FERVER AS GARRAFAS OU NÃO - DUVIDA CRUEL

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GERSON

Active Member
Joined
Apr 13, 2018
Messages
25
Reaction score
2
Pessoal;
Boa Noite!
Sempre lavei as garrafas normalmente e após a lavagem fervia uma água e colocava em cada garrafa deixando uns 10 minutos.
Após isso, colocava álcool 70 em uma delas com o funil e ia passando de uma para a outra até completar o numero de garrafas que eu precisava e após isso fazia o envase. Nunca tive problemas com contaminação.
A pergunta é;
Gasto muito tempo com a fervura da água colocando em cada garrafa.
Estava querendo após lavar as garrafas, pular direto para o álcool 70 conforme falei acima e depois envasar.
Será que devo pular esta parte de ferver a água e colocar nas garrafas, pois além do tempo gasto da um trabalhão da porra!
E aí, o que o amigos me indicam????
Desde já agradeço!!!!!
 
Pessoal;
Boa Noite!
Sempre lavei as garrafas normalmente e após a lavagem fervia uma água e colocava em cada garrafa deixando uns 10 minutos.
Após isso, colocava álcool 70 em uma delas com o funil e ia passando de uma para a outra até completar o numero de garrafas que eu precisava e após isso fazia o envase. Nunca tive problemas com contaminação.
A pergunta é;
Gasto muito tempo com a fervura da água colocando em cada garrafa.
Estava querendo após lavar as garrafas, pular direto para o álcool 70 conforme falei acima e depois envasar.
Será que devo pular esta parte de ferver a água e colocar nas garrafas, pois além do tempo gasto da um trabalhão da porra!
E aí, o que o amigos me indicam????
Desde já agradeço!!!!!

Gerson, eu não costumo ferver as garrafas.
Depois que tomo a minha breja, coloco água nas garrafas e no dia seguinte enxáguo e guardo. Quando vou envasar, sanitizo com solução de iodo e só. Nunca tive problemas.
 
Vou te falar numa boa: pra mim é besteira ferver. Dá muito mais trabalho... Acho... rs.

Por experiência, nunca perdi uma breja engarrafada por contaminação (já vão ai umas 40 brassagens) fazendo o seguinte: imediatamente ou tomá-la, ou um dia depois, enxaguar mais ou menos vigorasamente, por três vezes a garrafa SÓ com água. Escorro a água, depois de um tempo escorro o restinho da água que fica e guardo a garrafa.

No dia do envase esfrego por dentro com escova, agua e uma gota de detergente, enxaguo, sanitizo com solução de iodo, fim...
 
Nunca fervi, nunca tive problemas com garrafas. Só escova+detergente (quando a coisa tá feia) e iodo pra sanitizar.
 
Bom dia, comecei a fazer cerveja a quase um ano, fiz algo em torno de 14 brassagens, variando entre 20 e 30 litros cada, em relação as garrafas, com uma escova para garrafas, somente lavo elas com detergente e água, ou com percarbonato de sódio, tudo depende do estado em que a garrafa estava, nas próximas utilizações, passo uma água após tomar, e somente no dia de envazar passo uma escova com o minimo de detergente, faço enxague delas de duas a 3 vezes, coloco para escorrer, e passo álcool 70, deixo escorrer um pouco e mando a cerveja para garrafa, até hoje nunca tive problema de contaminação.
 
Bom dia, comecei a fazer cerveja a quase um ano, fiz algo em torno de 14 brassagens, variando entre 20 e 30 litros cada, em relação as garrafas, com uma escova para garrafas, somente lavo elas com detergente e água, ou com percarbonato de sódio, tudo depende do estado em que a garrafa estava, nas próximas utilizações, passo uma água após tomar, e somente no dia de envazar passo uma escova com o minimo de detergente, faço enxague delas de duas a 3 vezes, coloco para escorrer, e passo álcool 70, deixo escorrer um pouco e mando a cerveja para garrafa, até hoje nunca tive problema de contaminação.
Nunca fervi também, e nunca tive problemas de contaminação, apenas sanitizo com álcool 70.
Pego as garrafas direto da caixa, são novas, e sanitizo. Quando são usadas, lavo logo após tomar e guardo, só no dia do envase sanitizo.
 
