
Sugiro buscar na literatura livros para iniciantes ou cursos pagos no YouTube. Existem centenas, alguns melhores outros nem tanto, mas todos vão te instruir nesse momento incipiente.
Abs e boas cervas!
 
Boa noite galera!!!

Estou prestes a fazer minha primeira brassagem. Tenho uma grande dúvida na fervura.

Quando eu tenho que adicionar os lupulos??

Sei que tem seus momentos, maaas....

Tenho que deixar a água fervendo em quanto tempo ou chegar a quantos graus para começar a jogar os luplos nos seus tempos??

60min de fervura+ 60min para lançar todos os lupulos ?




Ou posso por eles assim que acender o fogo depois da lavagem dos grãos?

Grato desde já pela força!!

Vamos lá...

Primeiramente, quando o mosto começar a ferver ele não vai mais variar de temperatura, então uma vez que ela começou, vc não se preocupar mais com a temperatura. Quanto à adição de lúpulos vou usar um exemplo:

Suponha que vc sua receita indique uma fervura de 60 minutos e que ela preveja duas adições, uma a 60 minutos e outra a 15. Esses tempos indicam o tempo que falta para a fervura terminar. Então você fará o seguinte:

Primeira adição assim que começar a ferver, pois faltam 60 minutos para ela terminar.

Segunda adição após 45 minutos do início da fervura, pois nesse ponto faltam 15 minutos para ela terminar.

Espero ter ajudado.
 
Certo !!!


Mas a minha dúvida maior é, eu adiciono os lupulos depois que a água estiver borbulhando ( supondo uns 90°) em uma certa temperatura ou depois de um certo tempo de fogão ligado para a fervura posso adicionar sem que a água borbulhe... Fique na casa dos 80°


Fico grato pelo textão aí kk
 
Apenas quando a fervura começar, já estiver borbulhando
 
Back
Top