Fervura para remoção do cloro na água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Matrix

New Member
Joined
Dec 1, 2016
Messages
3
Reaction score
0
Boa tarde,

Tenho uma dúvida quanto a fervura da água pra evaporar o cloro, nas minhas brassagens sempre fervo a água antes de fazer a brassagem, pórem alguns amigos cervejeiros me questionaram o porque de ferver antes pra remover o cloro se eu já vou fazer a fervura do mosto. A minha dúvida é, o cloro vai influenciar em alguma coisa na brassagem ou se só a fervura do mosto já basta pra remoção do cloro e não ter risco da minha cerveja ficar com gosto.

Alguém aqui com um conhecimento mais avançado poderia me dizer algo sobre isso ?

Att.

Renan Zancan
 
Fala ae!

seguinte, o cloro pode estar associado de formas a sua água: como cloro livre (ou associado a ácido hipocloroso), cloramina ou cloretos.

O cloro livre/cloraminas são nosso problema, que podem se juntar com outros compostos e formar clorofenóis (off-flavor)..

O cloro é muito volátil, fervendo sua água retira-se a maioria parte dele, ou ainda deixando descansando por um dia ou dois.. Já a cloramina (caso presente) também é possivel retirar fervendo, mas demorar mais tempo..

Alternativas: utiliza-se processo de fiiltragem por carvão ativado ou degradação por UV)..
Além disso, a adição de metabissulfeto de sódio/potássio também é uma excelente opção pra eliminar elas da água

Agora vem a questão: com 3-5ppm de cloramina e 5-20 ppm de cloro na água já é perceptível e pode gerar problemas mais pra frente na fermentação (não irá interferir na sua brassagem)

opinião pessoal: se utiliza água de rede, sempre ferva antes de usar, pois existem casos em que a distribuidora altera entre esses dois antimicrobianos e vira bagunça... acredito que ferver antes contribui para levar o minimo possível desses compostos pro mosto (que será fervido, eliminando o restante)

abraço!
 
Oi Renan,
Cara, não sei o tamanho do teu equipamento mas geralmente, paneleiros e cervejarias, filtram a água com filtros de polipropileno e carvão ativado e assim retiram cloro livre e cloraminas.
Imagina o gasto de energia térmica que uma cervejaria teria se tivesse que ferver 1.000L ou mais por algumas horas e depois resfriar para a temperatura de mostura... Usa um filtro e pronto! Simples e barato (comparado ao gasto da fervura).
Se tu é homebrew e as produções são pequenas, pode usar até os filtros "2 em 1", pra casa mesmo, encontrado na Leroy e outras ferragens para casa.

Lembrando, o polipropileno vai retirar o barro e outras partículas grosseiras, além de proteger o de carvão ativado pra não saturar, e o de carvão ativado para remover o cloro livre e cloraminas.
Só não confunda esses dois com cloreto, pois ele ajuda na ceva.

Até!
 
Concordo com o que o @Janke comentou.

Aproveitando o tópico para mostrar a maneira que eu faço para filtrar a água, no sentido de eliminação do cloro residual (Cl2). Utilizo dois filtros de carvão ativado ligados em série. Nunca fiz a análise da água após o uso dele, mas acredito que seja eficiente. Cada um me custou cerca de R$ 10,00.
 

Attachments

  • IMG_20161120_091725.jpg
    IMG_20161120_091725.jpg
    163.6 KB · Views: 398
Boa tarde,

Tenho uma dúvida quanto a fervura da água pra evaporar o cloro, nas minhas brassagens sempre fervo a água antes de fazer a brassagem, pórem alguns amigos cervejeiros me questionaram o porque de ferver antes pra remover o cloro se eu já vou fazer a fervura do mosto. A minha dúvida é, o cloro vai influenciar em alguma coisa na brassagem ou se só a fervura do mosto já basta pra remoção do cloro e não ter risco da minha cerveja ficar com gosto.

Alguém aqui com um conhecimento mais avançado poderia me dizer algo sobre isso ?

Att.

Renan Zancan

Sim, tem problema não remover o cloro antes. O cloro é muito reativo, isso faz com que ele seja um poderoso agente desinfetante, mas também faz com que ele realize ligações químicas com diversos compostos orgânicos presentes no mosto.

O calor aumenta ainda mais as reações, então passar por todo o processo com cloro na água, ele vai se ligar a componentes do mosto e causar off-flavors. O mais comum é ele se ligar aos taninos dos grãos, originando os clorofenóis, que tem aroma característico de remédio, plástico ou band-aid.

Como o pessoal ja disse, fervura é uma maneira pouco prática de remover o cloro. Dois filtros de carvão ativados em série garantem uma filtragem boa e rápida, sem falar que o investimento neles vai se pagar rapidamente por não precisar gastar energia com a fervura.