Acho perda de tempo. Nunca fervi. Lavo com escova e detergente, deixo escorrer bem, coloco alcool, escorro, tampo com um pedaco de papel aluminio e guardo. Assim nao tenho que lavar nem sanitizar td de uma vez na hr do envase
 
Nunca fervi também, e nunca tive problemas de contaminação, apenas sanitizo com álcool 70.
Pego as garrafas direto da caixa, são novas, e sanitizo. Quando são usadas, lavo logo após tomar e guardo, só no dia do envase sanitizo.

Mesma situação, guardo apenas garrafas limpas (sem sujeira perceptível visualmente) e sanitizo (álcool ou iodofor ou metabissulfito de sodio, dependo do que tenho disponível no momento) pouco tempo antes do envase. Nunca tive problema de contaminação.
 
O que eu faço não é diferente do que a turma postou. Quando sou eu que bebo a ceva já passo uma água, chacoalhão e pronto. Quando engarrafo eu lavo as garrafas por fora e esguicho forte por dentro (lavador de garrafas). Se a garrafa veio de fora passo uma escova (detergente) antes e esguicho após. Depois coloco uns 2 dedos de sanitizante (iodofor) em cada garrafa, uma leve agitada, volto o iodofor pro balde e a garrafa pro escorredor e pronto. Nunca tive problemas. Lavar garrafas são 2 etapas: desincrustação (escova) e sanitização (iodofor). Água fervente por si só não desincrusta tudo e também não sanitiza tudo, além de precisar de mais tempo de ação. Não perderia esse tempo.
 
No meu caso quando uso garrafa nova faço somente a sanitização com iodofor. Quando eu uso garrafas usadas faço uma solução de de agua e 4% de soda caustica à 90°C e deixo as garrafas de molho por uns 15min, depois eu enxuaguo bem e Nunca tive problema com contaminação.
 
Devo ser do contra, acho muito mais fácil ferver...
Sempre passo uma água após tomar a ceva, deixo escorrer e guardo a garrafa.

No dia de envasar, encho minha panela pela metade, jogo 12 garrafas por vez, tampo e deixo ferver por 10 minutos cada batelada.

Tiro com uma tenaz e boa.
 
Quando eu adquiri minhas primeiras garrafas usadas eu deixei de molho no sabão por 2 dias, depois coloquei aquelas bucha lavadoras de garrafa na furadeira pra lavar por dentro, segunda etapa foi deixar de molho no ácido peracético por 1 dia, última etapa joguei água fervida. Todo esse cuidado foi porque as garrafas não estavam limpas, algumas tinha até barata morta dentro. Esse processo foi feito na primeira vez, depois eu sempre deixo as garrafas enxaguadas depois do uso, e quando vou engarrafar novamente dou um banho de iodo e outro de álcool 70, sem problemas de contaminação.
 
Quais de vocês enxaguam após tomar a breja e só sanitizam no dia de engarrafar, sem levar? Pergunto isso pq fico pensando em não escovar com sabão toda vez, no dia do envase. Alguém faz assim?
 
Quais de vocês enxaguam após tomar a breja e só sanitizam no dia de engarrafar, sem levar? Pergunto isso pq fico pensando em não escovar com sabão toda vez, no dia do envase. Alguém faz assim?
Sempre faço assim e nunca tive problemas!
 
Quais de vocês enxaguam após tomar a breja e só sanitizam no dia de engarrafar, sem levar? Pergunto isso pq fico pensando em não escovar com sabão toda vez, no dia do envase. Alguém faz assim?

Faço isso, sempre!
Nunca tive problema com contaminação.
Quando pego garrafas usadas, faço uma solução de água e água sanitária e encho as garrafas e deixo por um dia. Depois enxaguo bem e guardo, no dia de envasar sanitizo normal com iodofor.
 
Só uso água fervente quando tenho garrafas sujas, principalmente com alguma craca. Facilita muito.

Normalmente dou uma enxaguada nas garrafas logo após beber. Depois passo uma escova com detergente por lotes e as guardo com o gargalo fechado com filme pvc. No dia do envase, iodofor com um vinator, escorro e envaso.
 
No geral lavar com escova já é uma perda de tempo grande.. o que fiz recentemente é colocar uma escova para garrafas na parafusadeira eletrica, entra na pressão, girapor uns segundos e tiro..

Não tem como não tirar qualquer coisa do fundo!

Depois é só utilizar aquele lavador de garrafas com alcool 70 e deixar escorrer..
 
No geral lavar com escova já é uma perda de tempo grande.. o que fiz recentemente é colocar uma escova para garrafas na parafusadeira eletrica, entra na pressão, girapor uns segundos e tiro..

Não tem como não tirar qualquer coisa do fundo!

Depois é só utilizar aquele lavador de garrafas com alcool 70 e deixar escorrer..
uso na parafusadeira também, mas tem coisas que nem assim sai. Ovos de mosca são uma delas. Só com muita água quente e força bruta.
 
No geral lavar com escova já é uma perda de tempo grande.. o que fiz recentemente é colocar uma escova para garrafas na parafusadeira eletrica, entra na pressão, girapor uns segundos e tiro..

Não tem como não tirar qualquer coisa do fundo!

Depois é só utilizar aquele lavador de garrafas com alcool 70 e deixar escorrer..

Sem sabão?

Alguem mais além do @Leonardo Gali não utiliza sabão?
 
Eu sempre lavo no mesmo dia, se não, deixo com água para lavar no dia seguinte... Procuro também reaproveitar as tampinhas das recém abertas para, depois de lavar tudo e jogar um pouco de álcool nas garrafas e tampas, já guardar todas tampadas... Quando vou usar, passo água mais uma vez e álcool 70 e só...
 
Faço a mesma coisa. Lavagem com escova, guardo depois só agua e alcool 70. E se a garrafa for aberta por mim, nem escova passo. Somente se reaproveitem de amigos ou se alguém no meio do churrasco abriu e não lavou e deixou ao relento...

Eu não uso sabão nas garrafas que reutilizo. Mas sempre quando acabo de beber, enxaguo bem e no dia do envase repasso uma agua para tirar a poeira (elas ficam dentro de um armario) e depois alcool 70.

Nunca tive contaminação.
 
Eu não uso sabão nas garrafas que reutilizo. Mas sempre quando acabo de beber, enxaguo bem e no dia do envase repasso uma agua para tirar a poeira (elas ficam dentro de um armario) e depois alcool 70.

Nunca tive contaminação.
Faço da mesma forma: bebo, enxaguo, guardo. No dia do envase, passo uma agua pra tirar a poeira, dou uma olhada dentro delas contra a luz, e se estiver tudo certinho, dou umas 3 borrifadas de alcool 70 em cada uma. No momento do envase deixo elas de cabeça pra baixo, somente pra escorrer algum excesso de alcool. Nunca tive problema de contaminação, e la se vão mais de 60 brassagens assim!!!
 
Hoje em dia estou mais relapso.

Morar no litoral é conviver com uma umidade meio tensa pra dar mofo. Então, quando terminava de beber, procedimento padrão de lavar a garrafa. Depois borrifada álcool e fechava com um pedaço de papel toalha amassado. O ambiente com álcool evitava o bolor.

No dia do envase tirava o papel toalha, passava água e borrifada mais um pouco de álcool pra garantir.
 
Cara, tava tendendo a não lavar com sabão. Depois dos depoimentos dos senhores, não tenho mais dúvida: chega daquela chatice de escovar com sabão e enxaguar 3/4 vezes pra tirar todo sabão. Chega!!!

Na boa, digo isso porque só de pensar em lavar as garrafas dos jeito que faço me desanima brassar... Sério. As vezes enrolava 2, 3 dias a mais do dia certo de engarrafar por conta da lavagem...

Renasce o mundo pra mim! hahahahha

Valeu galera.
 
Adaptei uma panela de pressão tirando a válvula e coloquei uma mangueira resistente a temperatura e assim sanitizo com vapor usando sempre uma luva de amianto comum que além de proteger da temperatura protege também de possíveis rompimentos de garrafas. Não tive problemas de contaminação até agora.
Utilizo também sanitizante quando as garrafas estão previamente limpas e nesse caso não uso o vapor.
Também tenho o hábito de passar uma água nas garrafas após o consumo da cerveja e deixo-as de boca para baixo.
 