Abraço
 
Oh Gilberto, tem uma foto melhor do esquema que vc fez aí nesses dois filtros em série? Tô querendo fazer esse esquema aqui. Qual a marca do vela/filtro?
 
Oh Gilberto, tem uma foto melhor do esquema que vc fez aí nesses dois filtros em série? Tô querendo fazer esse esquema aqui. Qual a marca do vela/filtro?

Buenas.
Caso faço igual ao meu, recomendo que use uma mangueira de silicone para fazer a curva entre os filtros, porque as de cristal "quebram" e impede um pouco a passagem de água. Mas nada te impede de fazer um esquema sem colar um no outro como o meu. A marca eu acho que é Leão, mas deve ser só a embalagem, o fabricante devia ser outro. Escolhe um que encaixe as mangueiras com maior facilidade e ta feito.

Abaixo vai uma imagem melhor dos filtros.
 

Attachments

  • 20170126_211822.jpg
    20170126_211822.jpg
    116.1 KB · Views: 344
Muito legal! Vou procurar por essas velas. A que tem aqui por perto é a da whilcla, não dá pra fazer assim. Gilberto, sem querer ser pelinha, e já sendo, esses refis tem filtração de particula também?
 
Cara, esses que eu tenho não tem. Mas alguma coisa é retida na bucha que segura o carvão ativado.

Não sei até que ponto é importante um filtro para reter partículas, ainda mais com o uso de água de rede de saneamento, que dificilmente apresenta material particulado. Acho que um filtro que elimine o cloro residual da água é o mais importante, pois mesmo que tenha um filtro para material particulado, de qualquer forma os cátions e ânions não serão retidos. Acredito que os grãos utilizados na brassagem contribuam muito mais com "sujeiras" provenientes do seu processamento do que a própria água. Contudo, se for usar uma água de poço é outra história e irá depender da qualidade da sua água.
 
Cara, esses que eu tenho não tem. Mas alguma coisa é retida na bucha que segura o carvão ativado.

Não sei até que ponto é importante um filtro para reter partículas, ainda mais com o uso de água de rede de saneamento, que dificilmente apresenta material particulado. Acho que um filtro que elimine o cloro residual da água é o mais importante, pois mesmo que tenha um filtro para material particulado, de qualquer forma os cátions e ânions não serão retidos. Acredito que os grãos utilizados na brassagem contribuam muito mais com "sujeiras" provenientes do seu processamento do que a própria água. Contudo, se for usar uma água de poço é outra história e irá depender da qualidade da sua água.

Essa é uma informação (da necessidade de filtro de partícula antes do carvão ativado) para a qual já procurei explicação, mas nunca achei argumentos satisfatórios, apenas pessoas que falam que fazem assim "porque sempre fizeram" ou "porque me disseram que é melhor"...

O único argumento que me parecia satisfatório era quando a pessoa falava que usava o filtro de partícula pra aumentar a vida útil do filtro de carvão, porém, considerando que a água da rede teoricamente já tem pouco particulado, não me convenci da necessidade.
 
Essa é uma informação (da necessidade de filtro de partícula antes do carvão ativado) para a qual já procurei explicação, mas nunca achei argumentos satisfatórios, apenas pessoas que falam que fazem assim "porque sempre fizeram" ou "porque me disseram que é melhor"...

O único argumento que me parecia satisfatório era quando a pessoa falava que usava o filtro de partícula pra aumentar a vida útil do filtro de carvão, porém, considerando que a água da rede teoricamente já tem pouco particulado, não me convenci da necessidade.

Cara, moro em Florianópolis e tenho um filtro desses simples 2 em 1 (um com filtro de membranas para partículas e em seguida o carvão ativado) em casa, e no laboratório onde trabalho um equipamento para gerar água do tipo-1 "ultrapura" (água para cultura de células por exemplo...).

Ambos utilizam água da rede de saneamento (aqui é a CASAN) e tanto em casa quanto no laboratório, de tempos em tempos trocamos os filtros e dá pra ver que a membrana está sempre bem saturada. Não sei se o tratamento da CASAN é ineficiente, ou se dentro dos padrões normais ela atende a legislação e esse acúmulo de partículas seja o normal. Muitas vezes também o cloro vem em excesso, algum descuido na estação de tratamento, necessidade de carga maior para regularizar os padrões, etc...

Acho que a necessidade do filtro de membrana nesse caso seria mais para amenizar a variação da água que chega na torneira e também para garantir uma maior vida útil do filtro de carvão.