Depois de beber, lavar com água, escorrer. Um dia antes do envase: nova chacoalhada com água e 23 garrafas no forno a 170graus por 1,30h tampar com papel alumínio e pronto.
 
Faço da mesma forma: bebo, enxaguo, guardo. No dia do envase, passo uma agua pra tirar a poeira, dou uma olhada dentro delas contra a luz, e se estiver tudo certinho, dou umas 3 borrifadas de alcool 70 em cada uma. No momento do envase deixo elas de cabeça pra baixo, somente pra escorrer algum excesso de alcool. Nunca tive problema de contaminação, e la se vão mais de 60 brassagens assim!!!
Idem: terminei de beber, passo uma água, deixo escorrer e guardo no armário. No dia de engarrafar, uma verificada no fundo pra ver se não contaminou. Se não tiver nada, uma borrifada com sanitizante, uma escorridinha e deu. Zero problemas de contaminação em mais de 2 anos de brassagem.
"Ah, mas certamente um dia uma garrafa vai contaminar e eu vou perder uma cerveja!!". Sim, essa possibilidade existe, é muito provável que um dia aconteça.
Aí a pergunta é: vale a pena correr o risco de ocasionalmente perder uma ou duas garrafas por contaminação, mas não ter que passar horas e horas aquecendo, lavando e sanitizando 20, 30, 50 garrafas a cada brassagem? (apesar de que, repito, nunca perdi nenhuma garrafa com esse método). Na minha opinião vale muito correr esse risco.
 
Sempre após beber, enxaguo com água umas duas ou três vezes e guardo. No dia do envase passo uma água e sanitizo momentos antes de envasar. Quando pego garrafas de outros, eu deixo de molho por 24h na água com duas colheres de Vanish. Tira toda craca. Enxaguo e guardo para quando for usar.
 
Sempre após beber, enxaguo com água umas duas ou três vezes e guardo. No dia do envase passo uma água e sanitizo momentos antes de envasar. Quando pego garrafas de outros, eu deixo de molho por 24h na água com duas colheres de Vanish. Tira toda craca. Enxaguo e guardo para quando for usar.
Usa quanto de água pra duas colheres, parceiro?
Enxágua fácil? Não fica cheiro?
Eu pego bastante garrafa usada e uso Removil, que é um detergente alcalino de fácil enxágue, e uns grãos de milho pra fazer a ação mecânica quando tá muito trash. Mas o removil é difícil achar na região onde moro, então o vanish seria uma boa.
 
Nossa!! Haha eu uso Qboa... aquelas garrafas que eu ganho, vem com resíduos no fundo.... qboa direto na garrafa e água quente, agito e deixo o dia todo.... pronto! Lavo bastante e guardo! No dia do envase uso solução de PAC (acido peracetico) por 15 min! E pronto! Sem problemas!
 
Garrafas com cracas não utilizo. Garrafas meio embaçadas lavo com sabão de côco e escova.
Quando as bebo, utilizo o método: bebeu, lavou, colocou de cabeça pra baixo até secar, guardou.
No dia do envaze passo alcool 70 de cereais e deixo secar de cabeça pra baixo.
Uma vez por ano fervo as garrafas nas panelas, assim como coloco água fervente em todos os ítens, dentro dos fermentadores.
 
O jeito mais econômico que encontrei e que realmente funciona! é colocar um pouco (pouco mesmo, tipo uma colher de sobremesa ) de Kboa na garrafa e põe pela metade de água, coloca 02 gotas de detergente de cozinha e chacoalha. Deixa reservada até o dia seguinte, daí é só lavar com água. Sai TUDO ! Vai por mim, dá certo!
 
Nunca ouvi falar em ferver as garrafas. Quando as garrafas, assim como todo material que chega em minha cozinha de brassagem, passam por um banho com CLORO forte, depois são escovadas internamente e enxaguadas de 3 na 4 vezes, ficam emborcadas até secar. Por ocasião do envase, sanitizo-as com ácido peracético dissolvido em álcool 92º, ou seja 35 ml de VOXILON para 2 litros de álcool. Com essas solução, 10 minutos antes do envase, não perdi nada até hoje.
VOXILON, nome comercial, encontramos em casa de artigos dentários ou no ML.
 
Back
Top