Em toda cidade que morei até hoje em SC, sempre tive problemas com essa variação. Deve ser mesmo ineficiência da Companhia de Águas... :(
 
Eu faço cerveja com água da torneira sem filtrar mesmo, e da muito certo.
Moro em Adamantina-SP a água aqui é fornecida pela Sabesp, e o cloro evapora totalmente na fervura.
no começo eu tomava o cuidado de deixar a água nas panelas de um dia para o outro para que o cloro evaporasse, uma vês que o cloro usado pela Sabesp (acho que todas usam) é um gás, ele evapora em 1 ou 2 dias se mantido em recipientes abertos.
Mas agora eu não faço mais, mando da torneira direto pra panela e boa.
 
Acho que a necessidade do filtro de membrana nesse caso seria mais para amenizar a variação da água que chega na torneira e também para garantir uma maior vida útil do filtro de carvão.

Concordo contigo. Mas, mesmo achando que não tem muita necessidade desse filtro de membrana (pensando somente em relação a pouca sujeira que passará para a brassagem), acho muito interessante para garantir uma maior vida útil dos filtros de carvão. Ainda mais quem tem esses filtros caros.

Moro em Adamantina-SP a água aqui é fornecida pela Sabesp, e o cloro evapora totalmente na fervura.

Concordo com isto também. Contudo, o cloro só será evaporado totalmente no momento da fervura. Já pensou que antes disso (parada proteica, sacarificação, mashout, etc) ele poderá reagir com diversos compostos formando os organoclorados (off-flavors) indesejáveis para a cerveja?
 
Já pensou que antes disso (parada proteica, sacarificação, mashout, etc) ele poderá reagir com diversos compostos formando os organoclorados (off-flavors) indesejáveis para a cerveja?

Utilizei uma fração de água da torneira sem filtrar pra fazer duas cervejas. Uma delas ficou intragável, a que usei mais dessa água. Muito, mas muito off flavor (Pena não ter um olfato treinado e apurado pra detectar qual é esse off flavor. Me esforço pra sentir o cheiro de esparadrapo...). A outra também, mas em menor grau. Claro que podem ser outros fatores que geraram, mas deduzi que era do cloro.

Oh Gilberto, ao invés de dois pequenos filtros em série, porque você não usa somente um maior? Ví alguns na internet com entrada e saída de água sem precisar de carcaça, com preço próximos aos dois menores. Você acha que assim gera um melhor resultado ou foi por conveniência mesmo?
 
Cara, é pura conveniência mesmo. Fui na ferragem, achei esses para venda, comprei e pronto. Era para ser um quebra galho e está comigo a um tempinho já. Futuramente eu pretendo comprar um desses com 3 carcaças em série, mas no momento os investimentos são só para o single vessel com resistência.
 
Cara, moro em Florianópolis e tenho um filtro desses simples 2 em 1 (um com filtro de membranas para partículas e em seguida o carvão ativado) em casa, e no laboratório onde trabalho um equipamento para gerar água do tipo-1 "ultrapura" (água para cultura de células por exemplo...).

Ambos utilizam água da rede de saneamento (aqui é a CASAN) e tanto em casa quanto no laboratório, de tempos em tempos trocamos os filtros e dá pra ver que a membrana está sempre bem saturada. Não sei se o tratamento da CASAN é ineficiente, ou se dentro dos padrões normais ela atende a legislação e esse acúmulo de partículas seja o normal. Muitas vezes também o cloro vem em excesso, algum descuido na estação de tratamento, necessidade de carga maior para regularizar os padrões, etc...

Acho que a necessidade do filtro de membrana nesse caso seria mais para amenizar a variação da água que chega na torneira e também para garantir uma maior vida útil do filtro de carvão.

Em toda cidade que morei até hoje em SC, sempre tive problemas com essa variação. Deve ser mesmo ineficiência da Companhia de Águas... :(
Olá cervejeiros! Eu moro no norte do estado do Paraná, onde o povo recebe o apelido de 'pé vermelho' devido à cor da terra. Eu tenho 01 filtro de polipropileno conectado em série com 02 de carvão ativado de 5 micra. O certo seria o de polipropileno ser conectado em 01 de carvão ativado de 5 micra conectado ao segundo filtro de carvão ativado de 1 micra. Mas tive dificuldade em encontrar o de 1 micra. Estou postando porque, pelo menos aqui na minha região, o de polipropileno suja tanto, que dá até nojo de ver, fica marrom escuro mesmo, e Olha que a Sanepar é tida como uma boa estação de tratamento. O filtro de polipropileno suja tanto que consegui na Leroy Merlin um lavável pra ver se eu consigo fazer durar pelo menos 1 ano. Resumindo: as partículas sólidas na maioria são difíceis de ver, põe um de polipropileno que com certeza vai aumentar muito a eficiência dos de carvão ativado. Espero ter ajudado, abraços pessoal!
 
Back
Top